Ir ao conteúdo

Como posso testar a real potencia da fonte

nivasm

Posts recomendados

Postado

como saber se a fonte de 400w trabalha mesmo com 400w, etc..?

Preciso de um passo a passo.

Com multimetro? como usa-lo para esta aplicaçao?

Serei muito grato se me ajudarem

Valeu!

Postado

Basta ligar uma carga... vamos ver... é melhor dividir (assim 400W/ 200 no 5v e outros 200w no 12 - tem que ver a fonte)

então P=V²/R => R = P/V²     200/25 uns 8ohms, 200/144 2ohms.

Agora, ligue algo que aguente disspar 200W

Boa sorte!

Postado

Pare!.

Cada tensão tem uma potencia maxima!

Consulte o fabricante da fonte ou procure informação em similares.

Ex: puxa-se 40A do 5V e 2A do 12V..., 0,5A do -12V e por ai vai...

Compre uma carga resistiva da SMS.

Lembre-se que a fonte utiliza uma das tensoes para realimentação!

Lembre-se que os capacitores e diodos bem como o enrolamento do trafo tambem estão limitados a isto!

Procure um tecnico que conheça e tenha os equipamentos! :muro:

Postado

Já construi cargas com transistores de potência mas outra alternativa seria adaptar à saida da fonte , no caso de 12 volts , lâmpadas de carro que provavelmente servirão de carga. Aqui uso lâmpadas da variant antiga que tem dois filamentos , um de 4A e o outro de 8A esta lampada tem tres polos. Eu uso essas lâmpadas para teste de fontes para saber se aguentam.

Postado
Postado Originalmente por nivasm@07 Out. 2003,16:49

Torrei um multímetro,uma fonte e meus dedos essa semana tentando medir a corrente largada por um fonte...aparentemente eu tenho que estudar um pouquinho mais fazendo isso(meu velho não sabe nada de micros mas é eletrecista a 30 anos conseguiu me vencer nessa)

Postado

Postado Originalmente por Gustavo-porto alegre+19 Out. 2003,03:13-->
nivasm@07 Out. 2003,16:49

Torrei um multímetro,uma fonte e meus dedos essa semana tentando medir a corrente largada por um fonte...aparentemente eu tenho que estudar um pouquinho mais fazendo isso(meu velho não sabe nada de micros mas é eletrecista a 30 anos conseguiu me vencer nessa)

Cara, como você fez? Deixa eu adivinhar, você ligou o multímetro em amperes e ligou na saída da fonte, né...

Pois bem, você fez xxxxxxx... (mas como ninguém nasce sabendo, tá perdoado.)

Quando você liga o multímetro em corrente, a resistência interna dele cai muito (coisa de 0,1ohms)

Vamos fazer as contas:

(pra fazer uma conta camarada: P= V²/R --> (5V) 25/0,1 = 250W pra 12V -> 144/0,1 = 1440W)

:ui:

Não há fonte que aguente...

A medida em corrente serve pra quando você tem uma CARGA já, daí você liga em série com a CARGA e mede a corrente que ela está puxando...

• mês depois...
Postado

a fonte é de 400W

isso não quer dizer que ela vai estar sempre dando 400W pra carga

ela vai dar o que a carga pedir.

por exemplo

uma carga de 100ohms

com 5Volts

P= V²/R

P = 5² / 100

P = 25 / 100

P= 1/4 = 0,25 W = 250mW (só que essa fonte é de 400W)

(é este mesmo exmplo só que em uma escala maior)

Postado
:wacko: Ei meu: faz o seguinte: Perto de onde tu mora tem alguma casa abandonada? Se tiver, faz um confisco do Wattimetro de la (o relogio de medicao de consumo). :ph34r: Agora, cuidado pra não ficar agarrado na rede de corrente eletrica (Bzzzz!!!) :tantan:<_< . Depois, tu liga de tudo que é aparelho nela (HD, CD, Computador, etc... Detalhe: menos monitor e impressora. Ai tu tem mais ou menos uma media do consumo dela. Agora se tu quer medir a corrente, compra um amperimetro direto e depois joga na formula de consumo. :muro::-BEER
  • Membro VIP
Postado

A maneira correta seria meter em cada uma das linhas (12V, 5V, 3.3V, etc) uma carga resistiva que "puxe" uma corrente próxima ao limite de cada linha. Cada carga tem que ser um banco de resistores (ou lâmpadas) de modo a você poder ir variando a mesma (ligando mais elementos em paralelo).

Aí você mede a tensão em cada carga, e calcula a corrente pela ddp (V=RxI). Aliás, isso em lâmpadas não funciona, pois a resistência varia com a mudança na temperatura do filamento.

Mas tenha em mente que a questão não é que a fonte dê realmente a potência nominal, mas sim que ela mantenha as tensões constantes à medida que a carga aumenta.

• mês depois...
Postado

é simples:

pega um reostato de uma boa potencia e liga numa das saídas da fonte e vai aumentando a carga (cuidado pra não zerar senão vai tudo pro pau!!) e coloca o multímetro pra medir a tensão (EM PARALELO). assim que a tensão começar a cair muito, você para de aumentar a carga e mede a corrente (EM SÉRIE POR FAVOR!!!!). pega os dois e multiplica

P= V.I

o produto é a potencia máxima

Postado

Galera vamos ver se posso ajudá-los estou eu aqui com uma fonte de 300w ATX, do modelo agps-300N. A mesma possui as seguintes características para as saídas de tensão:

+ 3,3v == 15A

+ 5,v == 29A

+ 12v == 11,5A

- 5v == 0,5A ou 500mA

- 12v == 0,5A ou 500mA

+ 5Vsb == 1,5A

Outra coisa q gostaria de expor que se uma fonte estiver fornecendo tensão...não quer dizer que ela esteja fornecendo corrente, com isto sua fonte ainda continua danificada....como visto nos níveis de tensões acima, não é possível toda a potência da fonte em dados terminal, você deve medir a potência da fonte por terminais diferente e fazer o somatório...

• mês depois...
Postado

Acredito que um bom método é ir ligando resistores iguais em paralelo nas saídas da fonte (acho melhor testar uma de cada vez).

Por exemplo:

Saída de 5V: Usar resistores de 1 ohm por pelo menos 30W. Cada resistor acrescentado "puxará" 5A da saída. Vai-se acrescentado resistores e medindo-se a tensão de saída até que ela abaixe de 5% (no caso menos que 4,75V). Nesta condição a fonte terá chegado a sua potência real para esta saída. Pode ser surpreendente que a corrente em que isto aconteça esteja bem abaixo do especificado para a fonte.

De modo análogo recomendaria:

Saída 3,3V: Resistor 0,68 ohms por 20W

Saída 12V: Resistor 2,2 ohms por 70W!

Com estes valores a corrente aumenta em passos de 5A, aproximadamente. Há de se considerar o valor comercial dos resistores e a variação da resistência com o aquecimento. Por falar no dito cujo, todo cuidado é pouco porque os resistores vão esquentar prá c.....

• 3 semanas depois...
Postado

Pô pessoal essa parada tá muito difícil de entender, uma que cada um fala uma coisa, alguém ai para postar um passo a passo e se possivel com fodos para ajudar quem não entende muito sobre o assunto (eletrônica)...

Pô pessoal vocês estão complicando se for assim ou começar a falar sobre algoritmos... heheeh brincadeira...

T+

:bandeira:

• mês depois...
Postado

não tenho tanta certeza da linearidade das fontes de Pc para apenas com uma forma linear descobrir seu funcionamento por completo... Mas interessa pro pessoal e a mim apenas saber o limite máximo suportado pela fonte.

Alguem tem mais informações sobre as fontes que dão a wattagem em W reais?? Disseram que uma fonte de 200w reais é capaz de suportar todas as configurações de hardware existente hoje em dia, e que é equivalente a uma de 400w não reais... Isso é verdade??

Quais sao as marcas boas de fonte? E as melhores em CustoxBeneficio?

A maioria dos gabinetes já vem com fonte, as empresas de gabinte (satellite por Exemplo) sempre adotam a mesma fonte, ou seja, sempre da mesma marca??

• 2 semanas depois...
Postado

um exemplo uma pessoa tem um nobreak de 650VA sendo que é ligado nele um monitor e o gabinete que tem uma fonte de 300w, então depois essa pessoa resolve trocar a fonte de 300w por uma de 500w então esta fonte estara puxando

500w?

Postado
um exemplo uma pessoa tem um nobreak de 650VA sendo que é ligado nele um monitor e o gabinete que tem uma fonte de 300w, então depois essa pessoa resolve trocar a fonte de 300w por uma de 500w então esta fonte estara puxando

500w?

Acho que nesse caso a fonte vai puxar apenas a wattagem que se utiliza, pois ela não irá consumir mais corrente se o Hardware é o mesmo.

• mês depois...
Postado

Literatura, :P

Como calcular a potência de uma fonte??? Olha só, nada melhor do que literatura de verdade. Vai numa biblioteca qualquer de uma faculdade que possui curso de elétrica ou eletrônica.

Os livros que vão te falar direitinho, pra quem está começando, podem ser: :aranha:

Irwin (autor) - Análise de Circuitos Elétricos

Dorf - Circuitos (já foi traduzido pra português)

Ou façam como eu, que não gosto de gastar dinheiro com livro, acho um absurdo o preço dos livros no Brasil:

Vai no eMule e baixa o maravilho o super power fenomenal, hhaa,

- The Electrical Engineering Handbook.pdf B)

Tem trocentas mil fontes e você baixa rapidinho.

Informação de verde pessoal deveria ser obrigatório. Na internet é difícil você achar algo que realmente tenha uma teoria mais aprimorada, pra você descobrir os porque's das coisas.

Valeu,

-Darkout

msn: [email protected] :D

Não sei se vocês perceberam em outras posts minhas, eu sou colecionador de eBooks. Existem material muito bom em que os gringos de lá estão scaneando e colocando em PDF. Se você estiver a fim de comprar um livro, procurem primeiro em pdf depois comprem por favor. Harry Potter, Senhor dos Aneis, Stephen King? Já li todos, em português traduzido ainda por cima, peguei uma impressora a laser, levei um bom tempo pra conseguir compra uma e agora imprimo tudo, o custo é de 2 centavos a página, contando papel e desgaste da impressora, sem contar o tonner. Depois, mando encadernar R$5 pra um livro com mais de 1000 páginas.

Recomendações em Elétrica: :devil:

- Microelectronic.Circuits.by.Sedra.and.Smith

-The Electrical Engineering Handbook

-The RF and Microwave Handbook

-OReilly - Building Wireless Community Networks.pdf

-UWB Signal Propagation for Outdoor Wireless Communications.pdf

-Handbook of Antennas in Wireless Communications - 2002.pdf

-Analysis And Design Of Integrated Circuit-Antenna Modules.pdf

-Electromagnetic Radiation.pdf

-Electromagnetic_Interference.PDF

ed2k://|file|Microelectronic.Circuits.by.Sedra.and.Smith.-.solution.book.rar|42884789|63E3226ACE8BF2261A712D4B48D9A126|/

• Membro VIP
Postado

O problema é que o pessoal quer aprender em uma semana!!!! Eletricidade é como a vida! Tem que seguir no dia a dia...Quando tiver o conhecimento básico, estas dúvidas de como medir isto ou aquilo, serão resolvidas.

Não basta medir e obter o resultado numérico, tem de saber o que significam os valores encontrados! Só o conhecimento dará respostas boas e simples para questões simples como medir a potência de uma fonte. O difícil será entender que o valor medido com um multímetro, esconde outros fatores que só a teoria da eletricidade poderá explicar...

Vejam por exemplo as muitas formas de alguém explicar quais as diferenças entre CC, DC, AC, CA. Se o camarada não souber o básicão, ficara com mais dúvida do que tinha antes...pensará que é uma outra forma.... :zoio:

Postado
:D O procedimento é simples, não precisa haver tanta divergência de informação, Potência é tensão multiplicado por corrente, então faça o seguinte, com a fonte ligada na máquina, veja qual é a corrente que circula naquele momento, multiplique pelo valor de tensão, você terá o resultado em Watts, some os valores dos +5V, -5V, +12V e -12V e terá a potência total.
  • Membro VIP
Postado

Ai é que tá a falha....

À todo instante o PC tem consumo variando. É o cdrom que roda, hd mais ou menos intensamente trabalhando, cpu idem, até a variação numa imagem fará variar o consumo do monitor, que recebe sinal da placa de vídeo. Tem também o som, etc, etc...

Por isto, é que são aproximações bem grosseiras, apenas para se ter uma ideia de consumo. Nada de CONSUMO REAL....

Postado

Sobre a potencia fornecidas pelas fontes de alimentação vocês não estão levando em consideração que é diferente alimentar uma carga passiva, como é o caso dos resitores, de alimentar uma carga com elementos ativos, como é o caso do micro computadores que possuem varios componentes semicondutores, bobinas e capacitores. Para cargas desse tipo é necessario levar em consideração o fator de potencia da carga porque ela não obedece a lei de ohm (i=u/r).

Para mais detanhes sobre coisas desse tipo estou disponivel no:

MSN:[email protected]

EMAIL: [email protected]

:bye:

• mês depois...
Postado

o melhor método realmente seria com um reostato que é mt caro e difícil de achar, seria liga um amperimetro (em série relmente) e ir diminuindo a resistencia de reostato (que é uma resistencia variável de alta potencia) até ela desarmar, porque se ela for uma fontezinha boa ela não vai queimar nem nada, só vai desarmar, se não puder usar o reostado, utize uma cara de resistores de potencia mesmo, com os cálculos que todos mencionaram, eu conserto fontes e testo elas com uam carga resistiva e um cooler...porque elas esquetam demais, lampadas não são boas, pois variam a resistencia e quando ligadas podem desarmar a fonte com um pico de corrente (amperes), com isso você poderá saber a potencia real da tua fonte!!

qualquer coisa só falar!!

Postado

rapaz e bem difícil medir a potencia de uma fonte já que você precisaria saber que a corrente que passa nela no momento , lembrando que a corrente total seria a soma de corrente puxada pelos compnentes ligados a ela e apotencia da fonte e a soma da potencia fornecida por cada saida a de 5V a 12V e a de 3,3 , nunca meta o multimetro pois você ira queima-lo porque a corrnete sera muito maior do que a que a mairia dos multimetros por ai pode suportar, você poderia medir a tensão de saida da fonte em consumo minimo , e depois medir ela com consumo maximo se caoir muito então ela estara sobrecarregada uma fonte e considerada normal se estiver dando ate 9v nos 12v , entre 4,8 a 5,25 nos 5V e noa confiem nesse sensor de placa-mãe não nunca funciona direito!!! valeu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!