Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini Ar Para Gabinete Com Peltier


bananabg

Posts recomendados

Boa milo... haiuahiuahiua... valeu pela força... então pessoal, isso aí, foi depois de uma redinha que fizemos... haiuhaiuahiuahiau... essa peça aí tava lá, e tem foto dele de cueca samba alguma coisa, não sei escrever... ahiouahiauhaiuhaiuhaiuha... bem pessoal, desculpa pela auxência, tô sem net ainda... mas o projeto não está parado... não deu pra pegar a tampa lateral do gabinete esse fds, mas semana que vem, se Deus quiser, vai dar tudo certo... hehehehe...

sliing, excelente ideia, não sabia que existia um negócio assim, agora, esse aí, com absoluta certeza é melhor que a silica, só que tem q tomar cuidado pra não derramar no PC né??? quem transporta muito...

abraço a todos e uma excelente semana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bananabg o produto do link não tem perigo de vazar não. Eu já mexi com um negocio desses, pode virar d cabaça pra baixo q não vaza.

no armario da minha irma q mora perto da praia sempre tem um desses. E é bastante eficiente, não deixa dar mofo, só q quando enche o reservatório tem q jogar fora. cabe ums 200ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita! Voltei!

Depois de algum tempo sem postar, voltei aqui! :)

E ai, caro bananabg, como anda teu projeto??? Quais as novidades? Vi uma foto sua enrolado num tapete, o q é isso? huahuahuahuahuahuahuhau

Grande abraçooo!

Po cara, era uma panqueca aeaueheauhaeuaeh

Mas bem, to sentindo falta das imagens do projeto, como esta ficando? Já da pra fazer o pc virar uma geladeira? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, perdão pela demora e por não ter postado mais imagens... estava sem net em casa e pra variar tive que viajar... cheguei esta madrugada... pois bem, as tampas ficaram prontas, no fim de semana eu já monto tudo... pelo menos é o que pretendo...

a configuração está na minha assinatura, quanto a queda na temperatura, deve ser algo bastante significativo, é complicado estimar assim, mas se voltar no tópico um pouco, em um ambiente de volume pequeno, 2 litros mais ou menos, conseguí 11 graus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que andei pensando foi no seguinte, vou tentar lacrar o máximo possível, colando adesivo vinil para ploter, deixando apenas os buracos dos drivers de DVD e do painel frontal da minha placa de som na frete... atrás, vou deixar somente os buracos dos slots que uso, que é o do AGP e mais 2... acredito que ajudará bastante...

quanto a capacidade do gabinete, bem, isso é verdade, mas como disse, tem que ter um loco pra testar né? hehehehehehehe... e se é para o bem geral da nação... kkkkkkkkkkkkkkkk... eu faço... o único ponto negativo, é que se não der certo, vou ter que comprar um gabinete novo, porque já furei a tampa lateral... kkkkkkkkkkkkkkk... mas, é um risco que se corre...

para desumidificar o interior, usarei aquele outro produto postado aqui com o auxílio da sílica... acredito que não terei nenhum problema com umidade...

novidades, dia 11 estou entrando em férias, terei muuuuuuuuuuuuuuuuuito mais tempo... heheheheheheh...

bem, por enquanto, é só... forte abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai poder fazer isso assim taõ simples.

Vai ter sempre a fan da fonte que não vai (?) poder desligar.

E esta precisa deter ar a circular através dela . Esse ar tem de vir de algum sítio.

--------

Quanto ao problemada umidade isso se calhar nem se vai por .

Note que para haver condensação vai ter de ter ar quente e humido a ser lançado sobre superfície fria .

Nâo me parece ser este o caso.

Antes de usar esses produtos contra umidade monte todo o seu sistema e verifique as temperaturas.

Se usar fan no cooler ( interno e externo ) pelo que experimentei não vai ter umidade.

Mas isto claro que depende das condições da temperatura e umidade .

E como tal nada melhor que expermentar e medir .

Apenas uma dica.

Se ainda não cortou a sua caixa , não seia melhor experimentar com um "Modelo" com caixa de dimensões semelhantes ?

Simulando , a saida da fonte com simples fan e o aquecimento interno com lampadas de 100W. E claro o seu sistema peltier.

Assim poderia ter logo uma ideia dos resultados ( temperaturas , umidade etc) sem por em causa o seu pc.

Se os resultados fossem satisfatórios poderia avançar para o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o ...... é que já cortei a tampa já! hhiauhaiuhaihua... nem pensei nisso... ah, se não der certo, com o didim da venda das peltier, eu compro um gabinetezinho vagaba mesmo... hehehehehehehe...

tô de brinquedo novo eim... hehehehehehehe... comprei um MICROSOFT SIDEWINDER MOUSE.... acho que é assim que se escreve mesmo... haiuahiuahiau... mó bunitão... depois posto fotos...

segue aí um review do mouse...

http://www.mouses.com.br/mouses/artigos.asp?codigo=263

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, eu tava lendo e pensando sobre esses sistemas de resfriamento que usam os peltiers...

os maiores problemas que eu percebi até agora é a ineficiência da dissipação do calor da parte quente do peltier e a condensação na parte fria...

ao meu ver, é obrigatório o posicionamento do peltier do lado de fora do gabinete, colocar ele do lado de dentro não faz sentido... é como se você estivesse tentando resfriar uma coisa que produz X (calor liberado pelo processador) de calor com um processo de resfriamento que produz X + Y (calor liberado pelo funcionamento do peltier) de calor. Pois o calor do processador não é eliminado, ele é apenas transportado, e pra que esse transporte ocorra, através do peltier, existe um consumo de energia elétrica e uma consequente liberação de calor por efeito joule e outros.

o peltier é apenas um "catalisador" no processo de transferência de calor.

minha sugestão é a seguinte:

1-Uso de HEATPIPES de cobre, com isolamento térmico em volta dele. Esses heatpipes possuiriam nas extremidades placas de cobre também, para contato do próprio heatpipe com o processador e com o peltier. Deve ser testada a viabilidade ou não do uso de pasta térmica.

2- através de um furo na placa lateral do gabinete o heatpipe passaria para o lado de fora da máquina. Para que o heatpipe não fique frouxo, folgado, ou se movendo, eu colocaria em torno dele no local por onde ele passa pelo furo da placa lateral algum material isolante térmico e elétrico, como se fosse um anel.

3- Na placa da extremidade do heatpipe, que fica do lado de fora do gabinete, seria fixado o lado do peltier que recebe o calor(o lado que fica frio, ao ligar o peltier na fonte).

4- O calor gerado pelo lado que fica quente do peltier deve ser bem dissipado, para que possam ser atingidas menores temperaturas do lado que fica frio do peltier. Para uma boa dissipação é recomendado o uso de um bom dissipador passivo, para efeitos estéticos e práticos, recomenda-se aqui, o uso de um dissipador o mais próximo de uma placa possível, ou seja, com o menor volume, mas com a maior área... deve-se fixar fans do lado de fora do gabinete, soprando o ar do ambiente contra o lado quente do peltier e o dissipador...

6- É bom manter o uso normal dos coolers do gabinete(um traseiro, jogando o ar pra fora e um frontal, puxando o ar do ambiente para dentro do gabinete)

7- É recomendado também um fan direcionado para o processador, soprando o ar.

8- também pode ser estudada a opção de se usar a própria placa lateral do gabinete como dissipador.

Então, pessoal, eu acho que é isso por enquanto. Sobre a condensação, eu acho que não ocorreria, já que heatpipe é isolado termicamente, caso viesse a ocorrer poderia ser usado um pequeno sistema de "calha" igual ao que recolhe água da chuva só pra ter certeza que não ia pingar nada em algum componente do pc...

Essas idéais saíram agora da cabeça, podem ter sentido ou não, mas acho que vale a pena pensar sobre elas...

Desculpe-me a intromissão no tópico, só estou tentanto sugerir alguma coisa..

Valeeeeeu! Bom dia aí, galera!

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais una opinião.

Por que não colocamos todo o conjunto do lado de fora do gabinete. Dessa forma mesmo que ocorra condensação (o que acho pouco provavel) não vai ter problemas. O calor gerado pela Peltier também não vai ser problema.

vejam o esquema:

esquema996.gif

Esse é meu raciocinio, corrigam-me se tiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, bem, JOTA e ARTHUR, valeu mesmo pelas dicas... Porém, já havia pensado nisso... O lance em deixar o sistema todo de fora, é o trambolhão que vai ficar, o sistema tem em torno de 20 cm de comprimento, imaginem, duas torres de 20 cm pra fora do Gabinete... Definitivamente não seria legal... O que deixarei pra dentro, é apenas o dissipador FRIO... o quente, logicamente, ficará pra fora, pois realmente não faz sentido, o calor gero, é muito maior do que o calor retirado pela parte fria, isso constata-se facilmente...

Bem, como falei, não estou mexendo, pois quero me dedicar por inteiro, na sexta entro em férias no serviço, e já devo montar tudo, caso não haja contratempos, no final de semana mesmo... A tampa do gabinete já stá furada, só falta montar realmente...

Bem pessoal, desculpem a auxência... Ando resolvendo uns problemas particulares em casa... Mas promento não abandonar o tópico enquanto não estiver pronto o projeto!

Um forte abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estive lendo o tópico... poxa, q empenho hein!

uiahiuahiuah

a parte do bananabg estilo homem-panqueca também tava legal...

uiahiuahiuahiahiuah

bom estou ansioso para os resultado finais, também to a fim de fazer isso aqui já q as vgas q estou esperando para o próximo final de semana esquentam pracaramba... e deixa a parte interna do gabinete um forno, afetando todo o resto...

passarei a acompanhar o tópico, valeu pelo empenho bananabg e tdos os outros q estão ajudando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, imprevistos acontecem sempre né!? poxa, tudo medido, tudo cortado, ao montar a tampa, um dissipador ficou pegando na extensão da placa de som, uma outra plaquinha que controla o painel frontal... terei que tomar outra providência... já estudei o acontecido e cheguei à conclusão que terei que "ampliar" o gabinete, farei uma espécie de caixa de uns 10 cm e arrebitarei no corte da tampa, para que os dissipadores fiquem dentro deste caixote, com a boca do tamanho do corte que anteriormente colocaria o acrílico... tá complicando muito a coisa... mas, estamos aí, firmes e fortes... hehehehehehe... tô sem digital, por isso sem fotos até agora... :(

para lacrar o gabinete, usei adesivo vinil de plotagem galera, deu certo, como já mexí com isso, comprei o vinil e preguei, com a ajuda de um soprador térmico, ficou perfeita a aplicação... acredito que a perda de eficiência pela circulação de ar vindo de fora do gabinete, será mínima, já que a tampa oposta da que estará o sistema está selada com silicone e o restante do gabinete está todo selado, com as aberturas apenas das baias, que estão "JUSTINHAS" para evitar ao máximo o vazamento...

bem pessoal, por hora é só... desculpe a auxência... sabem como é né!? férias e tal... hehehehehehehe... forte abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, imprevistos acontecem sempre né!? poxa, tudo medido, tudo cortado, ao montar a tampa, um dissipador ficou pegando na extensão da placa de som, uma outra plaquinha que controla o painel frontal... terei que tomar outra providência... já estudei o acontecido e cheguei à conclusão que terei que "ampliar" o gabinete, farei uma espécie de caixa de uns 10 cm e arrebitarei no corte da tampa, para que os dissipadores fiquem dentro deste caixote, com a boca do tamanho do corte que anteriormente colocaria o acrílico... tá complicando muito a coisa... mas, estamos aí, firmes e fortes... hehehehehehe... tô sem digital, por isso sem fotos até agora... :(

para lacrar o gabinete, usei adesivo vinil de plotagem galera, deu certo, como já mexí com isso, comprei o vinil e preguei, com a ajuda de um soprador térmico, ficou perfeita a aplicação... acredito que a perda de eficiência pela circulação de ar vindo de fora do gabinete, será mínima, já que a tampa oposta da que estará o sistema está selada com silicone e o restante do gabinete está todo selado, com as aberturas apenas das baias, que estão "JUSTINHAS" para evitar ao máximo o vazamento...

bem pessoal, por hora é só... desculpe a auxência... sabem como é né!? férias e tal... hehehehehehehe... forte abraço a todos...

se quiser te empresto a minha maquina! :D

panqueca man!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!