Ir ao conteúdo

Conservação dos componentes internos do PC!

Goliathvv

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
dah uma olhada no meu topico aqui em cooler tem uma foto do meu gabinete pra tu dar uma saca :D

Leu minha mente! Já ia pedir pra tu me mandar uma foto. Vou dar uma olhada lá. E valeu aiw galera! Brigado pela ajuda!:D

Abraços!

EDIT: Mas cara, num é querendo explorar não, mas você poderia botar o link aiw?:D

valeu!

Postado
como o west falou ai, limpa tudo muito bem antes de aplicar... e outra tmb moro em recife, mas a maresia nao me incomoda muito, o negocio e deixar o gabinete fechado e colocar filtros de ar na entrada pra nao empoeirar (voce compra 2 metros quadrados de filtro de ar condicionado lá na rua da concordia por menos de 5 conto... ai recorta e coloca nas entradas...

O problema principal é a poeira, porque ela acaba tmb juntando umidade/maresia... ai enferruja muitooo fácil... meu gabinete tá sempre fechado com os filtros... passam meses e meses e quando eu vou ver nao tem nem sinal de poeira dentro. passei mais de 1 ano com minha ultima placa-mãe, e nada de ferrugem, nem mesmo nos conectores, e eu moro mais ou menos perto do mar.

Opa Marcosstr, também moro em Recife, será que você saberia me dizer o nome da loja lá na Concordia pra eu dar uma procurada?

Eu já vi em um tópico (não lembro em que Fórum) uma pessoa falando para usar um tecido chamado voal, que é um tecido bem fininho, que "impediria" a poeira de passar.

• 6 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Algum tempo venho usando um produto para conservação dos componentes internos do meu PC tais como:

Motherboard/VGA/HD/Drive óptico/Fonte/Sound Card/Modulos de memória RAM

Depois de alguns testes com esse produto percebi sua real eficácia no combate a umidade interna que é gerada pela dissipação de calor dos componentes do PC

citados acima sendo a CPU, VGA, Fonte e os chipset's(North Bridge e South bridge) os vilões no que diz respeito a dissipação de calor, todo esse calor gera muita umidade esta que pode acarretar em curto ou até mesmo em maus contatos entre os componentes internos por esse motivo eu gostaria de recomendar aos colegas aqui do forum como sendo uma dica de conservação do seu investimento enjoy!!!

1º passo:

Leia as instruções(parte traseira do produto) de uso do produto e as precuções em caso de acidente feito isso retire a tampa de plástico que fica na parte superior:

dsc0566xh8.th.jpgdsc0555vw0.th.jpg

2º passo:

Retire o papel alumínio da parte superior da tampa tome cuidado para não rasgar ou alterar o filtro de papel localizado em baixo do papel alumínio após coloque a tampa de plástico de volta, agora vamos colocar o produto dentro do gabinete.

dsc0553si0.th.jpgdsc0557zz8.th.jpgdsc0558wl1.th.jpg

• Membro VIP
Postado

3º passo:

Abra o gabinete e verifique o espaço disponivel pois o produto tem dimenções volumosas digamos assim:

dsc0563kf5.th.jpgdsc0561xr0.th.jpg

Eu escolhi essa parte do gabinete até porque como eu utilizo duas VGA's o espaço interno é bem limitado mais isso fica a critério do usuário:

dsc00252nm6.th.jpgdsc0559cx3.th.jpg

• Membro VIP
Postado

4º passo:

Bom depois de achar a melhor posição para o produto é só fechar o gabinete e acompanhar a evolução da eficácia do produto, vou mostar aqui uma comparação do produto sem uso e depois de alguns dias isso mesmo eu disse dias :eek: por isso não se assuste se voce retirar em média ~180ml 200ml de agua do interior do seu gabinete:

dsc0546wv3.th.jpgdsc0547iv9.th.jpg

dsc0570ax7.th.jpgdsc0569jr8.th.jpg

Obs: o produto assinalado em vermelho está com nível de água cheio e o azul vazio.

------

Bom é isso espero que seja útil para os colegas do forum que tem problemas com umidade ou até para aqueles que tem problemas de mau contato entre os componentes do PC sendo a úmidade + poeira os vilões nesses casos, o custo médio do produto varia de acordo com a localidade e do estabelecimento a qual voce vai comprar o produto mais na média custa 4,50~5,50 R$, vale lembrar que antes do uso o ideal seria a limpeza interna e dos componentes do PC para depois ser feito o uso do produto até para que este tenha melhor eficácia, peço desculpas pela precariedade das fotos a minha câmera é muito ruim :D mais tai a dica.

Nome do produto: Antimofo SECAR

Preço:~R$4,50

Onde comprar:Hipermercados e Supermercados.

t+

Postado

Eita, muito interessante.

Mas pode deixar por quantos dias dentro do micro ? Ou precisa trocar freqüentemente ?

Achei bem interessante :D

Parabéns pelo topico, guaimun sempre ajudando muita gente :D

Abraços !

• Membro VIP
Postado

Harry valeu ! a durabilidade vai depender da Qnt de calor dissipado dentro do gabinete em outras palavras quanto maior a temperatura interna do gabinete menor é o tempo ou frequencia de uso do produto e maior será sua importância, só para você ter um ideia aqui eu troco a cada 1 mês isso com SLI habilitado e gabinete fechado com a temp. interna por volta de 40ºC nos dias mais quentes e no inverno~33ºC ai dura 1 mes e 1/2.

t+

• Membro VIP
Postado

Boa guaimun! Aqui em casa a umidade é bem elevada, qualquer coisa entrando no meu quarto oxida rapidinho, então um desses cai como uma luva aqui.

Eu vejo recomendarem também sílica gel, é muito usado inclusive em eletrodomésticos como geladeiras, parece que é bem eficiente pra conter a umidade.

Outro produto que dizem ser muito bom é o CorrosionX, que apesar de se um pouco caro(30 reais 300ml) tem uma boa duração e é bem eficiente, é inclusive considerado fundamental pra que mora perto de praia, onde a maresia ataca sem dó. A um bom tempo atrás, antes mesmo de comprar o PC eu abri um tópico(veja aqui) a respeito desse produto porque temia que o spray pudesse danificar as peças, mas depois de muito ping-pong de opiniões positivas e negativas, eu cheguei à conclusão de que é um produto seguro de ser usado, desde que a aplicação seja bem feita, inclusive existe uma loja de "PCs prontos" chamada Preview Computadores que aplica o spray em todos os seus pcs e até hoje nunca reclamaram.

Mais um produto que recomendam é filtro de ar condicionado nas entradas de ar do pc, pode não ser útil para diminuir a umidade, mas impede que a poeira acumule, o que ajuda na refrigeração já que a bendita poeira além de danificar os componentes atua como isolante térmico.

Bem, por hora que eu me lembre é só, caso me recorde de mais alguma solução criativa contra o desgaste dos componentes eu digo aqui.;)

Mas eu acho que o químico do fórum, o tio Xita, deve saber de algum composto químico que fosse bastante absorvente, bem baratinho e de preferência não tóxico(:D) que dê pra botar no gabinete.

Por enkuanto é só, abrass.

• Membro VIP
Postado

Goliathvv valeu as dicas vou pesquisar e procurar info's para colocar aqui!

----

vsjensen Opa valeu!

----

Obs: esse produto tem duas versões a de 180ml e a da 90ml sendo essa bem menor e de mais fácil manuseio dentro do gabinete.

t+

Postado

Bela ideia Guaimun, hehe. Nunca pensei em utilizar isso dentro do pc. Mas já conhecia esse produto. Costumo utilizar ele no local onde guardo meus casacos e ternos no armário. Vou estudar a colocação desse Sekar (acho que é esse o nome do produto se não me engano) no dia em que eu fechar o gabinete (que tá aberto há muuuuuitoo tempo).

• Membro VIP
Postado

Ei Dan cara eu olhava para esse produto e ficava pensando! porque não! ai coloquei e me assustei, po quase 200ml de àgua dentro do gabinete e fora que depois que comecei nunca mais tive problemas com maus contatos.

t+

Postado
Harry valeu ! a durabilidade vai depender da Qnt de calor dissipado dentro do gabinete em outras palavras quanto maior a temperatura interna do gabinete menor é o tempo ou frequencia de uso do produto e maior será sua importância, só para você ter um ideia aqui eu troco a cada 1 mês isso com SLI habilitado e gabinete fechado com a temp. interna por volta de 40ºC nos dias mais quentes e no inverno~33ºC ai dura 1 mes e 1/2.

t+

A tá, enendi.

Mas como chama esse produto ? Quero comprar, aqui já tem bastante umidade ai isso já ajuda e muito.

Aqui a temperatura interna fica em uns 30°C então fica sossegado :D

Postado

gostei da ideia tmb...

bom, aqui em brasilia já é seco pacas... e aqui ainda fica com ar condicionado, que resseca ainda mais o ar...

mas vou colocar um desses pra ver o quanto de água ainda resta lá dentro... :D

Postado

Ótimo tópico Guaimun:Dinfelizmente cara não posso abrir o gabinete,por estar na garantia(meu pc foi montado em loja),no caso só la pra agosto:(

Mas muito bom é isso ai cara!

Abraço

Postado

E com certeza muito cuidado ao tirar esse pote de dentro do gabinete, pois pelo que vi, pode derramar... Aí uma precaucação vira um enorme prejuízo... :(

• Membro VIP
Postado
E com certeza muito cuidado ao tirar esse pote de dentro do gabinete, pois pelo que vi, pode derramar... Aí uma precaucação vira um enorme prejuízo... :(

Quanto a vazamentos não se preocupe a àgua retida não fica na forma liquida e sim solida(é mais como um gel) não havendo risco de entornar ou vazar.

t+

• Membro VIP
Postado

Fala Red valeu :D olha é impressionante a Qnt de àgua que fica dentro do PC putzs! eu retiro~200ml todo mês fora que depois de começar a usar nunca mais tive falhas por mau contato ou corrosão dos componentes internos.

t+

Postado

Bem, mas nesse caso, como o líquido se transforma em um gel, então não tem como simplesmente retirar o gel, colocar de volta e usar novamente, acredito que será necessário comprar um pote desses por mês, certo?

Postado

nossa...

vocês tão de zoeira...

ainda tem mais essa pra gente se preocupar??

Não em mais lugar no meu gabinete pra colocar um potão desses dentro não :P

Não podem ser aqueles "ressecantes"... sabem... aquele pacotinhos com coisas

dentro para tirar umidade e tal...

Ou um pote menor rs

Jesus... tá duro de cuidar dos micros hoje em dia hein hehehe

• Membro VIP
Postado
Bem, mas nesse caso, como o líquido se transforma em um gel, então não tem como simplesmente retirar o gel, colocar de volta e usar novamente, acredito que será necessário comprar um pote desses por mês, certo?

confere mais depende da Qnt de calor dissipada dentro do gabinete e da região onde você mora, aqui (ES) é quente e muito umido por isso eu troco mensalmente mais não é uma constante varia de acordo com a situações citadas.

t+

nossa...

vocês tão de zoeira...

ainda tem mais essa pra gente se preocupar??

Não em mais lugar no meu gabinete pra colocar um potão desses dentro não :P Não podem ser aqueles "ressecantes"... sabem... aquele pacotinhos com coisas dentro para tirar umidade e tal...Ou um pote menor rs

Jesus... tá duro de cuidar dos micros hoje em dia hein hehehe

O produto que você está falando é a "silica gel" aquela que vem no tennis novo :lol: e em alguns outros produtos é boa o difícil é de arrumar se alguem tiver uma ideia de onde e como comprar é só postar :lol:.

t+

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!