Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review Notebook Nova NFT01


Bruno Guimarães

Posts recomendados

Review Notebook Nova NFT 01

Por Bruno Guimarães.

O Nova Mobile NFT 01 é um notebook de baixo custo, fabricado pela Nova Informática e Soluções, www.nova.inf.br , empresa brasileira, que teve um histórico um pouco conturbado no passado, mas que agora está reestruturada, e oferecendo produtos no sistema de barebone, onde ela importa o equipamento de um fabricante no exterior e coloca apenas a marca e faz pequenas personalizações, no caso do NFT 01, o modelo é fabricado pela COMPAL www.compal.com , um fabricante que tem varias fabricas, sendo uma em Taiwan, e outras na Inglaterra e Estados unidos, é um grande fornecedor de LCD e componentes internos para notebooks, no exterior é conhecida pela qualidade de seus produtos, principalmente notebook. O modelo lá fora é o IFT 01, que vem equipado com Core 2 duo e com vídeo nVidia 8600go, aqui no Brasil a nova optou por importar ele equipado com Celeron (Meron L) e vídeo Intel X3100 (i965GM), que também não deixa a desejar, já que se trata de um notebook de baixo custo.

No Brasil ele pode ser adquirido com as seguintes configurações:

Processador: Intel® Celeron® M 530 (Meron L; 1MB Cache; MMX; SSE 1,2,3 e SSSE3; XD disable; EM64T, socket P 479 suportando processadores de 800Mhz como o Core 2 duo).

Sistema Operacionais que podem ser incluídos: Windows Vista Home Basic, Windows Vista Home Premium e Linux: distribuição Fênix Revolution.

Memória RAM: 1GB ou 2GB DDRII (533 ou 667)

Controladora de Discos: IDE para o DVD-RW e SATA para o HD

Disco rígido: De 80GB a 160GB SATA (Seagate ou Maxtor)

Placa de vídeo: On-Board Intel X3100 Integrada ao chipset 965GM, compartilhando até 384MB dinamicamente (automático) dependendo da necessidade da aplicação e da quantidade de memoria disponivel (se 1gb ou 2gb) o chipset disponibiliza mais memória para o vídeo.

Placa de som: On-Board Realtek ALC268HD integrada ao chipset 965GM.

Rede: On-Board – 10/100Mb/s + Wireless LAN 802.11G Gigabyte.

Modem: Motorola SM56 - 56 Kbps V92.

Expansão:

- PC card 95 Tipo II – PCMCIA.

- PCI – Express card

- Card Reader 3-em-1 (SD/MMC/MS)

Unidade ótica: Sony/NEC Optiarc DVD-RW 8X.

Mouse: Touchpad com 2 botões

Teclado: Padrão ABNT 2 com acentuação em português

Portas de E/S:

- USB V2.0 x 4 (sendo 2 com opção de alimentação de 5V que pode ser ativada ou destivada via botão).

- VGA 15pinos

- Saída S-Video

- Saída para Microfone.

- Saída para Headphone

- Conexão para Trava Kensington

- Microfone Interno

- IEEE 1394a (Firewire, para conexão de câmeras de vídeo digital)

Tela LCD: 14,1” widescreen WXGA (1280x800) com brightview.

Peso: Inferior a 2,4kg

Adaptador AC: Adaptador.AC 90-240V AC, 47-63HZ, 19V.

Bateria: Bateria de 6 células 4400mA (2 horas e meia de uso e 4 a 6 horas para recarga total)

Garantia: 1 ano de garantia do notebook e 3meses da bateria.

note11dq7.th.jpg

Pontos avaliados:

Design e construção:

O NFT01, surpreende e chama atenção pela sua cor predominante branca, com a parte interna e inferior preta criando um contrastre legal, que é um diferêncial num ambiente onde prevalecem notebooks na cor preta e na cor prata (salvo alguns modelos como os da DELL e da LG que possuem varias cores). A principio pode não ser um atrativo, poís tem uma tendência natural a apresentar sujeira mais fácil. Mas nada que um pouco de cuidado e zelo não possa manter novo.

O teclado e o touch pad são pretos, as teclas de liga e desliga e atalhos são na cor prata, algumas com led, na cor azul e laranja, que com citado dá uma diferença legal em relação a outros modelos que possuem led verde.

Possui um bom acabamento, é leve, pesando em média 2,5Kg (dá pra carregar aberto apenas apoiando em um dos braços, como uma bandeja), o que é uma tendencia dos novos notebooks, serem ainda mais leves.

note06xw5.th.jpg

note07dw2.th.jpg

note09de1.th.jpg

note15kz2.th.jpg

Tela:

A tela LCD é de 14,1" com resolução ideal de 1280x800, Fina, nitida e brilhante, até o momento não encontrei nenhum Pixel morto ou travado (dead pixel / stuck pexel), tem uma atualização muito boa, (5ms) permitindo que se jogue jogos de corrida e que requerem mais velocidade sem que apareça o famoso efeito fantasma (tipico de telas com atualizações acima de 5ms), no mais em todos os testes de uso a tela se comportou bem, com um bom nivel de brilho. (Só recomendo que no inicio baixem o brilho, poís ele vem de fabrica no maximo).

note14ym3.th.jpg

Bateria:

Ele vem equipado com uma bateria de 6 células (algo em torno de 4400w) que em testes desligando o wifi e rodando aplicativos office (word, excel e powerpoint), durou 2,5 h; com aplicativos gráficos (adobe CS3 e Corel), durou aproximadamente 2h, e com jogos que rodam sem cd/dvd (need for speed) durou 1h e 20min. o maior consumidor da bateria é sem duvida o leitor/gravador de dvd, quanto mais você acessar ele, mais ele consome da bateria. Com o wifi ligado e acessando a internet, durou 2h. Mas nem tudo é maravilhoso, a bateria ainda tá nova, vamos ver daqui a uns 2 meses (a garantia da bateria é de 3 meses, espero que ela se comporte bem até 6 meses).

Hardware:

E chegando ao ponto mais importante de qualquer computador / notebook, o hardware é sem duvida o ponto decisivo da compra, e no caso do notebook é um item que deve ter uma atenção redobrada, principalmente quanto a opção de atualização dele.

O NFT01 vem equipado com processador Intel Celeron M530 (1,73Ghz, L2 1MB, EM64T, SSE3, socket P, núcleo Meron-L) de baixo consumo, podendo ser atualizado para um Core 2 Duo (recomendo), O chipset é o Intel 965GM com tecnologia Santa Rosa, que possui um bom controle e compatibilidade com versões mais atuais do Core 2 Duo. o processador é bem agil, se comportando bem com aplicativos office e assintindo DVD, não é muito bom pra jogos e aplicativos gráficos, mas se for para trabalhar imagens pequenas (fotos por exemplo) ele atende legal.

Aquecimento:

O Notebook possui um bom sistema de refrigeração e o cooler responde bem, utilizando aplicativos office e acessando a internet, a temperatura fica em torno de 50º graus, já com jogos ele sobe para 65º, ai ele já ativa o cooler e fica mantendo em torno de 55~60º.

O NFT01 ao contrario do seu irmão do exterior, não vem equipado com video nVidia 8600go, mas não deixa na mão, poís vem com video Intel baseado no motor gráfico X3100, conseguindo compartilhar dinamicamente (automático) até 384MB dependendo da RAM total principal (exemplo se tiver 512MB, ele só libera 128MB para video, por exemplo o meu veio com 1GB, então ele libera 256MB, se for 2GB, 384MB. Com limite de 4GB de RAM). Se você estiver com 2 pentes de memoria instalados, você terá ativo o dual channel (Yes, nos temos dual channel), já que o chipset dá suporte a tecnologia, o que melhora bastante o desempenho do video, já que a velocidade é limitada ao barramento da memoria. Em testes rodou Need for Speed Most Wanted em 800x600 com 1/2 do nivel gráfico ativado, alcançando 25 a 30 fps. Já em 1024x768, o desempenho é sofrivel até com tudo desativado. rodando o emulador de Sega Dreamcast, NullDC v1.6 e jogos em iso direto do HD, o emulador alcança em jogos 2D e alguns 3D Mais antigos a velocidade de 30 fps, mais em jogos 3D mais recentes (como Shenmue 2) o emulador roda sofrivel em 10 a 15fps. Mais como eu estou usando single channel (apenas 1 pente instalado), o resultado pode melhorar com o dual channel ativo.

Need for Speed Most Wanted

note17pb8.th.jpg

Emulador de Dreamcast (NullDC)

note19jt8.th.jpg

Dreamcast - Sword of the beserk

note21bz6.th.jpg

Dreamcast - Shenmue 2

note23ln4.th.jpg

O som é Realtek ALC 268HD, mas sem duvida o ponto fraco dele são os fones mal posicionados (estão ao lado do teclado e fora de alinhamento um do outro). recomendo utilizar um caixa de som externo, desses que prende na borda da tela e que alimenta via usb, ou um de mesa mesmo, testei e melhorou bastante (então já sabe, escute musica com fones de ouvido).

O Wifi é da Gigabyte, e possui chip Atheros, possui uma antena de boa recepção (consegui acessar e usar internet em algumas redes aqui com nivel de sinal bom, e olha que elas estão bem distantes, e acessei do quarto de trás da casa). O modem e a lan, estão ok, e dispensam comentarios já que são itens padrão.

Gravador de DVD, é um IDE Optiarc (uma joint venture entre a Sony e a NEC) de 8x de gravação e 12x de leitura (4x de gravação e 8x de leitura, se estiver na bateria). O chipset controla o consumo do drive, que não passa de 4x se estiver ligado na bateria, o que pode levar a pensar que é um defeito, mas é normal, tendo em vista que o importante é poupar bateria.

O HD é um Seagate SATA de 80GB, com 8MB de buffer, que tem um acesso rápido e é silencioso.

Possui 4 portas usb 2.0, sendo 2 delas com opção de alimentação de 5v ativada por um botão de atalho (util para usar por exemplo com cooler externo). Possui um leitor de cartão 3 em 1 (SD, MMC e MS), possui um leitor PCMCIA tipo 2 e uma porta firewire (IEEE 1394a), para conectar cameras de video digital. Possui saídas VGA e S-Video (cabo opcional).Possui um encaixe para fone de ouvido/saída aux, e um para microfone. Possui um seletor na dianteira para ativar ou desativar o wifi.

Especial para quem pegou a versão com linux:

Instalando o windows XP, algumas dicas:

1 - Baixe os drivers no site da compal (o link está no começo do review), o modelo é o IFT-01 e a pasta é a MA. (não esquecer de baixar o aplicativo Wireless select switch da pasta apps, poís é essencial para usar o wifi, mesmo ele sendo gigabyte)

2 - Baixe o driver do wifi no site da gigabyte, os modelos podem ser GN-WS50G-RH e GN-WI01GT (não use o driver que está no site da compal, poís o mesmo é intel e não vai servir).

3 - Antes de tudo entre na bios e desative a opção AHCI (existe uma senha para entrar na bios, não direi aqui poís não sei se fere as regras, mas basta pesquisar no google que encontra fácil)

4 - Inicie a instalação do XP normamente como faria em qualquer outro notebook.

5 - Instale os drivers na seguinte ordem: Chipset, vga, audio, lan, wifi (não esquecer de instalar o Wireless Select switch), modem, e card reader.

Pontos positivos:

- Otimo acabamento.

- Cor Branca e com preta (contraste) e leds azul e laranja.

- Processador atualizável para Core 2 Duo mais atuais.

- Video com memoria compartilhada até 384MB (dependendo da quantidade de RAM disponivel), e suporte a Directx 9.0 (shader 2.0).

- Chipset Intel 965GM, com um bom gerenciamento de uso de bateria.

- Portas USB com alimentação de 5V ativavel.

- Tela Brilhante e com boa taxa de atualização.

- Tempo de bateria (obs.: temos que ver daqui a 3 meses).

- Wifi com otima recepção.

Pontos Negativos:

- Auto falantes mal posicionados.

- A cor do notebook por sujar fácilmente (requer um cuidado e zelo maior).

- Ausência de CD com drivers para Windows XP (só vem com CD de drivers para o windows vista 32bit e 64bit), Obrigando a ter que procurar na internet.

- Senha na Bios

Opinião final:

É uma otima escolha para quem vai comprar o primeiro notebook, mais exige que você tenha pelo menos um conhecimento de instalação de drivers, poís se for instalar o windows xp, pode vir a ter dor de cabeça na hora de instalar o wifi. Por ser atualizável, dá opção de migrar no futuro sem gastar muito. Pra jogadores recomendo comprar um desktop mesmo (pelo mesmo valor você compra um PC com uma configuração boa pra jogos), poís ele só consegue rodar jogos mais antigos. Classifico ele como Performance para casa e estudos, com nota 8,5. Chama atenção pela cor e pelo acabamento.

Para quem se interessou em comprar:

O meu, comprei a 1330,00 nas americanas.com, chegou com 3 dias aqui em Recife-PE. O preço médio no mercado é de 1399,00 a 1599,00 (nas americanas agora está por 1499,00).

Obs.: Coloquei apenas um pouco das informaçoes que encontrei, a medida do possivel vou editando e adicionando mais informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SEnha na BIOS Bruno ? Liga pra empresa e EXIGE a senha ... Tenho ODIO de empesas q fazem isso , põem senha .. O produto é SEU e você tem direito a mexer na BIOS se quiser .. Liga pra empresa q fez o computador ou pra loja onde você comprou e quebra o pau , não fica refem não viu ??? :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito legal o note... hehehe... uma obs e uma pergunta...rs

Obs. O legal dele é que no caso de atualização de hardware é bem mais fácil de trocar componentes como o processador e o cooler por ex, apenas abrindo uma das 3 tampas embaixo... o contrario de 70% dos celulares vendidos hj....e no caso o meu, que se quiser trocar tem q distrinchar ele inteiro...rs....

Pergunta. Ele vem "lacrado" por selos. No caso de troca de memoria por ex. perde-se a garantia se for feito por você mesmo? ou seja, up de memoria só nas autorizadas?

abç e parabens pelo note...

edit: outra coisa...bota uma foto maior dele fechado pra gente ver... hehehe...Falou...abç...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AEEEEEE

nem to acreditando, SAIU um review do note.

hjehehehehe

quanto de memoria ele vem?

ali diz 1GB ou 2GB, vem 1GB?

e quanto de HD?

essa da BIOS achei bem esquisito mesmo, mas nem no manual tem a senha?

cara, sei-la, estranho, parece que é para os usuarios não ficarem fuçando nela, e dar problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa da BIOS achei bem esquisito mesmo, mas nem no manual tem a senha?

cara, sei-la, estranho, parece que é para os usuarios não ficarem fuçando nela, e dar problemas.

Deve ser isso mesmo Bruno ... Eu mesmo ja vi desktops com senha na BIOS , o do meu primo no caso ... Mas como ele é novo , deixei queto ..

MAs tipo , Q SE FERRE a empresa , eu comprei o notebook e u tenho o DIREITO de fuçar o q quiser na BIOS , e zonear ela se eu quiser ... O produto é meu , paguei por ele , faço o q quiser ( não eu no caso hehe , mas é a ideia ... ^_^ ) .. Ou seja , eles NÂO tem o direito de por senha na BIOS ... Se fose eu ligava e EXIGIA a senha e se não me dessem quebrava o pau ... B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, penso assim também ceceu veron.

mas tipo, por um lado, para os leigos, é uma boa opção, pois pode evitar que seja feita alguma burrada, tipo USB.

É , concordo com você .. Mase se fosse esse o caso , deveria vir alguma folheto tipo assim :

"Prezado senhor , ao inicializar o computador vouce poderá entrar numa áerea denomianda BIOS , cuja configurações você pode mudar porém se o fizer poderá levar o computador a destruição total e irreversivel . Caso mesmo assim deseje alterar algo , a senha para acesso é XXXXX""

Assim quem nao manja nada ficaria com medo e nem mexerai , mas quem conhece saberia q é balela e usaria a senha .. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ceceu Veron,

Com relação a Senha da BIOS, antes mesmo de comprar o notebook eu já sabia a senha dele (é uma senha generica, só não sei se as regras do forum permitem que eu revele aqui), mas encontrei fuçando no google.

Sobre, se é justo ou não, com certeza não é, mas como eles alegam que a BIOS é um componente da placa, e pode ser perigoso na mão de quem não sabe, ai eles colocaram. Mas não tem perigo não, poís não tem nenhuma opção interessante lá (a não ser a opção de desativar o AHCI, para instalar o XP) o resto é o de sempre: relogio, ordem de boot, usb.

O mais engraçado é que se você quiser a senha, você tem que abrir mão da garantia :lol:, mas ainda bem que existe a internet pra ajudar nessas horas.

vfjunior

Para fazer qualquer upgrade agora, só nas autorizadas mesmo. Como eu não vou atualizar agora, dá pra esperar, o que mais quero é que a bateria fique numa boa por pelo menos 1 ano.

Abraço a todos e espero que levantem mais perguntas para que eu possa buscar conhecer melhor ele (poís ele só tem 15 dias na miha mão) e ir atualizando o review com as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É , concordo com você .. Mase se fosse esse o caso , deveria vir alguma folheto tipo assim :

"Prezado senhor , ao inicializar o computador vouce poderá entrar numa áerea denomianda BIOS , cuja configurações você pode mudar porém se o fizer poderá levar o computador a destruição total e irreversivel . Caso mesmo assim deseje alterar algo , a senha para acesso é XXXXX""

Assim quem nao manja nada ficaria com medo e nem mexerai , mas quem conhece saberia q é balela e usaria a senha .. :D

uahuahahuhaua

boa, seria uma alternativa, mas acham mais fácil não falar nada.

muito estranho isso.

parece que é para não terem que se incomodar com problemas pequenos, no caso, pequenas alterações nas confg. da bios, ai fazem isso.

não sei o que pode ser, se eu fosse dono de um note nova, ligaria e perguntaria porque, e também, falaria aqui no forum qual foi a resposta.

to curioso.

heheheheh

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais engraçado é que se você quiser a senha, você tem que abrir mão da garantia :lol:, mas ainda bem que existe a internet pra ajudar nessas horas.

Então Bruno , isso NÃO VALE , e eu adoraria pegar a senha , eles me falarem q a garantia nao vale mais , e torcer pra dar um pau qualquer pra mandar na assistencia deles para receber a cobrança e na sequencia ir no Procon , abrir um processo e ganhar em dobro o que eu gastei ... NÃO existe isso ,repito , eles TEM q dar asssistencia tecnica sim , mesmo se você mexer na BIOS ... E se eles não quiserem dar , mete um processo em cima deles q é 100% de certeza q você ganha ... ^_^

uahuahahuhaua

boa, seria uma alternativa, mas acham mais fácil não falar nada.

muito estranho isso.

parece que é para não terem que se incomodar com problemas pequenos, no caso, pequenas alterações nas confg. da bios, ai fazem isso.

não sei o que pode ser, se eu fosse dono de um note nova, ligaria e perguntaria porque, e também, falaria aqui no forum qual foi a resposta.

to curioso.

heheheheh

:lol:

Então Bruno, isso seria a mesmo coisa q te venderem um carro mas botar um cadeado no capô dele impedindo de abrir ... Orra , eu comprei o produto , ele é meu e eu faço o q eu quiser com ele e ninguem vai me impedir do contrario ... O Bruno q comprou o note citou acima q eles disseram q se pegar a senha perderia a garantia .. Eu ligaria pra la e falaria : " Ah é ? Então vamos ver o que o processo que vou entrar na Justiça amanha mesmo vai dizer a respeito dessa atitude de vocês" ... E tb gravaria a conversa só pra ter provas ... O computador até q é legal , mas eu não compro nada dela deposi de saber disso ... -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo Review! A tanto tempo que eu tava esperando que já tinha desistido, mas valeu o tempo de espera porque o review está muito bom. Parabéns pela paciência em redigir todo o texto e colocar fotos.

Muito bom. Vou comprar quando baixar para pelo menos 1399.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

R$ 1399 estava um ótimo valor para um note com Celeron M5xx, chipset Intel GM965, Dvd-Rw. Mais baixo que isso, só o Mirax Ms42xx Cel M4xx de R$ 1299 na promoção do Extra: idem um ou outro CCE ou Positivo no Submarino.

**** EDIT: Hummmm, lendo com mais calma agora, não gostei: dessa garantia da bateria que deveria acompanhar o tempo do resto do máquina (1 ano) e não ser de apenas 3 meses e dos lacres debaixo do notebook; isso pode inviabilizar que o próprio dono faça upgrade de memória, o que é bem simples de fazer e a maioria dos outros fabricantes aceita isso numa boa.

E um conselho: se ele veio com uma flanelinha sobre o teclado USE-A quando estiver com a tampa fechada, pois a longa prazo a carcaça pode ficar marcada e esse acabamento branco (bonito por sinal) ir pro saco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno amigo....

queria das os parabens pelo review... esta otimo mesmo...... muito show.... vamos trabalhar juntos para a cada dia melhorar ele.

tenho uma pergunta ?

A bios que esta no site da compal...ja pode ser usada para atualizar a do note.... ?

logo mais estarei postando informaloes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

icefly,

Sobre a garantia da bateria, tambem chiei dela, é muito pouco tempo.

Sobre os selos impedindo o upgrade, por enquanto vou ficar com ele assim, já procurei saber, tem uma assistencia aqui perto de casa, uns 10km daqui, vou ligar para lá para saber quanto que eles cobram para instalar componentes e recolocar os lacres.

Ele veio com uma folha de espuma, que fica entre o monitor e o teclado, por fora veio uma lamina plastica para proteger a parte branca superior externa, mas ela solta fácil, e comigo ela acabou pegando sujeira, então descartei ela, estou pensando em comprar um filme plastico que estão vendendo, justamente para proteger as parte brancas do note.

Vou tentar colocar um adesivo do MY CREATIOn da CCE, só não sei se eles vão ter pro tamanho dele, mas achei bem legal a ideia da CCE com relação a isso, o site é www.mycreation.com.br, tem uns adesivos legais lá, e você ainda pode personalizar.

Dexter_maxmouse,

A senha é justamente essa, ela é generica, todos tem essa senha, só não publiquei, por que é meu primeiro forum, e não sei se estaria infligindo alguma regra sobre isso.

por isso indiquei que quem quisesse procurasse por outro meio.

Dougsa,

Eu tambem vi a bios para atualizar, mas acho que ainda é muito cedo pra isso, ainda nem reparei se a nossa já é atualizada, mas quero evitar, poís como diz o ditado: em time que tá ganhando não se mexer, e o note tá respondendo muito bem, que fico até com medo de ficar mexendo nisso. Mas pra futuro pode até ser que eu venha a atualizar.

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dougsa,

Eu tambem vi a bios para atualizar, mas acho que ainda é muito cedo pra isso, ainda nem reparei se a nossa já é atualizada, mas quero evitar, poís como diz o ditado: em time que tá ganhando não se mexer, e o note tá respondendo muito bem, que fico até com medo de ficar mexendo nisso. Mas pra futuro pode até ser que eu venha a atualizar.

Abraço a todos

Isso mesmo Bruno , NÃO atualiza NUNCA a sua BIOS a não ser q o note seu tenha algum problema ou a CCE mandar ... Atualizar Bios não é q nem atualizar driver , se você não souber o q esta fazendo você pode ferrar MUITO o note ... Nem no futuro , nao inventa moda : só atualiza se a CCE mandar expressamente ou se surgir um problema q só corrige com atualização de Bios ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ceceu veron,

AI! essa doeu, é NOVA não CCE, não que eu tenha nada contra a CCE, mas convenhamos, é como chamar corinthiano de palmeirense.

Sobre a atualização de bios, eu ainda não sei se a nossa já é a atual, e tenho que dar uma lida nas notas de release dela, para saber o que muda, ou o que ela vem corrigir, as vezes pode habilitar uma nova funcionalidade, ou algum suporte e etc. Mas é como eu disse, não vejo motivos para atualizar agora.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!