Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando o Corel Draw 10 - cores CMYK e Pantone


Posts recomendados

Povos, sou uma iniciante de nível ultra básico no mundo das artes gráficas. Instalei o Corel 10 outro dia e saí experimentando com as ferramentas. Esse é o único programa gráfico que eu tenho (então nem adianta citar o Photoshop ou versões mais recentes do próprio Corel), e não entendo quase nada dele. Então, please, se forem dar alguma dica, façam da maneira mais explicada possível, valeu? Grata pela paciência! :D

Bom, o troço é o seguinte. Tenho uma logomarca cujas cores no CMYK são 84%M e 94%Y. Tenho MUITA dificuldade em fazer com que as gráficas reproduzam com fidelidade essa cor. Nós usamos camisetas, folders, adesivos, cartões de visita, ímãs de geladeira e a própria página do site. Cada vez a logo sai num tom diferente, ora laranja, ora vermelho. :mad:

Então a minha pergunta é: o que eu posso estar fazendo de errado quando envio as informações para as gráficas? Eu passo a cor em CMYK, o arquivo TIF e o arquivo CDR e ainda assim tenho problemas. Andei pensando se era porque eu não tinha a cor em Pantone. Dando apenas o CMYK, as gráficas não têm uma dificuldade maior em regular a máquina para sair exatamente na combinação de cores que eu pedi? Se eu fornecesse o Pantone não seria mais fácil? :mellow:

Bem, aí eu recaio noutro problema. Qual é o Pantone para o CMYK 84%M e 94%Y? Eu não tenho a escala de Pantones, já examinei TODOS os Pantones disponíveis no meu Corel e nenhum tem essa exata combinação. Procurei também na net e não achei. Já me disseram que não adianta comparar na tela, pois na hora de imprimir fica diferente. Alguém saberia me dizer que Pantone é esse? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melaine

Problemas com a reprodução de cores são muito frequentes. Se o arquivo TIF e o CDR estão com as cores corretas nas porcentagens citadas (M84 Y94), provavelmente o problema está em seus fornecedores.

Muitas vezes mesmo se você mandar um material para ser impresso duas vezes na mesma gráfica, as cores podem sair diferentes. Isso porque o processo não é controlado, variando os pontos do fotolito, a regulagem de carga de tinta e pressão na impressão.

E em se trantando de fornecedores diferentes, com meios de reprodução diferentes (papel, tecido, internet), a coisa fica ainda pior.

No caso da impressão em gráfica a cor pode variar pelos ajustes já citados e pelo tipo de impressão. Na impressão CMYK haverá a mistura de Magenta e Amarelo através de pontos de tinta para formar a cor da sua marca.

Já com cores especiais, seria utilizada uma tinta já misturada da cor desejada para a impressão. Mas na maioria das gráficas pequenas e médias a cor é determinada pelo método do olhômetro.

Em silk para camiseta possivelmente a será utilizada uma tinta já com a cor desejada, mas também em muitos casos ela é definida pelo "olhômetro" de quem vai escolher a tinta.

Em grandes gráfica geralmente eles mantém um controle melhor das cores.

Para garantir as cores extas é preciso um controle muito grande em cima dos fornecedores, em especial com as provas de cor, e a garantia de que o trabalho sairá igual às provas. Algumas gráficas e estamparias fornecem provas em jato de tinta ou laser que nada tem a haver com o material final.

Se a impressão for em CMYK (geralmente quando o material tem muitas cores e fotografias) as cores CMYK seriam suficientes pois o fotolito seria feito a partir das porcentagens ajustadas no arquivo.

Se a impressão for com cores especiais (em geral com impressos de uma ou duas cores) tanto faz o pantone quanto o CMYK, pois a maioria das gráficas acaba misturando a cor por comparação com uma amostra que enviar ou com uma tabela de cores.

Já em gráficas que trabalham com Pantone e materias impressos com cores especiais Pantone daria para garantir a cor exata, como faz o mcdonalds por exemplo. Porém note que dependendo do tipo de material impresso as cores ainda sofrem pequenas alterações (papel fosco, papel brilhante, plástico).

Na internet o controle fica mais difícil pois dificilmente os monitores domésticos mostram as cores exatamente iguais. Alguns puxam pro azul, outros para o vermelho, ou verde.

Eu também não encontrei um Pantone exato com essas porcentagens de cor que passou.

Talvez tenha que conferir em uma tabela impressa e escolher uma cor Pantone próxima da sua cor atual, tipo Pantone 173 ou 179, e mudar um pouco a sua mistura de cores para um desses Pantones. E comparar essa "nova" com com cores de internet para definir uma cor padrão hexadecimal para o uso em internet.

Bom, resumo da ópera:

- Acho que o problema da diferença das cores que você está percebendo se deve aos diferentes fornecedores e materiais que utiliza.

- Nas impressões em CMYK pode mandar as porcentagens de cores no arquivo mesmo. Nas impressões com cores especiais e silk-screen pode mandar o cmyk ou o pantone, ou amostra da cor.

- Definir uma "nova" cor padrão. A cor será visualmente a mesma, só que com uma mistura diferente e uma cor Pantone realtiva a ela. Assim terá a cor padrão com definição em CMYK, Pantone e Hexadecimal.

- Acompanhar o processo de produção, exigindo provas de cor e a garantia de que a cor sairá igual a prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Sato, muito obrigada pela resposta.

É exatamente como você falou, as gráficas fornecem amostras em papel que não correspondem ao produto final. E complica mais ainda quando usamos fornecedores fora do estado, o que é relativamente comum.

A logo é bem simples, quase toda em preto e branco com apenas um nome de 3 letras nesse tom de CMYK que eu citei. Então imagino que recai no caso de "impressão com cores especiais" que você explicou.

E eu nem sabia que tinha mais esse padrão hexadecimal de cores para internet. Já não basta CMYK e Pantone, temos que ter também essa outra? Afe! Existe uma tabela em algum lugar na net?

Quanto à sua sugestão de escolher uma nova cor usando um padrão já existente, é uma excelente ideia. Mas eu teria que ter a escala de cores em papel, coisa que eu não tenho. Quem poderia ter essa escala para me ajudar a escolher essa nova cor? As gráficas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melaine

Nas cores especiais fica um pouco mais complicado pois pode acontecer de um pequeno fornecedor de camisetas não possuir uma tabela de cores, e consultar a referência de cor que você enviou (CMYK ou Pantone) na tela do computador no CorelDRAW por exemplo.

A Pantone possui amostras destacáveis de cores para serem enviadas aos fornecedores, porém acaba saindo um pouco caro e difíceis de encontrar em cores menos comuns.

Uma saída seria você definir uma cor padrão e mandar imprimir em laser colorida amostra de cores para enviar para os fornecedores. Lembrando que mesmo a impressão a laser pode dar diferença em relação à gráfica e à tabela. Assim muitas vezes é preciso fazer testes e imprimir a laser uma cor diferente do padrão para que ela saia visualmente igual ao padrão da tabela.

Em qualquer página da internet você pode entrar no menu "exibir" do Internet Explorer e escolher a opção código fonte. Isso exibirá o código html da página. Você poderá notar que existem várias entradas do tipo "#000000". Esses seis algarismos corresponde ao código hexadecimal relativo a cor RGB utilizada. Isso ajuda a padronizar a cor na internet, ao escolher uma cor que esteja dentro das 216 cores de segurança para internet.

voce pode consultar as cores para web no google, buscando por cores para web ou cores de web, ou no próprio CorelDRAW, entrando no preenchimento uniforme, escolhendo a aba Paletas e escolhendo a paleta "cores para web" na lista.

Até alguns anos atrás as gráficas distribuíam escalas de cores gratuitamente. Hoje no máximo algumas gráficas vendem essas tabelas.

Essa é uma boa ideia, consultar em uma gráfica uma escala CMYK e Pantone para escolher uma cor padrão semelhante a cor que utiliza atualmente.

Eu tenho uma escala de cores Pantone e CMYK, mas estou na região do ABC em São Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!