Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas diversos com minha geForce 6100


DaRKiTo

Posts recomendados

Galera, eu tô escrevendo meio que com vergonha por estar incomodando, mas tá múito difícil achar resposta para esse tipo de problema em qualquer fórum. Por isso resolvi me cadastrar aqui e perguntar, até mesmo para que tiver o esmo problema poder encontrar uma solução aqui. Então vamos lá!

O problema é o segunte: Minha placa-mãe tem o driver da nVidia geForce 6100 com memória de 256 Mb. acredito que seja o suficiente pra rodar uma série de jogos sem problema nenhum... Os jogos que eu tenho aqui no PC, por enquanto, são:

-Warcraft III: The Frozen Throne

-Deus EX: Invisible War

-Harry Potter E a Câmara Secreta

Deles, o único que roda perfeitamente é o Warcraft, inclusive com todas as configurações no máximo e com qualidade, já nos outros dois o problema é diferente:

-No DeusEx, o Pc trava logo na abertura do primeiro menu, a imagem trava e o som fica se repetindo, logo assim que termina de carregar o jogo e abre o menu. (OBS: o PC não trava junto, dá pra fechar o jogo sem mais problemas)

-No HPCS acontecia um desses dois problemas: 1-O jogo parece em câmera lenta, câmera lenta mesmo, sem travamentos... A capa do personagem e alguns outros objetos movimentam-se normalmente enquanto o personagem e a câmera ficam devagar. 2-O jogo fica rápido demais, pulando frames (essa última ocorre quando configuro meu driver pra trabalhar enfocando o desempenho).

Por favor me ajudem! Não creio que seja incapacidade do hardware... já rodei esses jogos em computadores piores...

Grato desde já^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz... você instalou os drives mais atuais ou q vem com CD da mobo? Pode ser isso...

Outra coisa, apesar da 6100 ser uma onboard razoavel, ainda é uma VGA onboard. Nao confie nela p/ jogos. Uma 8400GS tá uns 100 R$ e vai te quebrar um bom galho nesses jogos.

Sou fan de CS:Source e na configuração visual minima, em 640x480 eu rodei aqui com a minha 6100 a 25 fps com quedas p/ 15 nos combates. Ou seja, HORRIVEL!!!!!! Dai comprei essa 7600GT de segunda mao e estou satisfeitissimo com ela. Uma 7600GT é melhor q uma 8500GT e perde de pouco p/ uma 8600GT. Tem muita gente vendendo essa plaquinha usada a um preço camarada e poderia ser uma boa solução p/ você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, apesar da 6100 ser uma onboard razoavel, ainda é uma VGA onboard. Nao confie nela p/ jogos. Uma 8400GS tá uns 100 R$ e vai te quebrar um bom galho nesses jogos.

Maninho... Como eu já falei:

Não creio que seja incapacidade do hardware... já rodei esses jogos em computadores piores...

Rodei esses jogos em uma placa (não lembro o nome) on board 64Mb de uma placa-mãe que tinha socket 462 da AMD e rodava com um Duron 700Mhz, o único que não tentei rodar nesse PC antigo foi o DeusEX... Mas os outros dois também funcionaram, e normalmente!

Rapaz... você instalou os drives mais atuais ou q vem com CD da mobo? Pode ser isso...

Os da motherboard, mas ela é nova mano, não tem nem um mês ainda...:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente os drivers que vem nos cds são mais antigos, você pode conseguir driver mais novo no site da Nvidia, talvez resolva o travamento no Deus Ex e a estes problemas no HPCS, aí esta o ultimo oficial pra sua placa pro Windows XP:

http://www.nvidia.com/object/winxp_175.19_whql.html

Resolvendo os travamentos, será mais de achar o quanto das opções do jogo você poderá deixar habilitado, como já mencionado é uma placa onboard, e não são as mais recomendadas para jogo, portanto não espere rodá-los com tudo no máximo sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô baixando os drivers agora, mas ainda insisto em dizer que não é incapacidade... Terminei de baixar hoje o "F.E.A.R. - Perseus Mandate" e tá rodando 100% e com ótima qualidade, só tive que baixar o directx mais novo...

Vou tentar os drivers novos e mando uma resposta ok?

Obrigado pelo apoio^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Oi... eu não sei se ainda pode ser de ajuda, mas... emfim, eu comprei uma E-Max/ECS com esse Geforce6100/nforce405, e ando a ter problemas com ele tb, embora em outro âmbito. Comprei pra usar uma placa de captura Pixelview PlayTV Pro Ultra, e ocorre ke quando inicio gravações com o Windvr3, a tela fica preta... pra não ter ke gastar com uma VGA Off board, eu tentei pegar uma mobo com vídeo on board decente, peguei essa com Geforce6100 e vi ke esse chip é uma porcaria. Só não me arrependo por ke a mobo saiu 100 reais, nova, com 1 ano de garantia... rs... mas seus resultados são pífios. Pra trabalhar com captura, pelo menos, é um lixo.

Mas vamos aos jogos, e ao problema do amigo DaRKiTo. Bom, você vai ficar bravo, mas, acho positivo reforçar ke vídeo on board pra jogos é um lixo, e sempre será, independente do chip integrado. No caso do 6100 pior ainda, pois é um chip obsoleto e problemático, de desempenho pífio... pra quem gosta de jogos, uma VGA off é indispensável na minha humilde opinião, se quiser desfrutar do verdadeiro prazer dos jogos. Mas... o fato de você ter rodado os jogos ke mencionou em um IGP mais antigo com 64 mb de ram compartilhada, pode indicar ke o seu 6100 tenha algum problema, até algum defeito de hardware de repente, é algo a se ponderar... pois eu li ke de cada 10 placas com esse chip, independente da marca, uma vem com defeito. Não sei a credibilidade disso, mas emfim, eu li aí pela net.

E ainda, me ocorreu algo ke pode ser o seu caso: quando você entra nas propriedades de vídeo de mobos com Geforce6100, e olha a aba "adaptador", aparece lá "tamanho da memória: 256 MB". A maioria do povo acha ke o vídeo on board tem 256 MB mesmo, mas, nem pára pra se perguntar se isso é real: de onde vêm esses tais 256 MB? Da ram principal? Não não... são 256 MB ilusórios, ke eu até queria ke alguém me explicasse por kê todas as mobos com Geforce6100 mostram isso. Mémória dedicada soldada na placa eu sei ke não existe... então não tem explicação. Por padrão, quando você compra uma mobo com esse IGP, ela vem setada pra compartilhar 32 ou 64 MB da ram principal apenas, para o vídeo on board... e lá nas propriedades de vídeo aparecem 256 MB "fantasmas". Pode ser por isso ke o desempenho de jogos da sua 6100 está ruim... você está crente ke ela está com 256 Mb de memória, quando está apenas com 32 ou 64 MB reais... tem ke entrar lá no setup e aumentar a memória compartilhada pro vídeo pra pelo menos 128 mb. O mais engraçado, é ke fazendo isso, quando você vai nas propriedades de vídeo no windows, a memória de vídeo aparece como sendo 512 MB!!! Vai entender... e isso é independente da marca da placa mãe, pode ser ECS, Gigabyte, Asus, Pc-Chips... tanto faz.

Eu testei isso na minha E-Max, mesmo aparecendo 256 MB nas propriedades de vídeo, não rodava nem o GTA Vice City, travava... entrei no setup e vi ke estava compartilhado só 64 mb de verdade. Aumentei pra 128, e aí o GTA Vice City rodou perfeito. E nas propriedades de vídeo, começou a aparecer "tamanho da memória: 512 MB"... :wacko:

Está aí a minha dica, vai no setup e coloca uns 256 MB compartilhados, se você tiver bastante ram... ou 128, pelo menos. Pois aqueles 256 MB mostrados pelo windows não existem de verdade, sei lá o ke é aquilo. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu desisti de tentar rodar o Deus Ex... eu já tinha esses 128MB compartilhados(e realmente, ela apareceu com 512... Oo), eu tô conseguindo rodar jogos mais pesados pow... agora mesmo tô rodando o Oblivion, e tá tudo perfeito, tô super feliz... os únicos jogos que não consegui rodar até hj foram esses dois: o Harry Potter e o Deus Ex...

PS.: Depois de aaaaanos, upei esse tópico! XD~~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi... eu não sei se ainda pode ser de ajuda, mas... emfim, eu comprei uma E-Max/ECS com esse Geforce6100/nforce405, e ando a ter problemas com ele tb, embora em outro âmbito. Comprei pra usar uma placa de captura Pixelview PlayTV Pro Ultra, e ocorre ke quando inicio gravações com o Windvr3, a tela fica preta... pra não ter ke gastar com uma VGA Off board, eu tentei pegar uma mobo com vídeo on board decente, peguei essa com Geforce6100 e vi ke esse chip é uma porcaria. Só não me arrependo por ke a mobo saiu 100 reais, nova, com 1 ano de garantia... rs... mas seus resultados são pífios. Pra trabalhar com captura, pelo menos, é um lixo.

Mas vamos aos jogos, e ao problema do amigo DaRKiTo. Bom, você vai ficar bravo, mas, acho positivo reforçar ke vídeo on board pra jogos é um lixo, e sempre será, independente do chip integrado. No caso do 6100 pior ainda, pois é um chip obsoleto e problemático, de desempenho pífio... pra quem gosta de jogos, uma VGA off é indispensável na minha humilde opinião, se quiser desfrutar do verdadeiro prazer dos jogos. Mas... o fato de você ter rodado os jogos ke mencionou em um IGP mais antigo com 64 mb de ram compartilhada, pode indicar ke o seu 6100 tenha algum problema, até algum defeito de hardware de repente, é algo a se ponderar... pois eu li ke de cada 10 placas com esse chip, independente da marca, uma vem com defeito. Não sei a credibilidade disso, mas emfim, eu li aí pela net.

E ainda, me ocorreu algo ke pode ser o seu caso: quando você entra nas propriedades de vídeo de mobos com Geforce6100, e olha a aba "adaptador", aparece lá "tamanho da memória: 256 MB". A maioria do povo acha ke o vídeo on board tem 256 MB mesmo, mas, nem pára pra se perguntar se isso é real: de onde vêm esses tais 256 MB? Da ram principal? Não não... são 256 MB ilusórios, ke eu até queria ke alguém me explicasse por kê todas as mobos com Geforce6100 mostram isso. Mémória dedicada soldada na placa eu sei ke não existe... então não tem explicação. Por padrão, quando você compra uma mobo com esse IGP, ela vem setada pra compartilhar 32 ou 64 MB da ram principal apenas, para o vídeo on board... e lá nas propriedades de vídeo aparecem 256 MB "fantasmas". Pode ser por isso ke o desempenho de jogos da sua 6100 está ruim... você está crente ke ela está com 256 Mb de memória, quando está apenas com 32 ou 64 MB reais... tem ke entrar lá no setup e aumentar a memória compartilhada pro vídeo pra pelo menos 128 mb. O mais engraçado, é ke fazendo isso, quando você vai nas propriedades de vídeo no windows, a memória de vídeo aparece como sendo 512 MB!!! Vai entender... e isso é independente da marca da placa mãe, pode ser ECS, Gigabyte, Asus, Pc-Chips... tanto faz.

Eu testei isso na minha E-Max, mesmo aparecendo 256 MB nas propriedades de vídeo, não rodava nem o GTA Vice City, travava... entrei no setup e vi ke estava compartilhado só 64 mb de verdade. Aumentei pra 128, e aí o GTA Vice City rodou perfeito. E nas propriedades de vídeo, começou a aparecer "tamanho da memória: 512 MB"... :wacko:

Está aí a minha dica, vai no setup e coloca uns 256 MB compartilhados, se você tiver bastante ram... ou 128, pelo menos. Pois aqueles 256 MB mostrados pelo windows não existem de verdade, sei lá o ke é aquilo. Abraços!

Explico: Isso aparece pois a placa funciona como se fosse uma VGA offboard, e simula uma espécie de turbo cache, pegando mais ram do pc para o vídeo se necessário..

MAs o máximo que ela acaba usando mesmo, é 256 mbs...

Eu tenho esta VGa onboard na minha placa, mas ela só acusa os 512 mbs, quando aumento o compartilhado de vídeo de 128 mbs para 256....nunca aconteceu em 128 mbs!

asuhaushas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Explico: Isso aparece pois a placa funciona como se fosse uma VGA offboard, e simula uma espécie de turbo cache, pegando mais ram do pc para o vídeo se necessário..

MAs o máximo que ela acaba usando mesmo, é 256 mbs...

Hummmm... nunca havia ouvido falar disso, mas emfim, essa Geforce 6100 on board não vale o que o gato enterra, pra jogos e pra captura de vídeo é um lixão. Até o SiS 760 da Foxconn Winfast K8MC ke eu já tive se comporta melhor pra captura de vídeo do que esse chip GF6100... e ainda roda alguns jogos tb. Quem for trabalhar com captura usando vídeo on board, corra do Geforce 6100, é minha dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!