Ir ao conteúdo

Testador de USB

Rvs

Posts recomendados

Postado

Amigo, realmente não sei se existe, porque ja olhei em praticamente td aqui na net e não conseguir encontrar, mas espero q tenha entndido o q falei sobre o circuito, sobre o 2 led's com um catodo, onde encontro???

Postado

não encontra, é o que eu falei

A---k k---A

->|----|<-

você simplesmente posiciona um led de frente para o outro e faz "curto" com os cátodos deles, então puxa uma ligação comum entre eles, é uma "gambiarra de projeto", na falta de um desenho, ou você inventa um e coloca nomenclatura e descrição, ou então você improvisa usando os ja existentes, isso é algo completamente válido na eletrônica e em projetos. Espero que tenha entendido

Postado

pensei em algo diferente... porém funcional e seguro. A mesma montagem que a sua, porém colocar um diodo depois de cada resistor, porém com a polarização invertida... Funciona perfeitamente, e a resistência pode ser de 380 ~ 150 ohms.

Postado

Colegas,

Montei um testador pra mim hoje.

Já havia tentado igual o RVS fez, com dois resistores, mas nao gostei do brilho do led, achei um pouco fraco...

Então fiz dessa forma que estou postando e me agradou bastante!

Usei um led bicolor, dois diodos 1n4148, e um resistor de 100 ohms.

Vejam o esquema abaixo e algumas fotos dele pronto.

testadorusbim3.th.gif

No esquema aparece um resistor de 47ohms. Com esse valor, a corrente no LED fica em aproximadamente 0.040A (40mA), que é o limite. Sugiro usar um resistor de 100 ohms para abaixar um pouco essa corrente, sem alterar muito o brilho do led.

Os dois diodos coloridos são o led bicolor.

dsc04659mr2.th.jpg

O conector USB eu tirei de um cabo de dados de celular que já não me era útil...

dsc04653km2.th.jpg

Porta OK. Pelo menos a polaridade da alimentação está correta! ^_^

dsc04662gv6.th.jpg

Como seria se a porta estivesse invertida.

Ele só testa se a polaridade da porta usb está correta... não ha um teste dos pinos de dados, portanto não é 100% garantido que se acender o led verde, seu pendrive estará a salvo. :confused:

Falta colocá-lo em uma capinha de proteção, mas eu gostei bastante do resultado.

EDIÇÃO:

Segue abaixo a pinagem do conector USB retirado do site http://pinouts.ru/Slots/USB_pinout.shtml :

usb_a_b_male.gif

Visto do lado do periférico, ou seja, esse é o conector do testador.

Pino 1: VCC

Pino 4: GND

Postado
Amigo, vou fazer o esquema com essa ilustracao do LED q você colocou, depois postarei aqui...valeu!!!

Amigo LUCAS, acho q conseguir encontrar a simbologia, ou pelo menos e o q tem no site veja aqui:

http://www.kpsec.freeuk.com/components/led.htm

e aqui esta o circuito:

circuitoub7.th.jpg

Testei este circuito no protoboard.

Funciona perfeitamente.

O brilho dos LEDs não é afetado pela presença do resistor em paralelo.

Para LEDs de 2v, usei resistores de 120R.

Postado

interessante, mas acho particularmente mais bem estruturado o com diodos que o Torun desenvolveu, é basicamente o que eu imaginei quando vi o circuito do Rvs, porém com um resistor a menos.

bom... vou montar um desses pra mim, devo ter um cabo ruim aqui em casa... gostei do projetinho!

Postado

Que bom que gostou!

Com o resistor de 47 ohms, a corrente no led é de cerca de 0.04A (40mA), que está em cima do limite do led...

Se me permitir uma sugestão, use um resistor de 100 ohms para baixar um pouco essa corrente. Acredito que isso vá aumentar a vida útil do LED, sem prejudicar muito o brilho.

Depois de montar poste aqui o que você achou! :D

Postado

Amigo, não vi nenhum diferenca entre a luminosidade dos 2 circuitos, mas vamos dizer q com os diodos ficar melhor, valeu amigo TORUN!!!

Postado
Amigo, não vi nenhum diferenca entre a luminosidade dos 2 circuitos, mas vamos dizer q com os diodos ficar melhor, valeu amigo TORUN!!!

Que estranho.. quando eu montei com os dois resistores, os leds ficaram com o brilho bem fraco, até porque, parte da corrente que passaria por um led passava pelo resistor.

De qualquer forma, com os diodos eu acho q ficou bem mais brilhante.

Bem que este tópico podia ser pinado, pois essa com certeza é uma ferramente extremamente simples e que pode salvar muitos pendrives por aí! :lol:

Postado

TERMINEI

e como era de se esperar... ficou muito porco (afinal, fiz com as peças velhas de um teclado TEC-TOY) como eu não tinha nenhum bi-color, montei com dois leds ligados como um bicolor, resistência de 220ohms, ta funcionando bonitinho, só preciso de fita-isolante pra isolar os terminais dele, mas funciona que é uma gracinha :)

Postado

Analisando o circuito do Rvs (sem diodos), qual seria o valor da corrente que passa pelo resistor em paralelo com o LED que estiver aceso?

Creio que como o LED, que é um diodo, está diretamente polarizado ele é um caminho fácil para a corrente percorrer e, portanto, não circularia corrente pelo resistor.

Será?

Postado

Não, pois ele consome aproximadamente 2V, então são consumidos também 2V em cima da resistência em paralelo, logo é consumido 3V na resistência à frente dele... o problema é diametrizar de forma decente a resistência...

• 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Sei que posso ser punido por ressucitar isso, mas como os caras falavam na página 2 de led bicolor, pra conseguir um Vcc e um Gnd independentemente de qual esta em cada contato, acho que da pra fazer uma ponte retificadora simples com 4 diodos, ai liga as pontas a serem testadas no tais transistores e pra ligar os leds (já que pelo que entendi precisam de polarização em um único sentido) usa a saída da ponte de diodos, que ia soltar Vcc e Gnd no seu devido lugar não importando se a porta estivesse invertida ou não.

FFFUUUUU... Não tinha visto o post do torun na página 3... mas ta uma ideia inútil aê \o

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!