Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Manutenção e Conserto de Gravadores


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
No meu gravador de cd/leitor de dvd não tem esses dois trimpots juntos, só separados.

Esta certo?

Olá amigo... O comum é que os trimpots estejam juntos, mas se você tem certeza que o q você está vendo são realmente os trimpots não tem problema o fato deles estarem separados, se puder tirar e postar aqui uma foto eu agradeço!

Abraço!

no meu DVD Writer Model SH-S223 da Samsung , nao consegui achar os trimpots...o problema do meu gravador , é q eu tava assistindo ao um dvd pirata e do nada ele parou de funcionar ...agora nao lê nem cd nem dvd =/

Olá amigo... Pelo gravador ter deixado de ler durante o uso e de forma tão instantânea acredito que o problema esteja relacionado a algum dano a lente, ao canhão ou ainda a algum cabo, não há chances de regulando os trimpots você conseguir resolver esse problema. Tente abrir o gravador e checar todos os cabos, se todos estiverem encaixados corretamente verifique se alguma peça parece estar quebrada, caso esteja tudo certo tente passar um cotonete com alcool na lente (veja o tutorial) e um cotonete com lubrificante nos eixos do canhão (veja o tutorial), caso nada disso dê resultado eu lamento informar, mas seu gravador realmente está inutilizado.

Boa sorte amigo...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa beleza rapaz.

Gostei muito desse tutorial, e até dos comentários, aprendi bastante com as 11 páginas até agora, li todas. Meus parabéns.

Mas vamos ao assunto.

Eu tenho um Dell XPS M1330 com um drive dvd-rw da matshita só que é daqueles slim-slot-loading, ele é super-fino e carrega o cd/dvd igual radio de carro "chupando" o disco, bom o problema do meu drive é que ele é maluco, tem hora q ele le umas midias e outras não, de marcas diferentes, tem hora q só le com midia +R, outras horas é só com midia -R, percebi que o que ele menos dá problema é com CD e com midias dual-layer de 8.5gb.

OBS importante: eu comprei esse notebook com defeito. Ele caiu no chão de uma altura de +/- 1 metro e meio, eu comprei sabendo disso, dai sem problemas, troquei umas peças. memórias, hd, e ele ficou bom, dai fui percebendo que o dvd estava piorando a cada dia, e agora ele só le o que quer. fui ver outro drive pra trocar mas tá muito caro esse tipo de drive, e pior q meu note não encaixa os drives normais.

Dai eu pensei em arrumar o drive, comecei a "googlar" e achei o seu tutorial. estou desmontando o note neste momento, vou achar os trimpots e mexer um pouco. hehe vamos ver no que dá...rs..

depois eu posto o resultado aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de desmontar o notebook e olhando por baixo desse meu matshita UJ-857-C ele parece ter 3 trimpots ao redor do motorzinho.

*Editando post...

Meu deus do céu, não eram aqueles 3 que falei acima, achei eles agora, eles estão dentro da "casinha" que fica em volta da lente e horrivelmente embalados cheio de cabinhos em forma de fita dobradinhos e soldados direto nesses cabinhos... eca vai ser ruim calibrar isso...

* Editei de novo...

Um monte de tentativas ja ... e, eu percebi uma coisa, parece q tem horas q o motorzinho que gira o cd tá bem forte, e em outra tentativa o motor está meio fraco, pelo menos para dar o giro inicial, ai eu ajudo com o dedo e ele vai, o que pode ser isso ? mal contato ? trimpot errado ? veja bem que até agora so achei os trimpots que ficam dentro da "casinha" junto com a lente.

Bom agora vou deitar dormir q tá tarde, ainda tá tudo desmontado, estou na 9ª tentativa... cansei...ufa... amanhã eu continuo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

IDDPIONEER, antes de mais nada parabéns pela coragem em encarar um gravador de DVD para notebooks, acredite, são poucos os que resolvem "meter a mão na massa"!

Vamos ao seu problema, você me disse que o notebook caiu de 1m antes de você comprá-lo e que trocou algumas peças pra que o mesmo voltasse a funcionar normalmente. O problema do seu gravador pode não ter relação alguma com essa queda se o motor de disco (spindle) estiver funcionando perfeitamente. Se essa fosse a realidade o problema seria apenas uma desregulagem natural do canhão e apenas uma regulagem de trimpots resolveria. Agora se você percebe que o motor de disco não está funcionando perfeitamente, se ele não está conseguindo girar o disco é porque há algo mais do que regulagem de trimpots aí.

Os trimpots são realmente os "parafusozinhos" que ficam ao lado da lente do laser e são apenas dois, tente girá-los devagar para um dos lados e teste, caso não dê resultado tente girar para o outro lado e teste, sempre girando pouco-a-pouco e sempre testando! Cuidado pra não girar demais e perder o ponto... Caso a regulagem dos trimpots não dê resultado algum tente desconctar todos os cabos, todos mesmo e reencaixá-los, tente tambem fazer a limpeza da lente de laser.

Aguardo retorno amigo, continue tentando regular os trimpots e mantenha contato! Vamos tentar resolver isso...

Se você puder postar fotos aqui do seu gravador aberto eu agradeceria imensamente!

Abraço amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom dia novamente, tentei mais um monte de vezes no dia seguinte,no geral o drive continua do mesmo jeito, só para ler cds estampados que ele tá lendo muito mais rápido agora, o drive acelera tanto q parece q o notebook vai levantar vôo hehehe. Mas tbém ta lendo muito rápido "até agora só consegui ler cds estampados".

Quanto ao que você me pediu as fotos, eu vou colocar aqui depois, assim q pegar minha camera digital de volta(está emprestada). Ah achei um drivee desse igual o meu para comprar, acho que vou comprar, coloco o novo no note, e depois fico testando esse drive aqui fora do micro, é q é muito ruim ficar abrindo e fechando o note td hora....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito boa a matériA Viny, Parabéns!!!

M ajudou bastante, pois tinha um leitor q m dava muito trabalho porque só lia o que queria... rsrs, mas com esse tutorial o problema foi resolvido. Só tive dificuldades para encontrar os trimpots no leitor da LG. Mas de qualquer forma foi uma perfeita manutenção... muito obrigado!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
muito boa a matériA Viny, Parabéns!!!

M ajudou bastante, pois tinha um leitor q m dava muito trabalho porque só lia o que queria... rsrs, mas com esse tutorial o problema foi resolvido. Só tive dificuldades para encontrar os trimpots no leitor da LG. Mas de qualquer forma foi uma perfeita manutenção... muito obrigado!

Abraço.

Valeu amigo!

Obrigado a você, qualquer duvida é só falar...

Cara muito bom o tópico.

Me ajudou bastante.

Valeu!!!

Valeu amigo, estou a disposição...

Obrigado!

excelentes dicas, parabéns !

Valeu amigo!

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola Vinyborges sei que não tem aver o que ta no topico + e que ja to ficando doido com meu "CD-ROM LG" meu pc funciona tudo de menos o cd room

o pc inicia normal, mas quando abro a gaveta do cd room trava tudo nem ctrl+alt e delete funciona ai tenho que desliga direto

Olá amigo... Você já testou esse leitor num outro computador?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, estou tendo problemas com meu gravador de DVD da LG modelo GSA-H55N.

Ele quando coloco CD's ou DVD's ele lê eles em uma (ao que me parece) rotação diferente da normal, melhor dizendo quando coloco um cd ou dvd a luz de funcionamento ( a verde) ele em vez de piscar normal tipo um bip ela fica ligado, quando coloco um filme ou música as imagens e sons ficam distorcidas e a leitura fica fora da normal.

Será que se eu girar os trimpots ele fique normal ou será que é sugera.

Será que você me entenderam?

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera, estou tendo problemas com meu gravador de DVD da LG modelo GSA-H55N.

Ele quando coloco CD's ou DVD's ele lê eles em uma (ao que me parece) rotação diferente da normal, melhor dizendo quando coloco um cd ou dvd a luz de funcionamento ( a verde) ele em vez de piscar normal tipo um bip ela fica ligado, quando coloco um filme ou música as imagens e sons ficam distorcidas e a leitura fica fora da normal.

Será que se eu girar os trimpots ele fique normal ou será que é sugera.

Será que você me entenderam?

Até.

Olá amigo...

Tente, antes de qualquer outra coisa, experimentar o seu gravador numa outra maquina, ok? Caso isso não funcione e tente fazer todos os passos descritos no tuturial, inclusive a limpeza da lente.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber pra eu testar no multimetro que frequência eu tenho que deixar pra meu gravador ler cd e dvd perfeitamente, qual a tensão correta meu gravador LG-GSA-4160B,valeu...

aHH E OUTRA COISA, PUTZZZZZZ MASSA Vinyborges VALEU MESMO UM DOS MELHORES TUTORIAIS QUE VI ATÉ HOJE NA NET, valeu MESMO PARABÉNS CARA!!!

:mad: já mexi pra esquerda pra direita e nada no meu gravador de dvd apenas lê cd, aconteceu num determinado momento de ter rodado muito pra esquerda quanto pra direita que ele roda e para de repente, aí voltei pra mais ou menos no padrão, só que continuo com meu gravador de dvd apenas lendo cd, LG-GSA-4160B

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia VinyBorges, rapaz espero que possa me dar uma luz, eu estou com um gravador LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-H10A, de um cliente meu, onde a maquina está comigo ah algum tempo, ela passou um certo tempo parada, mais um tempo desses eu até tinha ligado ela, pra rodar um dvd de filme, porque ela é excelente pra rodar graficos, dai precisei encosta-la novamente, e quando foi esses dias que fui finaliza-la pra devolver, fui testa-la pra ver se ta tudo ok, e dei um azar que estou meio sem saber o que fazer, eu coloco o dvd ou qualquer outra midia, e o disco n roda, já abri e liguei sem o flat IDE, direto na fonte, e o disco na roda, mais o canhao ele acende o laser, mais o motor n da sinal, pode ser apenas algum ajuste, me manda uma luz amigo, ficarei grato. abracao. bom domingo.

_______________________________________________

placa-mãe: ASROCK K7VM3 HD Samsung 80GB PATA ( SPO42N ) Processador: AMD Athlon XP TM 1.8gb Cache: 512k Leitor de CD: LG GSA-H55N PATA Placa de vídeo: TNT RIVA 32mb NVIDIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Queria saber pra eu testar no multimetro que frequência eu tenho que deixar pra meu gravador ler cd e dvd perfeitamente, qual a tensão correta meu gravador LG-GSA-4160B,valeu...

aHH E OUTRA COISA, PUTZZZZZZ MASSA Vinyborges VALEU MESMO UM DOS MELHORES TUTORIAIS QUE VI ATÉ HOJE NA NET, valeu MESMO PARABÉNS CARA!!!

já mexi pra esquerda pra direita e nada no meu gravador de dvd apenas lê cd, aconteceu num determinado momento de ter rodado muito pra esquerda quanto pra direita que ele roda e para de repente, aí voltei pra mais ou menos no padrão, só que continuo com meu gravador de dvd apenas lendo cd, LG-GSA-4160B

Olá amigo, eu não tenho o valor exato da corrente no multimetro, na prática não tem como haver um valor fixo, isso depende de cada fabricante, de cada marca, de cada peça.

Testar é uma excelente forma, mas você tem que fazer com calma. Não pode rodar muito, tem que ir girando pouco a pouco e ir testando, se girar muito você "perde a mão". Agora você só pode continuar girando pra achar o ponto certo, vá com calma e continue testando!

Valeu amigo, obrigado!

Estou a disposição...

Bom dia VinyBorges, rapaz espero que possa me dar uma luz, eu estou com um gravador LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-H10A, de um cliente meu, onde a maquina está comigo ah algum tempo, ela passou um certo tempo parada, mais um tempo desses eu até tinha ligado ela, pra rodar um dvd de filme, porque ela é excelente pra rodar graficos, dai precisei encosta-la novamente, e quando foi esses dias que fui finaliza-la pra devolver, fui testa-la pra ver se ta tudo ok, e dei um azar que estou meio sem saber o que fazer, eu coloco o dvd ou qualquer outra midia, e o disco n roda, já abri e liguei sem o flat IDE, direto na fonte, e o disco na roda, mais o canhao ele acende o laser, mais o motor n da sinal, pode ser apenas algum ajuste, me manda uma luz amigo, ficarei grato. abracao. bom domingo.

Amigo, pra o motor não girar não é ajuste, é defeito mesmo. Você pode até tentar tirar todos os cabos internos do gravador e reconectá-los, mas sinceramente acredito que já é tarde pra esse gravador, se o motor não gira e o laser funciona não é problema de energia, mal contato (raro) ou algo assim, é defeito mesmo.

Estou a disposição...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ola amigo, eu estou com o mesmo problema do nosso colega Hard Infor.

O canhão esta funcionando mais o motor não gira, gostaria de saber se seria possível tocar o motor por outro, aqui em casa tenho muitos leitores de CD que estão funcionando perfeitamente, seria possível trocar o motor da gravadora de DVD pelo de um leitor de CD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Rapaz muito obrigado por me responder, vou aposenta-lo.

Abracao meu amigo.

Ok amigo...

Abraço!

Woll!!!! realmente o tutorial é ótimo. e a qualidade das fotos nao ficarm ruins nao, meus parabéns!

Valeu amigo!!

Obrigado... Estou a disposição!

Abraço!

Cara, utilizei suas dicas e um gravador que tava aqui parado e já estava querendo mandar para o lixo, voltou a funcionar legal. Muito obrigado mesmo pelas dicas. É muito bom poder contar com pessoas assim, simples e direto ao ponto Valeu mesmo, grande abraço

Que bom amigo, muito bom!

Se puder ajudar em mais alguma coisa estou sempre por aqui...

Grande abraço!

Ola amigo, eu estou com o mesmo problema do nosso colega Hard Infor.

O canhão esta funcionando mais o motor não gira, gostaria de saber se seria possível tocar o motor por outro, aqui em casa tenho muitos leitores de CD que estão funcionando perfeitamente, seria possível trocar o motor da gravadora de DVD pelo de um leitor de CD?

Olá amigo...

Acredito que seja possivel, mas eu nunca fiz isso então não tenho instruções de como realizar a troca. Tenta remover o motor antigo, vê se há encaixes ou algo que permita substituição, se permitir consiga um motor substituto exatamente igual e manda ver!

Tenta por algumas fotos aqui, se você postar fotos acho que consigo te ajudar melhor. Tenta remover o motor e tirar algumas fotos, ok amigo?

Estou a disposição...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!