Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
AVP

Mini Tuto: Aproveitando o uso da memória cache L2 do Processador

Posts recomendados

Aqui eu vou ensinar como utilizar a memória Cache L2 de seu processador para aumentar o desempenho do mesmo.

Por início, explicarei o que é o Cache L2.

O processador possui 2 memórias nele imbutidas, chamadas Cache, Cache L1 e L2(apenas máquinas de grande porte como Mainframes e processadores Xeon possuem Cache L3).

Para as pessoas que utilizam Windows como sistema operacional, o Windows tem um modo que quando se é instalado na máquina ele deixa as memórias Cache no estado Padrão, ou seja, utilizando o Cache L1 no máximo e o Cache L2 o Windows deixa no 0, este é o modo Padrão.

Para Utilizar o Cache L2 de sua máquina e deixá-la muito mais veloz,faça o seguinte:

Abra o menu Iniciar,

E clique em Executar... e escreva regedit.exe

Você entrará no Editor de Registros do Windows, onde fica todos os registros do Windows,(melhor lugar para se procurar virus quando estiver infectado).

Com o Editor de Registro aberto

Clique em Editar e depois em Localizar...

Na janela localizar, escreva SecondLevelDataCache

E mande localizar

localizado o SecondLevelDataCache você poderá ver que o último número da direita está em 0 entre parenteses,Assim:

(0)

Logo, clique com o botão direito no SecondLevelDataCache e clique em Modificar

abrindo esta nova janela, mude a Base de Hexadecimal para Decimal e digite quanto de Cache L2 sua máquina tem, o Windows reconhece o número que você escrever em KB, ou seja, o Athlon XP possui 512 de Cache L2, então você apenas digite 512.

depois de editado o valor do Cache L2 aperte F3 (atalho para localizar próxima)

para o Editor de registros localizar o outro SecondLevelDataCache, Edite este outro, e aperte F3 novamente e Edite o último SecondLevelDataCache.

==>Pronto, mais velocidade para sua máquina.

Obs: Athlon XP = 512 de memoria cache l2

Pentium 4 = 1024 kb memoria cache...

C2D = 2MB, 4MB, 8MB...

Sugiro que antes de seguir qualquer tutorial que mecha no sistema, crie um ponto de restauração!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara... esse é um mito velho já...

Compartilhar este post

Link para o post

Um mito bem velho, a explicação do AVP esta completamente errada, vejam a pagina oficial: http://support.microsoft.com/kb/183063/en-us

Em qualquer processador o L2 vem ativado (se existir) podendo ser desativado apenas na BIOS, não ha nada que o Windows possa fazer para desativa-lo ou restringir o tamanho, a chave SecondLevelDataCache serve para que o Windows saiba qual o tamanho do cache de forma a diminuir conflitos na hora de alocar memória, vale lembrar que esse truque traz ganhos pequenos, o valor 0 não significa desativado e sim "auto-detecção" e o melhor é deixar assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei ontem na net, só copiei e colei mesmo, não são minhas palavras hehehe, mas eu fiz aqui, não sei se foi da minha cabeça, mas senti um ganho, pequeno, mas sim.

Falei com um técnico hoje, o cara disse que entendia e tal, ele me disse que o que deixa o processador realmente rápido é o cache L1, será que ele está certo??

Compartilhar este post

Link para o post

Cara para os C2D o ganha é insignificante.

Compartilhar este post

Link para o post
Peguei ontem na net, só copiei e colei mesmo, não são minhas palavras hehehe, mas eu fiz aqui, não sei se foi da minha cabeça, mas senti um ganho, pequeno, mas sim.

Falei com um técnico hoje, o cara disse que entendia e tal, ele me disse que o que deixa o processador realmente rápido é o cache L1, será que ele está certo??

Para início de conversa, o macete não interfere no funcionamento do L2, qualquer impressão que você tenha alterando aquele valor NÃO TEM RELAÇÃO COM O L2.

O L1 é essencial, sem ele o processador ficaria MUITO LENTO MESMO, o L2 é importante, sem ele o processador ficaria só MUITO LENTO, isso seria pior em processadores com L1 pequeno como o P4, algumas BIOSes oferecem opção de desativar o L1 e o L2, tenta desativar para sentir a diferença... Principalmente quando for compactar arquivos ou jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...