Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom tenho uma lanterna de led

ela possui 9 leds brancos e é alimentada por 3 pilhas palito (AAA), tenho ela faz tempo e de ontem pra hj um dos leds não acende mais, ai vem a dúvida, é possivel dele ter queimado? a tensão das pilhas não seria o suficiente para alimentar elas sem precisar de um resistor?

Postado
é possivel dele ter queimado?
Sim, é possível. O LED é um componente eletrônico como outro qualquer e tem uma vida útil (dependendo do modelo, creio que umas 10.000 horas)... Lembrando que este valor é uma média (uns duram mais, outros menos)
a tensão das pilhas não seria o suficiente para alimentar elas sem precisar de um resistor?
Não. O LED é um diodo (Light Emiter DIODE). Todo diodo começa a conduzir no momento em que a tensão de polarização superar o valor da ddp de sua junção: nos diodos de silício comum, este valor é de aproximadamente 0,7V, no caso dos LED's, é maior, pois eles não são de silício. Uma vez que a tensão atinge o ponto de vencer a barreira da junção, ela cresce exponencialmente e tende ao infinito (na prática, crescerá até queimar o diodo). Veja abaixo:

diodo14a.gif

Sem um resistor de limitação de corrente, o LED queima.

• Membro VIP
Postado
...ela cresce exponencialmente e tende ao infinito (na prática, crescerá até queimar o diodo)...

Sem um resistor de limitação de corrente, o LED queima.

Só completando, neste caso, a única limitação é a capacidade de fornecimento de corrente das pilhas.

Se for pilha palito, como fornece baixa corrente, não haverá problema a curto prazo.

Se for pilha do tipo média ou grande, O LED pode queimar quase que instantaneamente com 4,5V.

Postado
Só completando, neste caso, a única limitação é a capacidade de fornecimento de corrente das pilhas.

Se for pilha palito, como fornece baixa corrente, não haverá problema a curto prazo.

Muito bem lembrado!

Postado

eu uso ela desde outubro do ano passado, e ela usa 3 pilhas palito para alimentar elas, como as pilhas tinham uma duração muito grande (coloquei pilhas quando comprei em outubro e troquei elas somente em janeiro), achei que não teria problema do led queimar, pois a tensão era baixa, mais então quer dizer que o led pode mesmo ter ido pro espaço?

e outra, é comum o led branco quando a pilha está mais fraca apresentar uma variação de cor? tipo, os leds da minha lanterna puxam alguns um pouquinho para um azul, outros tem um tom mais amarelado, o que somente se percebe quando a pilha está fraca, e no caso de quando ela está bem forte, é quando vejo direciono a luz da lanterna para a tela do meu monitor, que possui um tipo de anti reflexo, ai posso ver perfeitamente os leds e vejo que eles tem uma pequena tonalidade de cores diferentes, mas nada que modifique a cor da luz emitida

a pilha é uma pilha palito de 1.5v, alcalina (a lanterna usa 3 pilhas palito)

vou postar o site aqui onde tenho umas fotos que eu tirei dela se isso for ajudar, mais eu estou pensando em retirar ele e colocar um led novo pois a luz é muito forte e a lanterna é muito boa pra quando preciso fazer manutenção em algum micro que fica nun local sem muita iluminação

http://picasaweb.google.com.br/Nunu.bru/LanternaLed

não sei se fui bem claro na explicação

vou fazer a substituição do mesmo, mas só queria entender o que pode ter ocorrido para queimar, pois tenho leds de alto brilho ligado em uma pilha daquelas usadas em controles alarmes de carro, que é 12v, tenho 2 leds ligado nessa pilha de 12v e ja vai fazer 1 ano e não tem nada ligado nelas, apenas ligadas diretamente e não tive problema de queimar algum

Postado

É igual a minha. Só que a minha imagem não é tão boa...

snapp.gif

Amigo, estes LEDs, assim como a lanterna são made in china e por isso não é nada estranho um LED queimar do nada. Troque o led queimado porque vale a pena mesmo o brilho dessa lanterna.

Postado

você sabe como soltar a parte da frente? ja tentei de tudo mais ta difícil de tirar, e não quero forçar muito com medo de quebrar, não sei se isso ai é colado nas laterais ou se é apertado assim mesmo, pois não consegui remover isso.

se puder ajudar ficaria grato

• Membro VIP
Postado

Amigos

Tenho uma igualzinha a essa ai e também não funciona! Já pensei em quebrá-la, só para ver como é que foi montada....não abre nem com reza!:D

Ali na plaquinha tem resistores SMD.

Acho que vou quebrar a minha, já que não serve para nada como está!

Postado
Amigos

Tenho uma igualzinha a essa ai e também não funciona! Já pensei em quebrá-la, só para ver como é que foi montada....não abre nem com reza!:D

Ali na plaquinha tem resistores SMD.

Acho que vou quebrar a minha, já que não serve para nada como está!

faça isso ai e nos conte se é colada ou o que :lol:

só sei que é uma lanterninha muito boa, tem uma luz incrivel, se por acaso não der para remover e trocar o led vai ser ruim mais vou tentar arrumar ela,

se quebrar ela poste fotos de como é dentro e essas partes ai para nós vermos

ps. a parte das fotos é séria

EDIT, AGORA SÓ QUE VI AS FOTOS DO POST ABAIXO, E A MINHA É AINDA MAIS DIFERENTE, É SIMPLESMENTE EU RETIRAR AS PERNINHAS, UMA É SOLDADE EM UM PONTO, JUNTO COM TODAS AS PERNINHAS POSITIVAS E COLOCAR UM NOVO.

TO PENSANDO EM RETIRAR TODAS E COMPRAR LEDS MELHORES, ASSIM SEI QUE VÃO AGUENTAR MAIS TEMPO, E NÃO TEREI TANTA DOR DE CABEÇA. E ASSIM NÃO VOU PRECISAR MAIS PAGAR 7 CONTO POR UMA LANTERNINHA DESSAS NOVA,

A PARTE MAIS difícil É RECOLOCAR O CONJUNTO DE VOLTA NO LUGAR, POR CAUSA DA FRENTE DE PLASTICO E ELA TEM QUE ENTRAR ATÉ CERTO PONTO SENÃO ELA NÃO FUNCIONA POIS NÃO DÁ CONTATO.

valeu A TODOS POR AJUDAREM

Postado

Ainda não tinha desmontado, mas foi moleza...

Retire as pilhas e empurre a plaquinha pra frente. Eu empurrei com o dedo pelo fundo e saiu tudo pela frente. Depois é só separar a plaquinha redonda do resto. Não está colada.

2008-02-07_173209.jpg

2008-02-07_173654.jpg

Meiraneto, a minha não tem nenhum resistor e os LEDs estão todos em paralelo. Será que é diferente...

• Membro VIP
Postado

Rapaz, como conseguiu isso? Já quase esfolei os dedos fazendo força para empurrar essa plaquinha....usei caneta, chave de fendas....vou tentar agora mesmo!

Usou o estilete pela frente do visor com os leds ou foi por dentro? Que pergunta tola....não cabe o estilete por dentro! ehehehe

PS.

Já entendi como fez....é que aqui não sai fácil.....

Não deve ter SMD então...é que achei que existissem!

PS.

Consegui........depois de tanto tempo!:D

Abraços

Postado

Se for o caso, quebrem só esta proteção de plástico da frente. Ela só serve pra não deixar sair a placa dos LEDs. Depois é só prender a plaquinha novamente com um pingo de bonder.

Postado

eu utilizei o cabo de um ferro de solda estragado que eu tinha aqui, ai coloquei e empurrei, mais com o dedo é impossivel tirar aquilo, tava pensando em comprar mais uma desses e fazer uma com luz azul, agora que sei como desmontar ela, deveria ficar show

Postado

Com um led de cada cor fica um efeito bem interessante, alguns objetos refletem mais uma cor que outra, no escuro mesmo as vezes lembra chroma key :-)

Acho que na cinestec.com.br tem varias cores de 15cd, a um bom preço. Particularmente prefiro laranja, amarelo, vermelho, azul escuro e verde, o resto não é bem percebido pelo meu olho, eu acho.

Quanto aos leds queimarem "ao léu", é por haver muita despadronização deles! (É o custo da produção em massa) Num mesmo pacote, que bem pode ter sido fabricado no mesmo dia, uns consumirão ou brilharão mais que outro com a mesma tensão, imagino que haja algo como 30% de variação, então um de 3,4V bem pode pifar com 2,6V mesmo! Os maiores, de 8 ou 10mm, pelo maior tamanho tem maior capacidade de dissipar na forma de calor o excedente parecem que lidam melhor com sobre-tensão, pena serem tão mais caros que os de 5mm.

Postado

Vermelho e verde nem pensar. O vermelho não deixa as demais cores acenderem porque a sua tensão é a mais baixa de todas e além disso precisa de resistor em série para 4,5V.

Veja tabela de tensão para cada cor de LED.

2008-02-07_210111.jpg

Postado

Tem mais variação que isso nos modelos, esses da tabela são de "baixo brilho" comparado aos 10000mcd, ou 15000mcd, de alguns de 5mm por aí.

(Tá, nem 1/4 dos vendidos como '20000mcd' tem realmente isso (Como não tem modelo ou fabricante descrito o vendedor pode alegar qualquer coisa), então nem falo em 15000mcd, só em 10 mil, que já são os de 30mA normalmente)

Tem uns vermelhos usados em paineis, ou nalguns aparelhos, me lembram led comum pela tensão, foram os primeiros de alto brilho que ví a muuuito tempo. Os de alto brilho atuais tem o foco mais fechado, não ficam bom em paineis, há uma diferença entre esses vermelhos, tenho aqui de varias cores, todos pra casa dos 3V. Lembro de variação no preço (Já que se pede leds de mesma tensão e brilho obviamente o preço será diferente, por envolver tecnologia mais nova ou antigo nuns casos (Led vermelho de 1,8V / 30mA dando 500mcd é tecnologia bem antiga), se paga por isso), enfim, variação de preço no sentido de os verdes e os laranja serem mais caros, naturalmente azul e branco os mais baratos, na verdade até o vermelho-que-na-verdade-é-mais-roxo (Por ser uma variação do azul, assim como o branco) também pelo mesmo preço. Talvez verde, amarelo e laranja sejam mais caros pela baixa demanda, mas o fato é que tem leds pra varias tensões, mudando de fabricante, ou de finalidade, mudará a necessidade, pra painel realmente deveria se prosseguir nos 1,5-1,8V, mas houve esse uso nos 3,3-4,5V, então o jeito é agora ter todas as cores também nessa tensão (Assim como tem os pra 12V (Beeem mais caros, mas tem todas as cores e todos tem o mesmo brilho e mesma tensão, o que muda é o preço e o consumo).

• Membro VIP
Postado

Trabalho com vários tipos de LEDs de alto brilho e até o momento não achei 2 de diferentes cores, mesmo do mesmo fabricante com a mesma tensão. Os únicos que acendem, mas com intensidade diferente quando ligados em paralelo são o azul e branco pela pequena diferença de tensão entre ambos. Já o vermelho, de mesmo modelo, quando colocado em paralelo com qualquer das outras cores, acende sozinho.

É como se colocassemos um Zener de 2,7V em paralelo com de 3V3 e 4V7. Toda corrente irá circular pelo de valor mais baixo.

Postado

Hum... é vero, os vermelhos, amarelo e laranja aqui são de 2,7V, e os azul são de 3,3V... nunca coloquei em paralelo pra ver isso, mas aplicando a mesma tensão e usando o mesmo resistor dão uma intensidade bem similar... provavelmente o resistor dissipa o excesso e faz a coisa ficar no mesmo nível.

Bom... olhei uns datasheets web a fora e tem varios vermelho e amarelo de 2,0V, sendo que o mesmo fabricante, pra mesma serie (Luminosidade e tamanho), tem os azul, verde e branco somente de 3,5 a 4.0V, aí sim é uma diferença bem maior... pra ter led's de tensão mais parecida tem que ser de fabricantes diferentes mesmo, senão vai ser essa diferença, de 1,5V do IR até os 4V dos branco.

...só tenho que achar aqui os leds vermelhos de 3,5V, eram de 5mm tenho certeza... ou me internar, sei lá.

• Membro VIP
Postado

E como você deve saber, quando compramos LEDs em lojas aqui no Brasil, raramente os vendedores informam o fabricante e muito menos a procedência.

Se você chegar na loja e pedir, por exemplo, um LED azul pelo código do fabricante, provavelmente nem saberão que se trata de LED.

• 9 anos depois...
Postado

Tenho uma lanterna xml cree led T6 por sinal muito boa, mas sei que não das melhores qualidades, duram bastante ligada mas percebi que ao usar uma bateria de maior corrente 3400 mah panasonic ela esquenta demais, chega a passar de 100 graus Celsius, com termometro ligado no led, com bateria de 2600 samsung ela nao aquece, mas acredito que a alta corrente faz aquecer, não entendo não existe um resistor para limitar a corrente, e porque consome a alta corrente da bateria, sendo que a bateria Samsung não chega na máxima corrente? Seria a taxa de descarga.

ds-battery-panasonic-18650ncr.pdf

download.jpeg

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, saviofnv disse:

chega a passar de 100 graus Celsius

Fala sério.. fala sério? Ah ... no led. Mesmo assim está bem alta.

Baterias de fabricantes diferentes, características igualmente diferentes (!?). Algumas lanternas são feitas pra uso com baterias xingling e estas são uma porc@ri@ com R interna muito alta e duram pouco. Talvez aí uma explicação pra quando você coloca uma bateria boa, o led xia.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Algumas lanternas são feitas pra uso com baterias xingling e estas são uma porc@ri@ com R interna muito alta e duram pouco. Talvez aí uma explicação pra quando você coloca uma bateria boa, o led xia.

@saviofnv Infelizmente isso é uma realidade que eu também concordo com a opinião dita acima!!!...

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Sim não é das melhores, mas descobri uma forma de melhorar esse problema de aquecimento, fiz uns cálculos e cheguei conclusão, colocando um resistor 1,5 ohms consegui reduzir corrente de 1,5 ah parecia que ia derreter agora com 600 mah diminui quase nada luminosidade, ganhei autonomia, mas esses drives mais baratos não presta mesmo não sei nem se tem resistor para reduzir corrente para o led mas acredito que não, somente os top do mercado e que fala verdade, temperatura agora está bem suave /

adicionado 7 minutos depois

@saviofnv @Isadora Ferraz senhorita isa eu uso baterias de qualidade as chinesas são boas as lanternas problema é o projeto, foi feito para queimar fácil os Leds T6, mas com o esquema do resistor está beleza, o led cree e original bom problema é o danado drive beijos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!