Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificar um componente SMD


Posts recomendados

isso ai é complicado ou pra ser mais sincero impossível, os componentes SMD usam o mesmo tipo de encapsulamento para vários componentes, tipo 0806 pode ser resistor, capacitor ou SOT-23 pode ser desde um diodo zener até um transistor, a única forma de você saber é ter o Manual de Serviço do equipamento, la tem todos os part list, com desenhos dos chapeados e etc, do contrário pode esquecer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

felipe_santiz, não entendie essa sua resposta, pode nos explicar melhor esse novo metodo de descobrir componentes SDM usando capacimetro?

e componentes SMD com encapsulamento 1206 como assim da pra saber se é um resistor? pois capacitores também usam esse encapsulamento.

por favor de uma geral ai e nos explique melhor essas suas técnicas que só confundie ainda mais pelo menos pra mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo impresso na placa parece ser um capacitor, porém não tenho como conferir o valor do mesmo com um capacimetro.

Mas deve se ter uma maneira de identificar o componente, para que possa ser feita a troca do mesmo.

Breve enviarei uma foto para que possamos estar discutindo melhor o assunto.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se existe um padrão de cores para componentes SMD , mas normalmente esses capacitores minusculos costumam ser marrom ou alaranjado e normalmente sem indentificação de valores, caso que ja não acontece com resistores , transistors , diodos e etc. Como ex: no caso de resistores com valores indicados 152=1500 ohms 471=470 ohms , não sei se é regra geral , mas o ultimo algarismo equivale a quantidade de zeros, bom pelos menos foi isto que entendi lendo por ai .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal mais conciência melhorar o nível dessa discussão, alguns encapsulamento até tem o valor tipo 103=10K para resistor 10K ohms se Capacitor 10000pf ou 10nF mais isso não é regra, e essa de descobrir smd com capacimetro foi a última ehhehehe.....cara você pode pegar algum smd e colocar no capacimetro e acusar por exemplo 47nF mais e se for um outro valor e ele tiver alterado e mnarcar isso? isso nã quer dizer nada até porque se você pegar um Resistor aberto ele tem internamente uma estrutura e um dieletrico tipo o próprio ar ai tu mede e vai marcar alguma capacitância em torno de pF e dai? só por isso é um capacitor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal mais conciência melhorar o nível dessa discussão, alguns encapsulamento até tem o valor tipo 103=10K para resistor 10K ohms se Capacitor 10000pf ou 10nF mais isso não é regra, e essa de descobrir smd com capacimetro foi a última ehhehehe.....cara você pode pegar algum smd e colocar no capacimetro e acusar por exemplo 47nF mais e se for um outro valor e ele tiver alterado e mnarcar isso? isso nã quer dizer nada até porque se você pegar um Resistor aberto ele tem internamente uma estrutura e um dieletrico tipo o próprio ar ai tu mede e vai marcar alguma capacitância em torno de pF e dai? só por isso é um capacitor?

Veja o que o amgo citou...

Não sei se existe um padrão de cores para componentes SMD , mas normalmente esses capacitores minusculos costumam ser marrom ou alaranjado e normalmente sem indentificação de valores, caso que ja não acontece com resistores , transistors , diodos e etc. Como ex: no caso de resistores com valores indicados 152=1500 ohms 471=470 ohms , não sei se é regra geral , mas o ultimo algarismo equivale a quantidade de zeros, bom pelos menos foi isto que entendi lendo por ai .

Apenas capacitores SMDs despolarizados são alaranjados ou marros, logo você sabe quais componentes são capacitores numa placa. Citei o capacímetro pois não vejo outra forma, além do valor impresso na placa ou do esquema elétrico em mãos, de saber o valor do componente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Preciso de ajuda,Como poderei identificar um capacitor smd sem impressos no componente.

Tenho ainda muitas dúvidas e gostaria de estar tirando com a ajuda de todos.

Obrigado!

O colega felipe_santiz só estava respondendo a questão inicial.

Se você sabe que o componente é um capacitor, como indicado no início, então nada mais lógico que usar um capacímetro para medí-lo. Se possível isolando este capacitor do resto do circuito, fazendo sua retirada ou desligando os componentes associados a ele.

Deviam ler todo o tópico antes de criticar o colega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o amigo Adevan se iquivocou na sua resposta.O colega felipe respondeu tudo correto.Capacitores smd nao polarizado tem sua cor normalmente marron claro ou alaranjando,e somente com capacimetro pra testa lo,ate hoje mexendo com aparelhos eletronicos jamais vi algum com valor descrito acima ,como os resistores.Falei!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 9 anos depois...
Em 24/04/2008 às 08:54, _xyko_ disse:

O colega felipe_santiz só estava respondendo a questão inicial.

Se você sabe que o componente é um capacitor, como indicado no início, então nada mais lógico que usar um capacímetro para medí-lo. Se possível isolando este capacitor do resto do circuito, fazendo sua retirada ou desligando os componentes associados a ele.

Deviam ler todo o tópico antes de criticar o colega.

O tópico é muito bom  estava adormecido mas jamais morto he he he enfim tava tirando umas dúvidas no google sobre capacitores smd cerâmicos e cai aqui neste como sempre desde sempre ótimo site e o qual faço parte he he enfim 

XYKO pode me tirar uma dúvida ou alguma outra nobre alma sabendo eu que trata-se de fato de um capacitor smd cerâmico(por exemplo) e retirando-o da placa  e medindo a sua capacitância não com um capacimetro(ideal) mas sim com um multimetro por exemplo o Hikari HM2090(meu caso) tem como eu saber com o multimetro a sua tensão V ? Pois como é sabido existem de várias tensões Obrigado desde já e um abraço a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Luis A Ribeiro disse:

O tópico é muito bom  estava adormecido mas jamais morto he he he enfim tava tirando umas dúvidas no google sobre capacitores smd cerâmicos e cai aqui neste como sempre desde sempre ótimo site e o qual faço parte he he enfim 

XYKO pode me tirar uma dúvida ou alguma outra nobre alma sabendo eu que trata-se de fato de um capacitor smd cerâmico(por exemplo) e retirando-o da placa  e medindo a sua capacitância não com um capacimetro(ideal) mas sim com um multimetro por exemplo o Hikari HM2090(meu caso) tem como eu saber com o multimetro a sua tensão V ? Pois como é sabido existem de várias tensões Obrigado desde já e um abraço a todos 

Infelizmente não. 

Com multímetro ou até mesmo capacimetro é impossível descobrir a tensão de qualquer capacitor. 

Mas imagino que deva ter alguma tabela ou padrão para esse tipo de capacitor, eu desconheço, pois nunca precisei saber a tensão de um componente desses. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Luis A Ribeiro disse:

neste como sempre desde sempre ótimo site

Só porquê puxou o saco, vejamos...

 

O que você vai ler a seguir é um conceito 100% teórico portanto provavelmente jamais foi avaliado na prática:

 

Considerando que um capacitor explode ser V for grande, imaginando em câmera superhipermegalenta antes de explodir os eletrons começam a vazar entre as placas. Agora se controlarmos esta corrente e medirmos a tensão? Imagine algo como um resistor bem alto, da ordem de megaOhms em série, uma fonte de Vdc variável e um voltímetro medindo a V no cap. Teoricamente algo como ao aumentar gradualmente a V monitorando a Vcap, ao atingir a V de ruptura (inventei isso agora) deve acontecer algum evento na Vcap...

Pronto. Considere jamais aplicar V maior do que a metade desta Vcap max 'eventual' (inventei isso agora)

 

Se achar que deve, arrisque e publique o resultado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O amigo se dirigiu diretamente a minha pessoa e sim a carapuça serviu e pode ter razão. Agradeço e peço perdão a todos que o acompanham. No entanto se achar que deve, por gentileza apreciamos sua alternativa. Afinal pelo nick e avatar deves ser alguma conceituada empresa com bastante conhecimento na área.

 

Uma micro história real... Certa feita um circuito cá apresentou certa instabilidade.Depois de altas ralações, a causa era um  [lote de] capacitor smd. Foi quando criei tal teoria (cap suporta V inferior ao do indicado tape) mas antes de experimentá-la na prática, resolveram condenar o lote e desomologar o fabricante: problema resolvido.

 

Atualmente compramos também capacitor de baixo esr. No momento confiamos no fornecedor.  Caso queira, por gentileza nos instrua como construir um medidor de R interna do cap. Isso sim pode agregar qualidade ao forum

 

Enfim... tentemos melhorar (em mais de um sentido): o capacitor sobre altas tensões e baixa corrente pode se comportar como um varistor ou zener. Pra saber (se ter uma ideia de) sua tensão máxima, penso que pode avaliar seu comportamento nesta condição. Penso que isso é válido pra capacitores smd e alguns cd ou pm os quais eventualmente podem ser falsificados com informação falsa como o abaixo.

Pra este tipo...

componentes-falsos-450x289.jpg

...bem ... é mais difícil algum teste elétrico.

Observe a carapuça... ops carapaça que não serve ... ou será que serve? mensagem subliminar kk

Amigo moderador sinta-se a vontade em usar a borracha ... mas cuidado... machuca!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!