Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos - oq manda mais....video ou CPU ???


vfjunior

Posts recomendados

Ola pessoal... é o seguinte... nao sou nenhum aficionado por jogos, mas de vez em quando jogo algum jogo meia boca... enfim...

Peguei o disco de um amigo meu de um jogo chamado Gran Prix 2007... Instalei no meu note (HP dv6636nr - TL58 1.9, 2gb, hd 160 e go7150) e rodou tranquilamente com algumas configuracoes no medio e algumas no maximo...sem lags nem nada... até aí beleza... aí um amigo viu eu jogando e pediu preu instalar no note dele (C720br - M530 1.73, 1,5gb, hd 80 e X3100)....quando fui rodar..coloquei TUDO NO MINIMO...mas fica INJOGAVEL...

E é aih que vem minha pergunta.... pois varios usuarios aqui dizem que o que mais manda num jogo é a GPU... e pelo que dizem aqui as duas placas de video sao praticamente a mesmo porcaria....baseado nisso:

1) o jogo não teria que rodar igual nos dois notes???

2) na pratica o video nao é TAAAO importante qto dizem e o CPU acaba tendo papel importantissimo????

3) ou a x3100 é muito pior que a go7150???

Ta meio confuso mas acho que da pra entender....rs

abç...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto CPU quanto VGA importam no desempenho de jogos. A VGA trabalha com os gráficos, enquanto o CPU trabalha com a AI, a engine do jogo e calcula os efeitos físicos. A respeito das 2 VGAs que você comentou eu não sei informar o desempenho, dá uma pesquisada no Google que você encontra fácil algum tipo de comparação ou tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa de video manda mais em jogos e quando onboard compartilhada no caso das classe 5 como no caso de vocês CPU tb porque a CPU tem q ajudar a GPU, por isso as vezes compensa ate catar uma CPU um pouco mais fraca e video dedicado porque esta vai trabalhar livre ao passo q a compartilhada tem q ser socorrida pela CPU, isso nao so em jogos mas qq coisa q você use com o monitor ligado.

[]'s

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VIDEO MANDA INFINITAMENTE MAIS!

Exemplo, meu E-max Celeron tem uma x1300, que nem é lá GRANDE coisa hoje em dia, mas é dedicada.

Na mesma sala da faculdade existem mais 10 notes(entre 20 alunos O.o, 11 notes), somente o meu tem placa dedicada.

Lá podemos encontrar notebooks com Core 2 Duo T7500, alguns Turon X2 TL60 e outros, vários com mais de 2GB de ram. Mas NENHUM com placa de vídeo dedicada, exceto o meu.

Bom, já testei vários e a x1300 dá um desempenho INFINITAMENTE superior que esses outros, quase todos com X3100.

O Jogo de exemplo é o Need For Speed Most Wanted, que nem é tão novo. Jogo com vários efeitos em 800x600, sem problemas, FPS mínimo acima de 30. Um Dell Latitude com C2D acho que T7200 roda no MÍNIMO e com MÁXIMO de uns 20 FPS.

Outro exemplo, Dual Core T2130 com VIA CHROME, NEM RODA O MESMO JOGO.

Outro exemplo, os notes com 6100go e 7100 go rodam QUASE igual a x1300, mesmo com processadores DUAL. Rodam geralmente em 800x600 sem efeitos ou em 640x480 com alguns efeitos.

Conclusão dessa brincadeira, TODO MUNDO tem inveja do desempenho do E-max. Mesmo sendo só CELERON. AH! E mesmo antes de colocar 3GB já tinha o mesmo desempenho, só melhorou o desempenho nos Loadings do Never winter nights 2, porque quando eu volto pra mesma área ela já está carregada na ram e o Loading é muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa de vídeo compartilhada : processador tem uma grande influencia ( em relação a FPS e loadings das fases)

Placa de video dedicada : processador tem MÍNIMA influencia ( em relação a FPS ... em loadings de fases o processador tem uma influencia media )

Curto e grosso porque funciona assim ... ^_^ Nem li o q pessoal escreveu antes de mim porque é assim q funciona e se alguem citar o contrario ta errado ...

Ex : Doom 3 em Emax com Celeron 440 e em Emax com Dual Core T2060 ( configurações do jogo identicas nos dois notes ) : FPS IDENTICO em ambos os notes e loading da fase ligeiramente mais rápido no Emax Dual Core ;)

OBS : Não me lembro quem disse q jogos otimizados pra processadores multiplos aí sim influenciaria o processador medianamente em FPS em placa dedicadas , caso comparasse um processador de núcleo simples ( ex celeron 440 ) e processador núcleo multiplo ( ex Dual Core T2060 ) ... Quake 4 citaram q tem isso ,,, enho ojogo mas nao testei ... Agora deu vontade ... Vejo se la pra quarta ou quinta testo e posto aqui os resultados ... =]

Mas independente do notebook , tem uma regra geral de influencias :

Placa de Video > Memoria Ram e HD > Processador

Use isso e você nunca irá errar na compra caso queira um note pra jogos ... =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah ta...agora entendi...hehehe....então na pratica o processador também meio que "vira" pl de video... heheheh... ta explicado......rs...e da pra concluir então que o jogo em questao utiliza os dois núcleos do processador nhe??? pois senao era pra ter um desempenho semelhante entre os dois notes...???

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah ta...agora entendi...hehehe....então na pratica o processador também meio que "vira" pl de video... heheheh... ta explicado......rs...e da pra concluir então que o jogo em questao utiliza os dois núcleos do processador nhe??? pois senao era pra ter um desempenho semelhante entre os dois notes...???

abç

De modo geral para a MAIORIA DAS APLICAÇÕES, se você tem um processador feito nos 2 últimos anos ELE NÃO SERÁ O SEU PROBLEMA.

Digo isso com conhecimento de causa, ok?Usuário de computadores desde a época do XT (antes do 286 e série X86).

Quase em 100% das vezes a limitação se dá por, em ordem para aplicações gerais: Quantidade de Memória RAM, velocidade do HD, velocidade da memória RAM, placa de vídeo e depois o processador, vai por mim.

A não ser que você se importe e queira usar MUITAS atividades ao mesmo tempo no PC. Pra fazer o meu Celeron chegar a 100% é difícil, cara. E eu rodo BIOSHOCK nele, um jogo bastante pesado. Além de usar aplicações pesadas de engenharia, MATLAB, ORCAD, MULTISIM, AUTOCAD, programas NADA LEVES, inclusive o Multisim consegue levar o meu celeron a 100%, mas não entendo porque, pois ele dá o mesmo em outros COre 2 Duo e não fica lento o PC quando tá em 100% acho que quando tem melhor processador ele faz cálculos mais precisos (com MUITAS casas decimais ou mais simulações em menos tempo, nada que eu tenha conseguido perceber), ou é mesmo mal otimizado e come quanto processamento você quiser dar pra ele.

E, novamente, pra jogos o que manda é GPU, um amigo meu comprou o Itautec com T2130, o computador é muito bonito, rápido e achei 10, mas a placa da VIA matou o coitado. Além claro, do prazer de ver a cara de espanto (e posteriormente raiva) em ver que o e-max celeron dá um show nos Core 2 duo com X3100

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe...de programa pesado eu também entendo um pouquinho....rs... utilizo o 3dmax e enqto ta renderizando, os dois núcleos do processador ficam a 100% de atividade.....rs

Pode apostar que mesmo o 3DMAX, se você botar ele num celeron com placa de vídeo boa, ou num Core2Duo com integrada, acho que ainda vai rodar melhor no celeron. Quase certeza.

EDIT: Integrada Intel, Via ou SIS. Integradas da ATI e da geforce não são ruins não. Só não são tão boas quanto as dedicadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa de vídeo compartilhada : processador tem uma grande influencia ( em relação a FPS e loadings das fases)

Placa de video dedicada : processador tem MÍNIMA influencia ( em relação a FPS ... em loadings de fases o processador tem uma influencia media )

Curto e grosso porque funciona assim ... ^_^ Nem li o q pessoal escreveu antes de mim porque é assim q funciona e se alguem citar o contrario ta errado ...

Ex : Doom 3 em Emax com Celeron 440 e em Emax com Dual Core T2060 ( configurações do jogo identicas nos dois notes ) : FPS IDENTICO em ambos os notes e loading da fase ligeiramente mais rápido no Emax Dual Core ;)

OBS : Não me lembro quem disse q jogos otimizados pra processadores multiplos aí sim influenciaria o processador medianamente em FPS em placa dedicadas , caso comparasse um processador de núcleo simples ( ex celeron 440 ) e processador núcleo multiplo ( ex Dual Core T2060 ) ... Quake 4 citaram q tem isso ,,, enho ojogo mas nao testei ... Agora deu vontade ... Vejo se la pra quarta ou quinta testo e posto aqui os resultados ... =]

Mas independente do notebook , tem uma regra geral de influencias :

Placa de Video > Memoria Ram e HD > Processador

Use isso e você nunca irá errar na compra caso queira um note pra jogos ... =]

Lembre-se de que placa de vídeo não carrega jogo, não trabalha com a AI nem com a engine do jogo, apenas os gráficos em si e que enquanto o jogo carrega a placa de vídeo não faz quase nada além de passar pro monitor o que está acontecendo... No caso do vídeo on-board a memória RAM do PC passa a ter um grande papel nos gráficos, porque é como a mémoria de uma VGA dedicada, quanto maior a frequência melhor a memória, um recurso que ajuda bastante nesse caso é o dual channel, já que duplica a velocidade das memos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se de que placa de vídeo não carrega jogo, não trabalha com a AI nem com a engine do jogo, apenas os gráficos em si e que enquanto o jogo carrega a placa de vídeo não faz quase nada além de passar pro monitor o que está acontecendo... No caso do vídeo on-board a memória RAM do PC passa a ter um grande papel nos gráficos, porque é como a mémoria de uma VGA dedicada, quanto maior a frequência melhor a memória, um recurso que ajuda bastante nesse caso é o dual channel, já que duplica a velocidade das memos.

Só não esqueça que existe um **** dum baita dum processador doidão nas placas dedicadas que não existe nas placas on-board. Essa últimas usam o próprio processador do computador. E, pode apostar, nem um quad-core consegue fazer o mesmo que um dedicada. Afinal, ela É DEDICADA, feita EXCLUSIVAMENTE pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se de que placa de vídeo não carrega jogo, não trabalha com a AI nem com a engine do jogo, apenas os gráficos em si e que enquanto o jogo carrega a placa de vídeo não faz quase nada além de passar pro monitor o que está acontecendo... No caso do vídeo on-board a memória RAM do PC passa a ter um grande papel nos gráficos, porque é como a mémoria de uma VGA dedicada, quanto maior a frequência melhor a memória, um recurso que ajuda bastante nesse caso é o dual channel, já que duplica a velocidade das memos.

cara, o pesado é so o grafico, o resto é leve, qq cpu da conta, AI de um jogo de grafico de cinema e do pac man é elas por elas o q gasta de CPU.

fisica sim e doly pode gastar CPU, mas nada q um celeron nao de conta.

ai o erro da moçada, tipo uma placa de video media tipo uma ati x1600 por ex, tem cpu ais forte que um extrime x7900, se catar estas top 256bits então, nem quadra xeon duo processado aguentaria o tranco de uma GPU dessa.

mas é bem simples testar, cata um note com CPU t7700 e intel x3100 e bota crysis pra rodar, e cata o celeron ai do jocoto com a x1300 que é uma placa fraca off board e compara, eu aposto q vai rodar melhor no celeron do jocoto.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não esqueça que existe um **** dum baita dum processador doidão nas placas dedicadas que não existe nas placas on-board. Essa últimas usam o próprio processador do computador. E, pode apostar, nem um quad-core consegue fazer o mesmo que um dedicada. Afinal, ela É DEDICADA, feita EXCLUSIVAMENTE pra isso.

Eu nunca duvidei da potência da GPU das placas dedicadas, só disse q o q ajuda pra valer as placas on-board é a velocidade da memória RAM, já que elas não tem memória própria e compartilham a do PC, e elas não usam o processador do computador, elas tem um chip próprio (fraco e integrado na Mobo... mas é próprio). Ex: Asus M2N-MX, possui uma GeForce 6100 integrada, mas a quantia de memória você seleciona na BIOS, se não me engano chega até a 256MB no máximo.

Gostei foi desse lance do "p*ta dum baita dum processador doidão". :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, o pesado é so o grafico, o resto é leve, qq cpu da conta, AI de um jogo de grafico de cinema e do pac man é elas por elas o q gasta de CPU.

fisica sim e doly pode gastar CPU, mas nada q um celeron nao de conta.

ai o erro da moçada, tipo uma placa de video media tipo uma ati x1600 por ex, tem cpu ais forte que um extrime x7900, se catar estas top 256bits então, nem quadra xeon duo processado aguentaria o tranco de uma GPU dessa.

mas é bem simples testar, cata um note com CPU t7700 e intel x3100 e bota crysis pra rodar, e cata o celeron ai do jocoto com a x1300 que é uma placa fraca off board e compara, eu aposto q vai rodar melhor no celeron do jocoto.

[]'s

você falou de gente com CPU forte e VGA média, pior um amigo meu, uma verdadeira mula... com um Q6600 e uma super-mega-blaster-ultra-f*da Radeon X1050, uma plaquinha sem vergonha q tem até versão com slot AGP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa compartilhada precisa de ajuda da CPU sim.

ela tem chips pra shader, T&L ou qq outra funçao, mas o render é por CPU via software, por isso elas chamam compartilhadas (nao to falando de memoria).

ja as placas dedicadas a GPU dela q guenta tudo, por isso elas chamam dedicadas.

existem placas dedicadas com emoria compartilhada e co memoria dedicada, explicando isso pra você nao confundir a placa compartilhada com memoria compartilhada.

edit******

então, roda um jogo nesse desk do seu amigo, você vai ver como cata CPU a GPU compartilhada :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa compartilhada precisa de ajuda da CPU sim.

ela tem chips pra shader, T&L ou qq outra funçao, mas o render é por CPU via software, por isso elas chamam compartilhadas (nao to falando de memoria).

ja as placas dedicadas a GPU dela q guenta tudo, por isso elas chamam dedicadas.

existem placas dedicadas com emoria compartilhada e co memoria dedicada, explicando isso pra você nao confundir a placa compartilhada com memoria compartilhada.

edit******

então, roda um jogo nesse desk do seu amigo, você vai ver como cata CPU a GPU compartilhada :)

[]'s

Eu sei mas que a GPU on-board (uma josta com componentes imcompletos) tá lá e faz a parte dela isso faz, lógico q ela não faz tudo "tudo" sozinha, senão ela chamaria algo +/- assim "placa de vídeo dedicada integrada" ou "embutida" ou "sei lá q se f*da". :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha , nem sei porque mas nesse topico achei q galera iria tretar , mas muito pelo contrario , pessoal ate q se entendeu bem hehe ^_^... Sugiro o Icefly botar esse topico na seção IMPORTANTE , no topo do forum aqui de Notebooks ... Ou juntar o topico com aquele descrevendo as placas de videos ... porque dai pessoal para de peguntar todo dia sobre as capacidaes sobre-humanas da Intel X3100 ;)

Resumindo : Se seu notebook tem placa de video compartilhada , tente colocar um processador bom pra dar um gás , porque ela sozinha vai sofrer pra jogos (mas mesmo com o melhor processador existente na face da terra , como por exemplo uma "Xtreme Ultra Blaster Intel Platinum Edition Hexa Core XXX9999" não espere milagres :lol:) ... Se seu notebook tem placa de video dedicada , pode ficar mais sossegado e pegar um notebook cm processador mais fraquinho porque a placa de video tem poder pra trabalhar sozinha e não depender tanto do processador;;;

E como citei antes , se vai escolher um note pra jogar , leve em consideração essa sequencia ( quem for maior tem mais importancia , ou seja , vai contar mais para um bom desempenho do jogo no seu note ) :

PLACA DE VIDEO > MEMORIA RAM E HD > PROCESSADOR

Obs : Processador conta mais em tarefas MUITO especificas , como loadings de fase por exemplo ...

Mas quando você ja ta jogando na neurose , e já passou a fase de loading , é essa sequencia em negrito que vale que vale ... ^_^ ( ex : descendo tiros no Crysis , mandando seu boneco no The Sims 2 catar uma mulherzinha , fazendo um cruzamento pro meio da area no Fifa ou dando umas porradas nos pedestres em GTA )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

loading de fase o q conta é HD ceceu.

se ele tiver q montar qq coisa depois do loading ai sim o processador pesa, tipo um mapa aleatorio que a CPU monta ele, ou pra posicionar os pedestres pra você atropelar no gta.

[]'s

HD TAMBEM conta Ice ... Mas processador conta TAMBEM ... Não se lembra q os loadings do Doom 3 foram a unica coisa q levou tempos diferentes no Emax Celeron e no Emax Dual Core, sendo q o Dual Core foi mais rápido ( em todos os outros testes ambos os Emax tiveram o mesmo desempenho) ??? Processador e HD q contam no Loading ,mas como ja tinha citado q HD é importante pra jogos , dessa vez falei só do processador pra parecer q ele não influencia em nada ... E quando o jogo já carregou , dai rola o contrario : HD fica praticamente inutil ( se não for aleatorio , como você mesmo citou ) ... Mas de qualquer modo , continua valendo o meu negrito acima ... Só vou corregir então : Em loadings processador e HD contam ... :P

PS : Vei , c nao dorme não ??? Eu to indo dormir hhe Flows .. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD TAMBEM conta Ice ... Mas processador conta TAMBEM ... Não se lembra q os loadings do Doom 3 foram a unica coisa q levou tempos diferentes no Emax Celeron e no Emax Dual Core, sendo q o Dual Core foi mais rápido ( em todos os outros testes ambos os Emax tiveram o mesmo desempenho) ??? Processador e HD q contam no Loading ,mas como ja tinha citado q HD é importante pra jogos , dessa vez falei só do processador pra parecer q ele não influencia em nada ... E quando o jogo já carregou , dai rola o contrario : HD fica praticamente inutil ( se não for aleatorio , como você mesmo citou ) ... Mas de qualquer modo , continua valendo o meu negrito acima ... Só vou corregir então : Em loadings processador e HD contam ... :P

PS : Vei , c nao dorme não ??? Eu to indo dormir hhe Flows .. ^_^

Isso é verdade, se você quiser jogar um jogo mais pesadinho num HD com 60% de sua capacidade cheia, já dá pra sentir uma perda grande na velocidade de loading.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade, se você quiser jogar um jogo mais pesadinho num HD com 60% de sua capacidade cheia, já dá pra sentir uma perda grande na velocidade de loading.

Isso se deve principalmente a fragmentação das informações quando o HD já tem muitas coisa gravadas. Não devido necessariamente ao fato de estar cheio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, 3dmax é um programa q se você tivesse video dedicado, poderia configurar pra ele render por hardware ao invés de software os lances otimizando shaders , sombras e reflexos :)

[]'s

ice... eu tava me lembrando doq você disse aqui... no escritorio eu tenho um desk c/ video off board...nao muito recente...mas off... quando você diz pra configurar o 3dmax´p/ render via hardware... você quer dizer ir em:

CUSTOMIZE > PREFERENCES > DISPLAY DRIVERS e alterar p/ openGL / soft / direct3D ????

gde abç...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!