Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar ventilador de fonte queimada


Magno_Brum

Posts recomendados

  • Membro VIP

Postado Originalmente por project69@02 Out. 2003,15:36

Irá funcionar, mas com a metade da potencia, pois esta será dividida entre os coolers, Ex: se o cooler funciona a 12V, então sera passado 6V para cada cooler (Diminuindo o RPM)

Anderson Hoffmann

Não senhor, eles não estarão ligados em série para q isto ocorra. Quer dizer q c usarmos um benjamim para ligar uma TV e um Rádio no 110V ambos receberão somente 55V? Eles não iriam nem ligar desta forma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por mxp.douglas+04 Out. 2003,14:17-->
Phoenyx@02 Out. 2003,15:45

não iriam nem ligar desta forma...

AÊ, meu amigo phoenyx, falou bonito... MAS EU NUM ENTENDI NADA!

Vou tentar explicar mais claramente...

Quando compartilhamos a mesma corrente para 2 ou mais periféricos a carga disponível, por exemplo 110v, não será dividida. Na realidade eles irão puxar mais energia desta tomada para funcionar.

Ligação em série é como acontece com um radinho a pilha por exemplo. Imaginemos q ele funcione com 6v, mas uma pilha comum possui somente 1.5v, o q faremos? Simples, basta colocar quatro destas pilhas em série: -+ -+ -+ -+

Polo positivo encostando no negativo, entendeu? Medindo as 2 extremidades desta série com um multímetro vamos ter os 6v necessários.

Acho q compliquei mais ...hehehehe ...mas o princípio é este.

[]'s :**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não diminui não Manezoide, neste caso a fonte compensa a perda, a não ser q a mesma já esteja abarrotada d periféricos...

No meu PC por exemplo a fan do cooler está compartilhando a mesma saída em q a ventoínha do gabinete está, a rotação permaneceu a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@04 Out. 2003,17:21

Acho q compliquei mais ...hehehehe ...mas o princípio é este.

Agora sim! 100%

Confimando:

Possa botar minhas 5 fans (exemplo) no mesmo fiu 12v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@07 Out. 2003,14:41

Não diminui não Manezoide, neste caso a fonte compensa a perda, a não ser q a mesma já esteja abarrotada d periféricos...

Bom, se a fonte fornece corrente variável, daí eu não sei.

Mas nas experiências que faço (e na lei da física também (não sei de quem, nem qual nº :D)) a corrente divide quando está em paralelo.

Sei lá...  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez eu tenha me expressado mal, com certeza a corrente será dividida, afinal d contas ela estará sendo transmitida por um único terminal, o q quis dizer é q isto não significa q a tensão será a mesma. C a fonte geradora d energia suportar mandar mais carga, isto será feito, tanto é q por isso são recomendadas fontes d boa qualidade, ou no mínimo satisfatórias para cada uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mxp.douglas+07 Oct. 2003,15:08-->
Phoenyx@04 Out. 2003,17:21

Acho q compliquei mais ...hehehehe ...mas o princípio é este.

Agora sim! 100%

Confimando:

Possa botar minhas 5 fans (exemplo) no mesmo fiu 12v?

Escreveu (Phoenyx @ 04 Out. 2003,17:21)

Acho q compliquei mais ...hehehehe ...mas o princípio é este.

Agora sim! 100%

Confimando:

Possa botar minhas 5 fans (exemplo) no mesmo fiu 12v?

Bem colega, só alertando, a fonte fornece uma corrente x para a tensão de 12 volts, no caso 5 ventoinhas provavelmente não ocasionara problema, mas dependendo do componente não é muito bom ligar muitos em paralelo com o mesmo fio..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@07 Out. 2003,19:17

Talvez eu tenha me expressado mal, com certeza a corrente será dividida, afinal d contas ela estará sendo transmitida por um único terminal, o q quis dizer é q isto não significa q a tensão será a mesma. C a fonte geradora d energia suportar mandar mais carga, isto será feito, tanto é q por isso são recomendadas fontes d boa qualidade, ou no mínimo satisfatórias para cada uso.

Ué, mas na ligação em paralelo, por exemplo, se 2 componentes estão com o mesmo referencial de 110V e terra, porque dizer que não estão com a mesma tensão?

Eles podem não estar com a mesma potência, daí sim relacionado à potência da fonte (quanto mais potente, melhor, como você mesmo disse). :laugh:

Bom, mas dane-se a física! Afinal, tem coisas que nem Freud explica... :)  :tantan:  :ui:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, a corrente irá dobrar se você incluir duas ventoinhas iguais em paralelo.

você terá tensão constante e a potência necessária será o dobro (você irá usar duas ventoinhas de 4W, por exemplo, num total de 8W), só lembrar que P=V*I e você verá que se a potência dobra, a corrente também (mas cada ventoinha irá continuar recebendo a mesma corrente, irá dobrar é a corrente vinda da fonte).

O único problema de se ligar muitas coisas em paralelo é caso a corrente fique muito alta (o fio esquenta). Não lembro qual o limite de corrente para aqueles fiozinhos, mas em se tratando de ventoinhas, não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!