Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testador de USB


Rvs

Posts recomendados

Ola amigos, bom dia, pessoal um amigo esta querendo montar um testador de entrada USB, e me pediu um esquema pra montar, estive pesquisando nat e vi varios, com um led, ele falou q tinha visto numa loja tmb na net, q ele mostra apenas um led, onde o verde era sinal positivo, e o vermelho sinal negativo, tentei achar o esquema aqui na net, mas so encontrei com apenas um led, ou dois leds, sera q algum dos amigos, tem o esquema com apenas um led, q acredito ser bicolor, desde ja obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum... pensei em fazer assim

o cabo USB você liga os dois pontos no circuito, de um lado ele fornece 5V em cada um dos pontos (no GND, VCC, nos dois datas e no shield), na outra ponta tem 5 comparadores ou 5 chaves de transistores, onde tiver chegando 5V ele passa, se tiver abaixo disso ele joga pra GND, então uma porta lógica AND pegando todas essas saídas joga o resultado final (que é dividido em 2, um normal e outro invertido por um transistor ou porta inversora), se tudo for 5V o resultado é Led Verde ativa, se for pelo menos UMA COISA 0V ele ativa o da porta inversora (vermelho).

Espero que você tenha "pego a ideia".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo, mas pelo q vi na net, ele e bem mas simples, não precisa de CI, gostaria do esquema pra passar pra ele, se você tiver esse esquema ou souber de um mas simples, ficarei grato.

P.S veja essa aqi, so q ele so usa um LED, e outro usa 2 LED's, e o q ele quer usa apenas 1 LED, acredito ser LED BICOLOR, so ainda não achei o esqema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da pra simplesmente passar corrente pelos 5 pontos do cabo (escudo, vcc, bus+ bus-, gnd), e colocar um pequeno circuito que funcione APENAS caso os 5x5V estejam ok, mas não acho que eu possa ajudar muito sem o uso de comparadores ou CI's lógicos... que é a área que melhor entendo na eletrônica.

Estava pensando agora... e se botar cada "5V" como gate de transistores npn e no final coloca um LED bicolor com o "segundo lado" num pequeno inversor feito de led? o circuito total seria 9 resistores, 2 entradas USB, 1 led bicolor, 6 BC548

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O testador que você quer montar é para verificar somente a polaridade da alimentação, evitando que se queime o dispositivo a ser ligado na USB? (para os casos em que o ***** que montou o micro inverteu o conector de alimentação da USB na placa mãe)

Se for isto, concordo com o colega felipe:

coloca um resistor e um led para cada saída!

O circuito é simples: ele composto por um resistor e dois led's. Os leds são ligados em série com o resistor (de forma que estes limitem a corrente nos leds) e um led fica invertido em relação ao outro, de maneira que se você alimentar a USB de maneira correta acende um led (verde, por exemplo) e se você alimentar a USB invertida acenda o outro led (um vermelho, por exemplo). Agora, fazer com um led bicolor não acho que dê...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é só a questão de sair mais caro...

Se você for raciocinar bem, verá que utilizando apenas os leds, a alimentação dos mesmos vem direto da porta USB. Se a alimentação vier pelo caminho certo (o positivo no positivo e o negativo no negativo) acende um led... Se estiver invertida (positivo do conector do PC onde deveria haver o negativo, e vice-versa) acenderia o outro led, que está polarizado neste sentido (note que fica um led virado para um lado e um led virado pro outro lado).

Agora imagine um circuito utilizando transistores... De que maneira você iria ligar a alimentação dos transistores, de forma que o positivo estivesse sempre no terminal do led bicolor correspondente ao anodo, mesmo quando houvesse a inversão da alimentação no conector da porta USB? O circuito iria ficar muito complexo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, o problema e exatamente esse, o TESTADOR q postei, so tem um LED, ou seja, com certeza e um BICOLOR, porque ele mostra VERDE, onde esta td normal e VERMELHO onde tem alguma coisa errada, vi aqi na net varios esquemas onde se coloca 2 LED's, um para normal e o outro pra ruim, mas o q estou procurando e exatamente esse q usa apenas um LED...valeu pela forca, vou da mas uma olhada por aqi...!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos acho q conseguir, vjam no pronto lab, fiz com um LED BICOLOR

ELE MONTADO:

prontolabhy4.th.jpg

ELE RECEBENDO A tensão POSITIVA, tensão NORMAL:

ledpositivofj7.th.jpg

ELE RECEBENDO A tensão NEGATIVA, tensão INVERSA:

lednegativofu9.th.jpg

Amigos agora estou procurando a simbologia do LEDBICOLOR, assim postarei o circuito pra qem deseja montar...Obrigado a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sou mestre em eletrônica mas tava pensando em fazer assim, 2 leds, um verde e um vermelho, as usb é 5v -data +data e gnd, então ligo so 2 leds no 5v e no gnd de modo que o verde acenda se os fios estiverem em 5v - + gnd e o vermelho em gnd - + 5v, se o led verde acender a usb não vai queimar meu dispositivo, se o vermelho ou nenhum acender quer dizer problema, o que acham? E não custa nem R$ 5,00. Abraço. E colocar um resistor em cada pra baixar a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sou mestre em eletrônica mas tava pensando em fazer assim, 2 leds, um verde e um vermelho, as usb é 5v -data +data e gnd, então ligo so 2 leds no 5v e no gnd de modo que o verde acenda se os fios estiverem em 5v - + gnd e o vermelho em gnd - + 5v, se o led verde acender a usb não vai queimar meu dispositivo, se o vermelho ou nenhum acender quer dizer problema, o que acham? E não custa nem R$ 5,00. Abraço.

Puxa, agora vai...como ninguém pensou nisto antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, ja resolvi o problema como postei nas fotos anteriormente, so não montei o circuito pra postar aqui, porque não conseguir encontrar a SIMBOLOGIA do LED BICOLOR, amigo LUCAS, não e curto, simplesmente coloquei um resistor no comum do LED, para o lado positivo, ou seja, LED VERDE, e coloquei outro resistor no comum do LED pro negativo, ou seja, LED VERMELHO, com relação a SIMBOLOGIA, não conseguir encontrar no PROTEUS, você tem, dai ficara mas fácil de entender...valeu???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!