Ir ao conteúdo

Testes com o novo E8400 (wolfdale 45nm)

alonsoamadigi

Posts recomendados

Postado

ae pessoal, moro aqui do lado de ciudad del este, paraguai, em foz do iguaçu, no paraná...

semana passada chegou o novo processador da intel core2duo E8400... ele é daqueles montados no processo de 45nm, o q, como sabemos, garante menor consumo e, como consequencia, menos dissipação térmica...

suas configurações são muito similares ao E6850, anteriormente o melhor core2duo... os clocks internos e externos são os mesmos, 3ghz e 1333MHz respectivamente... multiplicador igual, 9x... o cache L2 aumentou, passou de 4MB para 6MB... o cooler box diminuiu consideravelmente... me refiro ao dissipador... teve seu tamanho (altura) reduzido a menos da metade em comparação ao anterior... o q dah para entender né

ele está rodando no meu pc2 aqui, com placa mãe evga 650i ultra e com duas memórias ddr2800 kingston, cada modulo de 1gb...

havia lido sobre sua capacidade de overclock, q, claro, seria maior que os cpus do processo de fabricação a 65nm... vi um review na net com ele rodando estável a 4ghz com cooler V1 da thermaltake...

os testes q seguem abaixo, no entanto, foram feitos com o cooler box... também a 4ghz... tdas as tensões em "auto" (não precisei aumentar nada)...

sandra:

http://img136.imageshack.us/img136/7...racore2xs1.jpg

super pi:

http://img525.imageshack.us/img525/9...004ghzxcv7.jpg

a temperatura esta sob controle, a 38 graus...

mais tarde farei testes dele no meu pc, com a asus maximus formula e com o liquid cooling system... posto aqui os resultados

deve chegar perto dos 5ghz... veremos...

se estava em dúvida sobre se deveria ou não pegar esse novo modelo, pode ir d olho fechado... só não esqueça de verificar a compatibilidade da placa mãe escolhida... as placas com chipset nvidia série 600 tem compatibilidade mas apenas após uma atualização de BIOS... antes disso, o pc nem dah vídeo... tive q retirar meu quad da asus maximus formula, colocar na evga 650i ultra, atualizar a BIOS, depois ela passou a "enxergar" o E8400...

• 2 meses depois...
Postado

acabei de adquirir esse processador, só achei estranho uma coisa, a minha placa-mãe, p5k-se ta detectando ele com a temp de 15~35º max quando to jogando, de noite tem hora q chega a 8ºc quando ta parado, vocês nao axam estranho, ou é assim mesmo esse processador nao esquenta nada...

Postado
acabei de adquirir esse processador, só achei estranho uma coisa, a minha placa-mãe, p5k-se ta detectando ele com a temp de 15~35º max quando to jogando, de noite tem hora q chega a 8ºc quando ta parado, vocês nao axam estranho, ou é assim mesmo esse processador nao esquenta nada...

As chances desta temperatura estar errada são de apenas 99,99% + 0,01, a não ser q você more no Alaska......

...... ou use soluções monstruosas de resfriamento.

Postado
acabei de adquirir esse processador,....

Pagou quanto? Sei que é o melhor custo/benefício, mas não faço a mínima ideia do preço dele

Postado

Eu particularmente não confio em medições feitas por hardware. Para ter uma medição descente, só com termômetro mesmo, desses que acompanham alguns gabinetes e ou fancontrol.

Postado

Olá!

Tenho o mesmo processador e a placa mãe!

O ASUS PROBE II também dá essas temepraturas para o "CPU". Eu coloco o EVEREST ULTIMATE e olha que comédia: ele dá 3 temperaturas: Processador à 8ºC ou pouco mais (ou pouco menos hehe), porém ele dá a temperatura em separado do CPU1/Núcleo 1 = 48ºC e CPU2/Núcleo 2 = 34ºC

OU SEJA

Nossos computadores possuem sensores diferentes nestes 3 lugares, imagino que seja "encapsulamento ou slot" e núcleos, e o Asus Probe II só mostra um deles, mas não deve haver problema visto que há sensores nos núcleos e estamos "bem monitorados".

ps.: acabei de fazer 11.317 3DMarks no 3Dmark06, tá bom? Não tenho parâmetros!

Abraços.

Postado
Olá!

O ASUS PROBE II também dá essas temepraturas para o "CPU". Eu coloco o EVEREST ULTIMATE e olha que comédia: ele dá 3 temperaturas: Processador à 8ºC ou pouco mais (ou pouco menos hehe), porém ele dá a temperatura em separado do CPU1/Núcleo 1 = 48ºC e CPU2/Núcleo 2 = 34ºC

OU SEJA

Nossos computadores possuem sensores diferentes nestes 3 lugares, imagino que seja "encapsulamento ou slot" e núcleos, e o Asus Probe II só mostra um deles, mas não deve haver problema visto que há sensores nos núcleos e estamos "bem monitorados".

Abraços.

Esse problema de temperatura é mesmo sério. Na minha P5K Deluxe, na bios, ele marca 58º, um absurdo visto que, mesmo com o cooler box, o dissipador nem estava quente e se estivesse tudo isso mesmo quando estivesse jogando o micro travaria. É um bug forte que essas placas tem e nem com as novas atualizações de Bios resolve.

Quanto a pontuação no 3DMark, se estiver em stock, acredito estar normal, pois com minha configuração da assinatura, comsegui uma pontuação pouca coisa inferior a sua.

Abs

Postado

Obrigado pela informação! Porém, não pretendo atualizar minha BIOS não... pelo que percebi é só esse o bug.

O meu pc está em stock, não mudei absolutamente nada... quem sabe um over no futuro...

• mês depois...
Postado
Olá!

OU SEJA

Abraços.

se for possivel, me envie um print do everest para eu dar uma analisada e comprar com o meu, se quiser eu tb te envio o meu!!!

Postado

P5k-Se ta **** mesmo eu tb tenho um E8400 e uma P5K-SE a temp fica entre os 55 e 60

full idle..

teve um dia q eu testei, tirei o processador pra ve e tava friozinho intao eu acho q é BUG mesmo..

Postado
Meu E8400 em idle fica 28° e quando tô jogando chega a uns 36°. Placa mãe P35-DS3.

Amigo, você usa o cooler box Intel?

porque se usa cooler box Intel, e se você não usa o pc em um ambiente mt bem refrigerado, acho bom você pesquisar um pouco melhor essa temperatura, pois há casos de bug no sensor de temperatura.

Postado
Amigo, você usa o cooler box Intel?

porque se usa cooler box Intel, e se você não usa o pc em um ambiente mt bem refrigerado, acho bom você pesquisar um pouco melhor essa temperatura, pois há casos de bug no sensor de temperatura.

Ok.. tudo bem.. Hoje deixei o Everest monitorando enquanto jogava e o processador chegou a 48°. Mas parado ficou em 32°. O cooler é box sim. Gabinete Centurion 532 com 2 ventoinhas (uma na frente e outra na parte de trás tirando o ar quente). Aproveito e pergunto, essa temperatura é motivo pra eu me preocupar?

Postado
Ok.. tudo bem.. Hoje deixei o Everest monitorando enquanto jogava e o processador chegou a 48°. Mas parado ficou em 32°. O cooler é box sim. Gabinete Centurion 532 com 2 ventoinhas (uma na frente e outra na parte de trás tirando o ar quente). Aproveito e pergunto, essa temperatura é motivo pra eu me preocupar?

Agora sim, as temperaturas estão mais "dentro da realidade"(desconsiderando casos especiais, como coolers especiais, ambientes mt bem refrigerados, etc...).

Não há nada a preocupar. Sua temp está a mais de 10 graus da "zona perigosa", e com certa folga.

Parabéns pelo pc!

Postado

Estou pra pegar esse E8400, num rolo 'forte' que vou fazer no meu E6550. :lol:

Embora eu não precise trocar de CPU (o E6550 dá conta legal do recado nos games e trabalhos de conversão de DVD, mesmo tendo um clock de apenas 2.33 Ghz) esto ucom uma oportunidade boa (vou gastar apenas 100 R$ no rolo)... Eu espero uma melhora de uns 20%+ com esse E8400 a 3.0 Ghz em relação ao E6500 a 2.33....

Alguem ai saiu de C2D inferior pra esse E8400? Como foi a diferença de desempenho nos games, windows e Aplicativos?

Valeu !

Postado

...olha eu sai de um Athlon64 x2 5600 pra essa configuração da assinatura, a placa mãe é que vou trocar e pegar uma STRIKER II FORMULA, mas

a performance foi lá pelos 60% melhor.....

agora já não posso te falar sua pergunta de c2d para c2d

Postado

Realmente foi uma diferença considerável... 60% é um ganho muito bom ! :lol:

A arquitetura desses Athlon64 x2 tá muito ultrapassada mesmo.... Em reviews nos games a diferença é considerável de um X2 6400+ para um C2D E8400... Mais de 25% mais lento o X2....

Na real AMD só os Phenon pra cima, porque o resto é resto.. ehheheheh

Valeu !

[q

uote=LuCaLady;2877948]...olha eu sai de um Athlon64 x2 5600 pra essa configuração da assinatura, a placa mãe é que vou trocar e pegar uma STRIKER II FORMULA, mas

a performance foi lá pelos 60% melhor.....

agora já não posso te falar sua pergunta de c2d para c2d

Postado

Recebi o meu E8400 e estou rodando ele a 3.6 no momento. Para tal precisei alimentar ele com 1.32v caso contrário ele não ficava estável.

Valeu !

• 2 meses depois...
Postado

cara estou com a mesma configuração q você a fpin9 e um e8400, mais estou tendo problemas, estou com a bios 16, ja fiz um clear CMOS, e nada.

É o seguinte o pc reconhece tal, mas a temperatura fica cravada em 92°, no cpu-z so esta multiplicando 6x e so esta a 2000mhz, e nao aparece o sse4.1 no cpu-z.

espero ajudas

abraço

Postado
cara estou com a mesma configuração q você a fpin9 e um e8400, mais estou tendo problemas, estou com a bios 16, ja fiz um clear CMOS, e nada.

É o seguinte o pc reconhece tal, mas a temperatura fica cravada em 92°, no cpu-z so esta multiplicando 6x e so esta a 2000mhz, e nao aparece o sse4.1 no cpu-z.

espero ajudas

abraço

isso q você fez aí em cima é chamado flood.... pode esperar um moderados chamar sua atenção em breve...

qto a seu problema, diga-me MAIS PRECISAMENTE qual é sua configuração q tentarei ajudá-lo....

Postado
tenho um e8400,abit fp-in9 sli, 4gb ballistix tracer 800mhz, 8800GTS SCLOCK, fonte akasa 500w pfc ativo

a bios q sua mobo usa, é a mais recente? aproveita pra fazer o download logo c ainda não fez, já q a ABIT fechou as portas para o mercado de placas mãe e não deverá demorar muito pro site ficar off (ou não)......

sobre a temperatura q está acusando, deve ser devido a bios antigo, agora, se já esta atualizada, é algum bug no sensor da mobo.... em outros casos já vi a temperatura indicada no setup acusar valores acima dos 100ºC quando na verdade o processador estava frio...

sobre as instruções SSE4.1, estranho não aparecer no CPU-Z... ql versão do CPU-Z está usando?

e sobre o muktiplicador estar em x6, normal, é a tecnologia speedstep da intel, q reduz o multiplicador e a tensão do core em momentos onde a capacidade total do processador não é requerida, com o objetivo de diminuir o consumo e, logo, a temperatura dele....

se quiser, essa opção pode ser desabilitada no setup... procure "speedstep" ou C1E, algo assim.... e poe disable

Postado

Bom, eu peguei o meu E8400 já tem quase um mês, mas só hoje tirei umas horinhas pra brincar com ele!

De cara, fiz alguns ajustes médios de tensão no FSB, e já coloquei um vCore de 1,35V pra ir compensando o vdrop da minha mobo... e toma-lhe FSB pra cima!

Com pouco mais de uma hora, cheguei a 4,1GHz (9x455). Tive que estacionar neste clock por enquanto, pois minhas memos estão freando o overclock... acima de DDR² 910MHz ficam totalmente instáveis, e não quero perder as boas latências delas!

Com esta configuração a 4095MHz e as memos 1:1 mantendo as latências baixas, obtive uma boa marca no SuperPI 1M, com 11,343, o que representa a 4ª melhor marca do ranking do forum.

Seguem dois screens, uma do PI e uma de um teste do Everest.

Em breve, tentarei novos clocks com um jgo melhor de memórias!

Abraços!

post-52957-13884948346368_thumb.jpg

post-52957-13884948346928_thumb.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!