Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
pboechat

Problema energético ou falta de sorte?

Recommended Posts

Ola pessoal,

Tive o infortunio de perder 2 fontes e 2 placas mae de maneira muito similar e num espaco de menos de 6 meses. Uma das fontes era uma genericona e outra uma seventeam de 420W (o que acreditava estar muito acima do consumo real do meu pobre ex-pc).

O que ocorrera em ambas as situações fora o seguinte: um belo dia o pc parava de ligar e, apesar do led da mobo permanecer on, a ventoinha do processador nao girava por mais do que 1 segundo. Trocada a fonte por uma nova, em menos de 1 semana a placa-mãe simplesmente parava de funcionar. Ambos os PCs estavam ligados a filtros de linhas (diferentes), compartilhados com outros perifericos (como impressora e scanner) que permanecem até hoje sem apresentar nenhuma alteracao.

Nos ultimos dias nao houve pico de luz e tambem nao ha outros casos de aparelhos eletronicos queimados aqui em casa... ah, só o estranho caso de uma terceira mobo ter parado de reconhecer um HD antiguinho que tenho aqui hj...

Como podem ver, muita coisa dando errado de uma vez só! A urucubaca aqui tá danada!

Palpites?

Atenciosamente,

Pedro

PS = Num dos casos me lembro que, ao remover o HD da mobo, senti um leve choque na ponta dos dedos... could it be something?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eletrecidade estática, this could the "thing" you're looking for! ;P

Aterramento é uma resposta! A eletrecidade estática acumulada na carcaça do gabinete não tem pra onde ir, se de descarregada em cima de um chip, já era meu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é colega, sou mesmo um jeca nesses assuntos de eletricidade, mas ja haviam me falado (nao sei com que grau de chute) que o pc poderia ter "queimado" de dentro pra fora. Peço-te que me ajude a desvendar o misterio, e pra isso, dar-te-ei mais algumas informações que julgo poderem ser relevantes:

- um pcs ficava em contato direto com o chão frio, exceto por dois paninhos de feltro que minha mae botara nos "pes" do gabinete.

- outro pc ficava em cima de um carpet...

Saberias mencionar fatores que poderiam colaborar pra esse acúmulo de energia no gabinete?

Atenciosamente,

Pedro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum, n sei porque, mas n ponho minhas fichas em energia estatica nesse caso!

Acho q seu problema pode estar relacionado com a alimentação de energia, ou melhor, com alguma variação irregular de energia q alimenta teu pc.

Esses casos de energia estática queimar fontes são incomuns, talvez até justifique o estrago nas placas mãe, mas as fontes em geral n sofrem com energia estática.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carpete, sem aterramento e mexer internamente do PC sem nenhuma proteção anti-estatica é fatal. Agora realmente, a fonte queimar não tem muita haver com eletrecidade estática a nao ser q você toque diratamente nas perninhas de algum chip controlador dela.

Problemas elétricos são meio chatinhos de achar. Mas como anda a tensão ai da sua tomada? Tem um multimetro pra medir?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×