Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

Pessoal, que montar um PC com baixíssimo custo. Mas como também não querro passar nervoso com o desempenho dele, estou pensadno em fazer o bom OVER nele, o máximo que conseguir.

As peças que escolhi são essas:

Processador AMD Athlon 64 X2 7750 2.7GHz Dual-Core Black Edition AM2+ Box

Placa Mãe ECS A780GM-A Black Series VER1.1 AM2+ - BOX

Vão me sair por um total de R$ 435 + frete.

Então... sobre a refrigaração, considerando que esse proc é de 95W, eu gostei na sugestão do Kbssssssa...

Componentes:

1 x Cooler Master HYPER TX2

1 x FAN 120mm (Preferência para o FAN coolermaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB)

Queria saber dos colegas se essa é mesmo a melhor opção, considerando o custo/benefício com foco no C. hehehe

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o melhor custo/benefício mesmo é o Akasa AK 967, que gela o processador a ponto de chegar perto de temperaturas de coolers de R$ 280,00, sendo que ele custa "apenas" R$ 199 (procurando você acha mais barato). Agora se quiser focar no C, como você disse, tem o TX2 e o Buffalo, porém falam melhor do TX2...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, ja fiz um post aqui no topico mas ngm respondeu qto ao hyper tx2, então acho q nao é recomendado, volto a perguntar, minha placa-mãe tem os dissipadores do chipset da placa-mãe ao redor do cooler box, e este refrigera eles, gostaria se possivel de saber se ha algum bom cooler custo/benefício no mercado q nao seja de torre, e sim deitado como o cooler box e q fizesse a mesma funçao refrigerando tanto o processador qto a placa-mãe.

Segue a placa-mãe onde vocês podem ver os detalhes dourados em volta do processador:

p5q.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael-Aj, no seu caso eu recomendo da seguinte maneira. Use somente os coolers horizontais se não houver algum fan na lateral ou na parte superior do gabinete ventilando para dentro. Caso contrário não pegue os horizontais, vá com os towers mesmo, por que possuem melhor desempenho. Para ajudar, você pode colocar um baia fan na altura da placa mãe para ajudar na temperatura. Ton, depende de quanto você pode gastar e qual o estilo que você quer: Tower ou Horizontal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael-Aj, no seu caso eu recomendo da seguinte maneira. Use somente os coolers horizontais se não houver algum fan na lateral ou na parte superior do gabinete ventilando para dentro. Caso contrário não pegue os horizontais, vá com os towers mesmo, por que possuem melhor desempenho. Para ajudar, você pode colocar um baia fan na altura da placa mãe para ajudar na temperatura. Ton, depende de quanto você pode gastar e qual o estilo que você quer: Tower ou Horizontal?

Nao existi essa de que os towers tem melhor desempenho,pois tem coolers horizontais que sao melhores que os towers e vice-versa isso varia de cooler para cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael-Aj, no seu caso eu recomendo da seguinte maneira. Use somente os coolers horizontais se não houver algum fan na lateral ou na parte superior do gabinete ventilando para dentro. Caso contrário não pegue os horizontais, vá com os towers mesmo, por que possuem melhor desempenho. Para ajudar, você pode colocar um baia fan na altura da placa mãe para ajudar na temperatura. Ton, depende de quanto você pode gastar e qual o estilo que você quer: Tower ou Horizontal?

Mas nao tens algum horizontal bom custo/benefício pra me recomendar, tem uns da asus q nao sao bem horizontais e acho q também nao sao bem torre, q no caso ajudariam a resfriar a placa-mãe, mas estão 280 reais :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha tem esse aqui o http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96618248-_JM

Esse ai é todo de cobre o que é um otimo material para dissipador e ele é horizontal,e tem um excelente preço...

porém eu to desconfiado pois esta muito barato e nas especificaçoes nao cita se o dissipador é todo de cobre,isso voce tera que descobrir.

Tambem tem o Cooler Master Vortex 752 que tambem é uma boa opção,mas se o dissipador daquele cooler que citei antes deste for todo de cobre este cooler que estou citando agora nao é nada.

Eu ja prefiro um tower mesmo como o Cooler Master Hyper 212 (ele vem com um cooler de 12x12 e com leds azuis e suporta mais outro tambem de 12x12) ou então um Evercool Buffalo.

Evercool Buffalo de R$ 50,00 a R$ 80,00

Cooler Master Hyper 212 R$ 130,00 a R$ 150,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha tem esse aqui o http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96618248-_JM

Esse ai é todo de cobre o que é um otimo material para dissipador e ele é horizontal,e tem um excelente preço...

porém eu to desconfiado pois esta muito barato e nas especificaçoes nao cita se o dissipador é todo de cobre,isso voce tera que descobrir.

também tem o Cooler Master Vortex 752 que também é uma boa opção,mas se o dissipador daquele cooler que citei antes deste for todo de cobre este cooler que estou citando agora nao é nada.

Amigo era esses thermaltake mesmo q eu estava procurando, mas esse preço esta mesmo muito suspeito, sera q alguém conhece uma loja de confiança q venda? Esse cooler master cortex também muito me interessa :D

Edit: achei o Vortex 752 na Smartdata, e aceitam boleto bancario, alguém conhece essa loja?? Sera q ele da conta de segurar o q8200 num over a 2.8?? com o box passa de 70º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cara nem faço ideia,mais to te falando o melhor vai ser voce pegar o Cooler Master Hyper 212 imagina esse cooler ai alem de suporta o fan que vem com ele de 12x12 suporta mais outro!! E pra da melhor perfomance nele ainda voce pode botar outro fan na traseira do seu gabinete pois fica bem proximo do processador o que ajudaria mais ainda.

Talvez voce possa ficar com o box mesmo amigo,lapide (no comeco do topico tem um link e nele diz como),use esta pasta termica OCZ Freeze Extreme (so achei no waz mas esta indisponivel) ou então essa um pouco inferior ARCTIC COOLING MX-2 ...E se nao tiver adicione um fan na traseira do seu gabinete jogando o ar para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cara nem faço ideia,mais to te falando o melhor vai ser voce pegar o Cooler Master Hyper 212 imagina esse cooler ai alem de suporta o fan que vem com ele de 12x12 suporta mais outro!! E pra da melhor perfomance nele ainda voce pode botar outro fan na traseira do seu gabinete pois fica bem proximo do processador o que ajudaria mais ainda.

Talvez voce possa ficar com o box mesmo amigo,lapide (no comeco do topico tem um link e nele diz como),use esta pasta termica OCZ Freeze Extreme (so achei no waz mas esta indisponivel) ou então essa um pouco inferior ARCTIC COOLING MX-2 ...E se nao tiver adicione um fan na traseira do seu gabinete jogando o ar para fora.

Cara eu pegaria com certeza o 212 ou o TX2, mas como eu disse tenho os dissipadores da placa-mãe pra esfriar, mesmo com o TX2 q tem uma "aba" atrás q joga ar em cima dos dissipadores traseiros ainda restariam os laterais sem refrigeraçao. :(

Nao sei se a superficie do cooler box é estão irregular pra precisar lapidar ele, acho q é bem polido, acho q o q estraga é o material.

Uma artic silver 5 sera q ja melhorava a temperatura? quero colocar ele a 2.8Ghz ou mais, mas com o cooler box ele atinge 75º em full.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como citei pega a OCZ Freeze Extreme é a melhor pasta termica para temperaturas altas,tambem tem outras pastas termicas um pouco inferioses a essa OCZ porém é quase impossivel de achar aqui no brasil,vem pouco e custa caro (como essa Noctua NT-H1 - 1.4ml link: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=91441 ) .

Depois da OCZ e das pastas rarissimas e de custoXbeneficio ruim tem a Artic Cooling MX-2 cujo custoXbeneficio esta muito bom! Num comparativo a Artic Cooling MX-1 perde por um grau para a Artic 5...Como a pasta termica pela qual estamos falando é a MX-2 com certeza ela é melhor que a artic 5 sem contar que essa artic 5 voce tera que repor de 6 em 6 meses ja a Artic Cooling MX-2 voce precisa repor de 8 em 8 anos mas eu nao acho que seja bom esperar tanto. :D (O teste comparativo das pastas termicas: http://infortech.eu/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=101&page=4 ) Quanto a liquid pro que lidera o teste acho que nem existi no Brasil. :(

Mas porque os dissipadores da placa-mãe te impossibilitariam de usar o Cooler Master Hyper 212 ? Nao é obrigatorio ventilaçao nos dissipadores desde que alguma parte do cooler nao tape os dissipadores a nao ser que tambem sejam dissipadores.

Quanto a lapidação parece que pode ser feita em coolers intel box nao sei se os coolers do quad tem algo que impossibilite mas acho que nao,e eles nao vem lapidados.A lapidação server para tirar a tinta que vem em cima da base de cobre assim o contato entre a pasta termica e o cooler sera mais direto,pesquise no link sobre lapidação que esta disponivel no inicio deste topico e se necessario no google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zeus123 obrigado pela força ate agr, mas prefiro usar um cooler q ajude, a placa-mãe. Sobre a lapidaçao achei bem interessante e vou testar, outra duvida minha sobre as temperaturas, como você pode ver a baixo, a temperatura do processador esta em 23º, mas dos núcleos esta a 50º pra cima. Onde é medida a temperatura do processador? seria entre o fan e o dissipador? dessa forma estou concluindo q o q esta havendo é q o calor nao passa corretamente dos núcleos ao dissipador, então acho q vou lapidar como você sugeriu e passar uma pasta termica, dentre as desse site qual você me recomenda?:

http://www.smartdata.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1515&Y=8354239654655&IDCategoria=12063

pesquisei no forum e so ha qualificaçoes positivas pra smartdata, nao sei em q outra loja comprar, achei a smartdata realmente bem completa. Se souber uma loja q venda a MX-2 fico grato.

post-78206-13884951704728_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do site que voce me passou a melhor pasta termica disponivel é a artic 5,mas a Artic Cooling MX-2 é melhor e voce encontra aqui neste link: http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=817&osCsid=dik4cnakn4kg8iqg0afj8qqst7 .

Veja pela sua bios a temperatura pois em alguns cassos o everest pode acabar mostrando temperaturas erradas...Um outro programa que eu tambem gosto é o speedfan ele tambem mostra as temperaturas (TODAS) e com menor chance de erro.Tem no baixaki,ele server até mesmo para controlar a velocidade dos seus fans. (lembrando q seus fans tenque estar conectados na placa-mãe logico... )

é mais provavel que voce consiga ver a temperatura certa na bios,e em algumas vezes a temperatura esta bugada dai voce tenque atualizar a bios e aparece a temperatura certa. (duvido que seja o seu casso) :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei em mais de 25 lojas top de pontos no topico de recomendacoes de lojas daqui do Clube do Hardware pela Artic Cooling MX-2 mas nao achei,so achei naquele site pelo qual te passei mas so agora vi que esta indisponivel. :(

Se voce nao consiguir essa pasta termica pega artic 5 mesmo (vem menos,dura menos e tem menos eficiencia e o preço é quase o mesmo mas pela durabilidade nem da para comparar mas fazer o que? (_( )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei em mais de 25 lojas top de pontos no topico de recomendacoes de lojas daqui do Clube do Hardware pela Artic Cooling MX-2 mas nao achei,so achei naquele site pelo qual te passei mas so agora vi que esta indisponivel. :(

Se voce nao consiguir essa pasta termica pega artic 5 mesmo (vem menos,dura menos e tem menos eficiencia e o preço é quase o mesmo mas pela durabilidade nem da para comparar mas fazer o que? (_( )

Andei lendo e pelo q me parece a silver 5 e a ceramique nao tem muita diferença, mas parece q a silver é condutora e é difícil de remover. Isso procede? como funciona esse "tempo de cura"? a ceramique tenho q remover de 6 em 6 meses também amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... sobre a refrigaração, considerando que esse proc é de 95W, eu gostei na sugestão do Kbssssssa...

Componentes:

1 x Cooler Master HYPER TX2

1 x FAN 120mm (Preferência para o FAN coolermaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB)

Eu se fosse voce pegaria o Cooler Master Hyper 212. Porque?

Ele vem com um cooler de 120mm com leds e ainda suporta outro de 120mm e vai sair quase pelo mesmo preço do fan de 120mm com o Cooler Master HYPER TX2.

porém este Cooler Master Hyper 212 é muito superior ao Cooler Master HYPER TX2 principalmente por ter mais condutores de cobre que vão do núcleo ao dissipador. (Preço: R$ 125,99 Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96154476-cooler-para-775-e-am2-hyper-212-silencioso-cooler-master-_JM )

Andei lendo e pelo q me parece a silver 5 e a ceramique nao tem muita diferença, mas parece q a silver é condutora e é difícil de remover. Isso procede? como funciona esse "tempo de cura"? a ceramique tenho q remover de 6 em 6 meses também amigo?

então o tempo de cura é o tempo recomendado para voce remover a pasta térmica antiga e a aplicar de novo (A MESMA),quanto a esse negocio da artic 5 ser difícil de remover ou nao eu nao sei,mas qualquer coisa é só usa um secado de cabelo :P e para limpar bem um alcool isopropilico.

Quanto ao tempo de cura dessa Artic Silver Ceramique nao diz nem no site do fabricante.

Achei essa pasta termica aqui: :)

Nome: Zalman ZM-STG1 3.5g DISPONIVEL PROVAVELMENTE POR POUCO TEMPO

Link: http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/pasta-termica-zalman-zm-stg1-3-5g

Melhor que Artic 5 , pior que Artic Cooling MX-2.

Melhor que a Artic Cooling MX-2 so a Noctua NT-H1 (que nao vem nem a metade de gramas se comparado a Artic Cooling MX-2 e tem o mesmo preço e é mais difícil de achar),Tuniq TX-2 (nao achei em nenhum site brasileiro),a OCZ Freeze Extreme (a melhor para temperaturas extremas custoXbeneficio bom mais rara) e a Thermalright Chill Factor (a melhor para temperaturas baixas 40°c)

Tabela em ordem decrescente de qualidade das pastas térmicas (contribuição do PistolãoBR):

1º Thermalright Chill Factor (para aplicações em processadores frios, com temps até 40°C)

2º OCZ Freeze Extreme (é a melhor em condições de temperaturas extremas, como em GPUs, Chipsets e processadores com over extremo)

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

5º Artic Cooling MX-2

6º Zalman ZM-STG1

7º Artic Silver 5

8º Artic Ceramic

9º Akasa AK-450

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então o tempo de cura é o tempo recomendado para voce remover a pasta termica antiga e a aplicar de novo (A MESMA),quanto a esse negocio da artic 5 ser difícil de remover ou nao eu nao sei,mas qualquer coisa é só usa um secador de cabelo :P e para limpar bem um alcool isopropilico.

Quanto ao tempo de cura dessa Artic Silver Ceramique nao diz nem no site do fabricante.

Achei essa pasta termica aqui: :)

Nome: Zalman ZM-STG1 3.5g DISPONIVEL PROVAVELMENTE POR POUCO TEMPO

Link: http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/pasta-termica-zalman-zm-stg1-3-5g

Melhor que Artic 5 , pior que Artic Cooling MX-2 .

Ja mandei vir, gostei dessa, aplicar com o pincel fica mais fácil, no caso com essa pasta eu "pinto" a parte superior do processador (a q vai em contato com o dissipador) inteira? uma fina camada certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do meu ponto de vista o certo é aplicar como voce falou uma fina camada com este pincel que vem junto no processador na parte que fica em contato com o cooler. (Todo o dissipador,tirando as bordas que ficam mais para dentro e que nao entram em contato com o cooler)

Mas se vier o manual nao custa nada verificar. ;)

O meu cooler buffalo é para chegar amanha pro meu processador que ta chegando a até 130°c (talvez seja sensor bugado) ,pra mim tomara que nao venha :P ! Pois dai provavelmente consigo pegar o Cooler Master Hyper 212 no lugar dele.Se o buffalo vier eu encomendo um cooler de 120mn com led e boto na traseira do gabinete para dar uma maozinha junto duma pasta termica Zalman ZM-STG1 3.5g. :D

Boa noite tenho que ir durmir amanha se pa eu do uma visitada no topico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zeus123 obrigado pela força ate agr, mas prefiro usar um cooler q ajude, a placa-mãe. Sobre a lapidaçao achei bem interessante e vou testar, outra duvida minha sobre as temperaturas, como você pode ver a baixo, a temperatura do processador esta em 23º, mas dos núcleos esta a 50º pra cima. Onde é medida a temperatura do processador? seria entre o fan e o dissipador? dessa forma estou concluindo q o q esta havendo é q o calor nao passa corretamente dos núcleos ao dissipador, então acho q vou lapidar como você sugeriu e passar uma pasta termica, dentre as desse site qual você me recomenda?:

http://www.smartdata.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1515&Y=8354239654655&IDCategoria=12063

pesquisei no forum e so ha qualificaçoes positivas pra smartdata, nao sei em q outra loja comprar, achei a smartdata realmente bem completa. Se souber uma loja q venda a MX-2 fico grato.

Olá amigo, eu olhei a imagem do teu everest, verefica a temperatura do processador via bios, que provavelmente ela vai bater com o do processador do everest (23º), se isto se confirmar; e porque a P5Q ela bug as temperaturas do cores, sempre confie na BIOS, porque os as medidas via software são muitas sujeitas a bug´s, para INTEL a unica temperatura é do processador, ela munca fala em temperatura de core, mas medida via software ela não passa de 10º a mais que o processador em idle, e se aproxima em full load. Não tem esta que "não está havendo é q o calor não passa corretamente dos núcleos" senão seu processador nem tava funcionando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, gostaria que conparassem esses coolers (custo/benefício) abaixo, e desse um resultado de qual eu devo comprar.

Akasa Nero Ak-967 ou Ice Age Prima Boss ?

Cooler Master Hyper 212 ou Ice Age 120 Plus ?

Entre esses quatro gostaria que me informassem, os dois melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, eu olhei a imagem do teu everest, verefica a temperatura do processador via bios, que provavelmente ela vai bater com o do processador do everest (23º), se isto se confirmar; e porque a P5Q ela bug as temperaturas do cores, sempre confie na BIOS, porque os as medidas via software são muitas sujeitas a bug´s, para INTEL a unica temperatura é do processador, ela munca fala em temperatura de core, mas medida via software ela não passa de 10º a mais que o processador em idle, e se aproxima em full load. Não tem esta que "não está havendo é q o calor não passa corretamente dos núcleos" senão seu processador nem tava funcionando....

Amigo na BIOS ta 23 graus, sera um bug na temp dos cores como você disse? se positivo sera q atualizando a BIOS fica normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo na BIOS ta 23 graus, sera um bug na temp dos cores como você disse? se positivo sera q atualizando a BIOS fica normal?

Com certeza é um Bug´s nestas temperatura, como eu te falei sempre confie na BIOS, a minha tem um bug tb só funciona com o processador em full load, mas eu não dou a minima para estas temperaturas dos cores, e nem a INTEL, o que vale mesmo é do processador, esta sim, que aciona sensor termico e sinal do PROCHOT para proteger o processador em altas temperaturas, para o caso da linha Q8xxx e Q9xxx é Tcmax=71,4ºC. Olha você pode até tentar atualizar a BIOS da placa, no meu caso eu não vejo problema, porque estas temperatura não tem valor nem um, visto que todo resto está tudo perfeito, atualizar a BIOS é recomendado quando há incompatibilidade de processador e placa mãe ou coisa de genero, agora para este tipo de coisa, não vejo necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!