Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos versus Win XP SP2


jhsrfa

Posts recomendados

Caros.

Por três vezes instalei o Service Pack 2 do Windows XP na minha máquina e meus jogos deixam de funcionar normalmente, reverti a instalação. Agora fui obrigado a instalar novamente por problemas de segurança e estou, desde então, sem poder jogar.

Como dessa vez não quero reverter a instalação, posto aqui em busca de ajuda.

O problema que os jogos apresentam é tela "tremendo" e instável, como se houvesse algum problema com a placa de vídeo. É um efeito estranho como se a imagem não pudesse ser construída completamente. Importante é que o jogo funciona normalmente (lógica), só a imagem fica ruim.

Abaixo minha configuração segundo o diagnóstico do Direct X:

Sistema Operacional: Windows XP Professional (5.1, Compilação 2600)

Fabricante do Sistema VIA Technologies, Inc.

Modelo do Sistema: KT600-8237

BIOS: Phoenix - AwardBIOS v6.00PG

Processador: AMD Athlon XP 2400+, MMX, DNow, ~2.0GHz

Memória: 1024MB RAM

Arquivo de Paginação: 213MB usados, 2248MB disponíveis

Versão do DirectX: DirectX 9.0c (4.09.0000.0904)

Dispositivo de vídeo: NVIDIA GeForce FX 5200 - 128MB

Meus drivers estão todos atualizados. Será que existe uma forma de eu poder ficar com o SP2 e jogar como no SP1?

Obrigado.

João Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quais jogos são esses ?

Saulo.

Todos estão com problemas, desde o Kyodai Mojong (o nome eu não sei escrever direitinho) que é bem antigo até o Age of Empires III que é da própria Microsoft, passando pelo GTA Vice City, GTA San Andreas e SimCity. O restante eu nem testei dessa vez porque da vez anterior todo pararam de funcionar direitinho.

O único jogo que ainda funciona e usa toda a tela é o Bejweled 2 (também não sei escrever direito) e os que já vem com windows, como o Paciência, Pimball, etc.

Será que tem remédio para esse mal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VMV,

Eu já fiz as duas coisas, já tentei instalar o SP2 por cima do SP1 e já formatei a máquina e instalei um windows com o SP2 direto.

O windows é original e tenho instalada a ferramenta de verificação da microsoft.

O driver da placa de vídeo eu também testei aquele que o próprio windows reconhece, instalei depois o último que peguei do site da NVidia. Abaixo a relação de todos os drivers que testei nesse tempo todo de intala e remove:

84.21_forceware_winxp2K_english_whql

84.21_forceware_winxp2K_international_whql

91.47_forceware_winxp2K_english_whql

169.21_forceware_winxp_32bit_english_whql

Agora estou usando o que windows determinou como "melhor opção", o driver da NVidia versão 5.6.7.3 que tem como signatário o Microsoft Windows Publisher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá... a Geforce 5200 não é uma placa DX 9. Muito menos 9.c. Talvez os jogos que você esteja tentando jogar não estejam suportando o DX 9. Tente instalar versões mais antigas do DX, o 8 principalmente. Eu tive esse problema com o Vista (DX 10) e alguns jogos só funcionaram depois que eu instalei o DX 9 e até mesmo o DX 8.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá... a GeForce 5200 não é uma placa DX 9

Ah Não ??

http://www.nvidia.com/page/fx_5200.html

"DirectX 9.0 Optimizations and Support

Engineered for compatibility with the latest gaming and multimedia software, the GeForce FX 5200 is the only DX9 GPU in its class."

DX 9.0c é retrocompatível com as versões anteriores, o 10 que não, mas o Vista tem ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem razão, Xita. As 5200 realmente são DX 9.

MAS, o Vista não tem as duas API DX. Tem apenas o 10, que será substituído pelo 10.1 assim que form instalado o SP1 do Vista. É preciso fazer a instalação manual dos DX antigos. E não é por causa da placa de vídeo, mas por causa dos programas dos jogos. Vários deles precisam de arquivos DLL presentes apenas nas versões anteriores do DX. As placas DX10 (série 8000 da Nvídia e 2000/3000 da ATI) são realmente compat´veis com DX10, 9, 8, etc.

É por isso que eu aconselhei o nosso amigo a instalar os DX antigos, que normalmente vem no cd do jogo.

De qualquer forma, desculpe a minha falha, ok?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe, mas essa informação não procede. Só existe um dxdiag.exe e lá você encontra apenas a informação da instalação do DX 10. O que há são algumas dlls do dx9 e 9c, a maioria que eu mesmo instalei para poder rodar os jogos. Vários jogos precisam dessas dlls extras para poderem rodar, pois foram feitos para DX9 e não 10. As placas de vídeo sim, são compatíveis tanto com o 10 quanto com o 9.

Mas, não vou entrar em polêmica, nem ficar discutindo sobre isso. Se vocês acham que o DX9 está instalado no Vista, por mim tudo bem. Quando vocês forem jogar algum jogo que precise de dlls DX9 vocês vão se lembrar dessa conversa ;)

Abraços a todos.

PS: Jogos que precisaram da instalação de DLLs DX9:

Pharaho, Heroes of Might and Magic V, Condemned, CRYSIS, Madden NFL 08, Jericho e Civilization IV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pharaho, Heroes of Might and Magic V, Condemned, CRYSIS, Madden NFL 08, Jericho e Civilization IV.

O Vista vem sim com DX9, só que é uma das versões de 2006, convenhamos bem desatualizada, a maioria desses jogos dai de cima precisam no minimo do DX9 de Agosto de 2007, eu instalei o DX Novembro 2007. Olhando na estrutura do DX Novembro 2007 você vai reparar já vem também com atualizações para o próprio DX10.

Acontece que a Microsoft ela "errou" ao lançar o Vista em 2007. Pois deu a impressão de estar meio "cru". Sou desenvolvedor e sei que a fase de testes é a fase mais importante e a demorada do projeto. E eles "economizaram"! Fazendo do Vista um quase Millenium 2.0 como estão falando por aí.

Vamos ver o SP1 se melhora mesmo né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!