Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Open gl, direct 3d, duvidas....


alexbar

Posts recomendados

ola!

eu tenho uma duvida cruel! eu queria saber o que é open gl? ele é um programa igual ao directx? o direct 3d faz parte do directx?

eu tenho uma fx5200 com o ultimo detonador da NVIDIA. a configuração da fx é feita pelo nview, mas não da pra configurar o open gl. tenho que fazer algum download?

aguardo respostas. obrigado !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sendo um pouco mais formal que o gok5...

São interfaces de programação. Tanto o OpenGL quanto o Direct3d fornecem os métodos e comandos que permitem gerar imagens em 3d. Dá pra programar em qualquer em qualquer linguagem para gerar um programa que use essas interfaces, desde que ela forneça as bibliotecas necessárias.

Mais informações...

http://www.opengl.org/developers/about/overview.html

http://msdn.microsoft.com/library....iew.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode crer galera. brigadao pelo esclarecimento. agora sei que o open gl faz parte do directx assim como o direct 3d.

agora, so mais uma coisinha: frame rate seria a quantidade de quadros por segundo que é exibido em um jogo?

em que isso einflui num game? jogabilidade, graficos, desempenho?? valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PBJR@13 Out. 2003,10:37

E qual é o melhor ? OpenGL ou o Direct3d ?

Olha já li muitas discussões sobre isso, na verdade não há um consenso. Não tem como dizer que o desempenho de uma é maior que a da outra (principalmente depois do lançamento de DirectX 8, era muito difícil de escrever programas em DirectX 7), pois são APIs, e dependem de como o programa e o driver foram escritos. Há vantagens e desvantagens entre as duas e a escolha da API fica por conta de quem desenvolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alexbar@11 Out. 2003,08:14

pode crer galera. brigadao pelo esclarecimento. agora sei que o open gl faz parte do directx assim como o direct 3d.

Não!!!!

Aí você trocou as carambolas. OpenGL é completamente separado do DirectX. São duas FROMAS de se usar as capacidades 3D da placa.

Agora, sobre qual é o melhor.

O criador da OpenGL foi a SGI, que criou toda a tecnologia por trás de vários filmes como Jurassic Park, etc...

O Criador do DirectX foi a Microsoft, que criou a BSOD (tela azul da morte)

Qual será que é melhor???  :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tabgal+14 Out. 2003,08:38-->
alexbar@11 Out. 2003,08:14

pode crer galera. brigadao pelo esclarecimento. agora sei que o open gl faz parte do directx assim como o direct 3d.

Não!!!!

Aí você trocou as carambolas. OpenGL é completamente separado do DirectX. São duas FROMAS de se usar as capacidades 3D da placa.

Agora, sobre qual é o melhor.

O criador da OpenGL foi a SGI, que criou toda a tecnologia por trás de vários filmes como Jurassic Park, etc...

O Criador do DirectX foi a Microsoft, que criou a BSOD (tela azul da morte)

Qual será que é melhor???  :tantan:

Mas o directX não é ruim, tabgal. Ele possui algumas abstrações na interface de programação que podem ser muito úteis pra escrever JOGOS, afinal é para esta finalidade que ela é direcionada hoje. O opengl, por sua vez, pelo jeito que ele trata alguns objetos, pode ficar difícil de fazer algumas coisas. Uma dificuldade já conhecida em openGL é trabalhar com várias camadas numa cena, precisa escrever toda a interface pra acesso às camadas, e isso significa tempo, muito tempo...já em direct3d, é muito mais fácil de fazer isso, pois o direct3d possui nativamente toda a abstração para acesso às camadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, graças ao direct 3d q serve pra acostar produtor vagab..hã... com pouca vontade de trabalhar...q temos muitos jogos ruins e mal acabados por aí...Vide as conversões de textura da dupla gta3- e Gta vice city...adoro os 2 games, mas formam muito mal acabados e convertidos...

ou seja, programar em open gl é trabalhoso..demorado... e geralmente quem passa horas e horas trabalhando em correções de bugs, e em efeitos lança jogos de qualidade... e...

eu nunca confiei na Microsoft...se eles lançam alguma coisa, é porque tem problemas pra serem consertados na próxima versão! :P

Ou já ouviram falar em Dx final edition ou Windows Final? :P

Hmmm... qm sabe um directx sem versão .1, ou a ou b... meio... IMPOSSÍVEL, NÃO?

Já a SGI... :P

bom, e os jogos em opengl precisam SIM do directx, geralmente... (PARA O SOM) não para a interface gráfica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toninho_Sv@15 Out. 2003,02:10

Pois é, graças ao direct 3d q serve pra acostar produtor vagab..hã... com pouca vontade de trabalhar...q temos muitos jogos ruins e mal acabados por aí...Vide as conversões de textura da dupla gta3- e Gta vice city...adoro os 2 games, mas formam muito mal acabados e convertidos...

ou seja, programar em open gl é trabalhoso..demorado... e geralmente quem passa horas e horas trabalhando em correções de bugs, e em efeitos lança jogos de qualidade... e...

eu nunca confiei na Microsoft...se eles lançam alguma coisa, é porque tem problemas pra serem consertados na próxima versão! :P

Ou já ouviram falar em Dx final edition ou Windows Final? :P

Hmmm... qm sabe um directx sem versão .1, ou a ou b... meio... IMPOSSÍVEL, NÃO?

Já a SGI... :P

bom, e os jogos em opengl precisam SIM do directx, geralmente... (PARA O SOM) não para a interface gráfica...

Putz mas nem é questão de ser vagabundo heheheh...programar em OpenGL ou direct3d é um saco, argh! Dá trabalheira de qualquer forma....e tadinho dos produtores, eles merecem sono e férias de vez em quando também! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!