Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Com certeza é um Bug´s nestas temperatura, como eu te falei sempre confie na BIOS, a minha tem um bug tb só funciona com o processador em full load, mas eu não dou a minima para estas temperaturas dos cores, e nem a INTEL, o que vale mesmo é do processador, esta sim, que aciona sensor termico e sinal do PROCHOT para proteger o processador em altas temperaturas, para o caso da linha Q8xxx e Q9xxx é Tcmax=71,4ºC. Olha você pode até tentar atualizar a BIOS da placa, no meu caso eu não vejo problema, porque estas temperatura não tem valor nem um, visto que todo resto está tudo perfeito, atualizar a BIOS é recomendado quando há incompatibilidade de processador e placa mãe ou coisa de genero, agora para este tipo de coisa, não vejo necessidade.

Amigo mesmo assim agora eu lembrei q ela ela tem algum tipo de bug sim, umas 2x ate hj (tenho q uns 4 meses) os coolers começaram a rodar na velocidade maxima (controlados pela placa-mãe) e fui ver a temp do processador estava em 115º, mas o processador nao tava fazendo tarefa nenhuma, reiniciei e tava la mostrando a temperatura correta, por volta de 35º.

Acho q vou atualizar a BIOS e passar a pasta termica zalman q o amigo de cima me recomendou, pois ja vi varios casos aqui no forum de um dos "pezinhos" do cooler nao estar bem encaixado e a temperatura ficar um pouco alta, e como nao fui eu q montei nao sei se foi bem montado, me parece q sim, mas nunca se sabe. Se eu passar a pasta e ficar com as temps dos núcleos alta eu atualizo a BIOS, se isso nao funcionar ignoro elas como você falou, ja q dai vou estar certo q o cooler esta bem montado e com pasta termica o suficiente. :D

Postado
Amigo mesmo assim agora eu lembrei q ela ela tem algum tipo de bug sim, umas 2x ate hj (tenho q uns 4 meses) os coolers começaram a rodar na velocidade maxima (controlados pela placa-mãe) e fui ver a temp do processador estava em 115º, mas o processador nao tava fazendo tarefa nenhuma, reiniciei e tava la mostrando a temperatura correta, por volta de 35º.

Acho q vou atualizar a BIOS e passar a pasta termica zalman q o amigo de cima me recomendou, pois ja vi varios casos aqui no forum de um dos "pezinhos" do cooler nao estar bem encaixado e a temperatura ficar um pouco alta, e como nao fui eu q montei nao sei se foi bem montado, me parece q sim, mas nunca se sabe. Se eu passar a pasta e ficar com as temps dos núcleos alta eu atualizo a BIOS, se isso nao funcionar ignoro elas como você falou, ja q dai vou estar certo q o cooler esta bem montado e com pasta termica o suficiente. :D

Faz isto mesmo, depois postai o resultado, esta pasta da zalmam é muito boa, eu uso aqui OCZ extreme, dá um a diferença muito grande das pré-aplicadas, e boa sorte!!!

Postado

Cara acho que é quase impossivel um processador quad chegar a 23°c em temperatura ambiente com um cooler box e pasta termica branca...

Atualize a bios aqui no forum tem topico que ensina como pesquise bem e se nao achar me pessa o link...

Ehehe chegou o meu evercool buffalo e com ele veio pasta termica branca da evercool e eu peguei um zalman de 12mn tambem,antes so tinha o cooler box da intel com pasta termica branca comum.Curte a diferença nas temperaturas:

Antes:

Processador em idle: 100°c

Processador em full: 130°c

Depois:

Processador em idle:43°c

Processador em full:55°c

Diferença de mais de 50%

Temperatura maxima recomendada pela intel para o meu Pentium D 820 entre 65°c a 70°c.

Postado
Cara acho que é quase impossivel um processador quad chegar a 23°c em temperatura ambiente com um cooler box e pasta termica branca...

Como não? vamos para aulas de transferência de calor:

Fiz agora os calculo bem aproximado para prova para você que possivel, vou provar que medida da temperatura via bios do meu processador está correta:

Temperatura do processador na Bios 22ºC em idle

Temperatura agora as 17:10 em curitiba 13ºC nossa ta muito frio

Temperatura dentro de casa: 18ºC

Temperatura dentro do case: 20ºC

Vou colacar um a formula bem, mas bem simplificada, envolvendo transferencia de calor da superficie do processador com cooler:

Tp=W*RC+Tc

Tp=temperatura do processador

W=Dissipação em W do processador

RC=resistencia do cooler ºC/W

Tc=temperatura do case

você acha a pontência dissipado do processador em idle no site da INTEL, no caso do meu Q9400 é de 12W em idle, ou via everest.

você pode acha a resistencia (calcular) do seu cooler no site http://www.frostytech.com/

embora tem muitos outra coisa envolvida, como resistencia da pasta termica, resitencia de contato..., mas não vem o caso, este calculo é bem aproximado,

Do meu cooler Vortex a resistencia é de 0,2ºC/W

Vamos as caculo:

Tp=12W*0,2ºC/W+20ºC

Tp=2,4+20

Tp=22,4ºC

Tp=22,4ºC até bem razoavel pelas varias simplificações feita

provado que o valor da bios está correta, 22ºC em idle.

http://img21.imageshack.us/img21/3206/processadori.jpg

Postado

Cara eu disse que eu acho que é impossivel um processador chegar a 23°c com cooler intel box e com pasta termica branca,nao da para comparar cooler intel box com Cooler Master Vortex 752!!

Quanto a esses calculos ai eu ja conhecia. :)

Postado

Em outro site me deram a seguinte comparação de coolers Cooler Master Hyper 212 < Ice Age 120 Plus < Akasa Nero Ak-967 < Ice Age Prima Boss.

Concordam ?

Postado
Cara eu disse que eu acho que é impossivel um processador chegar a 23°c com cooler intel box e com pasta termica branca,nao da para comparar cooler intel box com Cooler Master Vortex 752!!

Nao é so tu q ta achando estranho isso amigo, ainda mais com a temperatura dos núcleos em 50º, os quad sao meio esquentados mesmo, mas o meu é um 45nm e ta em stock, por isso vou metera pasta termica da zalman q você me recomendou, deve ter algo errado na montagem desse cooler so pode. A temperatura em SC deve ta uns 12-13 graus também , frio demais, mas mesmo assim so a temp do processador q baixa, a dos cores pouco variam.

Postado
Em outro site me deram a seguinte comparação de coolers Cooler Master Hyper 212 < Ice Age 120 Plus < Akasa Nero Ak-967 < Ice Age Prima Boss.

Concordam ?

tá mas nessa ordem o melhor seria da esquerda para a direita?

Nao é so tu q ta achando estranho isso amigo, ainda mais com a temperatura dos núcleos em 50º, os quad sao meio esquentados mesmo, mas o meu é um 45nm e ta em stock, por isso vou metera pasta termica da zalman q você me recomendou, deve ter algo errado na montagem desse cooler so pode. A temperatura em SC deve ta uns 12-13 graus também , frio demais, mas mesmo assim so a temp do processador q baixa, a dos cores pouco variam.

Veja se o cooler esta bem encaixado pois isso faz uma diferença horrenda na temperatura...Cuidado pois eu ja quebrei um pino inteirinho dum cooler box da intel (eles nao se rendem fácil :s )

Ahh e de preferência troque o cooler box da intel por um evercool buffalo que ja daria conta do recado facilmente...

Postado

Roda o prime95, o teste do everest, para ver que temperatura chega o processador, dai eu ligo para amigo meu que tem Q8200, para ver que temperatura chega dela para pode comprar. :)

Postado
Roda o prime95, o teste do everest, para ver que temperatura chega o processador, dai eu ligo para amigo meu que tem Q8200, para ver que temperatura chega dela para pode comprar. :)

Ta ai, obrigado:

capturar02.jpg

capturar03.jpg

Como vocês podem ver o core 2 é o menos extressadinho :D

Postado

Bom so novo aqui no forum e gostaria que vocês me ajudem a escolher um cooler melhor para o meu pc! Desde ja agredeco a todos pela ajuda!

Configuracoes:

Processador P4 3.06mhz ht núcleo prescott modelo 524

placa-mãe Assus P5vdc-mx (Bios com a ultima versao)

placa de video Gforce 6200 A-LE

Temperatura CPU na media de 45°C somente com o sistema operacional executando, 50° com algumas paginas de internet, 61° com 2 lineages 2 abertos media de 60/50% de uso da CPU.

esta temperatura esta correta?

destes 2 modelos de cooler abaixo qual e melhor?

A4013-TR2 M13 SE

Cooler Evercool HPFI-10025 Intel Buffalo (775-pin)

Segue abaixo a especificacao tecnica dos coolers

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:101

http://www.thermaltake.com.br/produto/97/A4013-TR2+M13+SE+promocao

Se estes coolers nao sao bons... por favor postem um cooler bom e onde posso adquiri-lo... lembrando minha condicao financeira so me permite um cooler de + ou - 60,00 R$

Obrigados a tados!

Postado

rafael-aj

Olá, tá estranho mesmo a temperatura do processador em full load, falei com meu amigo no MSN, ele tem Q8200+Gigabyte GA-G31M-ES2C, ele no everest agora a pouco, chegou a 48ºc o processador e 50 e pouco no cores...

eu fiz testa agora com linX, que parecido com prime95 só que le estressa um pouco mais o processador, o meu com over rodando @3,2 e chegou a 57ºC em full load.

http://img9.imageshack.us/img9/5188/testtemp.jpg

Postado

esse segundo ai sera que funciona em athlon 64 7700?

tava pensando em comprar um buffalo pro meu pc,mas vi esse ai e parece que a potencia dele é bem superior ao buffalo...

Postado
Olá, tá estranho mesmo a temperatura do processador em full load, falei com meu amigo no MSN, ele tem Q8200+Gigabyte GA-G31M-ES2C, ele no everest agora a pouco, chegou a 48ºc o processador e 50 e pouco no cores...

eu fiz testa agora com linX, que parecido com prime95 só que le estressa um pouco mais o processador, o meu com over rodando @3,2 e chegou a 57ºC em full load.

http://img9.imageshack.us/img9/5188/testtemp.jpg

então era isso, esperar chegar a pasta termica e jogar em cima, se nao for isso é a bios, :(

Postado

1- Compensa utilizar um cooler de 80mm + Filtro (evitar pó) + Duto para o processador ou mesmo assim o acumulo de pó sera muito no cooler do processador ?

2- O cooler do processador refria tambem a Mobo ou somente o processador mesmo ?

3- O Duto aqui no meu gabinete não fica BEM de frente para o cooler do processador, fica mais para a esquerda e o cooler mais para a direita, pega um pouco mais da metade, mesmo assim o duto é efciente nesse caso ?

valeu

Postado

salve amigo, o duto de ar pode ser eficiente se estiver bem encostado ao cooler do processador aliado a um bom cooler na entrada do duto.

No seu caso acho que nao vai ajudar muito o duto pois como voce mesmo falo o duto pega pouco mais da metade, ja o filtro segura muito bem a poeira mas diminui o desempenho do cooler.

quanto ao cooler do cpu ele ajuda na refrigeraçao dos reguladores de tensão,alem de ouros componentes, isso se o ar que sai do cooler da cpu esiver mais frio que o ar no inerior do gabinete.

valeu!

Postado

Bom so novo aqui no forum e gostaria que vocês me ajudem a escolher um cooler melhor para o meu pc! Desde ja agredeco a todos pela ajuda!

Configuracoes:

Temperatura CPU na media de 45°C somente com o sistema operacional executando, 50° com algumas paginas de internet, 61° com 2 lineages 2 abertos media de 60/50% de uso da CPU.

A4013-TR2 M13 SE

http://www.evercool.com.tw/products/hpf.htm

http://www.tr2tt.com/products/coolers/m13se/m13se-2.htm

Se estes coolers nao sao bons... por favor postem um cooler bom e onde posso adquiri-lo... lembrando minha condicao financeira so me permite um cooler 70,00 R$

Obrigados a tados!

Obs: Se o topico possuir alguma irrecularidade favor contactar para que eu possa arruma-lo!

Postado

Configuracoes:

A4013-TR2 M13 SE

http://www.evercool.com.tw/products/hpf.htm

http://www.tr2tt.com/products/coolers/m13se/m13se-2.htm

Se estes coolers nao sao bons... por favor postem um cooler bom e onde posso adquiri-lo... lembrando minha condicao financeira so me permite um cooler 70,00 R$

Obrigados a tados!

Obs: Se o topico possuir alguma irrecularidade favor contactar para que eu possa arruma-lo!

Nao conheço essetr2t, mas o evercool BUffalo é um cooler muito bom e é um dos melhores custo x beneficio hj em dia, pela faxa de preço q você esta procurando sem duvida ele é o melhor. Dps tem o HiperTX2 da cooler master, mas esse ta na casa dos 90 pra cima.

Postado

Pois bem pessoal!

São pra placa de vídeo. Um deles é passivo, o outro, não, como dá pra ver na foto.

O material deles é o mesmo: aluminio, mas o passivo (original da placa) é quase o dobro do tamanho e parece ser freito num aluminio de maior qualidade (mais puro: dá pra ver que o outro tem peso e até cor um pouco diferente...

Agora tô usando o ativo. Mas qual parece mais vantajoso deixar ligado na placa?

Foto:

053109143500r.jpg

Postado

User Z

O evercool buffalo me paraçe ser bem melhor que este A4013-TR2 M13 SE pois o buffalo tem 4 canos de cobre que vão do núcleo do cooler até o dissipador ja este outro nao...Aqui em casa com o buffalo minhas temperaturas cairam pela metade se comparado com o intel box,mas eu nao acho que aja necessidade de voce trocar de cooler.Eu se fosse voce comprava so uma pasta termica de alta qualidade pois a temperatura esta boa mas no verao ira aumentar.

Se voce pretende fazer overclock troque de cooler,nao precisa ser um caro,o buffalo dara conta aqui a temperatura com o cooler intel box era 100°c em idle agora 44°c e em full era 130°c agora 64°c mas como fiz overclock aumentou um pouquinho. :P

Se nao vai fazer overclock mude a somente a pasta termica para uma de alta qualidade.

Pois bem pessoal!

São pra placa de vídeo. Um deles é passivo, o outro, não, como dá pra ver na foto.

O material deles é o mesmo: aluminio, mas o passivo (original da placa) é quase o dobro do tamanho e parece ser freito num aluminio de maior qualidade (mais puro: dá pra ver que o outro tem peso e até cor um pouco diferente...

Agora tô usando o ativo. Mas qual parece mais vantajoso deixar ligado na placa?

Foto:

053109143500r.jpg

Tente deixar o dissipador de calor original da placa de video e encaixar ou colar de alguma maneira o cooler em cima do dissipador.Sem duvida essa sera a melhor opção. :lol:

Se voce nao puder deixar os dois somente testes dirao... :P

Mas eu acho que o cooler se saira melhor que o dissipador.

Postado

não encontrei nada sobre o Asus Triton 81

mas parece ser um bom cooler

Prima boss é ótimo

e o Nero aqui no forum li que ele é melhor que o prima boss,

as diferenças de preços são irrelevantes

o asus

http://www.overclock3d.net/reviews.php?/cases_cooling/asus_triton_81_skt1366_cpu_cooler/5

custa 10 a mais que o prima boss

e o prima boss custa 15

a mais que o nero

o gabinete é um Asus Vento TA-M21

o resto do pc é

Q9550 E0

4850 XFX

Asus P5Q

Corsair 450vx

ocz gold 1066 4gb

e ta esquentando demais demais

Postado
não encontrei nada sobre o Asus Triton 81

mas parece ser um bom cooler

Prima boss é ótimo

e o Nero aqui no forum li que ele é melhor que o prima boss,

as diferenças de preços são irrelevantes

o asus

http://www.overclock3d.net/reviews.php?/cases_cooling/asus_triton_81_skt1366_cpu_cooler/5

custa 10 a mais que o prima boss

e o prima boss custa 15

a mais que o nero

o gabinete é um Asus Vento TA-M21

o resto do pc é

Q9550 E0

4850 XFX

Asus P5Q

Corsair 450vx

ocz gold 1066 4gb

e ta esquentando demais demais

Também esto para comprar um cooler melhor para meu sistema, galera sempre fala, "a sua placa mãe tem muito dissipadores o melhor é cooler horizontal pra resfriar os dissipadores em volta do processador" só que quase ninguem comprar este cooler horizontais mais, porque?, os mais em conta não tem desempenho sastifatorio, os que são bom, ou tão fora de linha, ou custam 300,00 e caso do Noctua NH-C12P este sim é excelente, só que você tem o desempenho dele por um cooler tower de 150,00..., o q fazer? torna o seu gabinete com um boa circulação de ar, no seu caso, o seu gabinete não há problema por que ele tem dois fans lateral, mas para instalar um cooler tower você vai ter que tirar um deles, mais ainda sim bom. No meu caso eu instalei um cooler interno, no compartimento dos HD´s, jogando o ar que vem do cooler da frente do cabinete para mobo e VGA, com isto baixei 10ºC da minha P5Q.

O cooler que eu vou comprar vai ser o Nero, bom preço e silencio, e otimo desempenho, e acabamento muito melhor q prima Boss.

Postado

pois é

eu ia comprar um cooler master 333 e um gemini II S

mas esse gabinete da asus parece ser super bom

1 cooler de 120 na frente 1 de 120 atras

frente daquela tela

lateral tb

mais 2 coolers de 120 na lateral que eu pretendo colocar jogando ar pra dentro

no inverno daqui tem core em 22ºc

o mais quente tá a 30 agora

se um desses tower n resolve com esse gabinete até o verão providencio um big typhoon ou um gemini ii S

mesmo

mas pelo que tu disse a principio vou pegar o nero mesmo;)

O meu ta a 22ºc

temperatura ambiente 6ºc

cooler box e só com aquele adesivo que vem nele

:P

Postado
pois é

eu ia comprar um cooler master 333 e um gemini II S

mas esse gabinete da asus parece ser super bom

1 cooler de 120 na frente 1 de 120 atras

frente daquela tela

lateral tb

mais 2 coolers de 120 na lateral que eu pretendo colocar jogando ar pra dentro

no inverno daqui tem core em 22ºc

o mais quente tá a 30 agora

se um desses tower n resolve com esse gabinete até o verão providencio um big typhoon ou um gemini ii S

mesmo

mas pelo que tu disse a principio vou pegar o nero mesmo;)

O configuração de cooler tower é mais eficiente que cooler horizontal, por isso você ver um montes deles, e varias marcas, já os horizontais tem poucos lançamento, a ASUS tem um novos Asus Royal Knight e Asus Axe Square Amazing, vi os testes deles, são cooler medianos, que custam mais de 200,00 reais, a cooler master tem este novo Gemini II S, só vi ele na pluginformatica, por 224,00, achei meio caro pela performace.

https://www.pluginformatica.com.br/loja/produto-10-7197-cooler_cooler_master_geminii_s_rrcchpbu1gp_120mm_sleeve_p_intel_e_amd

Mas assim vai na boa neste cooler tower, com este seu gabinete sem problemas. Pretendo não deixar a placa mãe passar do 50ºC no verão, com instalação do cooler dentro gabinete ela não chegou as 40ºC, antes ela chegava a 50ºC.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!