Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

aí galera,beleza pura? To montando um sensor de presença com um fototransistor L14G1 que, através do buffer 74LS541, se comunic com a porta paralela do PC e transmite sinais em bits. Consegui achar tudo, ate o buffer, mas esse foto-transistor está difícil de acahr. Alguem poderia me dizer se há um substituto ou um paralelo a ela ou ainda se poderia trocá-lo por um sensor infravermelho ou foto-diodo?

Esquemasensor1.gif

• Membro VIP
Postado

valeu ai corujao. No site em italiano fala q ele tem um semelhante, o

Til81. Vou da ruma lida nos arquivos e qualquer duvida ou dou um chego aqui. valeu ai...

O BPW42 e o TIL81 tem,ambos, duas pernas,apenas. Para fazer a conexao no meu esquema ai acima, poderia liga-los normalmente ou teria alguma especificaçao?

• Membro VIP
Postado

Alguem ai sabe como feria essa ligaçao?!

Alguem saberia me dizer se o Foto-transistor BPW36 é equivalente do L14G1?!

• Membro VIP
Postado

Realmente. Os datasheet's vem mostrando catodo e anodo. Nesse caso, catodo seria o emissor e o anodo o coletor?!

• Membro VIP
Postado

O q vocês me sugerem colocar no lugar do L14G1 e do Diodo 10mm? N consigo acahr nenhum equivalente desse L14G1 aqui em BH. Se alguem conseguir(seja o L14G1, BPW36/36 ou42) e puder cmprar pra mim, mando o $$ + frete. abração.

Encontrei q o TIL78 e 81 sao equivalentes do BPW42 q é equivalente do L14G1. Logo, suponho q o TIL78 e 81 sejam equivalentes do L14G1. ENcontrei esses foto-transistores aqui numa eletronic afamosa de BH:

FOTO TRANSISTOR PHFT 380 PC (Equivalente do TIL78)

FOTO TRANSISTOR PHFT 580 PC

FOTO TRANSISTOR SI1L2 PC

FOTO TRANSISTOR SI7L PC

Datasheet do TIL78

http://www.datasheets.org.uk/TIL78-datasheet.html

Postado

Qualquer fototransistor/fotodiodo que você colocar nesse circuito irá funcionar. Inclusive aqueles fototransistores que se parecem com um LED.

Como o sinal no pino do integrado tá flutuando, seria melhor colocar um resistor de pull-up (10K) entre o coletor e a alimentação do circuito.

Dá uma olhada aqui:

http://www.photonic.com.br/ftr.html

[]'s

• Membro VIP
Postado
Qualquer fototransistor/fotodiodo que você colocar nesse circuito irá funcionar. Inclusive aqueles fototransistores que se parecem com um LED.

Como o sinal no pino do integrado tá flutuando, seria melhor colocar um resistor de pull-up (10K) entre o coletor e a alimentação do circuito.

Dá uma olhada aqui:

http://www.photonic.com.br/ftr.html

[]'s

Mas e quanto aos emissores? Posso usar um led comum de 10mm ou vou ter q trabalhar com um infra-red? Se for infra-red, qual resistencia colocar em serie? Me diz uma coisa: você esta falando pra colocar um resistor de 10k em série com o coletor? Isso n iria reduzir a potencia do FT n?

Postado

Fototransistores/fotodiodos infra-vermelhos são sensíveis à luz infra-vermelha. Nesse caso, seus LEDs emissores tem que ser infra-vermelhos, tb! Acho que luz laser com fotos infra, tb funciona, mas, não tenho certeza. Nunca usei.

E não é colocar uma resistência em série com o fototransistor, não! O coletor do transistor tá ligado no pino 6. Então, coloque um resistor de 10K entre o pino 6 e a alimentação do circuito. Um pino do resistor no pino 6, o outro na alimentação (+5V). Bingo!

[]'s

• Membro VIP
Postado

Mas e o lance da resistencia quanto ao led infra-red q vou ter q usar?Posso manter a de 470Ohm's ou subo pra 1k Ohm's? Caso eu n coloque esse resistor de 10k no pino 6 e na fonte, o q pode acontecer?!

Postado

Em 5V, você pode usar resistores de 270 até os 470 ohms do circuito. Menor resistência, maior corrente e maior emissão de luz. Depende da distância que você vai colocar o LED emissor.

Com 1K, a corrente vai ser muito baixa, logo, luz mais fraca. Normalmente, esses LEDs são projetados pra corrente contínua de 20mA e pulsante entre 100 e 200mA.

Em circuitos TTL, um pino aberto significa nível 1, alto. Mas, eu não confio muito nisso não e sempre coloco um pull-up pra garantir esse nível na entrada da porta.

Flutuando é flutuando. Pode pegar qualquer valor de tensão.

[]'s

• Membro VIP
Postado

beleza então fera. Vou comprar o FOTO TRANSISTOR PHFT 380 PC (Equivalente do TIL78) e mais um led infra-red pra ele e usar uma resistencia de 470Ohm's mesmo.valeu ai, brigadao mesmo.

• Membro VIP
Postado

COsnegui comprar as peças hj, mas uma duvida me apareceu: Pedi um PHFT380 e o cara me deu um fototransistor na cor preta e dps um emissor na cor transparente. Olhando o Datasheet, reparei q o PHFT380 é transparente e o PHFT385 é preto, mas q os dois tem as mesmas especificaçoes. Teria como eu saber realmente quem é o emissor infrered e quem é o fototransistor, ou seja, se o preto realmente é o fototransistor e o transparente é o emissor infra-red?

• Membro VIP
Postado

Se eu quisesse ligar uma sirenezinha para toda vez q o fluxo fosse interrompido ela tocasse, coo eu deveria coloca-la? Em paralelo com o foto-transistor, certo? Quais outras sugestoes vocês me dao? abração a todos.

• Membro VIP
Postado

Montei tudo hj e deu tudo certo, galera. O sensor reconhece os objetos q rolam pela esteira e marca um bit no programinha q fiz pelo velho e bom TUrbo C++. valeu a todos ai.

• Membro VIP
Postado

aí galera,beleza? Estava usando um resistor de 570 Ohms no esquema e resolvi baixar pra um de 330 Ohms. Por incrivel q seja, me parece q a potencia do sinal emitido ficou menor ainda. Se antes dava pra ficar uns cm de distancia, agora só da uns 2 ou 3 no maximo. O q vocês me aconselhariam para aumentar essa potencia e consequentemente a distancia entre os dois. Lembrando q me foi sugerido colocar um resistor de 10k entre o pino 6 e a fonte.

• Membro VIP
Postado

Será que um transistor amplificador de potencia resolveria esse problema?! Se sim, qual poderia ser usado?!

Postado

Amigo, ai vai uma dica.

Eu já fiz algo parecido usando fototransistores de 3 pinos e de 2 pinos... Os de dois pinos você acha dentro de mouses de bolinha (se tiver 3 pinos nos de mouse significa que é um encapsulamento com 2 fototransistores dentro) e os de 3 pinos você acha em qualquer loja que venda material para concerto de TV basta pedir o receptor do controle remoto.

Fotodiodos geralmente são transparentes e sofrem interferencia da luz ambiente, enquanto fototransistores são pretos e só funcionam com luz infravermelho. Portanto fototransistores pretos são os melhores.

• Membro VIP
Postado

Estou usando um Foto-transistor PHFT 480 pra IR.Unico problema q tenho é q a distancia entre emissor-recptor é de apenas 3 ou 4 cm no maximo. queria aumentar isso pra uns 10cm, pelo menor. Alguem saberia como?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!