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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
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alexbar

Open gl, direct 3d, duvidas....

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<font color='#000000'>ola!

eu tenho uma duvida cruel! eu queria saber o que é open gl? ele é um programa igual ao directx? o direct 3d faz parte do directx?

eu tenho uma fx5200 com o ultimo detonador da NVIDIA. a configuração da fx é feita pelo nview, mas não da pra configurar o open gl. tenho que fazer algum download?

aguardo respostas. obrigado !!!!!</font>

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<font color='#000000'>Open gl e direct 3d são formas de renderizão q são realizadas pelo directx.....

Bom no detonator da nvidia dá pra configurar sim coisa do opengl , sobre sinconizacao vertical e tal....

falou

gok5</font>

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<font color='#000000'>sendo um pouco mais formal que o gok5...

São interfaces de programação. Tanto o OpenGL quanto o Direct3d fornecem os métodos e comandos que permitem gerar imagens em 3d. Dá pra programar em qualquer em qualquer linguagem para gerar um programa que use essas interfaces, desde que ela forneça as bibliotecas necessárias.

Mais informações...

http://www.opengl.org/developers/about/overview.html

http://msdn.microsoft.com/library....iew.asp</font>

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<font color='#000000'>Vai nas configurações de vídeo e em avançadas que você acha alguma coisa sobre OpenGL e Direct3D pra configurar.</font>

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<font color='#FF7F00'>Puxe o Rivatuner ...

Ele ajuda nessas configurações ;

Uma dica é sempre atualizar o direct X ...

afinal sua placa suporta até a ultima versão lançada ...</font>

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  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>pode crer galera. brigadao pelo esclarecimento. agora sei que o open gl faz parte do directx assim como o direct 3d.

    agora, so mais uma coisinha: frame rate seria a quantidade de quadros por segundo que é exibido em um jogo?

    em que isso einflui num game? jogabilidade, graficos, desempenho?? valeu!</font>

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  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>galera, e frame rate??? o que é ? me ajuda aí</font>

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    <font color='#000000'>frame rate = FPS (frames per second)  = quantidade de quadros por segundo .</font>

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    <font color='#000F22'>E qual é o melhor ? OpenGL ou o Direct3d ?</font>

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    Postado Originalmente por PBJR@13 Out. 2003,10:37

    <font color='#000000'>E qual é o melhor ? OpenGL ou o Direct3d ?</font>

    <font color='#000000'>Olha já li muitas discussões sobre isso, na verdade não há um consenso. Não tem como dizer que o desempenho de uma é maior que a da outra (principalmente depois do lançamento de DirectX 8, era muito difícil de escrever programas em DirectX 7), pois são APIs, e dependem de como o programa e o driver foram escritos. Há vantagens e desvantagens entre as duas e a escolha da API fica por conta de quem desenvolve.</font>

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    Postado Originalmente por alexbar@11 Out. 2003,08:14

    <font color='#000000'>pode crer galera. brigadao pelo esclarecimento. agora sei que o open gl faz parte do directx assim como o direct 3d.</font>

    <font color='#000000'>Não!!!!

    Aí você trocou as carambolas. OpenGL é completamente separado do DirectX. São duas FROMAS de se usar as capacidades 3D da placa.

    Agora, sobre qual é o melhor.

    O criador da OpenGL foi a SGI, que criou toda a tecnologia por trás de vários filmes como Jurassic Park, etc...

    O Criador do DirectX foi a Microsoft, que criou a BSOD (tela azul da morte)

    Qual será que é melhor???  :tantan:</font>

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    Postado Originalmente por tabgal+14 Out. 2003,08:38-->
    <font color='#000000'>alexbar@11 Out. 2003,08:14

    pode crer galera. brigadao pelo esclarecimento. agora sei que o open gl faz parte do directx assim como o direct 3d.

    Não!!!!

    Aí você trocou as carambolas. OpenGL é completamente separado do DirectX. São duas FROMAS de se usar as capacidades 3D da placa.

    Agora, sobre qual é o melhor.

    O criador da OpenGL foi a SGI, que criou toda a tecnologia por trás de vários filmes como Jurassic Park, etc...

    O Criador do DirectX foi a Microsoft, que criou a BSOD (tela azul da morte)

    Qual será que é melhor???  :tantan:</font>

    <font color='#000000'>Mas o directX não é ruim, tabgal. Ele possui algumas abstrações na interface de programação que podem ser muito úteis pra escrever JOGOS, afinal é para esta finalidade que ela é direcionada hoje. O opengl, por sua vez, pelo jeito que ele trata alguns objetos, pode ficar difícil de fazer algumas coisas. Uma dificuldade já conhecida em openGL é trabalhar com várias camadas numa cena, precisa escrever toda a interface pra acesso às camadas, e isso significa tempo, muito tempo...já em direct3d, é muito mais fácil de fazer isso, pois o direct3d possui nativamente toda a abstração para acesso às camadas.</font>

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    <font color='#000000'>Pois é, graças ao direct 3d q serve pra acostar produtor vagab..hã... com pouca vontade de trabalhar...q temos muitos jogos ruins e mal acabados por aí...Vide as conversões de textura da dupla gta3- e Gta vice city...adoro os 2 games, mas formam muito mal acabados e convertidos...

    ou seja, programar em open gl é trabalhoso..demorado... e geralmente quem passa horas e horas trabalhando em correções de bugs, e em efeitos lança jogos de qualidade... e...

    eu nunca confiei na Microsoft...se eles lançam alguma coisa, é porque tem problemas pra serem consertados na próxima versão! :P

    Ou já ouviram falar em Dx final edition ou Windows Final? :P

    Hmmm... qm sabe um directx sem versão .1, ou a ou b... meio... IMPOSSÍVEL, NÃO?

    Já a SGI... :P

    bom, e os jogos em opengl precisam SIM do directx, geralmente... (PARA O SOM) não para a interface gráfica...</font>

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    Postado Originalmente por Toninho_Sv@15 Out. 2003,02:10

    <font color='#000000'>Pois é, graças ao direct 3d q serve pra acostar produtor vagab..hã... com pouca vontade de trabalhar...q temos muitos jogos ruins e mal acabados por aí...Vide as conversões de textura da dupla gta3- e Gta vice city...adoro os 2 games, mas formam muito mal acabados e convertidos...

    ou seja, programar em open gl é trabalhoso..demorado... e geralmente quem passa horas e horas trabalhando em correções de bugs, e em efeitos lança jogos de qualidade... e...

    eu nunca confiei na Microsoft...se eles lançam alguma coisa, é porque tem problemas pra serem consertados na próxima versão! :P

    Ou já ouviram falar em Dx final edition ou Windows Final? :P

    Hmmm... qm sabe um directx sem versão .1, ou a ou b... meio... IMPOSSÍVEL, NÃO?

    Já a SGI... :P

    bom, e os jogos em opengl precisam SIM do directx, geralmente... (PARA O SOM) não para a interface gráfica...</font>

    <font color='#000000'>Putz mas nem é questão de ser vagabundo heheheh...programar em OpenGL ou direct3d é um saco, argh! Dá trabalheira de qualquer forma....e tadinho dos produtores, eles merecem sono e férias de vez em quando também! :P</font>

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