Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini Ar Para Gabinete Com Peltier


bananabg

Posts recomendados

salve meu caro gaucho642,fiz varias experiencias do genero com uma peltier de 137w.

resultados satisfatorios para quem não quer usar o maximo do pc. porque?

meu pc trabalha com box intel e fica entre 48°~65° com peltier 23°~48°

ai vocês vão me perguntar.....mas não está bom ??

eu digo não se avaliarmos o risco beneficio, esta peltier tem uma diferenca termica de 67°c de um lado para o outro, se somarmos 48°+67°=115°C =+q temperatura de fusão do stanho= peltier pronta para queimar e isolar a dissipacão do processador mas se mesmo assim se você quiser tentar eu dou a maior forca, não esquecer de usar um isolador contra a condencacão porque sem, em questão de uma hora teu processador estara se afogando qualquer duvida. tehh+++++

Cara se pudese te mandava uma fonte que tenho parada aqui de 450 reais só pra ver você terminar esta coisa ai. mas poste mais detalhes de como ficou a peltier direto no processador você deixou assim ? condensou agua ? por quanto tempo deixou ? qual era a temperatura normal do processador ? pra quanto caiu ?

salve nalepa, agradeço sua disposicão, cara como eu disse antes deixei a peltier por varios motivos, minha mulher com certeza iria esquecer de ligar a fonte auxiliar, para eu jogar meus games(crysis,gta iv,devil may cry,etc) não rolava, fiquei com medo de queimar a peltier e o processador.

como disse ao nosso camarada gaucho meu processador trabalha a 48°c com o gta iv vai para 67°C com a peltier 23° e respectivamente 48°C lembrando que com um box intel, com um cooler mais potente eu acredito que da para ficar com o peltier direto no processador para aqueles que quiserem tirar duvidas estou a disposicão.tehh++++

ah esqueci , fiquei com ela em teste 8hrs é claro com isolamento de neoprene, nada de agua

esqueci de comentar, hahahah oh as gambiarras, vou começar um novo projeto com peltier,

estou confeccionando um watercooler com peltier, penssem na idea de um WC sem radiador,so reservatorio bomba e waterblock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

salve meu caro gaucho642,fiz varias experiencias do genero com uma peltier de 137w.

resultados satisfatorios para quem não quer usar o maximo do pc. porque?

meu pc trabalha com box intel e fica entre 48°~65° com peltier 23°~48°

ai vocês vão me perguntar.....mas não está bom ??

eu digo não se avaliarmos o risco beneficio, esta peltier tem uma diferenca termica de 67°c de um lado para o outro, se somarmos 48°+67°=115°C =+q temperatura de fusão do stanho= peltier pronta para queimar e isolar a dissipacão do processador mas se mesmo assim se você quiser tentar eu dou a maior forca, não esquecer de usar um isolador contra a condencacão porque sem, em questão de uma hora teu processador estara se afogando qualquer duvida. tehh+++++

Salve Werner, que isolador seria esse? Obrigado pela opinião!!

Mais uma pergunta Werner: tu usa o cooler box original do p4 sobre a peltier?

Foi mal, agora que li toda tua citação que vi as respostas, rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Werner! Tu tens razão é muito risco pra um objetivo que pode-se alcançar com mais segurança, vou dar um tempo nessa ideia e acompanhar teu projeto torcendo pelo teu sucesso meu velho!

Pois aguardem, possivelmente eu criarei um novo topico quando o projeto estiver concluido.Eu estimo que dentro de um mes estara pronto, o novo topico se chamara "Water cooler sem radiador" ate la meus camaradas , qualquer duvida terei o maior prazer em ajudar, tehhhhhh++++++++:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente desculpa pelo tamanho da resposta...

Salve salve pessoal... Olha o criador do tópico dando o ar da graça... hehehehehe... Bem pessoal, fico muito feliz que alguém teve o interesse de fazer testes como eu comecei a fazer... Bem WWWERNER, tenho algumas considerações a fazer com relação ao seu primeiro projeto, o da refrigeração por uns dutos de ar. Pelo que ví, você criou um tipo de módulo com um dissipador maior do lado frio e um menor do lado quente, sendo que o frio, aparentemente foi envolto em neoprene, estou certo? Bem, como ela esquenta bem mais do que esfria, até por influência do ambiente, seria melhor colocar um dissipador maior do lado quente, pois a como bem disse, a diferença de temperatura pode chegar a até 67°, lembrando que para tal ela tem que receber os 12v e os 90 watts. Então, digamos que consiga fazer com que o lado quente se estabilize a 45°, uma temperatura bastante elevada se for olhar bem, terá por volta de 22° do lado frio, e deve baixar consideravelmente a temperatura do processador. Prova da eficiência, veja o quando você conseguiu uma melhor eficiência quando colocou o peltier sobre o processador. A princípio é normal imaginar que a melhoria se deu pelo contato direto da pastilha com o processador, quando na realidade, a melhoria se deu pela soma do contato direto com o processador, porém, com uma dissipação de calor melhor da parte quente, pois você utilizou o cooler do processador sobre a peltier, o que lhe garantiu uns graus a menos do lado quente e automaticamente menos ainda do lado frio.

Bem, com relação ao que disse com relação a "soma" das temperaturas, rsrsrs, sinto te informar, mas não faz muito sentido não. A temperatura de fusão do estanho, ou seja, a temperatura em que ele se derrete, é de aproximadamente 183° na maioria dos casos, mas o ponto de fusão do estanho sob CNTP (condições normais de temperatura e pressão), ou seja, 25°C e 1 ATM, é de 232°C, porém no caso das peltiers, ele não é usado da mesma forma que costumamos vermos nos fios de estanho, ou os fios de solta eletrônica, o que lhe garante uns graus a mais para poder derreter e se soltar. E mesmo assim, para que viesse a causar o derretimento do estanho, o lado quente, teria que atingir aquela temperatura de fusão, 183°, portanto, com relação a isso, pode estar despreocupado.

Com relação a queima do processador pela alta temperatura, pouco provável, a não ser que seja exposto a condições extremas, como um overclock absurdo em que a temperatura subiria tão rapidamente que os dispositivos de segurança do processador não tivessem tempo de serem acionados. Na grande maioria, senão na infinita maioria, os processadores atuais possuem dispositivos que os protegem de queima por excesso de temperatura, no caso da intel, o processador literalmente desliga quando atinge a temperatura de alarme em alguns modelos, já em outros, o processador imediatamente reduz o clock no intuito de baixar a temperatura, nos AMD não sei bem como funciona, mas no meu caso, um ATHLON 64 X2 5600+, ele trava, o famoso congelamento conhecido por alguns. No caso do meu processador, já tive o desprazer de viver a situação, um fio da fonte travou o meu cooler e não percebí, em utilidades básicas, como música, internet, word, não tinha problemas, já que meu gabinete está bem de circulação de ar, mas quando entrava em jogos, era batata, aí tive a curiosidade de abrir e verifiquei o fio travando o cooler.

Bem, te encorajo a proceder com os testes e meus parabéns pelo que já fez até aqui. Vivi na pele a dificuldade, demorei para poder mostrar alguns resultados e infelizmente no meio do experimento por pura falta de atenção, me ví impossibilitado de continuar. Quanto ao WC resfriado com a peltier já existem alguns tópicos no próprio fórum com alguns projetos, vale a pena dar uma olhada, a ideia funciona, só que é o mesmo caso que você se deparou, além de precisar de um sistema de dissipação bastante eficiente no calor da face quente da peltier, vai precisar de uma peltier mais potente, pois o fluxo de calor e água é muito grande para uma peltier de 90watts, ou mais de uma de 90watts.

Um forte abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!