Ir ao conteúdo

Como reinstalar o Windows sem formatar

Fernando Mercês

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por Arrã@01 de novembro de 2003, 11:02

<font color='#8D38C9'>se não quiser ter esse trabalho todo crie uma segunda partição com 30% do hd, e grave todos seus arquivos lá inclusive a instalação do windows, daí você formata a maq ( não a partição dos seus arquivos é claro) com o comando: FORMAT C: \Q  (format rap, apaga só a fat, émais seguro) ou sem o \q(normal).

Nem precisa  reiniciar a maq e nem disco de boot, após formatar já instale o windows. :;):</font>

Eu concordo que a melhor solução e particionar o HD, sendo que deixando 3 GB para o sistema e o restante para os arquivos do usuário.

Vale a pena pegar um HD emprestado, transferir os arquivos do usuário e particionar.

Para instalar seria muito mais fácil e rápido. :joia:

• 4 semanas depois...
Postado

gente, eu não consegui instalar o windows com essas dicas... exclui tudo aqui, mais agora não quer ir, eu coloco o disquete do boot e ele diz invalid disk (alguma coisa assim) e coloco o cd do 98 aparece um monte de erro.... o que faço agora?

Postado

:bye: Ola Amigos, antes de tudo agradeço a contribuição de todos a que são de muita ajuda sempre!

Amigos, tenho uma duvida...

Tenho um dinossauro la em casa, um k6 500, com 128 de memoria, tenho o win98 estalado.

A duvida é se quando de uma nova formatação não seria mais interessante estalar o windos me?

Gostaria de saber o que me aconselham e se poderiam me explicar as diferenças, defeitos e qualidades de um e de outro windos.

Desde de já agradeço muito suas ajudas!

Int.

Jeff :goff:

Postado

<_< Em pessoal eu sou novato em informática mas como eu faço para conseguir uma cópia do CD de instalação do Windows.

Um disquete de boot do Windows 98. Pois eu tenho um problema em um pc de minha namorada e gostaria de tentar isso.

Caso vocês queiram ver o meu problema está no forum é:

HIMEM.SYS (ajuda)

Erro de proteção do Windows

fórum: Windows 9x/ME

Última mensagem

27 de outubro de 2005, 13:07

Última mensagem por: mpfrazao :cry:

Postado

tenho formatado todas as partições, mas não sabia deste comando, copiei para minha máquina, se puderes me ajudar no meu problema conto com a tua ajuda.

olá pessoal, pela primeira vez, que estou entrando no Clube do Hardware, e gostaria, que se alguém puder me ajudar, com o meu micro.

já formatei a minha maquina nas duas partições, não consigo executar nenhum programa dentro do win98 do dos, os arquivos executáveis em dos, todos trancam o sistema.

se alguém tiver uma sugestão para o que eu possa fazer, tenho um pentium II 300mhz 128 ram e 20hd, e preciso trabalhar com alguns programas que são em dos. exe: contabilidade e outros.

até entrar pelo win98 no prompt do dos, o sistema tranca.

atenciosamente;

luciano prestes :bandeira:

• 3 semanas depois...
Postado

<_< Pelo Amor de deus qual a diferença de se fazer um back-up e instalar o win98 por cima e se fazer o back-up e formatar o hd

Quando você faz o back-up você guarda os arquivos em cds ou no hd pra depois recuperar-los, tanto faz você fazer esse procedimento ou formatar porque você vae ter sempre os arquivos guardados.

Se esse procedimento mantesse os programas contatos emails do outlook, programas importantes como o do Banco do Brasil etc tudo bem.

Mas não manten, so mantem arquivos que você já fez o back-up certo q no proprio hd, mas você n deixa de perder atualizações e programas que você instalou na maquina

Quero saber uma coisa?

Por exemplo peguei um pc que nem em modo de segurança entrava e aí?

Não fazia scanreg/ fix, scanreg nem instalava o win98 que dava erro em dlls tipo run32.dll kernel.dll e + 2

Esse tipo de problema, deve se existir uma otima solução,mas em fazer back-up e reinstalar o win98 ou fazer back-up e formatar prefiro formatar

Gostaria de uma explicação melhor sobre o topico

Postado

Tenho duas dúvidas:

"O que você tem que ter em mãos:

- O CD de instalação do Windows.

- Um disquete de boot do Windows 98 (copie o arquivo C:\Windows\Command\DELTREE.EXE para ele)."

Isso vale para qualquer windos? Por exemplo, se for o windows XP, vou precisar de um disquete de boot do windows XP ou do 98 como pede acima?

O disquete deve ser um disquete de boot normal ou vou ter que copiar esse arquivo que pede acima além do disquete de boot? Ou copiar o arquivo é a mesma coisa que fazer um disquete de boot normal?

Desculpe as perguntas idiotas. valeu :huh:

• Membro VIP
Postado

Pessoal, vejo muitas mensagens afirmando que a melhor maneira é particionar o HD, restaurar o registro ou mesmo formatar. Esclarecendo:

O tópico foi feito para facilitar principalmente técnicos que reinstalam vários Windows por dia em máquinas de clientes. Nem todas estão com o disco rígido particionado. Eu não citei a melhor maneira e sim uma maneira alternativa à formatação.

Restaurar o registro mantém todo o lixo.

Quanto à preferência pela formatação, bom, se você fizer o backup antes, o efeito será exatamente o mesmo ao da dica. Mas quanto tempo leva para fazer backup de 10, 20, 30 GB de arquivos? Se não estiver particionado, como faz? CD-RW? Outro HD? São trabalhos adicionais...

Repito: eu dei dicas de como reinstalar o Windows 9X sem formatar e não de como reinstalar o Windows 9X da melhor maneira possível. Cada caso é um caso.

Abraços a todos e obrigado pelas mensagens postadas.

Fernando

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por /v\ µ § å § I-I ¡@04 de dezembro de 2005, 00:46

Tenho duas dúvidas:

- Um disquete de boot do Windows 98 (copie o arquivo C:\Windows\Command\DELTREE.EXE para ele)."

Isso vale para qualquer windos? Por exemplo, se for o windows XP, vou precisar de um disquete de boot do windows XP ou do 98 como pede acima?

O disquete deve ser um disquete de boot normal ou vou ter que copiar esse arquivo que pede acima além do disquete de boot?  Ou copiar o arquivo é a mesma coisa que fazer um disquete de boot normal?

Desculpe as perguntas idiotas. valeu  :huh:

Olá!

Não, o tópico vale somente para o Windows 95, 98 ou ME. Os procedimentos para o Windows NT, 2000, XP ou 2003 são outros mas também é possível.

Quanto ao disquete de inicialização, deve-se criar um normalmente e depois copiar o arquivo DELTREE.EXE para o mesmo.

Abraços,

Fernando

Postado

Bom Dia

um feliz Natal

lendo a materia , para reisntalar , poderia ser feito assim:

quando da algum problema no meu win98 se , para reinstalar .

coloco o disco , vou para a pasta do windows explorer e clico d: abro o wind. e vou para setup e mando bala , e ele faz tudinho . sem fazer esses comandos .

esta errado??? e ele fica legal . ou então quando não da , dou um boot e coloco o disco e pronto .

tambem pode ser feito assim.

achei o modo mais simples mais sei la. esta certo o que estou fazendo tambem .

permanece tudo direitinho.

um Abraço

:bye:

Postado
Repito: eu dei dicas de como reinstalar o Windows 9X sem formatar e não como reinstalar o Windows 9X da melhor maneira possível.

Abraços a todos e obrigado pelas mensagens postadas.

Bacana essa sua dica... Eu não sabia... Bom o que eu faço que é bastante simples, vejam só:

Dou boot pelo Cd do win98

Depois renomeio as seguintes pastas:

Windows para WinOld

Meus Documetos para Documentos(Passo todo o Backup para essa pasta).

E depois executo a instalação do Windows numa boa...

E se quiser usar o antigo Windows, é só renomear a pasta Windows para WinNew e a pasta WinOld para Windows... E pronto, você pode usar o seu antigo S.O... Mais essa última citação é apenas para saber que é possível voltar ao antigo S.O, pois se você está instalando novamento o Win, é porque algo já não está indo bem... O que vocês acham???

Valeu!

• Membro VIP
Postado

Defacer, você está esquecendo a pasta "Arquivos de Programas". Ela é tão importante quando a pasta do Windows. ;)

Ultimamente tenho renomeado as pastas e deletado-as somente depois do Windows novo instalado. É mais rápido. Acho até que podia ser mudado isso na dica. O que acham?

Abraços,

Fernando

Postado
Defacer, você está esquecendo a pasta "Arquivos de Programas". Ela é tão importante quando a pasta do Windows

Não... Não tô esquecendo não.

Depois renomeio as seguintes pastas:

Meus Documetos para Documentos(Passo todo o Backup para essa pasta).

Quando me referi a todo o backup, também me refiro à pasta Arquivos de programas, só que '''EU''' não a salvo toda, e sim só os programas que mais uso... De preferência o ideal é ter os arquivos executáveis(instaláveis) para reinstalá-los, dá um pouco mais de trabalho, mais na minha opnião fica show, porque as vezes instalamos tanta coisa e não usamos alguns, que ficam só pra ocupar espaço ...

Por exemplo: Acho que se eu tiver o Norton SystemWorks instalado na minha máquina e depois fazer esse procedimento de "reinstalar o windows" e de salvar toda a pasta "Arquivos de Programas", creio eu que o norton não iria funcionar, teria que reinstala-lo, assim como excessões de algum outros programas. Não acham? :D

Caso tenha :ZZZ: , alguém me fale :joia: ... Abraços a todos! :bye:

Postado
Quando me referi a todo o backup, também me refiro à pasta Arquivos de programas, só que '''EU''' não a salvo toda, e sim só os programas que mais uso... De preferência os arquivos executáveis...

Você salva esses programas e depois joga eles de volta na pasta Arquivos de Programas, pra rodarem no novo Windows? Alguns programas também gravam arquivos na pasta WINDOWS\SYSTEM. Talvez até a falta das chaves no Registro do Windows possa causar problemas.

Ops... Agora que você editou ficou claro. Isso mesmo, quando se reinstala o windows, é melhor reinstalar os programas do zero pra ter um sistema mais limpo.

Postado
Ops... Agora que você editou ficou claro. Isso mesmo, quando se reinstala o windows, é melhor reinstalar os programas do zero pra ter um sistema mais limpo.

Exatamente, concordo com você :D . Minha conexão :chicote: caiu na Hora que estava postando :angry:

Alguns programas também gravam arquivos na pasta WINDOWS\SYSTEM. Talvez até a falta das chaves no Registro do Windows possa causar problemas.

Por isso aproveito poucos programas da pasta "Arquivos de Programas". Os mais simples...

:D

Valeu!

• Membro VIP
Postado

Na verdade eu quis dizer que você esqueceu de apagar a pasta Arquivos de Programas. Eu a renomeio e apago posteriormente, não aproveito nenhum programa pelos motivos já citados pelo colega acima.

Abraços,

Fernando

Postado
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@14 de outubro de 2003, 13:42

Não é novidade mas muita gente ainda pensa que reinstalar o Windows é sinônimo de formatar o HD, o que não é verdade. Você pode (e deve) perfeitamente colocar um Windows novinho em folha sem perder seus arquivos (documentos, músicas, vídeos, instalações de programas, etc). Gente, formatar só em último caso, quanto está impestado de vírus ou com problemas nas partições. Fora isso, qualquer problema com o Windows é resolvido com uma reinstalação apenas.

Para uma reinstalação do zero (recomendada), siga os seguintes passos (neste tipo de instalação, os seus programas instalados serão perdidos, mas se você tiver a instalação deles, de nada lhe fará falta. Uma reinstalação comum, por cima, mantém todo o lixo do Windows! Por isso é melhor fazer "do zero"):

O que você tem que ter em mãos:

- Um disquete de boot do Windows 98 (copie o arquivo C:\Windows\Command\DELTREE.EXE para ele).

Pronto para reinstalar:

1 - Ainda no Windows, coloque o CD-ROM de instalação e copie seu conteúdo para uma pasta Win98 no diretório raiz C:.

2 - Mova todos os seus arquivos e pastas pessoais (vídeos, documentos, mp3, etc) para a pasta Meus Documentos e renomeie-a para BKP2003, ou qualquer outro nome.

3 - Reinicie o computador com um disquete de boot do Windows 98 e escolha "Iniciar o computador sem suporte a CD-ROM".

4 - Apague as pastas "Windows", "Arquivos de Programas" e a "Lixeira" com o comando DELTREE/Y. Assim:

DELTREE/Y C:\WINDOWS
DELTREE/Y C:\ARQUIV~1
DELTREE/Y C:\RECYCLED

5 - Apague os arquivos existentes no diretório raiz (C:), com exceção do command.com, assim:

DELTREE/Y *.BAT
DELTREE/Y *.TXT
DELTREE/Y *.SYS
DELTREE/Y *.EXE
DELTREE/Y *.LOG
DELTREE/Y *.CHK
DELTREE/Y *.NDD

Comande DIR/AH para ver todos os arquivos ocultos que existem no diretório raiz e apague-os como fez acima. Você deve deixar o diretório raiz apenas com as pastas e o command.com. Por exemplo, se ainda existir um arquivo chamado system.bak e um outro msdos.old você os apagará também:

DELTREE/Y system.bak
DELTREE/Y msdos.old

6 - Transfira o novo sistema com o comando SYS para o disco rígido. Assim:

SYS C:
Sistema transferido.

7 - Agora entre na pasta Win98 criada no diretório raiz (C:) com seu antigo Windows, execute o SmartDrive e depois o Programa de Instalação:

CD\Win98
smartdrv
instalar

Pronto! Agora é só seguir a instalação normalmente, ela será rápida e eficiente! Quando terminada, apague as pastas antigas que estarão no diretório raiz (C:). Lembrando que os seus documentos e arquivos estão na pasta BKP2003 que era sua antiga pasta Meus Documentos, agora renomeada. Restaure-os da maneira que desejar e viva!!! :lol:

Boa Sorte, qualquer dúvida, estamos aí! ;)

Abraços!

Fernando, no caso de quem vai atualizar do 98 para o 98Se ou do Se para o Me, não seria mais interessante ele somente fazer a atualização, no caso de não querer peder além dos arquivos os programas instalados?

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Fernando, no caso de quem vai atualizar do 98 para o 98Se ou do Se para o Me, não seria mais interessante ele somente fazer a atualização, no caso de não querer peder além dos arquivos os programas instalados?

Olha, confesso que não acho. Isso porque o Windows deixa muito a desejar nessas atualizações: todo o lixo é mantido. Se há algum erro, registro de DLLs inválidas, items ActiveX sem referência, etc. ficará tudo, mesmo com um Windows novo (atualizado ou reinstalado por cima).

Prefiro perder os programas instalados e ter uma instalação limpa. :rolleyes:

Abraços,

Fernando

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por /v\ µ § å § I-I ¡@04 de dezembro de 2005, 00:46

Tenho duas dúvidas:

O disquete deve ser um disquete de boot normal ou vou ter que copiar esse arquivo que pede acima além do disquete de boot?  Ou copiar o arquivo é a mesma coisa que fazer um disquete de boot normal?

Desculpe as perguntas idiotas. valeu  :huh:

olá amigo!

no caso do windows xp ele tem um programa que já faz isso. que no caso você monitora igual a uma instalação. é só ir no centro de ajuda e suporte do xp, lá você ter tudo nos mínimos detalhes!

Postado
Postado Originalmente por Zangrela@10 de novembro de 2003, 16:34

<font color='#000000'>Só explicando /q = quick - formatacao rapida

/s = system  - copia os arquivos de sistema, para inicializacao do computador.

Pessoal, é logico que se você não tiver particionado o hd ainda, e você der format, ira perder tudo.

Mas vale a pena particionar antes e deixar em ordem o computador, mesmo porque li agora nas respostas e tem 300 comandos para não formatar e sim apagar e instalar novamente.

PO, pra que complicar se podemos simplificar.

Alguma duvida com fdisk aqui esta o link

FDISK

:bandeira:

aí brasil r0x</font>

olá amigo!

apoiado.

te dou todo o meu apoio!!!

:palmas:

Postado

olá amigos do Clube do Hardware!!!

o nosso amigo: Zangrela deu uma boa sugestão, e apoio ele, mas a casos e acasos.

tem HD com pouca capacidade de armazenamento, que se particionar e fazer a instalção pode ter no futuro uma dor de cbç por falta de espaço.

neste caso do HD com pouca capacidade é recomendado fazer o procedimento do nosso amigo fernando.

espero que eu tenha ajudado!!!

• 4 semanas depois...
Postado

meu problema e quase parecido, tenho dois hds ligados em uma maquina, gostaria de zerar o outro e compiar o windows de um pro outro. como eu faço?

alguem aí pode me dar uma ideia?

valeu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!