Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
pboechat

Problema energético ou falta de sorte?

Recommended Posts

Ola pessoal,

Tive o infortunio de perder 2 fontes e 2 placas mae de maneira muito similar e num espaco de menos de 6 meses. Uma das fontes era uma genericona e outra uma seventeam de 420W (o que acreditava estar muito acima do consumo real do meu pobre ex-pc).

O que ocorrera em ambas as situações fora o seguinte: um belo dia o pc parava de ligar e, apesar do led da mobo permanecer on, a ventoinha do processador nao girava por mais do que 1 segundo. Trocada a fonte por uma nova, em menos de 1 semana a placa-mãe simplesmente parava de funcionar. Ambos os PCs estavam ligados a filtros de linhas (diferentes), compartilhados com outros perifericos (como impressora e scanner) que permanecem até hoje sem apresentar nenhuma alteracao.

Nos ultimos dias nao houve pico de luz e tambem nao ha outros casos de aparelhos eletronicos queimados aqui em casa... ah, só o estranho caso de uma terceira mobo ter parado de reconhecer um HD antiguinho que tenho aqui hj...

Como podem ver, muita coisa dando errado de uma vez só! A urucubaca aqui tá danada!

Palpites?

Atenciosamente,

Pedro

PS = Num dos casos me lembro que, ao remover o HD da mobo, senti um leve choque na ponta dos dedos... could it be something?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eletrecidade estática, this could the "thing" you're looking for! ;P

Aterramento é uma resposta! A eletrecidade estática acumulada na carcaça do gabinete não tem pra onde ir, se de descarregada em cima de um chip, já era meu...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é colega, sou mesmo um jeca nesses assuntos de eletricidade, mas ja haviam me falado (nao sei com que grau de chute) que o pc poderia ter "queimado" de dentro pra fora. Peço-te que me ajude a desvendar o misterio, e pra isso, dar-te-ei mais algumas informações que julgo poderem ser relevantes:

- um pcs ficava em contato direto com o chão frio, exceto por dois paninhos de feltro que minha mae botara nos "pes" do gabinete.

- outro pc ficava em cima de um carpet...

Saberias mencionar fatores que poderiam colaborar pra esse acúmulo de energia no gabinete?

Atenciosamente,

Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, n sei porque, mas n ponho minhas fichas em energia estatica nesse caso!

Acho q seu problema pode estar relacionado com a alimentação de energia, ou melhor, com alguma variação irregular de energia q alimenta teu pc.

Esses casos de energia estática queimar fontes são incomuns, talvez até justifique o estrago nas placas mãe, mas as fontes em geral n sofrem com energia estática.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Carpete, sem aterramento e mexer internamente do PC sem nenhuma proteção anti-estatica é fatal. Agora realmente, a fonte queimar não tem muita haver com eletrecidade estática a nao ser q você toque diratamente nas perninhas de algum chip controlador dela.

Problemas elétricos são meio chatinhos de achar. Mas como anda a tensão ai da sua tomada? Tem um multimetro pra medir?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais