Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola

montei um gravador willem mas nunca consegui usar e hoje eu to precisando usar e ainda não funciona.

não sei se é meu micro ou o próprio gravado , ja chequei varias vezes e não encontrei nada

eu uso o xp instalei o softwer para porta paralela mas mesmo assim não vira

fiz a correção na bios em porta paralela , coloquei vpp cpp ssp e nenhuma funcionou. percebi que quando eu ligo o gravador os três led acende logo depois que eu abro o programa o led amarelo apaga mas o led vermelho e o verde ficam acesso e ai que eu acho que tem problema , o led vermelho não deveria apagar ?

sempre que eu faço teste de hardware da erro tipo ( hardware erro check power & connection.

outra coisa é o cabo paralelo existe um especialmente para o gravador ou pode ser este de impressora e scaner ?

valeu galera ajuda ai que eu ja to ficando louco

obrigado:wub:

Postado

Qual versão você montou?

PCB 3.1

PCB3B

4.0

4.1

sempre que eu faço teste de hardware da erro tipo ( hardware erro check power & connection.

Testou a alimentação dos CIS, para ver se tem 5Vcc?

Na opção Test H/W você tem que conseguir testar o sinal que entra no pino 2 do Db25 (Serial out) passa por 02 inversores e dois transistores e sai no pino 11 do Db25 (Busy). Quando este sinal está interrompido, ocorre erro de Hardware. Quando o +5Vcc não está ok ocorre erro de Hardware.

outra coisa é o cabo paralelo existe um especialmente para o gravador ou pode ser este de impressora e scaner ?

Eu uso o cabo de Scaner Impressora, mas para tirar a sua cisma, confira o cabo, o mesmo tem que ser pino a pino pelo menos do pino 1 até o pino 17. Do pino 19 ao pino 25 (que também têm que estar ligado pino a pino) estão todos ligados para o terra.

...o led vermelho não deveria apagar ?

O led vermelho deveria apagar sim, mas para tentar resolver este problema você tem que solucionar o erro de : hardware erro check power & connection

Postado

ola Valdemir obrigado por responder

Qual versão você montou?

PCB 3.1

PCB3B

4.0

4.1

minha versão do willem é o 3.1

Testou a alimentação dos CIS, para ver se tem 5Vcc?

Na opção Test H/W você tem que conseguir testar o sinal que entra no pino 2 do Db25 (Serial out) passa por 02 inversores e dois transistores e sai no pino 11 do Db25 (Busy). Quando este sinal está interrompido, ocorre erro de Hardware. Quando o +5Vcc não está ok ocorre erro de Hardware.

vou fazer os teste que você sugeriu e ver no que da

Eu uso o cabo de Scaner Impressora, mas para tirar a sua cisma, confira o cabo, o mesmo tem que ser pino a pino pelo menos do pino 1 até o pino 17. Do pino 19 ao pino 25 (que também têm que estar ligado pino a pino) estão todos ligados para o terra.

O cabo eu confccionei uma de pino a pino

o que eu não entendi é com relação aos pino do 19 ao 25

este devem estar ligado pino apino e ligados ao terra ?

obrigado

O led vermelho deveria apagar sim, mas para tentar resolver este problema você tem que solucionar o erro de : hardware erro check power & connection

Postado
o que eu não entendi é com relação aos pino do 19 ao 25

este devem estar ligado pino apino e ligados ao terra ?

Basta fazer o cabo pino a pino!

A ligação dos pinos para o terra é feita no lay-out da placa.

Postado

ola valdemir

fiz os teste com a tensão e esta ok

o cabo eu mesmo montei pino a pino e também tenho um de impressora e nenhum deu certo

outra coisa que percebi é que com eprom o led vermelho fica aceso mas com pic o led se apaga.

to achando que o problema é com minha porta paralela ou com o windows xp

tenho uma outra maquina que esta parada vou por o windows 98 para ver se consigo algo.

se você tiver mais alguma coisa que poderia me ajudar fico agradecido:)

valeu

Postado

Enquanto você não passar no teste de Hardware completo, você não vai conseguir fazer nada com o gravador.

O fato de suspeitar que a sua porta paralela não esteja configurada corretamente não deveria influir no teste de hardware, e nem retornar erro de conexão.

Você fez o teste de Hardware conforme:

http://www.4shared.com/file/38135687/588f1af/TESTE_DE_HARDWARE.html

Qual procedimento usou para instalar o programa do gravador? Eu fiz conforme indicado abaixo e funciona bem:

(WINDOWS XP):

1)- EXECUTEI O PROGRAMA setu97ja.exe

2)- EXECUTEI O PROGRAMA port96nt.exe

3)- LOGO EM SEGUIDA REINICIEI O PC

4)- AO REINICIAR O PC EXECUTEI O PROGRAMA xp-stop-polling.reg

Estas infprmações de como instalar o programa eu tirei aqui mesmo no forum passadas pelo zurca :

http://forum.clubedohardware.com.br/topico-relacionado-willem/311026?t=311026&highlight=WILLEM

Postado

ola valdemir o eu de novo

fiz os teste completo e o resultado foi este

do pino 11 ao 15 e o 25 deu 5v o pino 17 deu 2v o resto deu zerado

a instalação do softwer foi este mesmo que eu usei e fiz também em outra maquina e mesmo assim não deu valeu

e agora ?:wub:

Postado

Certifique-se de que o seu gravador seja o do link abaixo:

http://www.4shared.com/file/38219336/2132446f/Doc_V31s.html

Se for imprima o esquema para que ao fazer o teste de Hardware você possa fazer medições para ver onde o sinal está interrompido.

estou supondo que você fechou as chaves 3-5-6-8-10-12 do DIP e que as chaves

1-2-4-7-9-11 ficaram abertas.

Se você não errou no fechamento dos DIP-SWITCH, você deve ter trilhas abertas pois não passou no teste nem de um terço dos pinos.

• 2 anos depois...
Postado

Ressuscitando o tópico,alguém poderia me ajudar com o meu gravador?

montei o gravador willem eprom versão 3m . fiz o test H/W e todas as tensões estão normais,mas quando clico em verify aparece a mensagem; Hardware error check power e connection, meu micro e um core 2 quad Q9400, MB asus p5kpl-am windows XP sp3.

agradeço desde já,qualquer ajuda será bem vinda. valeu.

Postado
montei o gravador willem eprom versão 3m

A versão é essa mesmo? Nunca tinha ouvido falar.

O comando Verify até então eu supunha que servisse apenas para comparar o conteúdo do Buffer com o conteúdo do chip em teste.

Se os conteúdos forem iguais retorna a mensagem: "Device Verify Ok" e

Se os conteúdos forem diferente retorna a mensagem "Error at 0xXXXXXX chip=0xXX buffer=0xYY", onde:

0xXXXXXX é o endereço onde ocorreu a primeira diferença entre o conteúdo do chip e o conteúdo do buffer, e 0xXX e 0xYY é o conteúdo do chip e do buffer respectivamente.

Você está executando o comado verify desta forma ou sem inserir nenhum chip em teste no soquete?

Postado

sim e essa mesma a versao, e uma versao melhorada da versao 3b sem falar que e melhor para montar rs,incluindo os resistores na linha selin e auto.trabalha na versao 3 ou 3.5 mudando os jumps da placa.

esquema e pci no link;

http://www.j-cell.de/willem-eprom/files/willem_eprom/documentation/pcb3m/pcb3m.zip

esse erro ''hardware error check power e conection'' acontece quando tento ler alguma eprom.ja chequei os cabos ,fiz o teste H/W e esta tudo ok,todas as tensoes normais.

quando tento ler ou gravar alguma eeprom de 8 pinos ,aparece o erro; ''no ACK device command'',ja testei com a 24c01,24c32 e a 93c06 todas com o mesmo erro.

consegui ler uma 2732,mas só aparece 00,e quando tento gravar alguma coisa nela aparece;verify error.lembrando que mesmo com a eprom apagada aparece os 00.

obrigado pela compreensão

Postado

Esta versão está mais para 3.1, que faz a seleção da tensão de vpp através da seleção das chaves sw3 e sw4.

Não seria problema com a instalação do programa e dos driver´s da placa?

Não sei se existe um procedimento diferenciado para instalação em XP-SP3, acredito que não, mas quando não se tem certeza o melhor é cercar todas as possibilidades para encontrar o defeito, daí a possibilidade de testar sua placa em um XP-SP2 ou WIN-98.

Postado

''Esta versão está mais para 3.1, que faz a seleção da tensão de vpp através da seleção das chaves sw3 e sw4.''

sim,ele nao tem o conversor DC-DC,o que obriga o gravador a usar uma fonte de 30VDC ou 22Vac, estou usando a fonte de uma impressora Hp antiga ,31V @ 1200ma DC.

''Não seria problema com a instalação do programa e dos driver´s da placa?

Não sei se existe um procedimento diferenciado para instalação em XP-SP3, acredito que não, mas quando não se tem certeza o melhor é cercar todas as possibilidades para encontrar o defeito, daí a possibilidade de testar sua placa em um XP-SP2 ou WIN-98.''

bom acredito que sim,pois o gravador está funcionando normalmente no test H/W,nenhuma linha em curto ou com tensão alterada,esta tudo ok com o gravador.

bom vou fazer o teste aqui com outros sistemas operacionais,e retorno com o resultado,se eu não conseguir resultados vou tentar com algum pc antigo rs.

obrigado Valdenir pela ajuda. em breve retorno com o resultado. valeu!

• 6 anos depois...
Postado

Olá amigo, possuo este gravador á 15 anos tem alta qualidade, funciona tudo, tenho o projeto completo e todos os manuais deste aparelho, inclusive todas as versões de software, meu e de terceiros de vários países.

Sobre o cabo paralelo, ai depende de quem projetou o gravador, no meu os pinos da DB25 de 8 á 15 é terra e o restante é reto, ou seja, um no um, dois no dois, e assim por diante.

Mas como eu disse, depende da versão de cada desenvolvedor, o meu é o Willem QT-0001 versão 3.5/2 e funciona em todas as versões de windows, grava todos os dispositivos constantes da abiblioteca perfeitamente, a ultima atualização de software foi feita em outubro de 2016 aumentando a biblioteca de dispositivos e se estendendo até o windows 10. não sei se é permitido fornecer o contato aqui, mas se for entre em contato.

DSCN0253.JPG

DSCN0274.JPG

DSCN0319.JPG

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

adicionado 1 minuto depois

@GabrielOnly

Caro amigo GabrielOnly @GabrielOnly #GabrielOnly
Preciso muito de sua ajuda. Eu tenho um gravador idêntico ao seu desta foto acima que o senhor postou!
Eu estou muito precisando dele mas o meu está sem cabo e sem software.
Eu tenho bastante experiência em eletrônica e razoavelmente com outros gravadores de eprom porém estou quase louco com esse meu e não consigo fazer funcionar! Aparentemente o senhor é a pessoa que mais entende deste modelo que encontrei na NET até agora.  Tentei centenas de combinações de cabo mas nenhuma funcionou e imagino que eu esteja usando o cabo correto.  Meu Willem o DB25 é femea e como a saída LPT no computador também é fêmea então construí um cabo macho / macho com o pino 1 de um conector indo ao pino 1 do outro conector, pino 2 ao pino 2, pino 3 ao pino 3 e assim sucessivamente até o 25. É assim o correto né amigo??? Porém quando conecto uma ponta do cabo de dados no PC e a outra ponta no Willem, ascendem os 3 leds assim que eu conecto a alimentação (tanto USB como pelo fonte externa de 12V). E toda vez que testo a conectividade do  PC com o gravador dá    "Hardware erro check Power & Connection" !!!
Estou quase louco amigo. 
Fiz todo o procedimento descrito acima com instalação mas eu não consigo comunicar o gravador e o MICRO!!!

O senhor tem como me conseguir os programas atualizados pra essa versão antiga de Willem que é a minha?
O senhor tem como me dar uma luz por favor?
Se quiser posso passar meu Whatsapp ou email ou por aqui ou o que o senhor preferir! Estou aceitando qualquer negócio!!!
Muito grato pela atenção....

Se algum outro amigo puder me ajudar eu também ficaria muito grato!!!

• 6 anos depois...
Postado

Meu amigo boa tarde

Estou com o mesmo problema, não consigo conectar no software sempre dando o mesmo erro que o colega mencioneu, não consigo encontar um software que funcione me ajude por favor, com um link de alguma versão não sei mais o que fazer 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!