Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
NALDOLINO

Como particionar HD com mais de 200 GB?

Recommended Posts

Olá amigos, eu particionei o hd de um notebook SempToshiba de um amigo com mais de 200GB usando o Fdisk.

Durante o particionamento eu notei que o Fdisk não reconheceu o tamanho total do HD, o que não me preocupou, pois eu poderia depois já com o sistema instalado usar algum programa tipo o partitiom Magic para completar o serviço.

Porém, duas coisas estranhas me aconteceram:

* O HD demorou muito no processo de formatação

* Quando tento instalar o Windows XP, aparece uma mensagem dizendo que o mesmo não pode ser instalado pois não conseguiu detectar nenhuma unidade.

Eu estou desconfiado que seja por causa do tamanho do HD.

Alguém poderia me ajudar?

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual sistema Operacional esta no referido NOTEBOOK? Normalmente excluo a partição para depois recriá-la ja partionando-a.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais informações são necessárias? Fdisk de qual sistema operacional voce usou? Windows 98 ou windows ME?

O HD é IDE ou SATA?

Bem, presumo que, se usou o fdisk ele seja um HD IDE, pois o disco de inicialização do win98/ME não possui suporte a discos SATA.

Recomendo a voce usar o disco de instalação do windows XP, exclua esta partição que criou e recrie as partições, instale o windows XP na primeira partição depois as outras voce formata já de dentro do sistema operacional.

Compartilhar este post

Link para o post

O notebook é um satellite A200-1C3, e o fdisk é do Windows 98SE.

O problema é que quando inicio a partir do cd do Windows, não chega a ser mostrada nenhuma patição, pois aparece uma mensagem dizendo que o Windows não detectou nenhuma unidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Então o HD deve ser SATA, pois o programa de instalação do windows não o detecta, tem que pegar os drivers SATA que vem no cd da MB e gravar em um disquete, para carregar durante a execução do programa instalador.

Vai aparecer aquela mensagem: aperte F6 para carregar drivers de terceiros, aí voce coloca o disquete e o HD será detectado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia NALDOLINO... Amigo faça o que o RICKG disse acima. Pegue os drivers do HD Sata que vem anexado no cd de configuração da placa mãe do seu pc. Passe ele para o disquete. E de o boot com o cd do windows xp novamente. Ao dar o boot abaixo aparecerá no status várias ações que pode fazer, ao aparecer Pressione F6 para instalar disco SCSI SATA.. você pressione contanto que o disquete esteja inserido.

Mais ainda acho que você não conseguiu criar a partição direto do cd do windows xp. Lá ele deve mostrar sim a partição do HD.. Mesmo sendo SATA. Eu já particionei HD de 320gb na tela de partição do Windows XP.

Tente novamente e verifique se você não deixou passsar nada. Ok..

Compartilhar este post

Link para o post

Se o HD é SATA eu só não entendo como ele conseguiu particionar, uma vez que esses discos de inicialização do windows 98/ME não tem suporte ao padrão SATA.

Não deveria nem ter podido particionar uma vez que não detectaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Caros amigos, eu não estou com o notebook no momento, mas segunda-feira eu irei fazer como vocês disseram. Espero que dê certo. Quanto ao fato de eu ter conseguido particionar, isso também é para mim um mistério.

Há um detalhe que talve seja muito importante e que até então eu não me lembrava. Quem sabe pode elucidar alguma coisa para alguns de vocês: é que quando eu fui particionar, ao apagar as partições antigas, havia uma pequena partição com poucos megabites a qual era reconhecida pelo fdisk como "partição não DOS". Espero que isso possa esclarecer alguma coisa.

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o gancho....

Ao invés de usar um disquete para carregar as informações do HD SATA, seria possível fazer o mesmo com um pendrive ?

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode usar o nero para criar uma cópia do diskete para um cd. Dessa maneira o cd se comportará como diskete. Basta escolher a opção "cd-rom (inicialização)" no Nero Burning e depois em "avançado" selecione a opção "Ativar opções avançadas" e depois escolha em "tipo de emulação" a opção "Emulação de diskete de 1.44MB" depois novo... e assim por diante, o resto do procedimento é normal.

Depois, para iniciar a partir do cd (diskete), entre no setup e configure para que o computador inicie a partir do drive de cd.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais