Ir ao conteúdo

[Review] Semp Toshiba STI AS-1560G

elanlopes

Posts recomendados

Postado

primeiramente gostaria de destacar esse tópico, principalmente pelo empenho e solidariedade do elanlopes... também comprei o notebook e não iria muito longe sem os drivers pro XP q ele colocou no fórum...

segundo: li um tópico anterior a respeito de jogos...

instalei (demos):

Full Spectrum Warrior: Ten Hammers - rodou legal, com a configuração média/alta, dá pra jogar sem problemas...

Swat 4: rodando com todos as configurações de vídeo no máximo (resolução e nível de detalhes), o jogo roda perfeitamente...

Ghost Recon Advanced Warfighter: talvez seja o mais recente que eu tenha instalado, rodando com as configurações máximas, o jogo roda mais ou menos, o note sofre um pouco e o jogo apresenta lags...

Completos:

R6 Ravenshield: rodando com o vídeo e som no máximo, a taxa de fps se mantem em torno de 50-60 nos pontos mais carregados...a taxa de fps chega a bater 70-80 constantemente...

Swat 3: esse é bem das antigas, então nem se fala em desempenho, td no máximo, parece filme...

Bom, minhas conclusões: pra minha surpresa, a GForce Go 7400 se sai até bem, por ser uma pl. de vídeo de baixo custo (nível 4) e voltada pra tecnologia móvel...Lógico q não da pra botar um Vegas 2 e rodar como se fosse Xbox 360...mas pra qm pagou R$1699, ta excepcional...

Só uma dúvida: ainda não abri a tampa da mémoria; ele vem com um pente de memória de 1024mb ou dois de 512mb? ja não vejo a hora de botar 4gb de ram...

Turion X2 TL-50 1,6GHz, 1Gb Ram, Go 7400, HD 120Gb

Postado
casuo, não sei se você teve "azar" ou se os notes de configurações diferentes possuem componentes diferentes (dissipadores, coolers, capacitadores, placa wireless e etc), pois comprei o STi modelo AS1560G com o Turion X2 e no meu caso o teclado veio perfeito (macio e silencioso, único senão é a tecla "space" que é levemente rígida), a placa Wifi funciona perfeitamente (do quarto, onde está o roteador, para a sala o sinal fica sempre em excelente e a banda é toda utilizada), o touchpad é meio chato mesmo, mas usando o driver do Amilo funciona numa boa (passei o final de semana todo usando o note pelo o touchpad e não me incomodei, mas mesmo assim prefiro o mouse e já comprei um), o LCD está perfeito e após instalar o XP, pude configurar melhor o brilho e contraste (nenhum dead-pixel), em relação ao dissipador não posso dizer o quanto ele abrange os componentes internos, já que não o abri ainda, mas posso afirmar que ele é de cobre, pois dá pra vê-lo pela saída de ventilação lateral. O note esquenta sim, mas pelo que vi por aí é algo normal em se tratando de um Turion X2.

Fora isso, achei ele bem robusto e as partes externas me passam muita segurança, quanto à resistência.

Edit: Sobre o som, as caixinhas de som são ruins mesmo, mas isso muda de figura ao se usar caixas externas ou um fone de ouvido, o som on-board é muito bom, poderiam caprichar mais nessa questão, colocando umas caixinhas melhores nele.

oi boa noite,

o note que eu tenho é o mesmo que você tem(as-1560g) com os mesmos componentes,diferenciando que o seu veio com um turion x2 ,o meu dissipador tambem é de cobre,o que você esta vendo por fora é a parte do dissipador dele e não o cooler,mas o que eu to querendo relata que o cooler dele que é de plastico,você so consegue ver o cooler dele tirando a tampa dele e sobre o teclado o proprio tecnico da autorizada toshiba viu o meu problema e constato o que eu disse e me falou que é assim mesmo(ainda eu disse que no meu outro note que eu tive não era assim,mesmo assim ele falou que era normal ser assim nos teclados da toshiba),em relação ao wifi,ele mesmo falou por espontanea vontade que era ruim o wifi dele,so estou relatando os problemas dele para quem quiser comprar e não fique decepcionado com o note depois.

Postado

Alguém aí já rodou o EVEREST pra checar o tamannho da largura do BUS da VGA (nVIDIA Geforce 7400) do turion x2? Pois, como esse note, da mesma forma que o MK-36, parece que é distribuído em lotes com peças um tanto diferentes, queria saber se alguém teve o azar de constatar que sua placa tem BUS de 32 bits...desempenho inferior ao da Geforce 64 bits.....Alguns usuários constataram, por exemplo, que o mk-36 está sendo distribuído em duas versões. Uma com HD Sam Sung e outra com HD de outra marca que não me lembro agora. Digo isso, por que essa Geforce 7400 é fabricada nos dois lotes, um com BUS de 32 bits e outro (superior) com BUS de 64 bits.....

É bom checarem isso também, além da questão da memória, principalmente se estiverem pensando em utilizar aplicações gráficas no note...

Taí o recado.

• Membro VIP
Postado

O cooler que você está falando seria somente a ventoinha (ou fan ou ventilador centrifugo)?? Se for... Todos são de plástico. Nunca vi ventoinha de metal em nenhum notebook (e nem desktop e, pra falar a verdade, em nenhum outro equipamento, tirando ventilador de teto e de parede).

Postado

teve quem pagou 1400 no submarino com ticket desconto pelo q postaram por ai no semp com 7400.

e no review do kennex teve quem pagou 1899 na loja fisica chorando desconto e teve um sortudo q ganhou os 100 de desconto e ainda erraram quando passaram o codigo no caixa ficando por 1700 e pouco ehhehehe acho q foi o sociodagol ehhehehehhe.

[]'s

Postado
Alguém aí já rodou o EVEREST pra checar o tamannho da largura do BUS da VGA (nVIDIA Geforce 7400) do turion x2? Pois, como esse note, da mesma forma que o MK-36, parece que é distribuído em lotes com peças um tanto diferentes, queria saber se alguém teve o azar de constatar que sua placa tem BUS de 32 bits...desempenho inferior ao da Geforce 64 bits.....Alguns usuários constataram, por exemplo, que o mk-36 está sendo distribuído em duas versões. Uma com HD Sam Sung e outra com HD de outra marca que não me lembro agora. Digo isso, por que essa Geforce 7400 é fabricada nos dois lotes, um com BUS de 32 bits e outro (superior) com BUS de 64 bits.....

É bom checarem isso também, além da questão da memória, principalmente se estiverem pensando em utilizar aplicações gráficas no note...

Taí o recado.

oi boa noite,

o meu note as-1560g c/turion 64 mk36 e veio com o hd da western digital,o restante te respondo quando o meu note chegar do conserto...em relação a memoria no everest quando eu utilizava com o turion 64 mk36 2.0ghz ,constava a frequencia memoria a 667mhz,quando eu troquei o processador para o turion 64 x2 tl58 1.9ghz,a frequencia da memoria abaixou para 635mhz.

Postado
O cooler que você está falando seria somente a ventoinha (ou fan ou ventilador centrifugo)?? Se for... Todos são de plástico. Nunca vi ventoinha de metal em nenhum notebook (e nem desktop e, pra falar a verdade, em nenhum outro equipamento, tirando ventilador de teto e de parede).

Oi boa noite.

Sim ,da ventoinha ou cooler no geral dela (no material em volta do cooler, que faz parte dela), existe sim, no review do Kennex daqui mesmo ,existe uma foto do cooler dele, se não me engano é de cobre ou aluminio, num review que vi da Asus F3sc tambem é de cobre ou aluminio,e existe cooler totalmente de aluminio que é utilizado em desktops sim.

Entra neste site que você vai ver: https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...01:01:16:25:41

• Membro VIP
Postado
OI BOA NOITE.

SIM ,DA VENTOINHA OU COOLER NO GERAL DELA(NO MATERIAL EM VOLTA DO COOLER,QUE FAZ PARTE DELA),EXISTE SIM,NO REVIEW DO KENNEX DAQUI MESMO ,EXISTE UMA FOTO DO COOLER DELE,SE NÃO ME ENGANO É DE COBRE OU ALUMINIO,NUM REVIEW QUE VI DA ASUS F3SC TAMBEM É DE COBRE OU ALUMINIO,E EXISTE COOLER TOTALMENTE DE ALUMINIO QUE É UTILIZADO EM DESKTOPS SIM ,ENTRA NESTE SITE QUE você VAI VER: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:41

Não vou afirmar com 100% de certeza... mas pela foto a carcaça (suporte quadrado) é de aluminio e a rotor (o ventilador mesmo, as pás) é de plástico cromado. Motivos para achar que é de plástico cromado:

- Aquele brilho não é de aluminio

- Na base do rotor tem um ponto com aparência de ponto de injeção de plástico, coisa que ficaria bem diferente se fosse Al fundido. Este ponto de injeção também apresenta um diâmetro pequeno (o pontinho no centro dele) que não sei se poderia ser feito com Al ou somente com plástico em alta pressão.

Em relação a carcaça ser de metal ou de plástico... A diferença é mínima. Não tem dissipação de calor por este ponto, ser de metal só se for para deixar o sistema mais rigido (mas não tem necessidade disso dentro de notebook) ou para diminuir um pouco a espessura desta ventoinha.

Quanto ao nome cooler... Normalmente ele é usado para o conjunto ventoinha (ou fan) mais o dissipador.

Postado

cara, ele é todo de metal, com as paz da ventoinha de plastico preto, com 2 pipes de cobre ou algo assim com dissipador na GPU, CPU, memoria de video, e outro treco q deve ser o chipset.

em volta toda a carcaça tem um esqueleto de metal, provavelmente magnesio e o HD tem uma armaçao metalica que protege ele.

francamente, abrindo ele e o vaio q eu tinha, ta na mesma a categoria de acabamento interno os 2.

nao é porque eu tenho um kennex, mas a qualidade dele é exepcional se ver o preço q custou, ta a nivel de note bem mais caro.

dscn3168lp2.th.jpg

agora o Carvalhoso que entende mais dele pode te explicar ja q ele ja viu inumeros deste por dentro e entende a fundo todas as peças do kennex, inclusive da HD2300 32 bits dele ( tudo bem q foi em sonho, mas pra quem acredita nestes lances mediunicos ta valendo)

e quanto ao nome cooler, ele é usado normalmente pro cooler, e o nome dissipador pro dissipador, mas atualmente com a mudança na gramatica portuguesa no dicionario novo ja vai ser usado tudo o mesmo nome heheheheheheh vai ser cúler :) hheheheheh

[]'s

Postado

Eita , discutir sobre a qualidade de um notebook por base se a helice do cooler dele é de metal ou de plastico , muito importante isso viu ... Tanto vai fazer se for de plastico ou metal .. Pessoal acha q se for de plastico é pior , mas nada a ver ..

Discutir com base no esquema de resfriamento dele e pans ate q vai , mas disutir ate por causa do cooler de plastico/metal ... Vixi ... :lol:

EDIT : Ah , e só pra efeitos de mais comparações , ja q o Ice psotou a imagem do KEnnex , vou postar aqui a do E-Max caso pessoal com o Semp queria comparar :

2805081041qp9.th.jpg

Postado

dscn3168lp2.th.jpg

Ice tava observando este adesivo que tem na parte metalica do cooler ou Cúler (nova gramática:lol:) do seu Kennex e la tem "L41/L51SA1", e no review do Kennex você falou que o modelo de todo Kennex é "L41SA1" será que isso tem haver com uma mudança em alguns modelos do Kennex e tal, como você ja havia falado tem varias etiquetas dentro do note, mas ampliando esta foto este adesivo foi o único que deu para ver claramente o que tem escrito... Ontem estive no Extra e tava observando o Kennex e abri aquela tela do Vista de pontuação e tal, la tinha como modelo "L41SA1"...

EDIT : Ah , e só pra efeitos de mais comparações , ja q o Ice psotou a imagem do KEnnex , vou postar aqui a do E-Max caso pessoal com o Semp queria comparar :

2805081041qp9.th.jpg

cara eles são bem parecidos no esquema interno hein, tipo eu achei o Emax (pela foto) mais bem acabado nestas partes que vão em cima do processador e outros, parece um aluminio fundido (embaixo dos dutos de cobre do dissipador)...

Valeu!!!

Edit:

Ta faltando agora um user do Semp Toshiba postar uma foto dele, tipo estas, para podermos comparar melhor...

E também fazer este teste no Everest sugerido pelo Edskyline...

Postado

AFG/MG, o L41/51 SA1 deve ser porque a peça deve servir nos 2 modelos, vai ver vai sair um L51SA1 e ja tem a peça pronta.

debaixo do note na etiqueta vem escrito MODEL: L41SA1

E-MAX tb tem boa qualidade, ja que ele é feito pra simiens (o barebone dele), uma empresa de peso na europa principalmente alemanha.

seria legal mesmo alguem postar uma foto das entranhas do semp.

[]'s

• Membro VIP
Postado
cara, ele é todo de metal, com as paz da ventoinha de plastico preto, com 2 pipes de cobre ou algo assim com dissipador na GPU, CPU, memoria de video, e outro treco q deve ser o chipset.

em volta toda a carcaça tem um esqueleto de metal, provavelmente magnesio e o HD tem uma armaçao metalica que protege ele.

francamente, abrindo ele e o vaio q eu tinha, ta na mesma a categoria de acabamento interno os 2.

nao é porque eu tenho um kennex, mas a qualidade dele é exepcional se ver o preço q custou, ta a nivel de note bem mais caro.

dscn3168lp2.th.jpg

agora o Carvalhoso que entende mais dele pode te explicar ja q ele ja viu inumeros deste por dentro e entende a fundo todas as peças do kennex, inclusive da HD2300 32 bits dele ( tudo bem q foi em sonho, mas pra quem acredita nestes lances mediunicos ta valendo)

e quanto ao nome cooler, ele é usado normalmente pro cooler, e o nome dissipador pro dissipador, mas atualmente com a mudança na gramatica portuguesa no dicionario novo ja vai ser usado tudo o mesmo nome heheheheheheh vai ser cúler :) hheheheheh

[]'s

hehe, nessa foto dá pra ver claramente que o Kennex só tem dois chips de memória (embaixo do mesmo dissipador da GPU) e, portanto... 64 bits (nunca falei que ela era 32 bits, sempre falei em 64 bits).

VAi nos EUA (de onde vem esses nomes) e compre um cooler... aposto que não vai vir só o Fan (ou ventoinha), vai vir ou só o dissipador (que seria um cooler passivo) ou o dissipador com a ventoinha (que seria o cooler ativo).

Postado

é, mas tirando o dissipador da pra ver claramente tb q cada chip fica em 1 canal.

ficando 2 espaços livres, 1 em cada canal.

agora, me fala, se você fosse um engenheiro, soldaria os 2 chips no mesmo canal matando a placa, se nao existe diferença de custo soldar um em cada canal ou os 2 no mesmo ?

fala serio.

[]'s

• Membro VIP
Postado

Independente de em qual canal está... Se tem somente dois chips não tem como ser 128bits. Cada chip fornece uma banda máxima de 32 bits (para estes chips BGA) e nos antigos TSOP forneciam uma banda máxima de 16bits.

E... sinceramente... Não tem cara de ter espaço pra soldar mais dois chips ali não.

Postado

bem, na especificaçao da ATI nao fala 4x32 e sim 2x64.

nao tem como ter 2x32 nela.

le la as especificaçoes da placa.

e quem fornece os bits de banda de canal nao é o chip, e sim a controladora de memoria.

nao é simplesmente por la 10 chips de 32 bits e ter um canal de 3mb.

mas o problema ai é assempler, da uns looks em algumas apostilas on line sobre a linguagem depois a gente volta a falar de canais e set de endereçamentos que eles comportam.

[]'s

• Membro VIP
Postado

De uma pesquisada em processo de fabricação de chips de memória e depois conversamos. A limitação é do chip, você não consegue extrarir mais do que 32 bits simultaneos dele.

Postado
e quem fornece os bits de banda de canal nao é o chip, e sim a controladora de memoria.

A controladora de memória da gpu especifica a banda máxima, o limite.

A controladora dessa HD2300, segundo consta no site da ATI, tem banda máxima, EXTERNA, de 128Bits (256Bits interno).

A banda UTILIZADA pela placa, quem determina é a montadora. A fabricante da GPU só determina a máxima suportada. Não é porque a fabricante da GPU diz que ela tem 128Bits de banda externa que toda placa a utilizar essa GPU vai ter, a montadora escolhe, se ela quiser 32Bits, ela faz de 32Bits, se quiser 64, ela faz, ela só não consegue mais que 128, pois é o máximo que a GPU aguenta.

Até onde sei, não existem chips BGA com mais que 32Bits de banda cada chip, se existem, nunca ouvi falar. Se tem 2 chips BGA, é 2x32.

Postado

Taí o recado.

Já chequei e o BUS é de 64 bits. :lol:

Sobre os notes por dentro, abri o meu AS 1560G hoje, mas infelizmente não tirei foto, pois não tenho cam... :(

O processador fica quase na mesma posição do CPU do Kennex, e a refrigeração é bem similar (contato sobre o CPU em cobre que, através de um heat-pipe, liga ao dissipador em cobre junto ao fan na saída de ventilação do note).

A memória e o HD estão mais afastados desses componentes (ajudando a não concentrar calor num ponto do note).

Existem dois slots de memória, que ficam um contrário ao outro.

Só visualizei um capacitador, que não é sólido.

Entre o Kennex e o E-max, achei o sistema de refrigeração do Kennex superior, pelo fato de o material de contato com os componentes do note serem de cobre, ao contrário do E-max que é de alumínio.

Ponto positivo aos dois pelos capacitadores sólidos e ponto negativo pela posição da memória.

Sobre a questão cooler e dissipador, o que entendo é o seguinte:

Existem fans (ou ventoinhas), dissipadores e coolers.

O cooler, nada mais é do que o conjunto formado entre um fan e um dissipador.

Em geral os fans são em sua grande maioria feitos de plástico e os dissipadores SEMPRE são de algum tipo de metal (alumínio e cobre em geral).

Pude ver que os fans do Kennex e do E-max são de plástico, mas possuem uma cobertura de metal (acredito que tenha sido utilizada para dar uma maior proteção ao fan).

No Semp não existe essa proteção de metal.

Postado

cara que pena que não tem cam, mas tipo até em celular tem cam no minimo VGA, ja tava de bom tamanho, pelo visto você foi o único com coragem de tirar a tampa do fundo do note, podia ver se descolava um celular desses e tirava uma ou duas fotos pra postar aqui pra galera...:D

Valeu!!!

Postado
cara que pena que não tem cam, mas tipo até em celular tem cam no minimo VGA, ja tava de bom tamanho, pelo visto você foi o único com coragem de tirar a tampa do fundo do note, podia ver se descolava um celular desses e tirava uma ou duas fotos pra postar aqui pra galera...:D

Valeu!!!

Olha, outros users postaram fotos dele por dentro, veja no link abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/notebook-toshiba-turion/538092?p=2828103#post2828103

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!