Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HP DV9030us Tela Preta e sem Boot


Unicamper

Posts recomendados

Olá!

Sou novo aqui no fórum mas conheço a reputação.

Dei uma procurado, mas acho que o meu caso não se encaixa em nenhum tópico já aberto, até por ser um pouco esquisito.

Bom, tenho um notebook HP DV9030us: Core2 Duo 1,66, 2giga RAM, GeForce 7600, 2xHD 120gb.

Este laptop já esta começando a me dar problemas e não sei ate que ponto vou manter ele, mas no papel deveria ser uma boa máquina.

O primeiro problema que eu tive foi de dobradiça e depois de pesquisar muito na net e levar numa assistencia tecnica, descobri que o defeito era da HP. Consegui abrir o lap e consertar sozinho.

No entanto, ontem eu estava jogando TF2 (um mod de Half life2) e ao entrar num servidor, deu a famigerada Tela Azul de proteção contra corrupção de arquivos e reiniciou o pc. A partir daí tudo parou de funcionar.

Basicamente, ao ligar o pc, nada aparece na tela (ela acende, mas fica preta). Pesquisei bastante na net. E segui algumas recomendações:

1) ligar um monitor externo: liguei um monitor e realmente consegui "enxergar" o procedimento de boot do pc, porém este não passa da tela de carregando do windows. Consigo entrar no windows apenas em modo de segurança e visualizando pelo monitor externo. (alias a imagem no monitor, que esta normal, apresenta linha horizontais defeituosas).

2) Realizei os procedimentos padrões de fazer um recuperacao de sistema, chkdsk /f e alguns cleaners de registro. Mas nada resolve o problema.

3) Exite um atalho nesse pc para DVD e Quik Play. Ao usar estes botões (com o pc desligado), eu consigo acessar o Quik Play da HP que nao carrega o windows inclusive na tela do laptop (que nao aparesentava nada).

4) abri o ram na maquina, tirei e recoloquei.

5) utilizei o sistema da HP para zerar a máquina (ou seja, formatacao e reinstalacao do windows no hd principal).

6) entrei no BIOS e no hd primario apresenta um ERRO ao verificar erros no HD primarios. O erro é "#1 - Error 7", ou algo semelhante. No entanto no chkdsk não apareceu nenhum setor defeituoso.

Ou seja, tem uma série de informações que não sei ao certo podem ajudar. Quaisquer dúvidas extras, por favor farei o possivel para informá-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, provavelmente ao entrar no servidor ele baixou um pacote que te zuou o note.

melhor é formatar tudo e nunca mais entrar neste servidor.

quanto a ficar tela preta, ele deve estar direcionando seu video pro monitor externo, ai é o mais fácil, so setar o monitor primario dele pro do note d novo acho q é fn F4 se nao me falha a memoria.

se mesmo reinstalando o OS de novo nao funcionar, ai pode ser que tenha zicado seu hardware mesmo, provavelmente chip de video, mas acho q o problema esta no OS mesmo.

cruza o dedo ai e testa, se tiver algo importante no HD, boot por um liveCD linux e passa os arquivos pro HD 2 ou pra CD ou pendrive.

boa sorte.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, provavelmente ao entrar no servidor ele baixou um pacote que te zuou o note.

melhor é formatar tudo e nunca mais entrar neste servidor.

quanto a ficar tela preta, ele deve estar direcionando seu video pro monitor externo, ai é o mais fácil, so setar o monitor primario dele pro do note d novo acho q é fn F4 se nao me falha a memoria.

se mesmo reinstalando o OS de novo nao funcionar, ai pode ser que tenha zicado seu hardware mesmo, provavelmente chip de video, mas acho q o problema esta no OS mesmo.

cruza o dedo ai e testa, se tiver algo importante no HD, boot por um liveCD linux e passa os arquivos pro HD 2 ou pra CD ou pendrive.

boa sorte.

[]'s

Bom, eu já o sistema próprio da HP para zerar o HD. Basicamente tem uma partição do HD 1 que contem uma instalação zerada de fábrica do PC.

Ontem eu usei essa ferramenta e não voltou a funcionar.

Com relação ao func+f4, eu já tentei fazer isto. Já tentei ligar sem o externo, com o externo, func+f4 e tudo mais! :lol:

Mas valeu as dicas!

olá;

Amigo, já vi casos da Bios se corromper neste modelo da HP, A solução foi regravar a Bios com uma Gravadora EPROM. Se vocÊ não conseguir resolver seu problema com a ajuda do ice2642, leve em uma "At" e faça a gravação. " só deixem te cobrar se der certo. "

[]'s

Dá pra fazer isto em casa?

O fato deu ter conseguido entrar no Windows via f8 e modo segurança não descarta a opção de que o BIOS foi pro saco?

Enfim, obrigado pela ajuda, vou pesquisar mais sobre o BIOS.

Alias, ouvi dizer que exite um modo específico desse laptop para fazer esta troca, em que você inicia ele apertando func +b, ou Windows+b; Não sei ao certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu já o sistema próprio da HP para zerar o HD. Basicamente tem uma partição do HD 1 que contem uma instalação zerada de fábrica do PC.

Ontem eu usei essa ferramenta e não voltou a funcionar.

Com relação ao func+f4, eu já tentei fazer isto. Já tentei ligar sem o externo, com o externo, func+f4 e tudo mais! :lol:

Mas valeu as dicas!

Dá pra fazer isto em casa?

O fato deu ter conseguido entrar no Windows via f8 e modo segurança não descarta a opção de que o BIOS foi pro saco?

Enfim, obrigado pela ajuda, vou pesquisar mais sobre o BIOS.

Alias, ouvi dizer que exite um modo específico desse laptop para fazer esta troca, em que você inicia ele apertando func +b, ou Windows+b; Não sei ao certo.

Infelizmente não dá não. pois e uma ferramenta especifica que se rpecisa para tirar este tipo de CHIP.

Não descarta, não a Bios faz inúmeras coisas além do POST do sistema :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não dá não. pois e uma ferramenta especifica que se rpecisa para tirar este tipo de CHIP.

Não descarta, não a Bios faz inúmeras coisas além do POST do sistema :P

Hummm, OK!

Outra dúvida, e se eu instalar um "upgrade" da BIOS baixado via site da HP?

E alguem aí indica uma "AT" de notebooks em campinas?

Já usei uma vez a casadonotebook, mas fiquei muito decepcionado com os serviços deles. Preferia procurar outro lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui!

Bom, pra quem eventualmente tiver este tipo de problema, recomendo fazer um roll-back no seu BIOS para uma versão antiga (por exemplo, F.16) e depois atualize para a mais nova F.29.

Me parece que a versão F.27 (que eu estava) tem algum bug que corrompeu o BIOS.

Mas vou te falar que quase pedi arrego no caminho! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

E a novela continua!

Bom, na verdade eu não consegui... :confused:

Aquela solução foi puramente temporária e depois de bastante pesquisa e uns 2 meses na uti (assistência técnica) o note foi finalmente decretado morto.

Agora qual a explicação?

Segundo me parece, este modelo (e outros da HP) tem um defeito grave de super aquecimento. No meu caso isto já tinha se manifestado na dobradiça (que se desintegrou). Porém este problema voltou a atacar na placa mãe.

Segundo a uti, algumas componentes da placa-mãe precisavam ser resoldados para que voltasse a funcionar. O procedimento chama "Reflow".

Após diversas tentativas de reflow o computador voltava a vida, mas não passa no teste de estress e morria de novo em menos de 24horas. Parecia aqueles choques de desfribilador em pacientes cujo coração parou. Sobre umas linhas o coração pulsa duas vezes e piiiiiiiiiii, linha reta de novo.

Agora a uti me diz que a única solução seria substituir um chip (suponho que o GPU afinal meu problema é com a VGA) da placa mãe para tentar fazer o note voltar a vida. Porém eles não conseguem encontrar o chip a venda por si só. A única maneira era encontrar uma placa mãe sucata igual a minha e trocar os chips. Chances de 1-1.000.000 para eu encontrar, né?

Outra solução é a troca da placa mãe, o que sairia uns R$1100,00 (ouch) coisa que não sei se vale a pena, afinal, o problema de super aquecimento pode continuar e consequentemente pode danificar a nova placa mãe.

Agora surge, enfim!, minha pergunta: alguem tem outra ideia??

Tudo bem, estou apelando, mas estou um pouco desesperado!

Uma ideia que me veio a cabeça é substituição de GPU, porém não pelo chip, e sim, por exemplo, por uma placa de vídeo PCMCIA (sim, isto apesar e soar louco existe). Só não sei se funcionaria.

Qualquer ajuda é bem vinda!!!

Abraços! :aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unicamper,

parece que você também caiu no defeito de vários modelos da hp/compaq. problemas sérios de projeto que causam um aquecimento exagerado e por fim sai matando o notebook aos poucos. A Hp até noticiou em comunicado público esses defeitos, mas pelo que eu sei afeta a série dv6000, a sua é diferente. Mas nunca se sabe quando os problemas são piores do que o anunciado. Dá uma olhada nesse tópico, http://forum.clubedohardware.com.br/atencao-leitura-obrigatoria/506053

Ao menos os sintomas que você citou são os mesmos dos defeitos desses modelos (inclusive o meu está na AT).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

n0t.null,

Realmente acredito que meu problema seja exatamente este, mesmo que a HP não reconheça como tal.

Minha garantia já venceu e mesmo se tivesse válida a HP Brasil, com toda sua delicadeza, não prestaria nenhum suporte, pois meu pc foi comprado nos estados unidos.

Estou apenas tentando minimizar as perdas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unicamper,

Sim, eu reparei que seu modelo é importado. Se tivesse a garantia do brasil teria dois anos extras por causa desses defeitos. Posso te aconselhar a procurar em alguns forums internacionais, eu já vi até alguns blogs (em inglês) de pessoas que tem os modelos americanos com defeito e que estão dando jeito de arrumar com a troca de certas peças. Se eu pudesse te repassava os links mas não tenho mais essas referências, mas procura que acha fácil.

E a AT da Hp brasil não é lá essas coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse dispositivo da Atera não vai funcionar, pois ele não substitui sua vga defeituosa, veja a descrição do produto.

- Adaptador de vídeo USB externo para estender a área de trabalho para até 6 monitores simultaneamente.

- Ideal para quem utiliza editor de imagem ou vídeo e precisa ampliar a visualização ao máximo.

Ele apenas replica o sinal de vídeo que sai da sua vga e manda para até 6 monitores; se o seu circuito de video não dá sinal de vida, nesse adaptador também não vai dar.

Esse problema é comum aos HP com chipset NVidia com deficiência de dissipar muito calor e ao que parece, atinge qualquer marca que use certos chipsets NVidia.

Mas dá um busca aí por solda BGA, que o problema talvez tenha solução por cerca de R$ 300.

*** Achei uns tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/agora-ferrou-tudo/450595

http://forum.clubedohardware.com.br/notebook-hp-serie/466202

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-notebook-hp/525330

http://forum.clubedohardware.com.br/problema-wireless-dv6000/508518

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a AT da Hp brasil não é lá essas coisas...

Sim, concordo e muito com você. A parte da delicadeza era pura ironia mesmo :D.

Busquei alguns fóruns gringos também mas até agora não encontrei nada que realmente resolvê-se meu problema.

Esse dispositivo da Atera não vai funcionar, pois ele não substitui sua vga defeituosa, veja a descrição do produto.

Ele apenas replica o sinal de vídeo que sai da sua vga e manda para até 6 monitores; se o seu circuito de video não dá sinal de vida, nesse adaptador também não vai dar.

Esse problema é comum aos HP com chipset NVidia com deficiência de dissipar muito calor e ao que parece, atinge qualquer marca que use certos chipsets NVidia.

Mas dá um busca aí por solda BGA, que o problema talvez tenha solução por cerca de R$ 300.

*** Achei uns tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/agora-ferrou-tudo/450595

http://forum.clubedohardware.com.br/notebook-hp-serie/466202

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-notebook-hp/525330

http://forum.clubedohardware.com.br/problema-wireless-dv6000/508518

Com relação ao produto:

Realmente concordo que talvez não funcione, porém a esperança é a última a morrer. Segundo a AT da loja, o produto pode servir de dispositivo de vídeo primário, ou seja, poderia sim substituir minha GPU defeituosa.

No site da Sunfix tem as seguintes colocações:

- High performance 2D Accelerator

- Supports desktop display primary

Que me deixam um pouco mais esperansoso. Também é colocado que o produto não é interessante para aplicativos 3D o que me leva a crer que não se trata apenas de um replicador de imagens, pois caso fosse, não importaria se a origem da imagem é 2D ou 3D. Estou errado?

Com relação as outras discussões:

Olhei boa parte das discussões que encontrei no fórum, porém não encontrei nenhuma que envolvesse um DV9000. A maioria dos problemas, pelo o que eu vi, envolvem o dv6000.

Além do mais, levei o PC para uma AT daqui de campinas, e eles fizeram o reflow da placa mãe algumas vezes na tentativa de resolver o problema. Pelo o que me passaram, o note voltava a vida, porém logo em seguida (< 24horas) a solda não aguentava. A solução deles seria a troca do Chip da Nvidia ou da placa mãe.

Pesquisando um pouco mais cheguei no seguinte site:

http://www.futurelooks.com/displaylink-usb-to-dvi-graphics-adapter-review/

Pelo o que eu li, este produto é um equivalente ao que eu encontrei da Sunfix e consta na página:

In a nutshell, the adapter serves as an external video card, sending the video signal to the monitor in a language that it will understand. This works in tandem with your existing CPU and GPU. The DisplayLink website has a more extensive explanation, but there’s the Coles Notes version:

1. DisplayLink software processes and interprets graphical commands from the operating system.

2. The graphics are compressed using unique DisplayLink adaptive technology.

3. Compressed data packets are sent via USB

4. The adapter decodes the compressed data back into usable graphics data.

That’s really all there is to it. Remarkably simple, yet very functional.

Ou seja, o dispositivo realmente é uma placa de vídeo externo.

Agora entra outra questão:

Atualmente, a única maneira de entrar no meu sistema operacional (windows xp) é fazendo o boot em modo VGA, ou seja, 16-cores 640x480.

Será possível usar este recurso USB com outro boot?

Estou me programando para ir na loja testar estes dispositivos quando possível. Mas gostaria de chegar sabendo todas minhas opções.

Acho que eu me peguei de calças curtas desta vez.

Revendo o que estava escrito no site:

This works in tandem with your existing CPU and GPU

Ou seja, pode até existir algum tipo de processamento no dispositivo, mas aparentemente ele continua dependendo da GPU. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

boa tarde...

meunotebook É do mesmo modelo porÉm meu erro É de tela azul

ele realmente aquece muito mas minha pergunta É outra... Cara teria como você me fazer uma cÓpia do teu recovery disk... É muito impossivel achar alguem com o mesmo modelo de note... Meu quickplay estÁ com as funÇ~0oes limitadas

agradeÇo desde já

apollo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unicamper... Sumiu cara?

Cara...eu acho q você deve ter viajado no final de ano... Mas quando tu voltar me dÁ um toque no msn pois preciso muito mesmo desse recovery

abraÇos e bom ano novo

leandro

unicamper... Boa tarde... Estou aguardando uma reposta tua..

Queria sbaer por qual modelo de placa-mãe você trocou

quanto ficou o serviÇo

obrigado

leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!