Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido]Vou fazer um SLI - Fonte aguenta?


Ex Inferis

Posts recomendados

Pelo o que eu vi a Zalman 460APS também, pois deriva do mesmo conector.

Já viu ?

Ela também vacilou.

Outros funcionam tem só que ficar esperto para ficar bem encaixado, passar fita isolante depois, já vi gente que colocou borracha termocontratil depois.

Abraços...

pois é...isso que eu ia postar aqui agora...abri o meu PC e ví q a 550W P-AG realmente deriva os 2 conectores PCI-E da mesma fiação. E vendo também no próprio site da Seventeam, tá que os 2 conectores usam o +12V1...

Dae entrei no site da Zalman, ví q a 460B-APS também deriva os 2 conectores da mesma fiação também...

Mas a minha dúvida é, esses barramentos virtuais são estritamente separáveis? Tipo, eles não dividem carga entre eles quando necessário? No caso, se tentar puxar 20A do +12V1 q tem só 18A, o PC não vai ligar ou vai queimar a fonte? É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é...isso que eu ia postar aqui agora...abri o meu PC e ví q a 550W P-AG realmente deriva os 2 conectores PCI-E da mesma fiação. E vendo também no próprio site da Seventeam, tá que os 2 conectores usam o +12V1...

Dae entrei no site da Zalman, ví q a 460B-APS também deriva os 2 conectores da mesma fiação também...

Mas a minha dúvida é, esses barramentos virtuais são estritamente separáveis? Tipo, eles não dividem carga entre eles quando necessário? No caso, se tentar puxar 20A do +12V1 q tem só 18A, o PC não vai ligar ou vai queimar a fonte? É isso?

Aí a fonte desligaria, ou passaria um tempinho ela queimava.

Não, os barramentos são fios, um fio vem de lugar e o outro fio de outro (só para explicar) agora o fato de balancear, aí não, bem que podia ser assim, mas não é.

Se puxar 20A nos 12V1 e ele suporta 18A e o outro que é de 20A tiver usando dele 10A a fonte pode desligar, queimar, derreter os fios dependendo.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motivo da separação em várias linhas virtuais é segurança; se um periférico entrar em pane e puxar muita corrente ele poderia derreter os fios e provocar um incêndio se a corrente for excessiva. Já separando em linhas com corrente máxima menor e com um circuito que desligue a fonte se essa corrente menor for ultrapassada (é o OCP citado nos testes do GdH), esse risco não existe porque a corrente por um único cabo ou conector não atinge níveis perigosos.

O efeito é semelhante ao de uma caixa de disjuntores de uma casa; existe um limite máximo definido pelo desjuntor "geral", mas cada setor da casa tem um disjuntor menor para proteger a fiação e os equipamentos daquele setor.

O resultado de colocar duas VGAs na mesma linha +12V é a mesma que acontece se o eletricista ligar dois chuveiros em um único fusível de 25 A; se dois forem tomar banho ao mesmo tempo o disjuntor desliga e o banho vai ser frio...

Se a fonte tiver proteções boas nada queima, só desliga.

Obs.: existem fontes que possuem linhas internas reais (e não virtuais) de +12V, mas são excessões e não a regra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, se uma fonte tem apenas 1 barramento os fios delas tem que ser bem mais grossos.

É Ugahdoo, mas não é à toa que colocamos os disjuntores, já pensou dois chuveiros de que gastam 25A em um disjuntor de 25A ?

Os fios entrariam em combustão :lol:

Derreteriam.

Abraços...

É por isso os barramentos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ughadoo

João Gorilão

Poxa ótima explicação...até hoje eu ainda não sabia os reais motivos de existirem os barramentos virtuais...e faz total sentido, já q os fios da fonte são finos mesmo...

Agora, paulada na cabeça das marcas de fonte hein?? Colocam bem grande na caixa "Sli Ready" ou "Crossfire Ready", quando na verdade tem mó mutreta por trás disso...Vai q o cara resolve fazer SLI de 2 9600GT pra cima numa fonte dessas, se a fonte não tiver uma boa proteção, vai pro espaço...sacanagem hein...

Por isso que gosto desse Fórum, tem gente q entenda MUITO de PC aqui...

Agora, fica também um pequeno puxão de orelha no CDH por não avisar esses detalhes nos seus reviews de fonte...ou avisam e eu nunca leio??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo se ela fornecesse 550Wats na linha de 12V aguentaria rindo!!! mais como o amigo mesmo falou ela só tem 384wats na linha de 12v uma merreca!!!

Para fazer SLI não da não pegue uma Satellite SL8600EPS 600Wats essa sim aguenta tranquilo, ou uma OCZ 600Wats tudo depende do seu orçamento!!

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria essas fontes terem 4 conectores PCI-E, dois em cada barramento virtual, porque assim sempre seria possível balancear a carga corretamente. Mas aí entra a questão do custo...

Existem casos em que é correto ligar as duas VGAs na mesma linha; tudo depende da consumo das partes do micro (processador, VGAs, outras placas e os drives).

Amigo se ela fornecesse 550Wats na linha de 12V aguentaria rindo!!! mais como o amigo mesmo falou ela só tem 384wats na linha de 12v uma merreca!!!

Para fazer SLI não da não pegue uma Satellite SL8600EPS 600Wats essa sim aguenta tranquilo, ou uma OCZ 600Wats tudo depende do seu orçamento!!

A SL-8600EPS realmente não iria desligar, porque não tem proteção OCP ativa (veja o teste do CdH). E ela também não tem 600 W nos +12V (tem 480 W) mas isso não quer dizer que seja ruim. É uma boa fonte com boa relação custo-benefício.

Uma fonte boa de 550 W como a Corsair 550VX tem 41 A (492 W) nos +12V, enquanto que uma fonte boa de 620 W como a Seventeam ST-620PAF tem 48 A (576 W) nos +12V. Ambas são respectivamente melhores que a ST-550P-AG e que a SL-8600EPS, mas isso não quer dizer que essas duas últimas não possam ser usadas em aplicações que não requeiram tanta potência.

Não há porque trocar de fonte se o máximo necessário para funcionar seria um conector de R$ 15,00 (ou R$ 45,00 se quiser um de grife como este: http://www.smartdata.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1515&Y=8267860065335&Det=True&IDProduto=1360121 ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá jóia pessoal.

Assim que possivel ($$) eu troco a fonte...

Duro é passar fonte cara pra frente. Não vou vender a minha por menos

de 200 conto. afe... brabo. :(

Mas por hora... como uso pouco o micro mesmo, vou comprar o adaptador molex

só para dividir melhor a saida como falaram e boa.

[]s mes amis, e agora vou pra outro topico...

Do porque não consigo estabilizar meu novo over em casa...

Achei que com a DDR800 seria fácil estabilizar em 250x12 mas tá duro...

Bom... assunto pra outro post.

Obrigado novamente.

Assim que chegar a VGA eu volto aqui pra dizer se a fonte miou rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!