Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
xxkobraxx

para puxar pela cabeça

Recommended Posts

boas, sou iniciante de c++ e estou a adorar. apesar de saber pouco. o que eu precisava agora era que alguem me desse uns exercicios basicos (nao muito basicos), de maneira a que eu conseguisse trabalhar a logica de programaçao. gostava tambem que se tivessem paciencia lol que me explicassem os procedimentos ( coisa assim de leve para eu ter trabalho tambem ) para a resoluçao do exercicio.

se me puderem fazer esse favor agradecia ^^

portem-se bem:D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, um exercício simples que eu sempre gosto de usar como exemplo para lógica de programação, seria criar um programa em C que encontre as raízes de uma equação do 2º grau. Se a equação nao possuir raizes reais, simplesmente imprima um aviso na tela, dizendo que as raizes sao complexas.

O exemplo é bem simples e muito bom para começar. No entanto, você mesmo pode criar exemplos para resolver, como verificar se um triangulo é equilatero, isosceles ou escaleno, etc.

Aguardo sua resposta.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi,

Como o amigo Triste respondeu, a matemática servir muito para estimular o raciocínio além de seus passos serem bem estruturados. Além do problema envolvendo a fórmula de Baskara e teoremas de triângulos, sugiro um clássico que em toda faculdade de computação passa: FATORIAL. Que é também matemática.

Um exercício um pouco mais trabalhoso, seria a transformação de um número de uma base para outro.

Ex.: um número na base 10 para base 2

11 ---------> 1011

Ex.: um número na base 2 para base 10

101 ---------> 5

Além da base 2, para 10: sugiro a conversão das quatro principais: hexadecimal(16), octal(8), binario(2) e decimal(10).

É um exercício bastante interessante.

Abraço e espero ter ajudado.

Caso tenha e-mail posso de mandar um exemplo desse conversor para ficar mais claro.

Compartilhar este post

Link para o post

boas noites amigos triste, e warlockplus ^^ estive a ler por alto os vossos exercicios e resolvi o que me parceu ser assim mais fácil lol aqui esta ele :

double x1, y1;
double x2, y2;
double x3, y3;
double lado1 = 0, lado2 = 0, lado3 = 0;

cout << " mete lado 1 (x/y) " << endl << endl;
cin >> x1 >> y2;

cout << " mete lado 2 (x/y) " << endl << endl;
cin >> x2 >> y2;

cout << " mete lado 3 (x/y) " << endl << endl;
cin >> x3 >> y3;

cout << endl;

lado1 = sqrt(pow(x2 - x1, 2) + pow( y2 - y1, 2));
cout << " O primeiro lado mede " << lado1 << " centimetros " << endl << endl;

lado2 = sqrt(pow(x3 - x1, 2) + pow( y3 - y1, 2));
cout << " O segundo lado mede " << lado2 << " centimetros " << endl << endl;

lado3 = sqrt(pow(x3 - x2, 2) + pow( y3 - y2, 2));
cout << " O terceiro lado mede " << lado3 << " centimetros " << endl << endl;

if(lado1 == lado2 && lado1 == lado3 && lado2 == lado3)
{
cout << " O triangulo e' equilatero " << endl << endl;
}
else
if(lado1 == lado2 && lado1 != lado3 || lado2 == lado1 && lado2 != lado3 || lado1 != lado2 && lado1 == lado3 || lado2 != lado1 && lado2 == lado3)
{
cout << " O triangulo e' isosceles " << endl << endl;
}
else
if(lado1 != lado2 && lado1 != lado3 && lado2 != lado3)
{
cout << " O triangulo e' escaleno " << endl << endl;
}

se tiver alguma coisa mal pf digam ^^ ainda nao tive tempo para pensar bem nos outros, para alem disse tenho que confessar que pouco ou nada sei de matematica -.-'' lol por isso tenho que pensar melhor no teu outro exercicio, triste.

agora, warlockplus, tenho e.mail sim se nao for chatear muito agradecia então :) vou mandar o meu mail por pm.

um abraço a todos, fiquem bem ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço e espero ter ajudado.

Caso tenha e-mail posso de mandar um exemplo desse conversor para ficar mais claro.

acho que nao da para mandar pm, ou sou eu então que nao sei =/ mas de qualquer maneira este é o meu mail : kobracolin@hotmail.com

te mais e obrigado mais uma vez :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, um exercício simples que eu sempre gosto de usar como exemplo para lógica de programação, seria criar um programa em C que encontre as raízes de uma equação do 2º grau. Se a equação nao possuir raizes reais, simplesmente imprima um aviso na tela, dizendo que as raizes sao complexas.

O exemplo é bem simples e muito bom para começar. No entanto, você mesmo pode criar exemplos para resolver, como verificar se um triangulo é equilatero, isosceles ou escaleno, etc.

Aguardo sua resposta.

Espero ter ajudado.

amigo triste, depois de muita pesquisa sobre " o que é e como fazer uma equaçao de segundo grau " lol penso ter resolvido o seu exercico, de duas maneiras diferentes ^^ aqui esta ele:

//METE ISTO ACTIVO SE QUIZERES EXPRIMENTAR O PROGRAMA PELA SEGUNDA FORMA
//double a, b, c, x1, x2, x3, y1, y2, y3, DELTA;

double a, b, c, x1, x2, DELTA;

cout << " Este programa mostralhe as raizes da sua equacao " << endl << endl;

cout << " Introduza o 'a' da equacao " << endl << endl;
cin >> a;

cout << " Introduza o 'b' da equacao " << endl << endl;
cin >> b;

cout << " Introduza o 'c' da equacao " << endl << endl;
cin >> c;

//PARA SE ACHAR O DELTA
DELTA = pow(b, 2) - 4 * a * c;

cout << " O Delta e' igual a " << DELTA << endl << endl;
if(DELTA == 0)
{
cout << " A equacao tem uma raiz real " << endl << endl;
}
else
if(DELTA > 0)
{
cout << " A equacao tem duas raizes reais " << endl << endl;
}
else
{
cout << " A equacao nao tem raizes reais " << endl << endl;
}

//FORMULA DE BASKARA
x1 = (-b + (sqrt(DELTA))) / (2 * a);
x2 = (-b - (sqrt(DELTA))) / (2 * a);

//OUTRA MANEIRA DE SE ACHAR AS RAIZES SEM O USO DO DELTA, SO SE TEM É QUE SE ALTERAR OS OUTPUT'S DE x1 PARA x3 E x2 PARA y3
/*x1 = (pow(b, 2)) - (4 * a * c);
x2 = sqrt(x1);
x3 = (-b + 6) / (2 * a);

y1 = (pow(b, 2)) - (4 * a * c);
y2 = sqrt(x1);
y3 = (-b - 6) / (2 * a);*/

cout << " As raizes da equacao sao : " << endl << endl;
cout << "(" << x1 << "," << x2 << ")" << endl << endl;

pronto eu como nao percebo muito de matematica posso ter errado nos calculos porque nunca sei se eles estarao certos =/ mas se tiver qualquer coisa mal pf dizme :) senao tiver estou pronto para mais um :lol:

fiquem bem ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais