Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

Pessoal, tenho um E5200 com cooler box. Recentemente, coloquei um FAN de 8cm acoplado a um duto de plástico na lateral do gabinete. O duto esta direcionado para cima do cooler do processador. Notei que houve uma boa queda na temperatura. Agora a temperatura em idle está na casa dos 28°, ou seja, temperatura ambiente. porém a velocidade do cooler do processador diminuiu bastante, mesmo com o smart fan desligado a rotação está inferior do que era antes. Minha pergunta é: o cooler na lateral desacelerou o cooler do processador? Isso pode, com o tempo, danificar o cooler do processador?

[]'

Isso é o controle de rotação por temperatura que está ativo na placa-mãe, como a temperatura do processador diminuiu bastante, não é necessário o fan rodar a tantos RPM, a rotação diminui e o barulho tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O Big Typ 14 Pro tá mais pro Akasa Ak 967:

Temperaturas:

Big Typ 15,4 º C R$ 298,00 (By WAZ)

Akasa AK 967 15,0 º C R$ 198,42 (By KaBum)

Utilizo sempre a pastilha de 150W Intel para comparação, 1° porque atualmente processadores já vem com consumos absurdos, com um over a barreira dos 150W é quebrada facilmente e segundo porque grande parte dos coolers high end. substitui a presilha da AMD por fixações em parafuso, assim com a pastilha intel simula-se isso.

Mas sua comparação é valida também :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria sabe da onde vocês estão tirando esses preços?

o iceage primaboss é barato sim uns 170 reais

o maxorb EX só achei por 289 reais menos q isso nao achei

o bigtyp 14pro o minimo q achei foi por 298 reais ...

o bigtyphoon xv o minimo ta 239 reais e na maioria dos casos ta o preço do bityp 14pro (viagem isso mas é verdade)

e pelo q vi nos casos de tower e horizontal... quando tem dissipadores em volta do processador nao se recomenda de jeito maneira os coolers tower... mesmo q você encha de coolers pequenos nos dissipadores, nao vai faze o mesmo efeito q coolers na horizontal...

triste pra mim q prefiria comprar um iceage primaboss gastando 170 reais doq um bigtyp 14pro por 300 mangos =~ oooo plaquinha fia da main pra esquenta essa minha hehehe

mas retornando ao principal alguém sabe o onde encontrar o bigtyp mais barato doq na waz? (unico lugar q encontrei =~ )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
e pelo q vi nos casos de tower e horizontal... quando tem dissipadores em volta do processador nao se recomenda de jeito maneira os coolers tower... mesmo q você encha de coolers pequenos nos dissipadores, nao vai faze o mesmo efeito q coolers na horizontal...

Errado!!!! Muito pelo contrario, gabinete com uma boa ventilação para os dissipadores da placa-mãe e coolers Tower são melhores do que Coolers horizontais para refrigerar tanto o CPU quanto a placa-mãe. Além do mais os coolers horizontais jogam ar já quente nos dissipadores da placa-mãe, o que é bem menos eficiente que uma corrente de ar frio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow pedro agora me trincasse IUHIAUHiuha

o pistolao fala uma coisa tu fala outra ;D

sinceramente prefiro a tua opinião hehe

principalmente pelo fato de eu poder comprar o iceage primaboss por muito menos q um bigtyp 14pro, e ser muito mais eficiente q o mesmo ;D

acho q vou faze o que tas falando mesmo intao, deixa bem ventilado e depois ve se posso comprar um tower ou vou te q ih pro horizontal mesmo hehe

valeu pedro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faz o seguinte pra testar antes de comprar um cooler, coloque algum fan sobre um dissipador da placa-mãe de cada vez, e ve em qual marca a menor temperatura. No dissipador que marcar a menor temperatura é o que você deve adaptar um fan ou colocar um fan nessa altura na lateral do gabinete (de 120mm).

P.S: Não esqueça que só a adaptação de fan não servirá, um gabinete ventilado é primordial pra qualquer tipo de Cooler.

P.S2: Poste qual a menor temperatura que chegou, para avaliarmos ;).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o pedro oh só q q vou faze ;D

vou trocar os coolers q tem no gabinete frontal(ventilando) e traseiro(exaustor) pelo r4 da CM, vou botar um na parte superior 3cm depois da fonte(exaustor)... dois laterais, um em cima do cpu outro em diagonal a ele em cima do chipset ventilando... e mais um na parte inferior ventilando, todos eles o r4 da CM de 120mm.

No caso vão ser 4 ventilando e 3 com exaustor, contando com o da fonte q é de 140mm. Acho eu q vai ficar bom, pelo menos falta de fan nao vai ter mais hehe

mas pode deixa hj as temperaturas estão acima dos 40 graus sem um OC se quer... =/ depois eu posto certinho as temperaturas q estão e vão ficar...

abraço fera e obrigado pelas dicas ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, eu só modificaria um pouco as coisas, só colocaria um ventilador na lateral em cima da CPU se for usar cooler horizontal, senão ele só vai atrapalhar. Faz assim:

Ventilando: 1 Frontal, 1 lateral em cima das memorias/perto do dissipador do chipset (pode colocar os dois ou um só, depende se for fazer over pesado).

Exaurindo: Traseiro e o superio que você falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi no leilão, pena que só tinha ele e eu fui o único a dar o lance (sorte)...

o cooler é o THERMALTAKE BIGTYP 14.

amanhã estou fazendo o pagamento, vou aguardar.

acho que daqui pro final de maio estarei com o pc completo, ai posto fotos pra vocês, mas assim que chegar o cooler posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, ótimo tópico!

O Big Typ 14 Pro tá mais pro Akasa Ak 967:

Temperaturas:

Big Typ 15,4 º C R$ 298,00 (By WAZ)

Akasa AK 967 15,0 º C R$ 198,42 (By KaBum)

O Akasa AK 967 nero deve ser pensado, é um ótimo custo/benefício, já tem suporte para i7 e teve um bom rank nos reviws especializados.

Encontrei por R$ 175,00 nesta loja:

http://www.onblue.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=5213&cd=jefheg0;CRcf&cdgc=ifmZee78CXcf&sid=7n99ic9l5gmc86e22tetbgl8d3-1240264449

Considero a qualidade dos coolers da Akasa igual o da CoolerMaster e melhor que a Zalman, por exemplo.

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha o big typ 14pro é caro sim , mais não me arrependo , por varios motivos

ele podi ser comparado aos outros cooler a 1000rpm por que quando se quer um over ferrado mesmo a 1600 faz barulhinho mais tambem ele gela mais 5º a 6º de boa , chipset , placa mãe não passa dos 32º em full load e memoria ram ele da conta e sobra vento gelado ainda , com ocz freeze extreme fico uma beleza , cm 690 com 6 cm 90cfm 12cm vibra viu vou comprar fitas para tirar vibração , sendo o acabamento dele de contato com o processador , em cobre e lapidado da pra ver o reflexo de seu rosto em perfeito estado , 12 headpipes , fan de 14cm com ele funcionando com minha mao em baixo sinto um enorme quantidade de ar frio passando pelas aletas de aluminio esfriando os dissipadores da mobo e ainda joga ar frio na gpu... o ruim é o atrito do ar da lateral esquerda em cima dele faz um barulho chatinho , o fluxo é muito grande vibrando a lateral eu num sinto mais nada quente dentro do gabinete , valeu muito os 298 reais investidos e uma fonte corsari 520 modular pra aguentar o tranco de tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!