Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Codecs para Alta Definição


Posts recomendados

Parabéns pelo tópico!

Mas você sabe como usar a tecnologia CUDA pra transformar esses arquivos aí???

Eu ví no site da NVIDIA que o H.264 já tem suporte a CUDA...

Não tenho muita informação sobre CUDA, mas não creio que GPUs sejam mais eficientes para codificação de vídeo que os processadores normais para PC.

<font color="Red">Otimo topico.... estou começando com codec's desde que baxei nessa semana meu primeiro video em HD que não rodava pois usava vista codec.... ai testei uma versao antiga do k-lite codec funcionou normal.... depois que vi que tem uma nova e já coloquei... eu nem sabia dessa por exemplo .MKV é conteiner.... e hojé to querendo passar video HD pra um formato compativel com meu DVD player.... ele é compativel com MPEG2, MPEG4, DivX4, DviX5, XviD.... qual melhor forma de converte sem perde nenhuma ou quase nem uma qualidade HD... PS meu dvd player não tem leitor blueray mas acho q suporta 720p ou 1080p... ele é progressive scan.... não sei se é equivoco meu....

San-R se poder me dar umas dicas agradeço.

Olha, pelo que deu pra entender seu DVD Player só suporta codecs mpeg-4 part 10, o que não é alta definição. Eu usaria Xvid, baixando a resolução para 720x480 (ou uma resolução de acordo com a taxa de aspecto do vídeo original), FPS de 29,970 e mantendo um bitrate legal (em torno de 2000).

Senhores....

Antes de mais nada parabens pelo excelente nivel do tópico. Sou iniciante na no uso do codec x264, meGUI e AviSynth, apesar de já ter feito algumas conversões com bons resultados. A minha intenção é poder converter com qualidade alguns DVD's para o formato MP4, colocar para rodar no PC e através da saída TV - Out, assistir em um TV de tela grande. Tenho feito essas conversões (DVD (VOB) para MP4) através do meGUI usando as mesmas configurações, filtros e principalmente bitrate= 1000 e em alguns o resultado obtido é excelente, em outros não, aparece nas cenas de maior movimento efeitos semelhantes ao de uma venesiana. Uma pergunta que gostaria de fazer aos usuarios de maior experiencia e conhecimento é: Se o video final em MP4 vai ser rodado em um PC e visto em um TV, é necessário desetrelaçar o mesmo na conversão?

Grato...

IAS

Eu desentrelaçaria pra evitar dor de cabeça. Material desentrelaçado (progressivo) visto em uma tela convencional pode gerar um certo blur nas imagens, um rastro, menos desagradável que as linhas do entrelaçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acabei de comprar uma filmadora de alta definição. Estou apanhando com as novidades.

Minha filmadora Sony grava os arquivos no formato .mts. Ainda não consegui fazer meu computador reconhecê-los. Já tentei os codecs do ffdshow e do k-lite pack, mas a reprodução ficou travada. Acredito que eu não esteja sabendo configurar os codecs.

Estou usando o Windows Media Player e o Jet Audio para reproduzir o vídeo. Meu computador é um Atlhon 64 3200+Ghz com 1gb RAM e 128mb de vídeo offboard. O sistema é Widows XP.

Em tempo: o que é Avisynth?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Bom, acabei de comprar uma filmadora de alta definição. Estou apanhando com as novidades.

Minha filmadora Sony grava os arquivos no formato .mts. Ainda não consegui fazer meu computador reconhecê-los. Já tentei os codecs do ffdshow e do k-lite pack, mas a reprodução ficou travada. Acredito que eu não esteja sabendo configurar os codecs.

Estou usando o Windows Media Player e o Jet Audio para reproduzir o vídeo. Meu computador é um Atlhon 64 3200+Ghz com 1gb RAM e 128mb de vídeo offboard. O sistema é Widows XP.

Em tempo: o que é Avisynth?

abraços

Já rodei um arquivo .mts no Media Player Classic tendo o K-Lite Mega Codec pack instalado e no PowerDVD 7. A reprodução ficou meio pesada devido aos parcos recursos de minha máquina mas pelo menos abriu. Acho que seu PC não é recomendado pra conteúdo em alta definição. Seria bom saber exatamente que tipo de vídeo esse mts possui, pra recomendar o codec adequado. Quanto ao AVISynth, ele é um frameserver e um conjunto de filtros que são usados para edição de vídeo, pós-produção, filtragem em tempo real e mais um monte de coisa. Com ele dá por exemplo pra reproduzir um vídeo em algum player aplicando algum filtro diretamente, ou no seu uso mais comum, mandar pra um editor ou conversor de vídeo um arquivo aplicando filtros que não estão disponíveis no programa em questão. Por exemplo: posso pegar um vídeo em Mov, aplicar filtros pra correção de cores, redimensionamento, corte, remoção de ruídos e imperfeições e mandá-lo direto pro VirtualDub, que não suporta o formato Mov nativamente. É um programa mão na roda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tenho um xbox 360 com hdmi, e baixei alguns filmes em HD com resolução de 720p que estão no formato .mkv e pelo que sei o xbox360 só toca AVI, WMV e MOV, e minha pretenção é compartilhar minhas pastas de vídeo para o XBOX, porém estou com dificuldades em fazer a conversão, até que consegui fazer uma, mas não sei direito como configurar o XDVI e os codecs que tenho que instalar, e também queria colocar legendas no vídeo, mas o Virtualdub não abre nem o vídeo que converti para avi. Please me ajude, pois queria tentar extrair o máximo de qualidade que o game poderia me dar na execussão de filmes. Minha tv é uma PANA 50 PV80LB.

At,

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

olá amigo!!! muito interessante o seu topico parabens pela boa escolha!!

Comprei recentemente um gravador da lg externo para pc, e estou tendo problemas para instalar o seu software (power2GO), no meio da instalação aparece uma mensagem de erro "componente move data had the following erro" o numero do erro que aparece é o 2147024891, apos esse erro ele me dá a opção de continuar a instalação, então continuo a opção até ser concluido a instalação com exito, mas na hora de reproduzir o filme em blu ray ele aparece uma mensagem dizendo que não é possivel por que está faltando um componente, então ele me sugere a fazer uma atualização do software online, e quando faço essa atualização na hora de instalar ele me dá o mesmo erro!!

Que tipo de erro é este??

Existe um codec para blu ray ou um proggrama que possa reproduzir aqui no meu pc??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo!!! muito interessante o seu topico parabens pela boa escolha!!

Comprei recentemente um gravador da lg externo para pc, e estou tendo problemas para instalar o seu software (power2GO), no meio da instalação aparece uma mensagem de erro "componente move data had the following erro" o numero do erro que aparece é o 2147024891, apos esse erro ele me dá a opção de continuar a instalação, então continuo a opção até ser concluido a instalação com exito, mas na hora de reproduzir o filme em blu ray ele aparece uma mensagem dizendo que não é possivel por que está faltando um componente, então ele me sugere a fazer uma atualização do software online, e quando faço essa atualização na hora de instalar ele me dá o mesmo erro!!

Que tipo de erro é este??

Existe um codec para blu ray ou um proggrama que possa reproduzir aqui no meu pc??

Seu gravador da LG também é leitor de Blu-Ray? Verifique isso e caso seja, instale o programa PowerDVD. O power2go é somente o gravador de CDs/DVDs, ele não reproduz até onde sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo!! Obrigado pela sua atenção!!!

O meu gravador lg é para cd dvd hd e Blu-Ray tambem, já o software q vem na caixa com ele é o power2GO, este grava Blu-Ray e reproduz tambem em Blu-Ray..mas como não consigo reproduzir o Blu-Ray com ele vou seguir o seu conselho de reproduzi-lo no power dvd! Mas onde posso baixar este programa powerDVD com a versão q consiga reproduzir Blu-Ray, ou vou precisar de baixar codec especifico para para reproduzir Blu-Ray??? abraços. Eduardo. [email protected] se quiser me adicionar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Preciso renderizar um arquivo .mov no After Effects

Qual seria a melhor qualidade para TV? (Na hora de escolher o Compression Type)

- Animation (Compressor - Dephth: Millions of Colors, etc...)

- DV - PAL

- DV/DVCPRO - NTSC

- DVCPRO - PAL

- MPEG-4 VIDEO

- H.264

- JPEG 2000

- PHOTO - JPEG

Dentro de cada um deles também tem outras opções de Compressor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Como assistir em player DVD vídeos gravados com filmadora Full HD (ext.MP4)?

Recentemente adquiri uma filmadora Samsung HMX-H105BN Full HD que grava com uma qualidade extraordinariamente incrível. Assistindo diretamente da filmadora para minha tv(LCD Full HD Samsung 46') então nem se fala. Porém estou enfrentando problemas ao passar em mídia para assim assistir diretamente do player de DVD, já também que é importante fazermos backup, uma vez que na filmadora estou utilizando a memória interna(32Gb), que cabe cerca de 5 horas de vídeo em full HD!.

Fiz dezenas de testes para não haver perda de qualidade, entre eles, conversão pra AVI, pra MPG, pra DVD usando vários programas como Nero Vision, WinAVI, Xilisoft, ConverXtoDVD, utilizando todos os recursos possíveis e acabou dando perda(uma perda considerável se comparado ao original!). O tamanho do arquivo ficou também menor(cerca de 50%).

Pesquisei dezenas de fórums, inclusive aqui, o qual o aconselhado foram sempre os mesmos programas que utilizei.

Não sei mais para o que apelar, afinal fiz um grande investimento comprando a filmadora, a princípio em vão! Entrei em contato com a Samsung do Brasil, os mesmos aconselharam passar o conteúdo da filmadora para um dispositivo de gravação, ou seja, imagine ainda ter que investir num outro equipamento, sem ainda saber se vai funcionar.....!

O formato que fica é .MP4. Consegui extrair, ficando dois arquivos, o vídeo em .h264 e o áudio em .AAC, mas de nada adianta se não consigo trabalhar nesse formato!!.

Agradeço muito por qualquer tipo de ajuda!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jocemar,

Pelo que entendi, você tem uma filmadora Full HD (1080p ou 1080i, suponho) e um aparelho DVD-player convencional (que seria 720p, logo, "só-HD", sem o "Full").

Se você converter vídeos 1080p ou 1080i para serem reproduzidos no aparelho de DVD 720p, naturalmente ocorrerão perdas, pois sua resolução está sendo reduzida em mais ou menos a metade. Se você assiste o vídeo numa TV Full HD, a redução da qualidade fica bem visível.

Nesse caso, seria melhor você trabalhar com Blu-ray ou reproduzir os vídeos diretamente de um (bom) computador, para não ter a perda da qualidade.

==============================================

Agora, eu também tenho uma dúvida...

Tenho uma filmadora 1080i que grava em .mts (AVCHD), como falei antes.

Usando o Corel Studio, editei uma filmagem da parada de 7 de setembro, mas estou tendo problemas com o desentrelaçamento da imagem. Resolvi desentrelaçá-la para não ter o problema das "venezianas" quando passar em TVs 1080p.

Estou usando o ffdshow para gravar o vídeo em h264 e experimentando várias configurações do filtro de deinterlace, mas as venezianas não somem. O que posso estar fazendo de errado? Há alguma configuração desse filtro que vocês já tenham testado com sucesso?

Ah, sim: é a primeira vez que trabalho com h264.

E comprei um computador novo! Agora dá para editar e renderizar numa boa!

Psi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jocemar,

Pelo que entendi, você tem uma filmadora Full HD (1080p ou 1080i, suponho) e um aparelho DVD-player convencional (que seria 720p, logo, "só-HD", sem o "Full").

Se você converter vídeos 1080p ou 1080i para serem reproduzidos no aparelho de DVD 720p, naturalmente ocorrerão perdas, pois sua resolução está sendo reduzida em mais ou menos a metade. Se você assiste o vídeo numa TV Full HD, a redução da qualidade fica bem visível.

Nesse caso, seria melhor você trabalhar com Blu-ray ou reproduzir os vídeos diretamente de um (bom) computador, para não ter a perda da qualidade.

==============================================

Agora, eu também tenho uma dúvida...

Tenho uma filmadora 1080i que grava em .mts (AVCHD), como falei antes.

Usando o Corel Studio, editei uma filmagem da parada de 7 de setembro, mas estou tendo problemas com o desentrelaçamento da imagem. Resolvi desentrelaçá-la para não ter o problema das "venezianas" quando passar em TVs 1080p.

Estou usando o ffdshow para gravar o vídeo em h264 e experimentando várias configurações do filtro de deinterlace, mas as venezianas não somem. O que posso estar fazendo de errado? Há alguma configuração desse filtro que vocês já tenham testado com sucesso?

Ah, sim: é a primeira vez que trabalho com h264.

E comprei um computador novo! Agora dá para editar e renderizar numa boa!

Psi

Psicothico,

Sim, tenho uma Full HD, não sei agora se é i ou p, e um player Pioneer 578, roda avi. Acho que vou ter que rodar por enquanto na própria filmadora pra no futuro investir num player de blu-ray ou quem sabe, por um pouco mais num Xbox 360, já que esse roda mp4. Posso assim gravar o formato mp4 em mídias convencionais de DVD pra depois ser rodado num player....

Veja abaixo a identificação de meu arquivo MP4:

Formato : MPEG-4

Perfil do Formato : JVT

ID do Codec : avc1

Taxa de Bits Total : 17,1 Mbps

Vídeo:

Formato : AVC

Perfil do Formato : [email protected]

Conf do Formato, Quadros de Ref. : 4 quadro

ID do Codec : avc1

Modo da taxa de bits : Variável

Largura : 1 920 pixel(s)

Altura : 1 080 pixel(s)

Proporção da imagem : 16/9

Modo de taxa de quadros : TConstante

Taxa de quadros : 29,970 fps

Resolução : 24 bits

Tipo de Scan : Entrelaçado

Áudio:

Formato : AAC

Versão do Formato : Version 4

Perfil do Formato : LC

Modo da taxa de bits : Constante

Taxa de bits : 128 Kbps

Nº de canais : 2 canal/canais

Taxa de amostragem : 48,0 KHz

Resolução : 16 bits

No seu caso também é complicado, depois nunca vi esse formato .mts! Fiz dezenas de testes, aconteceu comigo essas "venezianas", o que consegui melhorar isso foi reduzinho a taxa de quadros. Eu comecei com 50 aí fui reduzindo até chegar nos 35, aí sim, ficou bom. Isso exportando o mp4 no Nero Vision, pra avi, mas, usando o codec MPEG4 Xvid, pois o FFDShow não ficou bom! Recomendo fazer esse teste usano o MPEG4 Xvid, com uma taxa de 30, veja depois como ficou.

A máquina com certeza conta!!

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jocemar,

Parece que a solução definitiva para você será, realmente, adquirir um equipamento que rode o FullHD (Blu-ray player, xbox, ps3 ou um desses notebooks caros da sony :P rsrsrs).

Seu comentário sobre o FFDshow foi útil, mas quero evitar o .mp4 . Estou procurando um filtro de deinterlace que funcione bem com o h.264 ou AVCHD, mas realmente está meio difícil. A minha ideia é simplesmente converter de 1080i para 1080p e, por enquanto, só tô apanhando nas configurações.

abç

Psi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porém estou enfrentando problemas ao passar em mídia para assim assistir diretamente do player de DVD, já também que é importante fazermos backup, uma vez que na filmadora estou utilizando a memória interna(32Gb), que cabe cerca de 5 horas de vídeo em full HD!

Assistir o video no DVD player é um processo totalmente diferente de fazer Backup em DVD. Recomendo fazer backup de video em alta definição com um Hard Disk mesmo. Tenha outros HDs com uma case externa e faça os seus backups.

Fiz dezenas de testes para não haver perda de qualidade, entre eles, conversão pra AVI, pra MPG, pra DVD usando vários programas como Nero Vision, WinAVI, Xilisoft, ConverXtoDVD, utilizando todos os recursos possíveis e acabou dando perda(uma perda considerável se comparado ao original!). O tamanho do arquivo ficou também menor(cerca de 50%).

A perda é normal, você tá convertendo video de 1080 linhas com bitrate de 17mbps para DVD 480 linhas com bitrate no máximo de 8mbps. Haverá muita perda. Pesquise sobre codecs no google.

O formato que fica é .MP4. Consegui extrair, ficando dois arquivos, o vídeo em .h264 e o áudio em .AAC, mas de nada adianta se não consigo trabalhar nesse formato!!.
A extensão mp4 é um container que é diferente de codecs, apesar que tem alguns container com a mesma extensão de alguns codecs, portanto pesquise no google para entender a diferença entre container e codecs.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... e um aparelho DVD-player convencional (que seria 720p, logo, "só-HD", sem o "Full").
Se você converter vídeos 1080p ou 1080i para serem reproduzidos no aparelho de DVD 720p

Apenas uma correção, não existe DVD player convencional de 720p (720 linhas progressivo), o convencional é 480i (480 linhas entrelaçado). Alguns modelos de DVDs players oferecem o "progressive scan" 480p, porém a tv também tem que ter a função "progressive scan", já a TV LCD já é progressiva scan.

Estou usando o ffdshow para gravar o vídeo em h264 e experimentando várias configurações do filtro de deinterlace, mas as venezianas não somem. O que posso estar fazendo de errado? Há alguma configuração desse filtro que vocês já tenham testado com sucesso?

Pesquise no google que tem várias configurações para desentrelaçamento principalmente para h264 com 60i ou 30i.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Psicothico,

Sim, tenho uma Full HD, não sei agora se é i ou p, e um player Pioneer 578, roda avi. Acho que vou ter que rodar por enquanto na própria filmadora pra no futuro investir num player de blu-ray ou quem sabe, por um pouco mais num Xbox 360, já que esse roda mp4.

Melhor investimento pra assistir conteúdo em alta definição na TV é o Western Digital WD TV HD Media Player, veja no link os comentários de pessoas que compraram o WDTV, http://forum.forumtec.com.br/index.php?showtopic=5111&hl=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assistir o video no DVD player é um processo totalmente diferente de fazer Backup em DVD. Recomendo fazer backup de video em alta definição com um Hard Disk mesmo. Tenha outros HDs com uma case externa e faça os seus backups.

A perda é normal, você tá convertendo video de 1080 linhas com bitrate de 17mbps para DVD 480 linhas com bitrate no máximo de 8mbps. Haverá muita perda. Pesquise sobre codecs no google.

A extensão mp4 é um container que é diferente de codecs, apesar que tem alguns container com a mesma extensão de alguns codecs, portanto pesquise no google para entender a diferença entre container e codecs.

Olá Barão,

Realmente estou pensando em fazer backup em mídias e hd juntos, pra assim no futuro pensar em adquirir um player que rode(xbox, blu-ray...)

Obrigado pela atenção e pelas dicas!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jocemar, sua câmera filma em 1080i. DVD toca normalmente 480i, a diferença é enorme e como o Barão Vermelho disse, a perda será visível, além de necessitar de uma conversão que a principio não deveria ser feita. Como ele sugeriu, tente um Media player como este da Western Digital ou um Notebook com saída HDMI (já tem uns com preços mais atraentes, talvez você tenha um e nem saiba). Outra opção seria um PS3 ou um BD-Player. usando o programa MultiAVCHD é possível converter seus vídeos, sem precisar de reencode pra tocar num desses aparelhos.

psicothico, pelo que sei o ffdshow serve pra decodificar o vídeo, aplicando os filtros somente durante o playback (seja num player ou num programa de edição), não afetando o vídeo exportado (pra isso é necessário usar um frameserver). Procure no Corel Studio um filtro de desentrelaçamento adequado (Linear blending por exemplo) e exporte o vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

queria saber se eu baixar um filme em 720p ou 1080p que esteja em .mkv e converter para xvid com resolução de tv convencional (Tubo) 29 polegadas que no caso eu acho que seria 720x480 ou 720x?(widescreen) e com tamanho de no maximo 1900MB eu conseguiria um resultado final superior a um dvdrip ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria saber se eu baixar um filme em 720p ou 1080p que esteja em .mkv e converter para xvid com resolução de tv convencional (Tubo) 29 polegadas que no caso eu acho que seria 720x480 ou 720x?(widescreen) e com tamanho de no maximo 1900MB eu conseguiria um resultado final superior a um dvdrip ?

Depende do software que usar pra converter. Primeiro veja se esse MKV não possui a stream de vídeo já em xvid ou divx. Isso pouparia tempo, caso seu player de mesa consiga rodar divx em HD, pois você poderia simplesmente converter o MKV pra AVI sem qualquer perda. O player faria o rescaling adequado pra sua TV. No mais creio que, caso converta o MKV pra AVI, obteria uma qualidade aceitável. Tente usar o WinAVI, XMediaRecode ou SUPER, em duas passadas pelo menos, se possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!