Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler dianteiro causa oxidação no HD ?


LeenKiss

Posts recomendados

Olá Caros Colegas,

Trabalho em um ambiente muito empoeirado com um gabinete Blue Eye da Leadership sem nenhum filtro de poeira e com um grande cooler dianteiro, logo em frente ao HD, soprando ar para dentro.

Ouvi de um técnico que este tipo de cooler, por jogar ar diretamente sobre o HD favorece o acúmulo de poeira e conseqüente oxidação ao passo em que os HDs são projetados para tolerarem altas temperaturas e não necessitam de refrigeração extra.

Já li reportagens bem claras condenando o uso de coolers diretamente colados ao HD pelo mesmo motivo (acúmulo de poeira e conseqüente oxidação). O referido técnico não falava desses "hd coolers" mas sim dos coolers frontais propriamente ditos.

Sei que muitos utilizam este tipo de cooler e sei também que muitos gabinetes são projetados assim. Mas sei também que muitos gabinetes vêm com defeitos terríveis de projeto. Então não vale para mim o argumento de que "todo mundo usa".

Gostaria de saber de vós se, de fato, o cooler dianteiro é capaz de causar esse efeito.

Desde já, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não coloca um cooler na frente por causa do HD, você coloca para ventilar todo o seu equipamento, desde HD, placa mãe, memória, GPU, processador....

o ar entra pela frente, e sai por trás, pelos exaustores.

Caso você queira ficar com seu hd, uns 6 ou 7 anos ( o que eu duvido extremamente) uma vez por semana sei la, pega um pincel, e da uma limpada, ou melhor ainda, um compressor (desses de encher bola de aniversário) e assopra seu gabinete, vai sair bastante poeira. Fazendo isso, você evita o acúmulo de poeira e as consequencias que ele trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei dizer exatamente se isso ferra o HD... eu por exemplo sempre usei uma fan de 120mm bem na frete do HD e pra piorar moro bem perto de um grande rio e nem por isso meus HDs enferrujam e os componentes "apodrecem" como eu já ví em muitos casos que os HDs literalmente estragaram como se fosse um pedaço de comida.

O negócio é colocar um filtro de poeira nas fans que sopram ar para dentro do gabinete. Para acabar com a umidade eu não sei, mas já ví gente que coloca sílica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer exatamente se isso ferra o HD... eu por exemplo sempre usei uma fan de 120mm bem na frete do HD e pra piorar moro bem perto de um grande rio e nem por isso meus HDs enferrujam e os componentes "apodrecem" como eu já ví em muitos casos que os HDs literalmente estragaram como se fosse um pedaço de comida.

O negócio é colocar um filtro de poeira nas fans que sopram ar para dentro do gabinete. Para acabar com a umidade eu não sei, mas já ví gente que coloca sílica.

bom aqui o único problema que enfrento é o pó.

por isso, fechei bem o gabinete, os slots pci's que estavam abertos e etc..

eu não tenho fan que joga o ar pra dentro, mais sim uma que joga pra fora, do mesmo jeito coloquei um tecido bem fininho na fan.

diminuiu bastante o pó.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow el papa... os materiais usados na fabricação evoluíram bastante de lá pra cá...

eu lembro lá em meados da década de 90, no meu pentium 166, em 3 anos o winchester :D não existia... ficava todo ferrado, começava a dar pau... e ó que eu moro em brasilia... aqui nao tem maresia, umidade... nada disso...

é simplesmente uma evolução dos materias e dos processos de fabricação... tem um p3 aqui em casa que tá com 8 anos de uso e tá longe de ter problemas...

além disso, as coisas estão evoluíndo tão rapidamente hj em dia que não dá mais tempo dessas coisas estragarem na nossa mão pelo tempo de uso ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!