Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 98 não reconhecendo partições extras


Nielp103

Posts recomendados

Galera, fui na casa de um cliente que pediu para formatar a máquina e criar 5 partições(cliente é ######, só inventa parada pra pertubar), mas tudo bem. Quando cheguei lá, era uma placa-mãe FIC(não lembro o modelo) e um duron e estava com única partição NTFS de 20GB. Coloquei o disco de boot do win98, excluí a partição e criei as novas 5 partições em FAT32 e formatei todas. Copiei a instalação do win98se para umas delas(no caso foi para o "D:" ) e instalei a partir dessa cópia no "C:". A instalação foi numa boa.. configurei tudo tranquilo, instalei os drivers de som, vídeo.modem etc.. mas quando entrou no windows, as partições não apareciam ! A única que estava lá era a "C:" (onde o windows estava instalado, porém essa estava com 4GB(está certo, pois cada partição das 5, deve ter 4GB somando os 20Gb totais do HD).

Não sei o que pode ser e para não deixar o cara sem computador, dei fdisk de novo e deixei somente uma partição de 20GB, mas fiquei de voltar lá, assim que soubesse o que estava errado.

Alguém tem ideia do que possa ser ? Já me falaram que foi devido eu ter tentado destruir a partição NTFS com o disco de boot do win98 aconteceu isso, pois com esse disco de boot você não consegue destruir as partições NTFS. Para destruir tal partição é necessário o disco de boot do win2k...

achei estranho a teoria dele, mas ainda não testei. Se alguém tiver mais alguma ideia do que possa ser, me da uma ajuda. Eu to quebrando a cabeça ! :muro:

Ah, eu coloquei esse tópico aqui pois achei que poderia ser  alguma coisa da placa-mãe, algum driver que deveria instalar para reconhecer as demais partições, ou coisa parecida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certa vez li que as partições criadas via fdisk não poderiam ultrapassar um certo número, pois daria descontrole ao sistema para enxergá-las...

Se quiser uma ideia: Faça uma única partição e instale o windows... Depois instale o Partition Magic 8.0 (o melhor da serie) e faça as partições por lá...

Esse programa é muito confiável e nunca me deixou na mão...

Boa sorte...  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted.Metal@01 Out. 2003,11:41

Certa vez li que as partições criadas via fdisk não poderiam ultrapassar um certo número, pois daria descontrole ao sistema para enxergá-las...

Se quiser uma ideia: Faça uma única partição e instale o windows... Depois instale o Partition Magic 8.0 (o melhor da serie) e faça as partições por lá...

Esse programa é muito confiável e nunca me deixou na mão...

Boa sorte...  :D

Apesar de já ter escutado muito sobre o partition magic, nunca usei. Ele funciona no windows ??? Mas se eu for criar partições com ele, não vou perder a partição onde o windows já está instalado (como acontece quando criamos partições a partir do fdisk) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ele funciona no windows sim... E pode ficar tranquilo porque você não perde absulutamente nada criando novas partições... Ele consegue gerenciar o disco, executando ações somente nos espaços realmente livres...

Depois de instalado, você pode gerar um disquete para fazer essas mudanças também pelo DOS... Tudo com uso de mouse, de forma fácil...

A versão 8.0 é muito prática, pois todas as mudanças, criações e redimencionamentos relativos as partições, são executadas de forma gráfica, o que ajuda a visualizar como ficará antes de proceder... Via DOS o ambiente gráfico também continua...

Pode usar sem medo...

Como diria o Seu Creison: "Esse eu agarantio"!!! Ehehehehe...  :hehehe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted.Metal@01 Out. 2003,11:41

Certa vez li que as partições criadas via fdisk não poderiam ultrapassar um certo número, pois daria descontrole ao sistema para enxergá-las...

Deve ser boato, pois, já criei sete partições com o fdisk e todas ficaram acessíveis.

Obs.: em dois HDs. Um ficou com 3 partições e o outro com 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mmarcelocsouza+01 Out. 2003,20:54-->
nielp103@01 Out. 2003,11:10

cliente que pediu para formatar a máquina e criar 5 partições

Caramba.....o que o cara pretende fazer com 5 partições ???

É só pra encher o saco mesmo ! O cara só fica batendo texto e lendo na internet ! Mas fazer o que né, o cara quer assim...###### que eu fiquei mo tempão pra ver se conseguia colocar as cinco partições e nada...agora vou ter que ir lá de novo..mas dessa vez vou tentar com o partition magic mesmo...vou ver se consigo gravar os filmes que estão no meu HD pra fazer ele de cobaia, mas se não der, o cliente vai ser a cobaia mesmo !! :D

Falando em partition magic, eu baixei o 8 como o Rosted.Metal indicou. Algúém conhece algum lugar onde eu encontre um tutorial sobre o programa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por nielp103@01 Oct. 2003,23:02

Falando em partition magic, eu baixei o 8 como o Rosted.Metal indicou. Algúém conhece algum lugar onde eu encontre um tutorial sobre o programa ?

O problema é que infelizmente eu também nunca consegui um manual pra ele... Tudo que aprendi com ele foi na marra mesmo, fuçando e revirando sozinho...

Assim que você instalar o programa, verá que é exatamente como aquilo que eu lhe disse... Ele é fácil de mexer, pois trabalha de forma visual... Ou seja, antes de executar a operação, ele simula e mostra em gráficos como ficará o hd... Depois que você aprovar a ação é que ele vai começar o trabalho de você especificou...

O Partition Magic é da Power Quest, uma das melhores empresas que desenvolvem software para controle de disco rígido... Outro excelente programa deles é o Drive Image, software para criar espelho do HD... Nem te digo o quanto esse programa já agilizou a minha vida... Pois eu vivo fazendo testes desse ou daquele programa e quando o sistema vai pra caixa prego, eu volto com a imagem que eu tenho guardada em uma das partições do meu HD...

A informática está ficando cada vez mais fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem eu peguei as poucas mídias que tinha e fiz o backup de alguns filmes e depois instalaei o partition magic 8... Ele parece ser muito bom mesmo..tinha um negócio lá de instalar outro OS e tudo ! Não cheguei a criar mais partições nem nada ainda.

Eu vou levar esse programa na casa do rapaz e vou querer criar mais 5 partições, aí preciso fazer alguma coisa em especial ? Pelo PM 8, é só você manda "create a new partition"(não lembro o que estava escrito exatamente) e mandar aplicar ? Terei que fazer isso 5 vezes ou ele te da opção de selecionar quantas partições quero criar, qual o tamanho delas, fat 32, ntfs... ?Eu lí que tem que fazer algumas coisas a mais, mas pelo que entendí, só tenho que fazer mais coisas quando vou instalar o mandrake....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não precisa fazer separadamente... Basta mandar de uma vez só criar as cinco partições e depois mandar aplicar... Se não for no winxp ele pedirá pra reiniciar o computador pra fazer o trabalho via dos... No xp ele faz na hora, mas depois é bom reiniciar (não lembro se ele pede)...

Como o Phoenix disse, é bom passar o desfragmentador primeiro, pois você pode ter arquivos espalhados em divesos locais dos disco e na hora de particionar pode gerar algum problema de acesso posterior...

No mais é sopa no mel... Um abraço...  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!