Ir ao conteúdo

Parafuso do dissipador espanou

cirso

Posts recomendados

Postado

Então galera, como prometido, as fotos:

img3386fw4.jpg

img3388js9.jpg

img3389bg2.jpg

img3391ey2.jpg

img3387qh0.jpg

Essa do algodão com superbonder nunca ouvi, mas como a área ali é muito pequena, acho difícil

Postado

Salve!!!

Cara, não tem o q fazer: furadeira! Na autorizada, é isso q vão fazer. Eu fiz no meu. No meu V21, um dos parafusos da carcaça estavam tão apertados que a chave philips deslizou e estragou o parafuso de um jeito q qto mais tentava, mais estragava, mesmo com todo cuidado do mundo e ferramentas adequadas. O jeito foi pegar uma broca fina, com diâmetro um pouco menor q a cabeça do parafuso. A minha ideia era gastar a cabeça do parafuso, tirar a tampa, e com um alicate rosquear o tinha sobrado, ou usar a furadeira como uma desparafusadeira. Acontece que a rotação dela era no sentido de apertar o parafuso...

Tentei assim mesmo, e pra minha surpresa, com menos de um segundo o parafuso AFROXOU!!! A ponto de conseguir desparafusar com a própria chave philips. O segredo é ir bem de leve, de repente colocar um imã próximo, pra atrair as possíveis limalhas de ferro que soltarem do parafuso. A solução é essa, não tem o q fazer...

• Membro VIP
Postado
Cara, mas soldar como? porque a solda normal (quente) não pode ser, pensei em durepoxi mas acho que não vai segurar, estou pensando seriamente na presilha que pensei...complicado qeu corro o risco de inutilizar o note caso não fique bom... tentarei postar fotos de boa resolução amanhã pra vocês verem e terem uma ideia da situação

Pra soldar tem que ser com solda amarela (é um tipo de solda fraca usada com maçarico, para essa solda pode ser usada sem problemas, o esforço nessa peça e pequeno)...

Tem algum dentista na família??? Porque o que tinha falado antes (de abrir uma fenda e usar uma chave de fenda) pode ser feito com as pontas que dentista usa para obturar dentes. Só tem que usar a caneta sem água e você vai ter que pagar uma broca nova pra ele.

hehe, acho que dentista vai conseguir fazer isso para você sem problemas, fazem esse tipo de abertura o dia inteiro mesmo.

Em relação a cortar a chapa... Usaria isso como ultima opção. Mas se for para fazer isso a melhor opção seria jogar fora o pedaço de chapa que você cortou e colocar um pedaço novo lugar, um pouco maior do que o pedaço cortado e parafusada onde essa outra saia (tem que ver se tem espaço pro parafuso e que ele não vai encostar em nada).

Postado

Eu tb não cortaria a haste não... depois pra soldar vai dar mais trabalho ainda.

Esse parafuso eu já tinha retirado sem maiores dramas.

Usaria o dremel com disco de corte para fazer uma fenda nele, e usar uma chave de fenda levemente limada para ficar mais fina.

Ou então, também usando o dremel, esmerilhava dois lados do parafuso para deixar chato e usaria uma alicate de bico fino chato para torcer e afrouxar o parafuso.

Ou então, também usando o dremel, faria um furo central no parafuso... mas esta opção é a mais difícil pois exige maior tempo de operação do dremel sobre a peça.

Quanto as limalhas, já disse... azar!

o lance depois é limpar com um pincel seco e macio e ir tocando jato de ar, assoprando.

Já fiz coisas muito piores com um gabinete e a placa-mãe no próprio gabiente...

Depois passei um pincel e pronto!

As limalhas não "colam" ficam bem soltas..

Outra coisa... se a borda do disco de corte pegar levemente naquele outro metal, não tem problema nenhum, vai ficar um cortinho de nada só...

Só cuida pra não furar/cortar o heat-pipe de cobre... ali dentro tem um gás, que se vazar, vai deixar o heat-pipe sem eficiência...

• Membro VIP
Postado

Esse parafuso eu já tinha retirado sem maiores dramas.

Usaria o dremel com disco de corte para fazer uma fenda nele, e usar uma chave de fenda levemente limada para ficar mais fina.

Quanto as limalhas, já disse... azar!

o lance depois é limpar com um pincel seco e macio e ir tocando jato de ar, assoprando.

Já fiz coisas muito piores com um gabinete e a placa-mãe no próprio gabiente...

Depois passei um pincel e pronto!

1) Chave de fenda limada é igual a repetir o erro. O parafuso espanou porque foi usada chave philips errada (existem varios tamanhos de chave philips, se usar o tamanho errado a chance do parafuso espanar ou de danificar a ponta da chave é grande). A chave limada aumenta o angulo de cunha da chave de fenda e, com isso, a chance da chave escapar ou danificar o parafuso é maior.

2) Limpar placa mãe em gabinete é fácil, tem espaço. No caso de notebook para limpar direito com pincel ou jato de ar é complicado (sem ter que desmontar ele). O melhor é proteger a placa antes (com papel e fita adesiva) e aspirar ao mesmo tempo que estiver cortando e usar um imã (opcional) como foi citado antes.

• Membro VIP
Postado

Aparentemente a ponta da chave philips estava em boas condições... Mas achei a ponta meio fina / pequena para ser usada neste parafuso.

Na hora q você encaixa a ponta no parafuso a ponta se adapta muito bem ou fica uma pequena folga (você gira a chave um pouco sem fazer força no parafuso)?

• Membro VIP
Postado

De fato serrar essa haste por aí, tem que estar fora de cogitação, pois se você fizer isso o dissipador nunca mas vai encostar direito no processador e sem pressão no contato, esse vai esquentar pacas.

Uns anos atrás não tinha uma ferramenta que era anunciada nesses tvshoppis da vida que era capaz de retirar qualquer parafuso travado, até mesmo sem cabeça??

Esse poderia funcionar no caso aí!!

Postado

Gira pouquíssima coisa, a chave não foi porque como dá pra ver nas demais fotos, os outros parafusos nem marcas tiveram, só esse *** que travou e foi fraco

A ideia da solda amarela é ótima, saquei qual é, mas não me arrisco nem fuden$%o a colocar maçarico no note haueahuhue

A ideia de fazer a fenda nele e usar uma chave de fenda é boa, mas não sei se rola porque ali é muito pequeno ,sei lá, e aquela lata mais alta ali do lado vai atrapalhar muito

Pensei em talvez usar uma broca muito fina e furar o parafuso no meio, a cabeça dele deve sair naturalmente ou quebrar, e depois tentar desagstar um pouco o que sobrasse dentro da rosca e parafusar um "cavalo" por cima pra travar, ou travar aquela parte com durepoxi depois, mas corro o risco de não pegar, daí ferrou tudo

A ideia de cortar a latinha ainda me parece mais fácil, se cortar perto da cabeça do parafuso posso usar naquele vão da lata do chassi uma barrinha pra travar o dissipador por baixo (será que deu pra entender a explicação? ahuaehuaheu)

Valeu pela ajuda por qto galera, vamos ver em qual ideia chegamos, porque ali será somente uma única tentativa que não pode falhar ahuaehuheuhaeuaeh

Postado

E se desmontar o resto todo do notebook.. não tem como retirar essa outra chapa de metal que atrapalha o acesso do dremel no maldito parafso ?

Uma vez desmontado todo ele, fica fácil limpar as limalhas...

Postado

projetoxt0.jpg

Primeira sugestão (Vermelho): Faça dois pequenos cortes nas regiões marcadas. Pode-se usar uma broca de dentista ou uma lima pequena mesmo...

(Meu pai é protético... tiraria esse parafuzinho ai em um instante...)

Retire o Dissipador e decida:

Você poderia ou tirar o parafuso,soldar a parte arrancada e colocar um parafuso novo ou deixar ele lá, só encaixando o dissipador entre o parafuso e o suporte do parafuso, deixando o dissipador preso mas sem a parte arrancada.

Segunda sugestão (Amarelo): Caso não consiga fazer o corte vermelho, faça este. Com esse daí dá pra usar alguma coisa maior... Corta desse jeito e tenta tirar o dissipador debaixo do parafuso, entortando ele. Depois tira aquele parafuso de lá ai você vê se vai só desentortar ou vai soldar o corte que fez no dissipador...

Se não conseguir tirar o parafuso ai só desentorta mesmo.

Gambiarra no último mas pode servir pra alguma coisa! ;p

• Membro VIP
Postado
Gira pouquíssima coisa, a chave não foi porque como dá pra ver nas demais fotos, os outros parafusos nem marcas tiveram, só esse *** que travou e foi fraco

A ideia da solda amarela é ótima, saquei qual é, mas não me arrisco nem fuden$%o a colocar maçarico no note haueahuhue

A ideia de fazer a fenda nele e usar uma chave de fenda é boa, mas não sei se rola porque ali é muito pequeno ,sei lá, e aquela lata mais alta ali do lado vai atrapalhar muito

Pensei em talvez usar uma broca muito fina e furar o parafuso no meio, a cabeça dele deve sair naturalmente ou quebrar, e depois tentar desagstar um pouco o que sobrasse dentro da rosca e parafusar um "cavalo" por cima pra travar, ou travar aquela parte com durepoxi depois, mas corro o risco de não pegar, daí ferrou tudo

A ideia de cortar a latinha ainda me parece mais fácil, se cortar perto da cabeça do parafuso posso usar naquele vão da lata do chassi uma barrinha pra travar o dissipador por baixo (será que deu pra entender a explicação? ahuaehuaheu)

Valeu pela ajuda por qto galera, vamos ver em qual ideia chegamos, porque ali será somente uma única tentativa que não pode falhar ahuaehuheuhaeuaeh

- hehe, a culpa é da chave fina mesmo... Com uma chave maior você faria menos força e a força seria na direção certa. Não teria folga para o parafuso deformar.

- Lógico que não vai usar maçarico dentro do note. você soldaria a chapinha fora do micro. Seria soldado somente o dissipador (separado do resto do note). Mas tem que tomar cuidado com o heat pipe.

- Fazer um furo no parafuso acho que seria a pior ideia... A unica coisa boa que pode acontecer daqui é a vibração da furadeira bambear o parafuso. Isso de furar parafuso é feito com parafusos maiores (e ai depois é feita uma rosca esquerda e usar um parafuso pra tirar o outro) ou quando não tem preocupação com a peça debaixo (e ai pode deixar o parafuso preso ou furar a peça).

- Se cortar a latinha ai você pode simplesmtente trocar a ponta cortada, só cortar uma outra chapa com o formato da ponta cortada e mais comprida. Ai tem como parafusar esta nova chapa no dissipador ou soltar ela (fica mais resistente do que soltar a ponta cortada).

- Para fazer a fenda... Acho que que vai conseguir fazer ela bem é protético, dentista, e provavelmente quem trabalha com fabricação de jóias...

Postado

Gostei da ideia 1 do shixtudo hehehe, mas acho que teria que ser da metade do parafuso pra direção do processador, senão continua preso porque é curvo ali atrás e a parte metálica "abraça" o parafuso

Sobre cortar a latinha e depois soldar ela fora, não sei se dará porque o parafuso continuará lá preso com a outra parte, se tivesse certeza que tiraria beleza, mas não creio nisso não

estou com ele aberto aqui na frente desde manhã e me segurando pra não meter o alicate nessa P*&%A hauehuaehueuae

• Membro VIP
Postado

da última vez que isso aconteceu comigo eu usei um alicate de ponta fina. depois que você conseque dar a primeira volta, dá para tirar com o dedo mesmo ou aplicando bem menos força com o alicate.

se a cabeça do parafuro está para fora, dá pra fazer isso tranquilo, mas se ele fica "embutido" tipo em buraco, aí eu te desejo boa sorte em encontrar uma outra alternativa :D

Postado

cara, depois de pensar no seu problema chega a solução :)

cata uma chave halen ou um pedaço de ferro em L tipo ela com a medida q caiba no buraco q ficou no parafuso.

cata um pedacinho de algodão

coloque a chave no buraco do parafuso e com um palito de dentes vai enfiando algodao embebecido em super bonder ate criar uma liga que fixe bem o metal no parafuso.

espere secar um pouco.

agora basta desenroscar o parafuso usando a alavanca do metal com cuidado pra nao despreender do parafuso.

halenyi0.th.jpg

e nao esquece de jogar um pouco de wd40 antes de tentar desenrroscar sem deixar cair onde tem o algodao com superbonder.

e v pra q o comprimento do L seja suficiente pra você poder rodar ele 360graus ao desparafusar.

boa sorte.

Postado

Bom, tenho uma notícia boa e outra ruim

a Ruim é que tentei com o lance do algodão+superbonder e depois também aproveitei a fenda que fiz lá no outro dia e tentei fazer uma "alavanca", empurrando o parafuso, nenhuma deu certo e a da alavanca fiz tanta força, mas tanta força que o troço escorregou e achei que ía varar a tela do note (sorte que eu tinha protegido tudo com plástico) hauehuaehuhaeu Não adianta, o parafuso tá travado, acho que nem a fenda nele vai resolver, o jeito será ou cortar a cabeça dele fora desgastando ela, tirando o dissipador, e depois prendendo ali com durepoxi o dissipador no suporte do parafuso ou coisa do tipo, ou cortar a chapinha e fazer uma "tala"

a Boa é que o note continua funcionando perfeitamente, não foi danificado :P

Postado

Poutz, que azar hein cara, você não tem nenhuma parafusadeira elétrica pra tentar desparafusar com ela?

Mesmo que ela não encaixa, se ela for um pouco "forte", pode com um pouco de pressão afrouxar o parafuso, a ideia da furadeira só funcionaria se desse para desgastar toda a cabeça do parafuso e soltar o dissipador, daria um trampo danado, mas acho que a trepidação não daria nada no note não, só tiraria o HD do note e tá de boa e é claro, botaria o note num lugar macio e outra pessoa segurando bem firme ele, e lógico, você tem que segurar ela firme tb, se nãooooooooooo...................... o parafuso vai ser o menor dos seus problemas

Postado

kea, se ta estão presa assim, deve vir colado o parafuso.

algum china la tascou cola no parafuso pra sacanear o brazuca q comprace o note hehehehhehe

acho q é isso , arranca a cabeça dele e depois prende com durepox ou ate mesmo dola com uma gotinha so de superbonder se precisar tirar ele de novo ficar fácil de sair.

cortar a perna eu nao faria isso porque se ficar ruem e nao der precisao no encaixe do dissipador na CPU vai esquentar se bem q a pasta termica serve justamente pra isso, tirar a imperfeiçao do encaixe.

[]'s

Postado

É, desconfio que alguma coisa colou o parafuso, mas não são todos porque o mesmo note de muitos que fizeram o up foi feito de boa, como no caso do Carvalhoso e de outros membros do outro fórum.

NUm fórum de carros que participo pedi ajuda pra galera tb, me mandaram 2 que me geraram uma terceria, queria que analizassem:

a 1ª:

cara... continuo achando a furadeira a melhor maneira, se você não tiver alguem que tenha uma furadeira de bancada da pra fazer fácil com uma furadeira comum sem muitos riscos...

fiz um desenho tosquissimo com minha ideia, ai você olha e ve se faz algum sentido, eu achoq ue funcionaria...

pega uma capa e faz um furo do tamanho da broca que você vai usar. pega essa chapa no lado dela que você vai encostar no nas peças faz uma proteção se quiser, eva colado por baixo ou quaquer outra coisa.. pano, sei lá...

coloca essa chapa com o furo em cima do parafuso e usa a furadeira... só segurar bem a chapa e nao fazer força na furadeira... deixa a rotação agir... se a broca tiver bem afiada, nao vai precisar de força nenhuma pra comer a cabeça toda do parafuso...

ve se entende o desenho...

projetoxt0cm2.jpg

A 2ª:

corta no amarelo... e depois que tiver fora, solda uma chapinha de metal no vermelho e pra colocar no lugar de novo cola com durepox.

img3395ak7oa6.jpg

Então tive a 3ª ideia:

img33952fk5.jpg

Faço um corte na linha vermelha, deixo mais ou menos metade da chapa com o suporte do parafuso, e metade com o dissipador

Depois, soldo por cima e por baixo (ou só por baixo, já que a pressão será de baixo pra cima) uma chapinha representada pelo quadrado amarelo, que vai se apoiar na parte do dissipador, soldada (aí poderia usar a solda amarela, ou talvez só prender com um arame e finalizar com durepoxi), e encaixada na chapinha que ficou presa no parafuso, assim não perco o parafuso, nem o suporte dele, nem a altura ideal que a chapa deveria ficar, o que vocês acham?

Postado

deixa quieto enquanto o note ainda funciona, vende e compra outro! vamos supor que a cabeça do parafuso quebra e você não consegue por outro parafuso no lugar, a chance de perder o note é muito grande.

Postado

a cabeça desse parafuso esta esposta certo ?

tenta prender a cabeça desse parafuso direto no mandril de uma furadeira reversivel e com controle de rotaçao, em alguns casos o mandril é de precisao e consegue pegar bem o parafuso... questao de tentar.

só uma ideia... nao me responsabilizo por nada

• Membro VIP
Postado
É, desconfio que alguma coisa colou o parafuso, mas não são todos porque o mesmo note de muitos que fizeram o up foi feito de boa, como no caso do Carvalhoso e de outros membros do outro fórum.

Então tive a 3ª ideia:

img33952fk5.jpg

Faço um corte na linha vermelha, deixo mais ou menos metade da chapa com o suporte do parafuso, e metade com o dissipador

Depois, soldo por cima e por baixo (ou só por baixo, já que a pressão será de baixo pra cima) uma chapinha representada pelo quadrado amarelo, que vai se apoiar na parte do dissipador, soldada (aí poderia usar a solda amarela, ou talvez só prender com um arame e finalizar com durepoxi), e encaixada na chapinha que ficou presa no parafuso, assim não perco o parafuso, nem o suporte dele, nem a altura ideal que a chapa deveria ficar, o que vocês acham?

É +- o que tinha falado antes... mas tinha falado pra jogar a ponta cortada fora e colocar outra no lugar...

Fazendo isso q você quer aconselharia prender esta chapinha com parafuso e porca (tem parafuso com porca pequenos que é possível prender ai). A vantagem do parafuso e porca é q fica mais bonito e prático e resistente do que o durepox, fora que depois dá pra desmontar se precisar (tipo pra voltar pro processador antigo e vender o note rs).

Outra opção (se depois do corte não quiser tirar a ponta da chapa q está parafusada e não quiser usar a furadeira dentro do note) é fazer um sanduíche com as chapas. Ficaria uma chapa em cima e outra embaixo (da mesma forma da chapa amarela do seu desenho) parafusada só do lado do dissipador.

Em relação ao parafuso colado... Pode ser excesso daquela tinta azul que eles colocam no parafuso (pelo menos no meu todos os parafusos tem uma tinta azul no corpo deles).

Postado

A ideia do parafuso com porca pra fixar a chapinha foi genial Carvalhoso :D

Acho que daria certo sim, essa 3ª ideia, e usa o parafuso com porca que nem o Carvalhoso falou, vai ficar dahora até!

Postado

cara nesse caso da pra fazer uma fenda nesse parafuso, e desaperta com uma chave de fenda,

faz a fenda um uma dremel"O MAIS fácil!" OU COM UMA SERINHA "PUTZ VAI DEMORAR PACAS MAS TB RESOLVE"

PROTEGE EM BAIXO COM PAPEL OU PLATICO E MANDA BALA,

Corta nun da liga pois vai presisar reutilizar o dissipador, a broca fina seria uma solução interessante, porém é complicado apoiar o note de uma forma q ele não se mecha pois a broca é fácil em um torno.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!