Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que significa a sigla OEM?!!


Junior(eu)

Posts recomendados

OEM Significa,

Original Equipment Manufacturer - Fabricante Original do Equipamento

Originalmente, o termo significa o seguinte: empresas que compram peças de hardware em grandes quantidades para montarem seus próprios computadores.

Assim, o fabricante da peça oferece normalmente ao mercado duas versões de seus componentes: OEM, que é destinada a empresas que montam PCs e, por isto, não vem em caixas bonitas nem com manuais detalhados e, portanto, são produtos mais baratos, e Retail (também chamado "box" ou "de prateleira"), que são destinados a usuários finais e, por isto, vem em uma caixa bonita e com manual mais detalhado, e, por isto, mais caro do que o produto OEM.

Em muitos casos, a quantidade comprada de produtos é grande o suficiente para que o fabricante original estampe a marca da empresa que está comprando os produtos ou então só fabrique aquele produto para aquela empresa.

Alguns exemplos reais. As marcas de placas-mãe Eurone e Amptron compram placas-mãe fabricadas pela ECS/PCChips e vendem sob sua própria marca. A TCE montava na Zona Franca de Manaus scanners que, na verdade, eram fabricados pela Avision ou pela Primax. Neste caso, a Eurone, Amptron e TCE são empresas classificadas como OEM. Já os fabricantes originais (ECS/PCChips, Avision e Primax) são chamadas IHV (Independent Hardware Vendor, Fornecedor Independente de Hardware).

O termo OEM é amplamente usado por todos nós, embora seu nome esteja incorreto, já que uma empresa OEM, ao contrário do que seu nome diz, não é verdadeiramente um fabricante de equipamentos, os OEMs montam equipamentos usando peças fabricadas por outras empresas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia está até raro processadores OeM, e mesmo assim se tiver o preço é quase o mesmo do Box, assim não compensando, pois no mínimo você vai ter um cooler de brinde e um processador lacrado na embalagem, sem que um vendedor desses que mal sabem direito de informática, saem tocando em todos os contatos do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!