Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre termos


gdarley

Posts recomendados

boa tarde, comprei um notebook ACER 4520-5582, com placa de video nVidia GeForce de 256mb "integrado" e 1Gb de Ram.

Gostaria de saber se esses 256mb são da propria placa de video ou são da memoria ram. se puderem me esclarecer tambem a diferença entre os tres termos: Integrado, Dedicado e Compartilhado ficaria muito grato.

desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Estes termos relacionado a placa de vídeo, podem indicar se o vídeo é on-board, se é uma placa de vídeo separada e se sua memória é compartilhada com a memória principal do computador ou se ele possui memória própria para o vídeo. Nem sempre estes termos indicam a veracidade das informações do hardware.

Integrado: Vídeo gerado pelo chipset (vídeo on-board básico), como os seguintes exemplos: Intel GMA 950, Intel GMA X3100, Geforce 6100, Geforce 6150, Geforce 7000m, Ati X1100, Ati X1150, etc.

Dedicado: Se relacionado ao vídeo, provavelmente indique que o computador em questão tenha uma placa de vídeo de verdade, não o vídeo gerado pelo chipset. Ex: Geforce 8400gm, Geforce 8600M, Ati X1300m, Ati HD 2300m, Ati HD 2400m, etc. Se relacionado a memória indica que o vídeo em questão possui memória própria, normalmente estas placas "dedicadas" utilizam memória própria para vídeo por estas serem mais rápidas.

Compartilhado: Este termo está relacionado à memória de vídeo, todos os videos on-board básicos não possuem sua própria memória, então, pegam parte da memória principal (RAM) e utilizam como memória de vídeo, esta pode ser dinâmica, como no caso dos vídeos gerados pelo GMA da intel, ou fixa como no caso da Nvidia (geforce) e AMD (Ati Radeon/HD).

Estes termos podem ser utilizados tanto para notebooks, quanto para computadores de mesa, mas no "jargão" da informática atual são mais utilizados no mundo dos portáteis. No seu caso sinto informar que o vídeo em questão é o Geforce 7000m, que pega emprestado até 256mb de memória da principal, ou seja, apesar de ter 1gb de ram, ela não ficará totalmente disponível, pois terá que emprestar neste caso 256mb ao vídeo on-board, e restará para o resto do sistema apenas 768mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!