Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
Igor tá escrito no 1º post desse tópico, leia lá por favor onde fica a casa do acrílico...

PistolaoBR da pra fazer isso aqui em lateral de acrilico: " Leve numa serralheria e peça ao camarada para cortar um corte circular com serra copo de 115~118mm ou corte octagonal com tico tico e leve um fan de 120mm para ser usado como molde para furar os buracos dos parafusos de fixação nos 4 cantos"..

Postado

no acrílico é melhor voce levar em uma casa de material de decoração especializada em peças de acrílico pois numa serralheria eles vão acabar trincando sua chapa de acrílico...

Postado
Ae pistolão beleza?

tem alguam loja confiavel vendendo o Ferrari?

num acho em lugar nenhum...

queria uma com um preço bom...

ja tenho 3 Cooler master 70CFM 19db e vi que ele ja vem com 1 fan, ai da certinho para os 4 slots de fan de 120mm que ele tem ^^

valeu cara!

Infelizmente o gabinete Clone ATX Ferrari não é mais fabricado, por isso não se encontra mais em lugar nenhum. (sorte que garanti o meu antes de acabar)

Até no site da clone o código de produto dele (15078) não existe mais.

cloneng8.jpg

Se puder editar o guia lá...

Postado

Teria algum problema em usar um Hyper Z600 em uma P5k-Premium e fazer essa solução de ventilação lateral ficaria bom ? Ou os VÁRIOS DISSIPADORES que tem em volta do processador vai atrapalhar ?

Postado

Opa, beleza PistolaoBR?!

pergunta, sobre colocar fan 80mm na traseira do gabinete..

tenho um gabinete aqui (da minha irmã) que atrás só suporta um fan de 80mm, o que tu acha, melhor nada ou o fan de 80?

em cima vai um de 12mm, na lateral tem um de 12mm + duto de ar

• Membro VIP
Postado
daria se o dissipador da placa de vídeo for exposto e tiver um bom, bom = grande, jogando o ar que está vindo de lado para dentro do dissipador...

Pistolão, só descordando um pouco. Fiz testes sobre isso com a minha HD4850 com o Cooler stock, mesmo hardware, mesmo dia, mesmo gabinete. Fiz o seguinte: Peguei dois coolers de 80mm de baixo ruido (e consequentemente desempenho medio) e fiz 3 testes:

1- Apenas um fan na lateral, bem ao lado da placa de video ventilando.

2- Apenas um fan na traseira, bem embaixo do VGA exaurindo.

3- Ambos os citados acima.

Os resultados foram bem claros as opções 1 e 3 tiveram exatamente o mesmo desempenho, enquanto a opção 2 mostrou-se de 2-4°C melhor. Resumindo, se quer dar uma melhorada nas temps da VGA coloque um fan como o da opção 2, e nem é necessario que a VGA tenha um dissipador grande.

Postado

então voce não está descordando comigo mas sim concordando, em vga coolers que tem proteção de plastico em volta do dissipador, não adianta muito voce colocar um fan na lateral jogando ar para dentro, a não ser que ele tenha bastante cfm para bater na placa mãe e ser jogado para todos os lados, inclusive para cima no ventilador dele, o correto é:

1. retirar a proteção de plastico e deixar o fan na lateral...

2. colocar o fan em cima do ventilador do próprio vga cooler, ao invés de estar na lateral.

• Membro VIP
Postado

No meu caso o fan lateral de baixo ruido de 80mm não abaixou a temperatura da placa de video, mas em compensação houve uma queda de 6°C na placa-mãe. Não é necessaria muita pressão de ar para resfriar um dissipador, o que ocorre é que o ar abaixo da placa de video já está frio o bastante para resfria-la. Mesmo que fosse um dos seus tão queridos R4, a diferença de temperatura não existiria, ou seria minima... O necessário é apenas um fan para retirar o ar quente produzido por placas single-slot, se a placa for dual-slot, não há necessidade alguma de fans laterais.

2. colocar o fan em cima do ventilador do próprio vga cooler, ao invés de estar na lateral.

Isso criaria um turbilhão de ar, atrapalhando a refrigeração ao invés de ajuda-la. Falo isso porque testei no meu Thermalright Ultra com dois fans sobrepostos, o resultado foi pior do que com apenas um, e o ruido muito maior.

Postado

Primeiramente eu gostaria de elogiar o post..

Eu era muito , muito leigo quanto a isso.. me tirou duvidas que eu nem tinha kkk..

Gostaria de saber se esse projeto que eu fiz esta bom ( ele nao esta em dimensoes reais, so pra vocês terem uma base se a posicao e o que estão fazendo esta certo e me avisarem pra melhorar algo.

o meu computador vai ter essas configuracoes..

core i7

geforce gtx 295

memo ddr3 1600

ps : e difícil achar gabinete compativel pra colocar fans 120x120 e a geforce gtx 295 ?

desde ja agradeco!

post-500839-13884950570616_thumb.jpg

• 2 semanas depois...
Postado

Ae galera, estou pesquisando e estou quase decidido em comprar o cm-690.

Só que fico com uma dúvida...

Legal, o gabinete tá cheio de ventoinhas, mas realmente vai esfriar mais as placas?? Principalmente a de vídeo??

Hj, eu tenho um gabinete da wisecase modesto... e para não esquentar demais eu coloco uma "ventoinha" na lateral aberta com 50 cm:blink: de diamentro (modelo arno para circulação de ar...:P), mas mesmo assim não abaixou muito as temperaturas... (via riva tuner uns 2°C no máximo). Então trocando o gabinete realmente melhora as temperaturas???

Mesmo considerando a compra das ventoinhas indicadas pelo Pistolão?

Postado

Opa iae galera então alguem tem alguma sugestão, ou assim da pro gasto...

Em breve pretendo botar um cooler tipo torre, e um baia fan na frente.

flow.jpg

cm69013.jpg

cm69008.jpg

cm69010.jpg

Valeu pessoal!!!

Postado

em tese tá ótimo, o que vai dizer se tá bom ou ruim é a medição da temperatura interna e do processador.

Partcularmente eu não mexeria mais nada de tão bom que me parece.

Postado

Como não estou pensando em "editar" o meu gabinete, estive cogitando adquirir o gabinete CoolerMaster Centurion 590 (RC-590) e fazer a configuração de ventilação como na figura abaixo

URL%5Dmy.php?image=configuraogabinte.jpgmy.php?image=configuraogabinte.jpgpost-49827-13884950819254_thumb.jpg

Como pode ver, minha ideia é criar um fluxo predominantemente acendente. Neste caso pretendo eliminar o exaustor traseiro e gostaria de saber e deste modo fica uma configuração eficiente ou se eu devo ainda assim manter esse exaustor.

Creio que o modo mais favorável para o processador seja com o cooler voltado para trás e utilizando um fan frontal (criando aquela espécie de tunel), mas devido a fixação do cooler no soquete AM2 (M2N-SLI Deluxe) não é possível fazer isso. Mesmo assim, acredito que haverá bastante ar frio para o cooler utilizar (Akasa Nero AK967).

Pretendo substituir todos os fans pelo CoolerMaster R4, inclusive questionei em outro fórum se também compensaria substituir o do cooler.

Caso haja algum gabinete pronto melhor, favor, sugerir.

Ps: Não pretendo pegar o CM-690 por ele ser mais alto e as conexões ficarem no topo, pois no espaço em que vou instalar a altura é limitada e dificultaria muito a utilização de dispositivos USB.

Postado

Boa noite PistolaoBR,

Estou tendo um grande problema com meu computador.

Acabei de compra-lo e aqui em Palmas - TO é muito quente e seus temperaturas na placa-mãe fica em torno de 48-50 graus.

Config:

E8400

P5KPL/1600

4G DDR2 800Hz

HD 500G SAMSUNG

GF 9600GT ZOGIS

FONTE SEVEN 450W-REAIS

Gostaria de colocar mais que 2 FANs de estava pensando em 3 de 120mm 2 na lateral jogando ar para dentro e 1 na parte de cima jogando o ar para fora. E usar um exaustor PCI na parte traseira. (creio que não cabe um na parte traseira)

Mais a pergunta é, a fonte aguenta 3 ou 4 FANs da coolermaster?

valeu

Postado

Meu gabinet é um elite 332 e uso um Hyper TX2. Colocando uma fan de 120mm na frente, mesmo no caso deste gabinente que 4 baias ajuda??

Outra coisa me passou pela cabeça: Será que se montar a fan de 120mm nas baias frontais, mas colando a fan um pouco para dentro do gabinete e usando as tampas das baias para aproveitar os filtros fica bom?

Postado
Boa noite PistolaoBR,

Estou tendo um grande problema com meu computador.

Acabei de compra-lo e aqui em Palmas - TO é muito quente e seus temperaturas na placa-mãe fica em torno de 48-50 graus.

Config:

E8400

P5KPL/1600

4G DDR2 800Hz

HD 500G SAMSUNG

GF 9600GT ZOGIS

FONTE SEVEN 450W-REAIS

Gostaria de colocar mais que 2 FANs de estava pensando em 3 de 120mm 2 na lateral jogando ar para dentro e 1 na parte de cima jogando o ar para fora. E usar um exaustor PCI na parte traseira. (creio que não cabe um na parte traseira)

Mais a pergunta é, a fonte aguenta 3 ou 4 FANs da coolermaster?

valeu

Simplificando, somente coloque um de 120mm na chapa lateral em cima do processador, e um na chapa superior um 3cm depois da fonte, e troque a pasta termica do seu chipset... não precisa de mais nada...

Meu gabinet é um elite 332 e uso um Hyper TX2. Colocando uma fan de 120mm na frente, mesmo no caso deste gabinente que 4 baias ajuda??

Outra coisa me passou pela cabeça: Será que se montar a fan de 120mm nas baias frontais, mas colando a fan um pouco para dentro do gabinete e usando as tampas das baias para aproveitar os filtros fica bom?

sim sim sim sim e sim

• 2 semanas depois...
Postado

Galera, não sei se esse é o tópico correto, mas só pra resolver essa dúvida achei que não compensaria abrir um novo tópico. :D

É o seguinte, será que o gabinete do link abaixo presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90940753-gabinete-water-case-c-refrigeraco-a-agua-p-cpu-e-gpu-_JM

É porque parece que tem a parte frontal de alumínio, já vem com sistema de refrigeração à água, bloco de refrigeração para processador e VGA e compatibilidade com diversos processadores (incluindo Core i7 e Phenom II) e placas de vídeo (provavelmente placas mais parrudas necessitariam de bloco de refrigeração próprio), por R$ 810,99! :eek:

Achei que o preço tá muito bom por vir já com o sistema de refrigeração à água. Mas aí fica a dúvida, será que presta? Alguém já ouviu falar ou possui esse gabinete?

Agradeço antecipadamente a atenção.

Abraços!

• 3 semanas depois...
Postado

Agora fiquei confuso. Tem como alguem me ajudar a encontrar um gabinete pronto para minha maquina?

Queria saber qual modelo e quanto estaria custando um gabinete pronto, pois entendo muito pouco de informática e por enquanto não tenho tempo para seguir as especificações. Quando eu digo pronto me refiro às furações, os fans posso adquirir em separado.

Mesmo sem tempo, não vale deixar uma maquina dessas parada(por falta de gabinete). Os amigos do forum bem sabem que tecnologia esses dias fica desatualizada em horas...

Placa mãe: EVGA X58

Processador: intel core i7 920 (2.66Ghz)

HD: seagate barracuta 1TB 7200.011

RAM: corsair dominator 2 X 3GB DDR3

Fonte: BFG (uma que já vem com fan)

Video: GeForce GTX260

Minha maior preocupação é,além da refrigeração, com o tamanho dos componentes e a possibilidade de espaço para futuro SLI.

Postado
Agora fiquei confuso. Tem como alguém me ajudar a encontrar um gabinete pronto para minha maquina?

Queria saber qual modelo e quanto estaria custando um gabinete pronto, pois entendo muito pouco de informática e por enquanto não tenho tempo para seguir as especificações. Quando eu digo pronto me refiro às furações, os fans posso adquirir em separado.

Mesmo sem tempo, não vale deixar uma maquina dessas parada(por falta de gabinete). Os amigos do forum bem sabem que tecnologia esses dias fica desatualizada em horas...

Placa mãe: EVGA X58

Processador: intel core i7 920 (2.66Ghz)

HD: seagate barracuta 1TB 7200.011

RAM: corsair dominator 2 X 3GB DDR3

Fonte: BFG (uma que já vem com fan)

Video: GeForce GTX260

Minha maior preocupação é,além da refrigeração, com o tamanho dos componentes e a possibilidade de espaço para futuro SLI.

Pega um Cooler Master CM-690 (também denominado Dominator RC-690 em algumas lojas on-line), que é um gabinete mid tower com bastante espaço para os componentes internos do PC além de suportar a instalação de 7 ventoinhas de até 14 cm (3 de 12 cm já vem com o gabinete) e uma atrás da placa-mãe de 8 cm! :eek:

Tem o CM-690 na e-Coyote por R$ 392 nesse link:

http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/gabinete-coolermaster-cm-690-1

Quanto aos coolers, tem um kit da própria Cooler Master com 4 fans de 12 cm que completariam os coolers do gabinete, faltando apenas o de 8 cm, na mesma loja nesse link:

http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/cooler-gabinete-cooler-master-120mm-kit-com-4-unidades-

Abraços!

Obs.: Alguém poderia responder o meu post anterior? :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...