Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico Central - Overclock em Geforce 9600GT


Chilenomtb

Posts recomendados

Cara eu rodo o crysis com os graficos todos no maximo tirando shadows e shader que eu boto no minimo , AA e vsync q eu desativo e a resolucao fica 1024x800 o fps nao baixa de 20.

Mais ou menos a metade dos graficos de crysis sao pesados ja a outra metade nao!

Quanto a esse negocio de reinstala o jogo nao foi boa ideia voce devia ter tentado diminuir o overclock antes e tentar jogar crysis numa boa...

Overclock é um negocio estranho aqui todos os jogos suportam o mesmo overclock tirando o counter strike source que me obriga a baixar um pouco do jeito que esta na assinatura... :cool:

Zeus123, 1º lugar a resolução não seria 1024x768 kkk?

2º eu desinstalei porque todos ( EU DISSE TODOS ) os jogos que estou atualmente rodam com o OC como estava .. então era bem mais provavel que fosse algum erro na instalação do que no próprio OC... e outra shader no min. e graficos no max é a mesma coisa que tu botar HALF LIFE 1, com AA... hauhuahuahuahuha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aqui eu estou rodando tudo very high, shadows medium 30FPS ou + dependendo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zeus123, 1º lugar a resolução não seria 1024x768 kkk?

2º eu desinstalei porque todos ( EU DISSE TODOS ) os jogos que estou atualmente rodam com o OC como estava .. então era bem mais provavel que fosse algum erro na instalação do que no próprio OC... e outra shader no min. e graficos no max é a mesma coisa que tu botar HALF LIFE 1, com AA... hauhuahuahuahuha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aqui eu estou rodando tudo very high, shadows medium 30FPS ou + dependendo....

kkkkkkk eu sempre me engano na resolucao q eu sei como comeca mais nunca decoro como termina, sim aqui é 1024x768.

E realmente os graficos shadows e shader alem de serem pesados fazem uma baita diferenca nos graficos mas pra uma 8500gt aqui até q ta rodando bacaninha... como de repente deu erro em todos os seus jogos? Nao seria apos o overclock? :confused:

Aqui se eu passa de certo valor no overclock a tela do jogo buga duma hora para a outra sem mais nem menos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não entendeu rs.... eu disse que todos meus jogos rodam liso com overclock.. 800/2000/2000 .. menos o crysis.. pelo visto... reduzi os shaders.. pra 1900 tenho bastante jogos .. aqui passo 3dmark.. etc... não sou user leigo apenas sou mortal e possuo algumas dúvidas rsrs Falou!

Estava vendo aqui no painel de controle > energia > tem uma opção para reduzir o consumo do pci-express alguém sabe explicar de que forma isso funciona... já pesquisei na net mas pelo visto nada a respeito disso.... queria saber como funciona esse salvamento de energia... se depende do chipset suportar ou se ele reduz a banda.. sei la.. alguém sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOM galera tô querendo fazer um "OVER" bom na minha ASUS "EN9600GT"

Bom este é o modelo dela : http://www.nvidiabloggo.com/wp-content/uploads/asus9600gt.jpg

E esta são as espesçificacões dela:

Graphics Engine : NVIDIA GeForce 9600GT

Bus Standard : PCI Express 2.0

Video Memory : DDR3 512MB

________________________________________________________________

Clock speed : 650 MHz

Shader Clock : 1625 MHz

Memoria Clock : 1.8 GHz ( 900 MHz)

_________________________________________________________________

Memory Interface : 256-bit

DVI Max Resolution : 2560 x 1600

_________________________________________________________________

"Over que eu estou querendo fazer":

Clock speed: 750 MHz

Shader Clock : 2000 MHz

Memory Clock : ( 1050 MHz)

Será que aguenta?? sem gargalo??

___________________________________________________________________

valeu.:lol:

Minha configuração : CPU : E8500@ 4,22 Mhz ; VGA : ASUS EN9600GT ;

MOTHERBOARD : Asus Maximus Extreme

MEMÓRIA : 2X Patriot PC12800 4GB EP Gaming CL9 / 1600 Mhz; Fonte : Fonte LC-Power 850W Arkangel V.2.2 140mm

Disco Rigido : 1TB Samsung

OS : Windows Vista ultimate X64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOM galera tô querendo fazer um "OVER" bom na minha ASUS "EN9600GT"

Bom este é o modelo dela : http://www.nvidiabloggo.com/wp-content/uploads/asus9600gt.jpg

E esta são as espesçificacões dela:

Graphics Engine : NVIDIA GeForce 9600GT

Bus Standard : PCI Express 2.0

Video Memory : DDR3 512MB

________________________________________________________________

Clock speed : 650 MHz

Shader Clock : 1625 MHz

Memoria Clock : 1.8 GHz ( 900 MHz DDR3 )

_________________________________________________________________

Memory Interface : 256-bit

DVI Max Resolution : 2560 x 1600

_________________________________________________________________

"Over que eu estou querendo fazer":

Clock speed: 750 MHz

Shader Clock : 2000 MHz

Memory Clock : ( 1050 MHz DDR3 )

Será que aguenta?? sem gargalo??

___________________________________________________________________

OBS : e gostaria de saber galera, para quem sabe mexer no "RIva tuner" como eu salvo o overclock, para quando eu ligar o pc, o overclock que eu fiz, ja vim com ele!..

valeu.:lol:

Minha configuração : CPU : E8500@ 4,22 Mhz ; VGA : ASUS EN9600GT ;

MOTHERBOARD : Asus Maximus Extreme

MEMÓRIA : 2X Patriot PC12800 4GB EP Gaming CL9 / 1600 Mhz; Fonte : Fonte LC-Power 850W Arkangel V.2.2 140mm

Disco Rigido : 1TB Samsung

OS : Windows Vista ultimate X64

Isso depende da temperatura em full load da sua placa de video e tambem é recomendavel que voce tenha uma fonte real,voce pode fazer overclock tranquilo desde que a temperatura da sua placa de video nao passe de 70°C.Quando for fazer overclock voce tera que monitorar nos aplicativos 3D se eles estão dando artefatos na tela se estiverem voce tenque baixar a velocidade das memorias,ja se quando voce estiver rodando um aplicativo 3D e ele bugar voce tenque baixar o clock da gpu. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso depende da temperatura em full load da sua placa de video e tambem é recomendavel que voce tenha uma fonte real,voce pode fazer overclock tranquilo desde que a temperatura da sua placa de video nao passe de 70°C.Quando for fazer overclock voce tera que monitorar nos aplicativos 3D se eles estão dando artefatos na tela se estiverem voce tenque baixar a velocidade das memorias,ja se quando voce estiver rodando um aplicativo 3D e ele bugar voce tenque baixar o clock da gpu. ;)

beleza cara, meu "GPU" fica em "35~55" Graus , e em jogos rodando "40~60"

valeu..

OBS : Minha fonte é de 850 W Reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito provavelmente terá problemas com as memórias pois não tem dissipação de calor..ou se há é muito pouco...esse cooler só no gpu

Rivatunner é so marcar a opção de apply changes on startup... mas recomendo o EVGA Precision que faz muito bem o serviço... se eu fosse você daria uma olhada nos games.. pois shader 2000 as vezes buga com determinadas aplicações.. e outra coisa temperatura só não é fator de "SEGURANÇA" não...veja muitas aplicações diferentes e teste isoladamente cada uma para ver se realmente está estável.

Aqui obtive sucesso com algumas e completo desastre em outras... o ideal é achar um valor estavel em todas... e nao ficar variando... acho perda de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito provavelmente terá problemas com as memórias pois não tem dissipação de calor..ou se há é muito pouco...esse cooler só no gpu

Rivatunner é so marcar a opção de apply changes on startup... mas recomendo o EVGA Precision que faz muito bem o serviço... se eu fosse você daria uma olhada nos games.. pois shader 2000 as vezes buga com determinadas aplicações.. e outra coisa temperatura só não é fator de "SEGURANÇA" não...veja muitas aplicações diferentes e teste isoladamente cada uma para ver se realmente está estável.

Aqui obtive sucesso com algumas e completo desastre em outras... o ideal é achar um valor estavel em todas... e nao ficar variando... acho perda de tempo.

Mais e assim cara, minha caixa tem uma ventoinha otima por cima e nas laterais e refresca bastante...Antec Nine hundred two.

OBS > o programa EVGA PRECISION Funciona em qualquer marca de placas de videos??

como por exemplo minha asus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais e assim cara, minha caixa tem uma ventoinha otima por cima e nas laterais e refresca bastante...Antec Nine hundred two.

OBS > o programa EVGA PRECISION Funciona em qualquer marca de placas de videos??

como por exemplo minha asus?

Nao sei quanto a este EVGA PRECISION mais o rivatuner é super fácil e pratico de utilizar e nunca me deu problema, a unica coisa que eu tive que fazer foi mudar os clocks e botar para iniciar os clock junto do windows e so.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada do escritório...

Estou 1 ano praticamente com minha VGA...

E estou querendo dar um OC nela..

Segue as especificações e uma fotin dela (h)

Processador Gráfico GeForce 9600GT GPU Core

Core Clock 650 MHz

Memória de Vídeo 512 MB

Velocidade da Memória DDR3

Memory Clock 1400 MHz

Bus de memória 256 bit

Shader processors 64

Shader clock 1625 MHz

DVI 1x

HDMI 1x

VGA adapter

SPDIF

Interface PCI Express

Supplemental power connector 1x PCI-E 6-pins

Cooling technique active

SLI 2-way

Foto :

9600GT POV

Minha pergunta é o seguinte....

Dá pra fazer um OC de boa com o cooler de fábrica...

O meu cooler parece ser de cobre é diferente da foto que tá ae em cima....

To pretendendo dar uma lapidada.... mudar a pasta térmica e tacar o OC o que vocês me dizem ??

Aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,eu tenho aqui uma 9600GT Falsa,que já foi debatida no fórum e é uma 9600GSO com G4(modelo novo).Ela é idêntica a 9600GT,só que tem menos 16 Streams a memory clock é 800MHz e o bandwidth é menor. De resto é igual.

O Vendedor não quis trocar a placa(porque paguei por uma 9600gt) então vou me conformar e tentar um over nela,pelo menos pra deixá-la com os 900Mhz que seria o original.

Como não é uma 9600gt mesmo,eu penso que eu devo comparar em questã ode overclock como se eu quisesse aumentar de 900Mhz pra 1000Mhz.

Idle - 50~54

Full - 67~70

Uso uma fonte Extream 450w Reais.

1-Tem como um usar o Rivatuner pra aumentar os Shaders de 1675 pra 1700,Core 650 pra 700 e a memory de 800 pra 900? Tem risco de esquentar muito?

2-Eu queria que essa placa durasse uns 3 anos,e over diminui a vida útil,será que vai diminuir tanto assim?

3-O RivaTuner deixa fazer profiles de configs certo? Tem algum problema de só usar a placa overclocked quando jogar e depois do jogo desativar? Essa oscilação de clock sempre que fosse jogar não é perigosa???

(De tempo ligado 1/3 é jogando,o resto eu fico mais na Net,youtube,trabalhos,no CDH...xD)

4-Alguem sabe porque quando eu coloquei a Fan pra rodar a 80% e dei Aply e salvei em um profile.Em Idle antes do jogo fico rodando em 80%,mas dps que começa o jogo ele volta a funcionar normalmente(sem o Riva) em 35% aumentando conforme necessário.

5-Quem será que vai ter paciência p/ responder isso tudo ? xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-Tem como um usar o Rivatuner pra aumentar os Shaders de 1675 pra 1700,Core 650 pra 700 e a memory de 800 pra 900? Tem risco de esquentar muito?

2-Eu queria que essa placa durasse uns 3 anos,e over diminui a vida útil,será que vai diminuir tanto assim?

3-O RivaTuner deixa fazer profiles de configs certo? Tem algum problema de só usar a placa overclocked quando jogar e depois do jogo desativar? Essa oscilação de clock sempre que fosse jogar não é perigosa???

(De tempo ligado 1/3 é jogando,o resto eu fico mais na Net,youtube,trabalhos,no CDH...xD)

4-Alguem sabe porque quando eu coloquei a Fan pra rodar a 80% e dei Aply e salvei em um profile.Em Idle antes do jogo fico rodando em 80%,mas dps que começa o jogo ele volta a funcionar normalmente(sem o Riva) em 35% aumentando conforme necessário.

5-Quem será que vai ter paciência p/ responder isso tudo ? xD

1-Essa temperatura em full load da sua 9600gso ja esta no limite,placas de video funcionam numa boa até 80°c e em alguns cassos um pouco acima disso, porém para a vida util da sua placa de video nao ir para o espaco a temperatura deve ficar no maximo a 70°c.voce pode fazer overclock numa boa se a temperatura da sua placa de video nao passar de 70°c te recomendo comprar este cooler: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99008598-cooler-cyclone-p-placa-de-video-vga-3d-100-cobre-_JM . Mas antes verifique se é compativel com sua placa de video.

2-Overclock nao diminui a vida util se sua placa de video estiver bem refrigerada (ao menos é o que eu acho).

3-A oscilação de clock nao é perigosa se nao eu ja tinha queimado minha placa de video pois ate eu consiguir o overclock maximo da minha placa de video eu tive que modificar os clocks diversas vezes.

4-Nao sei.

5-Eu ! :)

Minha pergunta é o seguinte....

Dá pra fazer um OC de boa com o cooler de fábrica...

O meu cooler parece ser de cobre é diferente da foto que tá ae em cima....

To pretendendo dar uma lapidada.... mudar a pasta térmica e tacar o OC o que vocês me dizem ??

Aguardo.

Qual a temperatura em full load da sua placa de video? Sua fonte é real ou generica e tem quantos watts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae gente.

andei olhando o tópico aqui e estou tomando coragem pra fazer over na minha plaquinha 9600GT

Só de ler o tópico eu já saquei algumas configurações de over que parecem 'seguras', mas minha duvida maior é referente à temp e se tem alguma diferença notavel entre os modelos, porque a maioria que postou aqui sobre overs usou como base a placa da XFX, e a minha é a ECS qe vem com aquele cooler passivo GIGANTE da Accellero (é bem util o negocio, mas parece mais um varal de secar roupa AEHUEAhAEUEA)

Anyway, vocês acham que um over 800/2000/2100 é seguro nesse modelo da ECS?

Quanto à questão da temp, eu dei uma olhada e ia comprar esse cooler: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835119097

Ele tá custando 40 reais numa loja aqui perto. Queria saber se ele é tão bom quanto parece, e se vale a pena jogar ele no Slot PCI 'embaixo' da placa e ventando pra cima (na minha opinião isso é meio errado porque pela ordem ficaria [de cima pra baixo]: placa -> dissipador -> cooler mas é o unico jeito que eu vejo de encaixar algum cooler nela.)

Btw, meu gabinete já tem dois coolers de 120mm, um puxando ar na frente, e outro tirando ar, na parte de trás.

Ultima duvida: vocês mencionam um monte de coisas que eu não entendo, eu queria saber onde posso aprender sobre isso ('foldando', nomes de programas como rivaturner, 3dmark, etc) porque eu nunca fiz overclock antes e acho mais sensato aprender um pouco antes de sair fuçando nas configs e acabar fazendo besteira xD

Bom, desculpem por tantas perguntas, e agradeço antecipadamente a quem puder me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-Essa temperatura em full load da sua 9600gso ja esta no limite,placas de video funcionam numa boa até 80°c e em alguns cassos um pouco acima disso, porém para a vida util da sua placa de video nao ir para o espaco a temperatura deve ficar no maximo a 70°c.voce pode fazer overclock numa boa se a temperatura da sua placa de video nao passar de 70°c te recomendo comprar este cooler: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99008598-cooler-cyclone-p-placa-de-video-vga-3d-100-cobre-_JM . Mas antes verifique se é compativel com sua placa de video.

2-Overclock nao diminui a vida util se sua placa de video estiver bem refrigerada (ao menos é o que eu acho).

3-A oscilação de clock nao é perigosa se nao eu ja tinha queimado minha placa de video pois ate eu consiguir o overclock maximo da minha placa de video eu tive que modificar os clocks diversas vezes.

4-Nao sei.

5-Eu ! :)

Obrigado pro esclarecer minhas dúvidas,mas acho que vou deixar esse over pro final do ano.Já consigo rodar de boa crysis em uma resolução mais baixa.

Sobre as temperaturas elas estavam 54 em IDLE e 68 em FULL. Mas tava muito,muito quente no Rio.

Hoje foi a noite mais fria(não sei se foi do Ano) e tá geladinho comparado a 2 dias atrás. Agora minha placa tá 49º em IDLE. Ou seja,5º de diferença,em Full ainda não testei,mas deve pegar uns 65º... Ruim é que é raro ficar frio no Rio :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a temperatura em full load da sua placa de video? Sua fonte é real ou generica e tem quantos watts?

Amigo minha config. segue na assinatura...

Fonte CM Extreme 460W ( Só entrega 430W )....

Ela em idle fica em torno de 52~54 depende do tempo.... ( RJ é igual a super calor rs... )

Em full ela chega a 65.. Isso com o gabinete aberto.

Eae o que me diz ?? Viu a foto dela ? O cooler dela é bom pra fazer oc ?

Aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae gente.

andei olhando o tópico aqui e estou tomando coragem pra fazer over na minha plaquinha 9600GT

Só de ler o tópico eu já saquei algumas configurações de over que parecem 'seguras', mas minha duvida maior é referente à temp e se tem alguma diferença notavel entre os modelos, porque a maioria que postou aqui sobre overs usou como base a placa da XFX, e a minha é a ECS qe vem com aquele cooler passivo GIGANTE da Accellero (é bem util o negocio, mas parece mais um varal de secar roupa AEHUEAhAEUEA)

Anyway, vocês acham que um over 800/2000/2100 é seguro nesse modelo da ECS?

Quanto à questão da temp, eu dei uma olhada e ia comprar esse cooler: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835119097

Ele tá custando 40 reais numa loja aqui perto. Queria saber se ele é tão bom quanto parece, e se vale a pena jogar ele no Slot PCI 'embaixo' da placa e ventando pra cima (na minha opinião isso é meio errado porque pela ordem ficaria [de cima pra baixo]: placa -> dissipador -> cooler mas é o unico jeito que eu vejo de encaixar algum cooler nela.)

Btw, meu gabinete já tem dois coolers de 120mm, um puxando ar na frente, e outro tirando ar, na parte de trás.

Ultima duvida: vocês mencionam um monte de coisas que eu não entendo, eu queria saber onde posso aprender sobre isso ('foldando', nomes de programas como rivaturner, 3dmark, etc) porque eu nunca fiz overclock antes e acho mais sensato aprender um pouco antes de sair fuçando nas configs e acabar fazendo besteira xD

Bom, desculpem por tantas perguntas, e agradeço antecipadamente a quem puder me ajudar

Bom nao adianta agente saber o cooler que voce usa sem saber a temperatura da sua placa de video o que é essencial para overclock , sim este rocket V é muito bom mesmo aqui na minha 8500gt antes quando ela so tinha o dissipador em full chegava a uns 90°C em full depois com o dissipador mais o rocket V foi para 45°c em full porém as vezes voce tenque limpar o rocket V pois ele junta bastante po. E overclock com fonte generica aqui ja queimou duas placas mae asus p5vd2-x por isso eu recomendo ter uma fonte real para poder fazer overclock.

Amigo minha config. segue na assinatura...

Fonte CM Extreme 460W ( Só entrega 430W )....

Ela em idle fica em torno de 52~54 depende do tempo.... ( RJ é igual a super calor rs... )

Em full ela chega a 65.. Isso com o gabinete aberto.

Eae o que me diz ?? Viu a foto dela ? O cooler dela é bom pra fazer oc ?

Aguardo.

Bom com o seu gabinete fechado sua placa de video em full deve chegar em 70°c o que nao é problema mais acima disso ja consome a vida util da placa de video num ritmo acelerado,se voce fizer overclock com o seu gabinete aberto eu creio que a temperatura da sua placa de video fique em torno de 70°c mas se voce fechar o gabinete creio que em full com oc sua placa deve chegar a uns 75°c o que diminuira um pouco a vida util da sua placa de video mais como logo logo voce mudara acho que isso nao sera problema, e sua fonte deve segurar sua cfg mesmo com oc se nao segurar por ser uma fonte real provavelmente tera um dispositivo de protecao contra sobrecarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom nao adianta agente saber o cooler que voce usa sem saber a temperatura da sua placa de video o que é essencial para overclock , sim este rocket V é muito bom mesmo aqui na minha 8500gt antes quando ela so tinha o dissipador em full chegava a uns 90°C em full depois com o dissipador mais o rocket V foi para 45°c em full porém as vezes voce tenque limpar o rocket V pois ele junta bastante po. E overclock com fonte generica aqui ja queimou duas placas mae asus p5vd2-x por isso eu recomendo ter uma fonte real para poder fazer overclock.

Opa, obrigado pela resposta. Resalmente fiquei devendo as temperaturas, me desculpe. As temperaturas que registrei ontem foram de ~35º em idle e ~55º em full, mas creio q isso não é bem a temp normal, pois ultimamente tem feito muito frio aqui no RJ, diferente do calor habitual. 'Chutando' as temps normais, eu diria algo em torno de aproximadamente 45-50º em idle e 65-70º em full. Pelo que você falou, realmente compensa esse cooler, principalmente se eu pretendo fazer over, então vou comprá-lo pra espetar na pci embaixo da placa.

Um artigo que li uma vez fazia testes comparativos entre gabinetes com 2,3... e até 8 coolers :eek: e no fim das contas a conclusão foi de que a quantidade não era um fator decisivo, mas sim a posição, para manter um fluxo de ar.

No meu caso, ficariam um cooler de 120mm na frente, puxando ar para dentro do gabinete, um outro de 120mm atras jogando o ar pra fora, esse cooler pr avga, jogando o ar de baixo pra cima, e POSSIVELMENTE um cooler de 80mm na lateral que poderia puxar ar pra dentro tb, mas acho q pra terctza da config dos coolers, só testando as temps mesmo.

Será um over 800/2000/2100 é seguro nesse modelo da ECS? (alias, eu ainda tenho q entender melhor o que são esses valores ai hehehe)

Minha outra duvida persiste: vocês mencionam um monte de coisas que eu não entendo, eu queria saber onde posso aprender sobre isso ('foldando', nomes de programas como rivaturner, 3dmark, etc) porque eu nunca fiz overclock antes e acho mais sensato aprender um pouco antes de sair fuçando nas configs e acabar fazendo besteira xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado pela resposta. Resalmente fiquei devendo as temperaturas, me desculpe. As temperaturas que registrei ontem foram de ~35º em idle e ~55º em full, mas creio q isso não é bem a temp normal, pois ultimamente tem feito muito frio aqui no RJ, diferente do calor habitual. 'Chutando' as temps normais, eu diria algo em torno de aproximadamente 45-50º em idle e 65-70º em full. Pelo que você falou, realmente compensa esse cooler, principalmente se eu pretendo fazer over, então vou comprá-lo pra espetar na pci embaixo da placa.

Um artigo que li uma vez fazia testes comparativos entre gabinetes com 2,3... e até 8 coolers :eek: e no fim das contas a conclusão foi de que a quantidade não era um fator decisivo, mas sim a posição, para manter um fluxo de ar.

No meu caso, ficariam um cooler de 120mm na frente, puxando ar para dentro do gabinete, um outro de 120mm atras jogando o ar pra fora, esse cooler pr avga, jogando o ar de baixo pra cima, e POSSIVELMENTE um cooler de 80mm na lateral que poderia puxar ar pra dentro tb, mas acho q pra terctza da config dos coolers, só testando as temps mesmo.

Será um over 800/2000/2100 é seguro nesse modelo da ECS? (alias, eu ainda tenho q entender melhor o que são esses valores ai hehehe)

Minha outra duvida persiste: vocês mencionam um monte de coisas que eu não entendo, eu queria saber onde posso aprender sobre isso ('foldando', nomes de programas como rivaturner, 3dmark, etc) porque eu nunca fiz overclock antes e acho mais sensato aprender um pouco antes de sair fuçando nas configs e acabar fazendo besteira xD

O que é overclock?

Overclock é quando voce aumenta a potencia de um componente acima do que veio de fabrica por exemplo a sua placa de video tem 500 de clock nas memorias dai voce quis aumentar o clock delas deichando em 600 (agora sua placa de video acessa as memorias com um sexto a mais de rapidez o que torna sua placa de video mais rapida).

Vou lhe ensinar como se faz overclock utilizando o rivatuner na sua placa de video porém nao se esqueca que é recomendavel que a temperatura da sua placa de video nao ultrapa-se 70°c e que voce tenha uma fonte real.

Bom primeiro baixe o rivatuner aqui: http://www.nvworld.ru/downloads/rivatuner.zip e instale-o.

Depois de ter o rivatuner instalado em maos abra-o, clique na setinha da aba forceware detected (esta ao lado de customize) ,depois clique no system settings (tem o desenho de uma placa de video).

Feito isso ira abrir uma nova janela que começara na aba overclocking e logo abaixo da aba overclocking tem a opção ENABLE DRIVER-LEVEL HARDWARE OVERCLOCKING ative ela e deiche em perfomance 3D...Agora é so escolher os cloks fique os testando até eles ficarem bem estáveis dai depois que estiverem estáveis clique em APPLY OVERCLOCKING AT WINDOWS STARTUP SETTINGS e seja feliz !

No seu casso eu nao faria overclock nessa sua placa de video enquanto nao tivesse um sistema de refrigeracao melhor.

E mais uma coisa nao da pra saber até quanto de clock sua placa de video aguenta sem testes,e estes testes tenque ser feitos em programas 3D.O maximo de overclock que sua placa de video aguentar sem dar pau na gpu (bug no programa 3D) ou então pau nas memorias (artefatos no programa 3D) é o que sua placa aguenta.

A unica coisa que voce precisa para fazer overclock na sua placa de video é o rivatuner tem outros programas que fazem o mesmo mais eu recomendo este e tente ao menos fazer um paragrafo numa mensagem ao invés de fazer um texto porque dai eu tambem sou obrigado a fazer :cool: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha, desculpa pelo texto, tenho essa mania de escrever demais =x

Quanto à minha fonte, eu acabei esquecendo de mencionar, mas é fonte real sim, 450W

Agora quanto às temps, eu vou checar com calma, pretendo comprar o cooler amanhã, e ai eu vejo como fica. Se a temp baixar pra um nível satisfatório, eu faço como você recomendou, e vou 'testando' os overs.

Quais seriam esses programas 3D que você falou onde posso detectar esses erros que podem acontecer com over?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilize o programa speedfan para monitorar a temperatura da sua placa de video, baixe-o aqui: http://www.baixaki.com.br/download/speedfan.htm

Depois de baixa-lo instale-o e abra-o,feito isso é so olhar a temperatura aonde esta escrito GPU. Se voce quiser voce tambem pode ver a temperatura da sua placa de video pelo rivatuner!

voce precisa de um programa 3D para ver se o seu overclock esta estavel pode ser qualquer um jogo 3D por exemplo, se voce esta sem nenhum jogo 3D ai baixe a demo do crysis para poder testar o link é este: http://www.baixaki.com.br/download/crysis.htm .

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho as duas versões do Crysis e também o Assassin's creed aqui no PC ;D

Basicamente seria só jogar, e ver se dá algum erro, se não der, tá tudo certo?

Se nao der nenhum erro em um programa 3D então pode ficar tranquilo porém tem programas que aceitam mais overclock e outros menos mais a diferenca é pequena. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o RivaTuner.

Ao abrir o programa, apareceu este erro:

2qbxjtl.jpg

Isso é normal?

Minha placa é a ECS 9600GT.

O driver que estou usando é o 182.50

To baixando o 186.18 pra testar

É normal aqui este aviso de que o rivatuner nunca foi testado neste driver de video acontece as vezes quando eu o abro!

Aqui este aviso nunca me deu problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um OC na minha e estou testando...

Core Clock : 800mhz

Shader clock : 2000 mhz

mem. clock : 110 mhz

No Lost Planet Colonies tive um ganho de aproximadamente 30 Fps (Constante) , ficou entre 60 e 75 Fps DIRETO !

O Fan em 80% a temp não ultrapassou 53º

Acho que dá pra ficar com esse OC de boa. Se alguem tiver uma sugestão. Não sei se essa freq das memos estão altas demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!