Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Codecs para Alta Definição


Posts recomendados

  • 3 meses depois...

Olá SAN, gostei das suas dicas. mas fiquei com dúvidas sobre duas passadas, o que seria isso? você utiliza o virtualDub, mas posso usar por exemplo o Vegas para renderizar AVI para MPEG-2 usandop o H.264?

Costumo editar documentários aqui no Ceará e renderizar no formato MPEG-2, mas nunca me liguei em qual codec usar para não peder qualidade. o que você me indicaria?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá SAN, gostei das suas dicas. mas fiquei com dúvidas sobre duas passadas, o que seria isso? você utiliza o virtualDub, mas posso usar por exemplo o Vegas para renderizar AVI para MPEG-2 usandop o H.264?

Costumo editar documentários aqui no Ceará e renderizar no formato MPEG-2, mas nunca me liguei em qual codec usar para não peder qualidade. o que você me indicaria?

Valeu

Duas passadas é quando o encoder faz uma varredura prévia do arquivo de origem para depois distribuir de maneira mais eficaz o bitrate desejado durante a codificação propriamente dita. Na maioria dos encoders é identificado pela opção "2-pass". Alguns encoders também têm outras opções, como fazer 3 ou mais passadas antes da codificação. Isso aumenta a qualidade final do arquivo, poupa o bitrate mas aumenta o tempo de codificação. Duas passadas é o suficiente para a maioria dos casos.

MPEG-2 e H.264 são codecs distintos. Não é possível usar um para codificar o outro formato. Se você precisa ter um arquivo MPEG-2 (MPG, MPEG, M2V, MPV) como arquivo de destino, escolha o codec MPEG-2, opte pela opção 2-pass e escolha um bitrate suficiente para a resolução, tempo e tamanho final desejado para o arquivo de origem. Por exemplo, se eu tenho um AVI de 2 horas com resolução de 720x480, escolheria um bitrate variável de 5000 ou 9000 Kbps (para DVDs single e dual layer, respectivamente). Aqui http://www.videohelp.com/calc.htm tem uma calculadora para o formato de DVD.

ps: não uso o Vegas, portanto não sei quais as opções ele possui para os encoders.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esteja á vontade.

Olá San-R, olhando as configuração do vegas vi que tem uma opção Two-pass. Então sempre que mandar renderizar deve selecionar esse botão? Veja na figura em anexo.

Uso outro programa de edição Chamado Magix Video Deluxe (alemão), não encontrei esta opção nele, se eu rederizar em AVI ou DV posso depois transformar em MPEG-2 em outro programa que tenha essa funcionalidade "2-pass", e qual programa deveria usar?

Obrigado

Geobr

post-309493-13884957972827_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geobr, é essa opção mesmo. Mas lembre-se, o tempo vai praticamente dobrar. Não sei se o plugin da Mainconcept tem opções pra prover velocidade (acesso à GPU, Cuda, etc). Dá uma "fuçada" aí.

Outra coisa que vi foi a opção Field Order. Se o vídeo original for progressivo, escolha a opção para que o vídeo final seja progressivo também. Se for entrelaçado, escolha a opção correta. Para vídeos gravados com câmeras MiniDV, a opção correta é Lower Field First (ou Botton Field First). Para a maioria dos outros vídeos entrelaçados, a opção correta é Top Field First. Veja também a opção do áudio. O padrão para DVD é uma 48000 Hz (na imagem está 44100 Hz).

Quanto a salvar em AVI para depois encodar para MPEG-2, só faça isso em último caso. E se o fizer, escolha um codec AVI que não gere muitas perdas, tipo HuffYUV ou mesmo AVI sem compressão (embora o arquivo final fique gigante). Sempre opte por levar o vídeo da edição para a conversão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Outra coisa que vi foi a opção Field Order. Se o vídeo original for progressivo, escolha a opção para que o vídeo final seja progressivo também. Se for entrelaçado, escolha a opção correta. Para vídeos gravados com câmeras MiniDV, a opção correta é Lower Field First (ou Botton Field First). Para a maioria dos outros vídeos entrelaçados, a opção correta é Top Field First. Veja também a opção do áudio. O padrão para DVD é uma 48000 Hz (na imagem está 44100 Hz).

Oi San-R, só mais essa, depois te deixo em paz.

Eu tenho filmado com uma camera da SONY, modelo HDR-FX7 (Anexo) que grava em MiniDV, ela é de alta resolução, mas tenho usado apenas em standar, meu PC mesmo sendo Core 2 quad não aguenta. Então essas imagens geradas por ela e depois de editadas devem ser renderizadas em MPEG-2 com opção Lower Field Fist? Sempre usei em progressive porque achava que melhoraria a imagem final.

O que você me diz?

Abraço

Geobr

post-309493-13884957975687_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão é que você faça um teste. Grave alguma coisa; leve o arquivo para o PC e descubra (usando o programa MediaInfo) se o vídeo é entrelaçado e se usa BFF ou TFF; codifique o vídeo para MPEG-2 usando o entrelaçamento igual ao do arquivo fonte e também usando o método progressivo e depois assista e veja qual fica melhor.

Também é necessário levar em consideração onde seus vídeos serão assistidos. Vídeo entrelaçado pode gerar um "serrilhado" em projetores e telas LCD/Plasma que não possuem um filtro de desentrelaçamento, enquanto vídeo progressivo pode gerar um "rastro" em TVs que não possuem progressive scan.

A diferença é que o "rastro" do vídeo progressivo só pode ser notado com bastante atenção e mesmo notado não chega a incomodar muito enquanto o "serrilhado" do vídeo entrelaçado incomoda bastante. Além disso, encodar usando um entrelaçamento diferente do original (TFF para BFF ou vice-versa) pode gerar um efeito ainda mais desagradável, chamado de "jittery" (a imagem treme e parece retroceder de tempos em tempos).

Minha sugestão: se você sempre usou progressivo, nunca notou nada de errado e ninguém nunca reclamou, continue usando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão: se você sempre usou progressivo, nunca notou nada de errado e ninguém nunca reclamou, continue usando.

Cara, muito obrigado! Eu nunca tinha encontrado alguém por aqui que conhecesse tão bem esses probleminhas de edição de vídeo. Acho que minhas imagens estão boas em progressive, mas vou fazer o teste com o MediaInfo e depois digo o resultado.

Abraço

Geobr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae, San-R ou quem puder me ajudar, estou querendo converter um video .mkv (13GB - 2h) para um tamanho menor mas sem perder (muita) qualidade.

Info do video:

1 faixa de vídeo: AVC (Header Stripping) 23.976fps

Inglês, 14.2 Mbps, 1920*816 (2.35:1)

2 faixas de áudio

1ª Pt-br, 640Kbps, 48KHz, 16bits, 6 canais, AC-3

2ª En, 32Kbps, 16bits, 1 canal, DTS

Fico no aguardo e agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae, San-R ou quem puder me ajudar, estou querendo converter um video .mkv (13GB - 2h) para um tamanho menor mas sem perder (muita) qualidade.

Info do video:

1 faixa de vídeo: AVC (Header Stripping) 23.976fps

Inglês, 14.2 Mbps, 1920*816 (2.35:1)

2 faixas de áudio

1ª Pt-br, 640Kbps, 48KHz, 16bits, 6 canais, AC-3

2ª En, 32Kbps, 16bits, 1 canal, DTS

Fico no aguardo e agradeço desde já.

Qual formato deseja? Você pode tentar usar o programa XMedia Recode, que dá opções variadas de formatos e configurações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão: se você sempre usou progressivo, nunca notou nada de errado e ninguém nunca reclamou, continue usando.

Olá SAN,

Cara não sei se é tua praia, mas andei fazendo uns ajustes de cores com o Red Giant Magic Bullet Looks no Vegas, as imagens ficam muito boas. Mas encontrei um problema, quando aplico o plugin nos vídeos o prgrama fica engatinhando, muito lento, ou seja não da pra fazer quase nada. Eu pensei em fazer o tratamento em cada setor do filme, que seja necessário o aplique do plugin separadamente, exportar em avi e depois montar cada um já com seus devidos tratamentos. A pergunta é: Isso acarretaria em perde na qualidade da imagem? Como eu poderia resolver isso sem perder qualidade?

Obrigado por tudo

Geobr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá SAN,

Cara não sei se é tua praia, mas andei fazendo uns ajustes de cores com o Red Giant Magic Bullet Looks no Vegas, as imagens ficam muito boas. Mas encontrei um problema, quando aplico o plugin nos vídeos o prgrama fica engatinhando, muito lento, ou seja não da pra fazer quase nada. Eu pensei em fazer o tratamento em cada setor do filme, que seja necessário o aplique do plugin separadamente, exportar em avi e depois montar cada um já com seus devidos tratamentos. A pergunta é: Isso acarretaria em perde na qualidade da imagem? Como eu poderia resolver isso sem perder qualidade?

Obrigado por tudo

Geobr

Eu só usei o Vegas uma vez e não fui muito longe com ele. Pelo que entendi você quer aplicar esse pesado efeito no vídeo, salvá-lo em AVI e depois voltar com ele pra linha de edição para, aí sim, começar realmente a fazer a edição propriamente dita. Bem, se você salvar em AVI sem compressão ou utilizando um codec tipo HuffYUV, pode ser que o vídeo mantenha a qualidade pra ser editado. Vale fazer um teste. Mas reserve bastante espaço no HD.

Mas tenha em mente que nem sempre salvar em AVI proporciona a velocidade que esperamos. Talvez o plugin aplicado faça o processo de salvamento ser demorado.

Sugiro que antes de fazer isso, veja se o Vegas possui alguma configuração pra usar os dois núcleos do processador ou se tem como usar Cuda ou DXVA (embora eu não saiba qual placa de vídeo você tem).

O jeito é testar mesmo. Faça como te falei antes, use um vídeo pequeno, que não demore muito pra renderizar ou salvar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que antes de fazer isso, veja se o Vegas possui alguma configuração pra usar os dois núcleos do processador ou se tem como usar Cuda ou DXVA (embora eu não saiba qual placa de vídeo você tem).

O jeito é testar mesmo. Faça como te falei antes, use um vídeo pequeno, que não demore muito pra renderizar ou salvar.

Uso uma placa nvidia geforce 9800gt.

Vou tentar fazer isso. Sobre a arquitetura CUDA, eu não tenho a menor ideia, só houvi falar.

Acho que meu problema é a questão de equipamentos adequados a edição de vídeo.

De qualquer forma agradeço pela força

Abraço

Geobr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Estou com problemas com filmes em hd e parece que tem varias pessoas aqui nesse forum que sabe muito sobre o assunto e poderá me ajudar.

Eu tenho um notebook lg 590-5400 com hd 640gb e placa nvidia. Eu baixo flmes pelo torrent mas muito deles ( não todos, uns 70%) fica com o audio dessincronizado depois de mais ou menos 10 minutos de filme. Parece que tem hora que o filme fica sutilmente mais lento e depois volta ao normal mas o audio não acompanha. Eu assisto pelo kmplayer e plugo direto na minha tv pela saida hdmi. Como sera que resolvo esse problema.

Agradeço a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Pessoal,

Não sei se vou conseguir esta resposta no Forum... mas alguém aí já testou MKV 3D?

Bom, tenho um aqui, só que acontece uma coisa estranha... digamos que os frames estão invertidos, pra assistir corretamente tenho que literalmente inverter os óculos ativos, usar de ponta cabeça.

Será que consigo arrumar isto com MKVMerge ou outro programa?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Espero que alguém me ajude.

Tenho uma placa de captura que também pega o sinal digital em Alta Definição. Estou capturando alguns videos para fazer testes de conversão de 1080p para 720p. Testei varios programas e finalmente cheguei neste tópico e descobri o XMedia Recode. Perfeito. Consegui passar do formato TS (video AVC e audio em AAC), para MKV.

Consegui diminuir bem o tamanho dos videos e a qualidade ficou ótima. Meu problema é que o Frame Rate está em 59,940 fps. Eu tento mudar para 23,976, o arquivo fica um pouco menor, mas o problema é que o video fica truncado, diferente dos videos de séries e filmes que são lançados em 720p.

Eu não sei que configuração poderia usar para ficar direito e perfeito. Se alguém puder ajudar, agradeceria muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá! Depois de muito tempo volto a postar por aqui e tenho um problema que não estou conseguindo resolver:

Ano passado passei a usar o Win7 Ultimate 64x (final) e de cara consegui encontrar um site russo com tutorial para instalação do K-Lite + Media Player Classic Home Cinema + DirectX 9.0. Cada um com uma determinada versão.

Funcionava perfeito, via meus filmes e documentários com extrema qualidade, dava pra ver até os poros do rosto do povo. Praticamente o mesmo que ver filmes com blu-ray e tv full hd.

Problema:

1. Formatei com a mesma versão do Win7.

2. De alguma forma, perdi o pacote com o tutorial (sequer lembro qual era o site)

3. Quais codecs e programas preciso para ter a mesma qualidade de antes?

Minha máquina:

ASUS P5CG-MX 1333 775

Code 2 Duo 1.8GHz 2MB L Cache 800MHz FSB

GeForce 8600GT

LG FLATRON L192WS

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe o incomodo, mas gostaria de saber se existem diferenças nos players de video de alta definição, se existe algum q se sobressae em qualidade em relação á outro, e os melhores é claro, se já tiver outro tópico com essas informações eu peço desculpas,mas procurei e não encontrei

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olar amigo,

Pelo que sei não e preciso um tutorial para instalar o k-lite codec pack. E so baixar da internet e instalar para saber de qual site baixar e so pesquisar o k-lite codec no google.

A questão não é um tutorial para o K-lite, mas para o pacote inteiro que citei.

E o K-lite, se instalado isoladamente, precisa de tutorial, sim, para XVID e FFDShow, além de ser necessário instalar pack 32 e 64 bits, caso não queiras usar algum player alternativo.

Espero que algum cidadão tenha encontrado esse site, me faz falta. ^^

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
A questão não é um tutorial para o K-lite, mas para o pacote inteiro que citei.

E o K-lite, se instalado isoladamente, precisa de tutorial, sim, para XVID e FFDShow, além de ser necessário instalar pack 32 e 64 bits, caso não queiras usar algum player alternativo.

Espero que algum cidadão tenha encontrado esse site, me faz falta. ^^

Abraço.

Esse pacote, em específico, não apenas me dava todos os codecs necessários, mas cada versão de cada programa do pacote era específico para a melhor qualidade de vídeo que já vi na vida.

Eu assistia filmes em um LG LCD de 19" (1440x900) com uma qualidade tão perfeita que parecia tv de led full hd. Coisa que o pacote K-lite que se baixa por aí não faz.

Nem os mkv com 15GB que assisto no monitor novo LG 23" LED (1920x1080) full hd são tão perfeitos como eram com o antigo pacote de codecs. Daí pode-se ter uma ideia. ^^

Ainda no aguardo de uma ajuda! \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
castor.troy, qual é a resolução, framerate, duração e tamanho em MB desses vídeos em wmv? Eles estão em boas condições (imagem sem ruídos, sem quadriculados, etc)?

Em tese seria possível diminuir sem perda visível de qualidade. Eu uso pra converter DVDs comuns para AVI e consigo colocar um DVD inteiro em um CD com a qualidade praticamente igual (não dá pra perceber a diferença sem muita atenção nos detalhes). Mas pra fazer isso eu redimensiono os vídeos de 720x480 para 512x288 (são 16:9) e ficam bons.

Digamos que seu vídeo seja em 640x480, 25fps, áudio em 128 Kbps. Convertendo ele em duas passadas, cada minuto ocuparia cerca de 9 MB, sem diferença visual perceptível. Mas tem que ver se a conversão compensa, em termos de tempo e economia de espaço, pois a conversão é demorada em PCs comuns. Se tiver um Dual Core ou 64 bits single, vale a pena com certeza, pois o processo será muito mais rápido.

PS: o MeGui, que usei no exemplo, aceita e trabalha com scripts AVISynth, ou seja, dá pra filtrar os vídeos pra eliminar certas imperfeições durante a conversão.

E aí, San-R.

Sou novo no Clube do Hardware e queria saber qual o melhor codec de Áuido e o melhor codec de Vídeo, para converter DVD's de vídeo de 720x480, MPEG-2, cadencia de 29.97fps, com Áudio Dolby Digital 2.0 ou 5.1, DTS ou LPCM (Linear PCM), sem perder quase nada da qualidade e conseguir uma boa compressão<-(Acho que é assim que se escreve "compressão"), to convertendo em RMVB mas não fica do meu gosto, se puder me ajudar fico agradecido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!