Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

oi Naglfar, como a sua placa mãe tem muitos dissipadores em volta do processador eu recomendo um cooler horizontal, o pessoal aqui do forum recomenda o Cooler CPU Thermaltake BigTyp 14Pro - CL-P0456 - Box mas pelo que eu vi em alguns sites o cooler

Cooler CPU Noctua NH-C12P - Box é um pouco superior a ele nos testes e tem a vantagem de por mais 20 reais aproximadamente você encontrar o adaptador para instalar ele em um CORE i7 o que garantiria futuros upgrades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Naglfar, como a sua placa mãe tem muitos dissipadores em volta do processador eu recomendo um cooler horizontal, o pessoal aqui do forum recomenda o Cooler CPU Thermaltake BigTyp 14Pro - CL-P0456 - Box mas pelo que eu vi em alguns sites o cooler

Cooler CPU Noctua NH-C12P - Box é um pouco superior a ele nos testes e tem a vantagem de por mais 20 reais aproximadamente você encontrar o adaptador para instalar ele em um CORE i7 o que garantiria futuros upgrades

Olá então, eu olhei Big Typ 14, não gostei dele achei grande de mais de desageitado, já Noctua NH-C12p e legal, eu achei ele por 299,00 eu achei meio caro..., Será que eu preciso de cooler horizontal mesmo? a temperatura de minha placa mão nãopassa do 45º graus, que acho que aceitavel, mas hoje eu vou em um aloja que tem este cooler TOp, quero ver eles de perto, mas estou aberto a sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema que eu acho é que as mobos de hoje em dia tem vindo com cada vez mais dissipadores em volta do processador e o noctua c12p tem a vantagem também de ter suporte para core i7, o que eu acho muito importante quando se vai comprar um cooler nesta faixa de preço, outra vantagem do noctua é que como a fan dele é de 12cm padrão, facilmente você encontra outra para colocar no lugar, quando ela quebrar, afinal ninguem quer comprar um cooler de 300 reais e deixar ele parado porque uma fan de 20-30 reais quebrou não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera eu gostaria de uma ajuda para compra um novo cooler para meu processador o mesmo da assinatura (eu não entendo nada mesmo de cooler) eu ate comprei meu processador em box mais acho que o cooler dele não esteja dando conta do recado, em um clima ameno cerca de 27 a 30 graus escrevendo este topico e nada mais, nada mais mesmo, ele esta a 3.200 RPM

a cerca de 36 graus eu acho que isso não é normal, ai pesquisando eu achei esse da asus: http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=p2S1UW1el6JW3KR5

Muito bonito por sinal esse asus triton81 e custa cerca de R$ 270,00 reais aqui no Rio, ai eu queria saber se esse cooler vai resolver meus problemas ou se acho coisa melhor pelo mesmo preço, se a atual situação do meu cooler é anormal?

Desde ja agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

Tenho um Gabinete Hp, com placa mãe Ga8S661FXM-775, hd 80, 1.5 memoria e etc.

Esse gabinete da Hp tem um cooler no processador e outro cooler no proprio gabinete.

Atualmente, ele está esquentando muito, e como tenho 2 coolers (eram usados no processador) + 1 cooler simples (usado no gabinete) pensei em ligar mais 1 ou 2 coolers para girar mais o ar dentro do gabinete, o que aconselham a fazer? e como ligar?

Grato :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, no meu PC atual, C2D E6550, GF 7300 LE, com cooler box, as temperaturas ficam mais ou menos parecidas com as tuas, mas quando está frio aqui e acabo de ligar o PC. Agora se eu abrir um jogo e ficar por um tempo jogando, as temperaturas sobem, mas quando fecho o jogo, as temperaturas não abaixam à 27ºC novamente, ficam no mínimo em 30ºC, no friozão! Agora esse cooler da Asus é bom e muito bonito. Mas ele não vale o preço. Ele mantém os CPU's AMD na faixa de 26ºC, se não me falha a memória (olhe em http://www.frostytech.com/ ). Se você quiser mais eficiência por um baixo preço, procure por Akasa Ak 967, ou Ice Age Prima Boss. Se quiser mais beleza do que eficiência, procure pelos Asus e Zalmans 9xxx Series.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

Tenho um Gabinete Hp, com placa mãe Ga8S661FXM-775, hd 80, 1.5 memoria e etc.

Esse gabinete da Hp tem um cooler no processador e outro cooler no proprio gabinete.

Atualmente, ele está esquentando muito, e como tenho 2 coolers (eram usados no processador) + 1 cooler simples (usado no gabinete) pensei em ligar mais 1 ou 2 coolers para girar mais o ar dentro do gabinete, o que aconselham a fazer? e como ligar?

Grato :)

Olá, LucasLerin.

Para o pessoal te ajudar melhor seria bom se você pudesse colocar uma foto (ou link) do seu gabinete, de preferência aberto, para sabermos se ele aceita mais ventoinhas ou não.

Mas a princípio, se ele estava funcionando legal e só agora começou a esquentar, te aconselho primeiro a fazer uma boa limpeza interna em seu computador, pois a poeira que vai se acumulando dentro acaba funcionando como um "cobertor", impedindo a dissipação do calor gerado pelos componentes.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Preciso da ajuda de vocês, a questão é a seguinte montei um PC recentemente (config. da assinatura) e to achando o cooler box que veio nesse processador Phenom 8650 barulhento d+...... ele fica sempre entre 5500 e 6000 rpm fácil.... fácil..... e aí o ruído tbem aumenta. Na verdade não sei se essa velocidade rpm é normal pra este tipo de cooler, mas uma coisa que pode tá influenciando é que o meu micro ainda não tem fans de gabinete e acredito que se colocá-las poderia fazer o cooler do processador trabalhar menos e conseqüentemente diminuir o barulho, certo?

Sobre as temperaturas apesar de não ter fans de gabinete no micro me parece que elas estão boas, isso de acordo com a avaliação do pessoal aqui do fórum (Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!)

Eis a questão, eu andei lendo por aí que é possível controlar a velocidades das fans, tanto por programas ou direto nas bios da mb (via setup). Só que eu sou leigo e não sei fazer nada disso, e nem sei se seria aconselhável no meu caso aqui. Então já que este cooler é Box gostaria de saber se já de cara seria + interessante investir em outro cooler mais silencioso, ou será que está solução de diminuir o rpm via setup ou aplicativo minimizaria o meu problema..????

Solicito apoio para as duas questões, tanto na recomendação de outro cooler se for o caso, ou instruções/tutorial de como diminuir o rpm.

Como acredito que as fans de gabinete podem influenciar em todo esse processo aproveito para pedir recomendação sobre elas tbem. Eu estava de olho na R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB, vi que o pessoal tem falado muito bem dela, super silenciosa e eficiente.. porém pra piorar a situação o meu gabinete só tem suporte pra duas (02) fans de 80x80m.

Como diz o ditado “se arrependimento matasse”........... eu tinha pesquisado melhor antes de montar esse micro.... mas agora to tentando apagar os incêndios........

Acho que no caso das faz de gabinete vou ter que investir mesmo,mas num faço nem ideia que fan 8x8 se assemelha a R4-L2R-20CK-GP na relação custo beneficio. Ajudem?!?!?

Obs... A questão é que se seu sair trocando tudo (cooler gabinete fans e etc.) vou gastar muito num pc que acabei de comprar.

Por favor ajudem!!!!!!!! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Preciso da ajuda de vocês, a questão é a seguinte montei um PC recentemente (config. da assinatura) e to achando o cooler box que veio nesse processador Phenom 8650 barulhento d+...... ele fica sempre entre 5500 e 6000 rpm fácil.... fácil..... e aí o ruído tbem aumenta. Na verdade não sei se essa velocidade rpm é normal pra este tipo de cooler, mas uma coisa que pode tá influenciando é que o meu micro ainda não tem fans de gabinete e acredito que se colocá-las poderia fazer o cooler do processador trabalhar menos e conseqüentemente diminuir o barulho, certo?

Sobre as temperaturas apesar de não ter fans de gabinete no micro me parece que elas estão boas, isso de acordo com a avaliação do pessoal aqui do fórum (Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!)

Eis a questão, eu andei lendo por aí que é possível controlar a velocidades das fans, tanto por programas ou direto nas bios da mb (via setup). Só que eu sou leigo e não sei fazer nada disso, e nem sei se seria aconselhável no meu caso aqui. Então já que este cooler é Box gostaria de saber se já de cara seria + interessante investir em outro cooler mais silencioso, ou será que está solução de diminuir o rpm via setup ou aplicativo minimizaria o meu problema..????

Solicito apoio para as duas questões, tanto na recomendação de outro cooler se for o caso, ou instruções/tutorial de como diminuir o rpm.

Como acredito que as fans de gabinete podem influenciar em todo esse processo aproveito para pedir recomendação sobre elas tbem. Eu estava de olho na R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB, vi que o pessoal tem falado muito bem dela, super silenciosa e eficiente.. porém pra piorar a situação o meu gabinete só tem suporte pra duas (02) fans de 80x80m.

Como diz o ditado “se arrependimento matasse”........... eu tinha pesquisado melhor antes de montar esse micro.... mas agora to tentando apagar os incêndios........

Acho que no caso das faz de gabinete vou ter que investir mesmo,mas num faço nem ideia que fan 8x8 se assemelha a R4-L2R-20CK-GP na relação custo beneficio. Ajudem?!?!?

Obs... A questão é que se seu sair trocando tudo (cooler gabinete fans e etc.) vou gastar muito num pc que acabei de comprar.

Por favor ajudem!!!!!!!! Obrigado!

o que você pode fazer em relação as fans de 12cm é fazer um pequeno case mod, recortando a tampa lateral e superior do seu gabinete para instalar elas mas é bom você testar para ver se cabe, uma fan frontal de 8cm seria muito bom também, mas como o seu problema esta sendo barulho, a maioria das fans de 8cm sao bem barulhentas....

sobre o barulho do cooler box, eles realmente são mais barulhentos, mas acho que só com a adição das fans e com algum controle de velocidade do cooler deve melhorar o barulho ai sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, gostaria de saber se trocando o cooler box do q8200 pelo Hyper TX2 vai aumentar a temperatura da minha placa-mãe, visto q ela tem dissipadores proximos ao cooler recebendo ventilaçao do mesmo, porém atras do Hyper TX2 tem uma peça plastica q desvia o fluxo de ar, refrigerando assim os dissipadores traseiros, fico com receio qto aos laterais...

l_00610262.jpg

1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essoal, dei uma pesquisa hj em cooler para o proc, fiquei na duvida entre, gostaria da opiniao de vocês, que entendem melhor.

seria eles

Cooler Master Hyper TX2 Copper Base Aluminum Fins 3 Heatpipes CPU Cooler

Hyper 212, 120mm Sleeve CPU Cooler

CM Sphere

e ai qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete possue o seguinte:

1 Cooler de 120mm frontal puxando ar para dentro.

1- Cooler de 120mm traseiro retirando ar de dentro.

1- Cooler de 80mm na lateral na parte mais de baixo jogando ar na direção do chipset da MB.

1- To pensando em utilizar o encaixe lateral com duto, aquele que fica de frente para o processador e colocar 1 de 80mm jogando ar em cima do cooler do processador com o duto, é eficiente isso ? E esse Duto é bom o uso dele ?

Totalizando 4 coolers, 2 de 120mm e 2 de 80mm.

2- Afinal o cooler do processador retira ar quente dele e joga pra fora ou puxa ar quente de fora para cima dele ?

Antes eu estava utilizando esse em frente ao processador com duto mas as temperaturas ficavam mais altas, ai tirei o cooler dali e coloquei ele em uma janela com furos que ficava mais em baixo,quase em cima da VGA e dava de frente para o chipset da MB, ai consegui diminuir 7graus.Ai to pensando em manter esse em frente o chipset da MB ( joga ar no meio da mobo) e colocar + esse em frente ao processador com duto.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Rick, primeiro em relação ao cooler stock da intel, o fan dele joga ar em direcao ao mobo, passando pelos filamentos e dai se espalhando pelos componentes proximos ao cpu, caso voce use o duto de ar, coloque o fan puxando ar para dentro da case e nao o contrario como muita gente imagina. No caso do stock cooler vale a pena utilizar o duto sim e pode vir a garantir um bom ganho de desempenho.

O outro 80mm pode ficar da mesma maneira que ajuda a refrigerar o chipset e a placa de video.

Espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

Mas no caso é o cooler box AMD, é a mesma coisa também, ele puxa ar de fora e joga em cima do processador ? Então eu coloco o cooler com o duto pegando ar de fora e jogando para dentro ?

PS- Uma coisa que eu não entendo quando tem esses negocio de jogar ar em cima do dissipador, se o dissipador tenta retirar o calor do componente e dissipar para fora eu jogando ar em cima dele não faria ir contra sua função ?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desculpe pelo Intel 'e o habito :D

Sim funciona da mesma maneira.

Ele procura jogar ar para os dissipadores na tentativa de fazer com que o ar passe pelas haletas fazendo com que o ar quente se afaste do dissipador e assim melhorando dissipacao do calor pelo mesmo. Como disse isso 'e uma "tentativa" na pratica o efeito 'e muito pequeno ja que o ar ja sai quente do proprio cooler, mas 'e assim que funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual seria um bom cooler para processador phenom II 940?

Cooler Master Hyper Tx2 Ou Vortex 752 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92126753-_JM

ou

Cooler Sharks Hpd-815 P/ P4 775 Amd - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93919673-cooler-sharks-hpd-815-p-p4-775-amd-64-k8-754-940-939-_JM

Qual dos dois seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um gabinete generico da WiseCase!

Asus M3A78-Em, Amd am2+ x2 7750, 4Gb kingston DDR2 800, hd 500Gb seagate 7200.12, Dvd-rw ide, Corsair 450VX

So que em idlle meu pc ta a 38~45 placa-mãe e 52~60 processador! com vcore a 1,39

Queria saber sde colocar 2 coolers de 80mm na traseira tirando o ar, 1 de 80 frontal colocando ar(meu gabinete suporta somente de 80mm)

compraria tambem um coooler e um adaptador case colocando um de 120mm colocando ar e um de 120mm colocando ar na lateral e um de 120 tirando ar na altona parte de cima do gabinete!

E ainda trocaria meu cooler box, agora nao sei qual!Me endiquem um ate 100,00 q seja bom e uma pasta termica caso necessario!

Ficaria bom assim as conjugações de coolers?abaixaria as temperaturas?

Ajudem ae, se precisar outra maneira, menos ou mais cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de um cooler para meu Dual Core E5200 para poder fazer overclock. Em idle ele fica em torno de 39 graus com cooler stock e pasta termica genérica. Em full load chega a 58 no máximo.

O vcore está em stock (1.208V) e o processador a 3385Mhz. Pretendo atingir 4Ghz.

Queria gastar no máximo R$200. Meu gabinete tem 18cm de largura, então um cooler muito grande não caberia.

Ja encomendei pasta térmica Arctic Silver 5 que deverá chegar em breve, que cooler vocês recomendam?

Dei uma olhada e o Zalman CNPS7500 parece interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!