Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado

Boa noite, Pistola, tudo bem?

Ano passado tava montando uma super máquina pra mim e, seguindo seus conselhos, encomendei os cooolers de 120 da CoolerMaster, grelhas, etc. pra montar um esquema bacana de ventilação. Infelizmente, tive problemas financeiros antes mesmo de montar o PC e tive que vender as peças que hava comprado. :(

Entre as poucas coisas que não quis vender - por medo de não achar depois - estão o gabinete Ferrari e os coolers/grelhas. Um dia ainda junto grana pra montar um PC novo e com certeza irei usá-los!

Mas estou escrevendo mesmo é porque minha irmã está com problemas na conta de luz e quer montar um PC "green" pra ela, pra economizar energia. Como tenho uns coolers extras aqui (comprei 7 na época...) pensei em usar uns 3 no PC dela pra fazer uma ventilação bacana como você recomenda.

Problema é que não faço ideia de quanto esses coolers gastam de energia, então tenho medo de acabar ferrando o plano dela de montar um PC econômico, hehe.

Você faz ideia de quantos watts cada coolers desses gasta, Pistola?

Ah, e aproveitando, do ano passado pra cá saiu algum outro modelo de gabinete que seja barato e já tenha buracos pros coolers necessários? Tô com mó dó de me desfazer do meu Ferrari pra dar pra ela e depois não conseguir arrumar outro pra mim...

Um abraço e parabéns novamente pelo tópico.

Postado

esses fans r4 da coolermaster gastam bem pouco e ainda os leds deles se almentão da rotação do fan... e sobre o gabinete tem um monte, mas no preço do ferrari voce não acha não...

Postado

É, rapaz... Tá difícil mesmo.

Os mais baratos que eu acho não possuem entrada pra cooler traseiro de 120.

Será que se eu pegar um com traseiro de 80 mesmo e colocar o exaustor de 120 na parte de cima (fazendo furo) da na mesma?

O PC dela não vai ter placa de video offboard, então o espaço extra dos gabinetes com cooler traseiro de 120 não será tão necessário. Temo somente pela ventilação.

Valeu.

Postado

Valeu pela dica cara!

Caros amigos do forum,

me recomendaram o gabinete CM-690, mas não acho ele praticamente em lugar nenhum.

Há algum outro equivalente que tenha espaço de sobra e ventilação adequada?

outra coisa, por ele ser mid-tower não posso vir a ter problemas futuros com espaço?

abraços

Postado
Caros amigos do forum,

me recomendaram o gabinete CM-690, mas não acho ele praticamente em lugar nenhum.

Há algum outro equivalente que tenha espaço de sobra e ventilação adequada?

outra coisa, por ele ser mid-tower não posso vir a ter problemas futuros com espaço?

abraços

Nossa, que azar cara! No dia que te indiquei na e-Coyote tinha disponível. Agora já não tem mais... :(

Não sei te dizer onde você encontra ele sem ser lá. Continue procurando porque o gabinete é show!

Abraços!

Edit.: encontrei na e-Armazem por R$ 399 nesse link:

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=42_200&products_id=2783

Parece que é uma boa loja, visto que tem qualificação positiva no tópico de Qualificação das Lojas de Informática aqui do fórum.

Postado

PistolaoBR eai beleza?

Cara to desesperado por 1 gabinete, e todos os que você postou barato, está indisponivel!

Sabe de algum barato ( Bem barato mesmo, que não passei muito dos R$ 100,00 ) em São Paulo?

Que de para por o fan traseiro de 120mm e fazer as outras modificações.

PS: Desejavel ser preto com vermelho.

Desde já agradeço cara!

Valeu~

Postado
PistolaoBR eai beleza?

Cara to desesperado por 1 gabinete, e todos os que você postou barato, está indisponivel!

Sabe de algum barato ( Bem barato mesmo, que não passei muito dos R$ 100,00 ) em São Paulo?

Que de para por o fan traseiro de 120mm e fazer as outras modificações.

PS: Desejavel ser preto com vermelho.

Desde já agradeço cara!

Valeu~

Putz, o Clone Ferrari seria PERFEITO pra você. Pena que parece que saiu de linha. Só achei ele à venda num loja por mais de 200 pau (comprei o meu por R$ 70 em outubro).

Mas eu também tô com o mesmo problema. Tá muito difícil achar um gabinete barato com cooler traseiro de 120 mm. Ontem fiz uma procura extensa na internet em todos os sites que conheço e não achei nenhum por menos de R$ 100 com essa caracteristica. :(

Tô pensando em comprar qualquer um baratinho mesmo e colocar o exaustor de 120mm no topo do gabinete, entre a fonte e as baias (fazendo furo). Só não sei se dá na mesma.

Postado

Cara achei um gabinete, só que atrás só da para colocar um de 80mm ou 92mm.

Sera que se eu colocar uma Fan atrás de 92mm e uma de 120mm em cima resolve?

E uma na latera de 120mm.

Desde já agradeço :D

Postado

Shadow, como voce mora em são paulo, melhor voce comprar um gabinete qualquer, barato, com espaço e possibilidade de fan traseiro de 120mm e voce mesmo modificar em casas de serralheria de metal e pintar com tinta spray para metais anti ferrugem... fica mais de acordo com seu gosto, super refrigerado e barato.

Da uma procurada em lojas fisicas ai de sampa e negocia ele sem fonte que eles abatem uns R$20,00 do preço...

Postado
Shadow, como voce mora em são paulo, melhor voce comprar um gabinete qualquer, barato, com espaço e possibilidade de fan traseiro de 120mm e voce mesmo modificar em casas de serralheria de metal e pintar com tinta spray para metais anti ferrugem... fica mais de acordo com seu gosto, super refrigerado e barato.

Da uma procurada em lojas fisicas ai de sampa e negocia ele sem fonte que eles abatem uns R$20,00 do preço...

Então cara, a questão é, meu pai me deu um gabinete velho que tava perdido aqui em casa, só que só da para por a de 80mm, mais ai eu também iria colocar uma em cima de 120mm, sera que não fica bom?

Não quero gastar muito, aliais não posso, pois ainda preciso comprar uma fonte :S

valeu~

Postado

Oi pessoal, não se se cabe aqui o desabafo e o pedido de ajuda. Comprei uma XFX HD4830 linda, e na hora de instalar vi que por 2cm não cabe no meu gabinete (casemall r520Li)... tremenda mancada. Mas tem uma parte entre a fonte e o painel frontal, um tipo de suporte, que acho que dá pra tirar... alguém já teve esse problema com esse gabinete, ou já mexeu nele?

Postado

Olá PistolaoBR,

Gostaria de agradecer pelas dicas ... Montei meu computador semana passada e suas dicas me ajudaram muito!!

(PC na assinatura)

Utilizei um gabinete Ferrari (consegui achar preto e prata \o/) ... e coloquei aqueles 4 coolers de 12mm da CoolerMaster que você recomendou... Ficou show de bola.

Só gostaria de ver com você uma coisa, o processador está com o cooler original da AMD...

phenom9600be3lg.th.jpg

Mas a temperatura do processador fica na base dos 55º em iddle ... em full, chega a 70º!!! No manual fala que o máximo é 62º ... achei estranho, porque ainda não está nem com overclock hehe

O que vocês acham? Talvez eu até troque o cooler ... mas ele deveria aguentar não é mesmo...

Valeu ;-)

Postado

Onde você conseguiu arrumar o Ferrari, amigo? Foi na net ou em loja física?

Quanto à temperatura do processador, qual pasta térmica você usou nele? Lembro que tinha um tópico aqu no fórum com uma lista de recomendações feita pelo próprio Pistola e dizendo que isso faz muita diferença. Eu cheguei a comprar uma Noctua NH1 (algo assim) na época pra por no meu.

Valeu.

Postado

Consegui no mercado livre ... do nada consegui achar ele ... tinha só 1 :-(

A pasta térmica é a padrão do cooler original... Eu até comentei isso, acho que vem muita pasta no cooler ... poderia ser uma camada mais fina.

Vou ver se acho isso, dependendo de como for eu compro só a pasta termica e troco pela que estou usando

Postado

O tópico ao qual me referi era esse aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/guia-influencia-desempenho/556893

A parada sobre pasta térmica tá lá no segundo post.

Não sei se vai fazer muita diferença no seu caso, mas, como uma pasta térmica boa daquela lista não deve custar mais do que 20 reais e um bom cooler não sai por menos de R$ 50, acho que vale a pena tentar isso antes.

Um abraço.

Postado

Valeu pela ajuda ;-)

Pelo jeito vou comprar uma artic silver 5 então .. tomara que ajude hehe

Senão vou ter q comprar um cooler, e é tudo na faixa de 150 :-(

Postado

Quais são as sugestões de coolers para placa X48 além daqueles indicados na página inicial? está difícil de achar esses, quais as alternativas?

Postado

A questão é a que a grande maioria ai é tipo torre, não? a indicação do tópico é que pra plcas X38/X48 precisa ser ventilado diretamente, estilo cooler box... que limita pra só alguns da zalman nessa página

Postado
A questão é a que a grande maioria ai é tipo torre, não? a indicação do tópico é que pra plcas X38/X48 precisa ser ventilado diretamente, estilo cooler box... que limita pra só alguns da zalman nessa página

olha, vou se sincero... nunca vi um maxorb pra vender, então na verdade fica restrito ao bigtyp... e os outros cooler paralelos a placa mãe em sua grande maioria não são de boa qualidade, e os que são, são caros....então acho que o melhor a fazer é comprar uma ventoinha de 40~60 mm e encaixar nos dissipadores das x38/x48

Postado

Galera, alguém sabe dizer se esse gabinete é bom?

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=446&osCsid=4oea27jtvs1e6ckhf0egegh157

Parece ser bem ventilado, com a fonte instalada na parte inferior (o que eu acho uma melhor solução, uma vez que puxa o ar frio de fora do gabinete, ao invés de utilizar do ar quente que está dentro do gabinete para resfriar os componentes internos da fonte), bastante espaço interno e bom preço (R$ 249,00). A única desvantagem é que, aparentemente, não vem com nenhum sistema que dispense o uso de parafusos para a instalação de HDs, gravadores de DVDs e placas de expansão.

Abraços!

Postado
olha, vou se sincero... nunca vi um maxorb pra vender, então na verdade fica restrito ao bigtyp... e os outros cooler paralelos a placa mãe em sua grande maioria não são de boa qualidade, e os que são, são caros....então acho que o melhor a fazer é comprar uma ventoinha de 40~60 mm e encaixar nos dissipadores das x38/x48

Mas existe algum lugar que compare os coolers de torre vs "normais" pra X38/X48? não consegui achar nenhuma info fora daqui pra ver quanto de diferença causa/se realmente é tão problemático...

Tirando os da página que você indicou o que parece "melhor" é esse asus Triton 85 e o Royal Knight

http://tinyurl.com/okpbjl

http://tinyurl.com/ok4rzr

Postado

gauche, mesmo os coolers torre sendo melhores caso não ventilem os mosfets eles vão superaquecer, o que vai não só aquecer os dissipadores deles e do chipset, mas vai fazer com que o processador consuma mais energia para se manter, e consequentemente produza mais calor, logo coloque um big typhoon vx e corte a lateral do seu gabiente em cima do processdor para por um fan de 120mm com pelo menos 70cfm... vai ficar melhor que qualquer zalman cnps9700led...

Postado

Nesse fim de semana, troquei a pasta termica box do meu cooler, e coloquei uma da avc que eu tenho, não é aquelas coisas, mas melhorou um pouco... vejam só...

no everest, a placa mãe aparece com 45º, e o processador também ... já os 4 core's aparecem com 50º ... em iddle ... rodando a 800mhz ... quando fica em full, 3000mhz, a temperatura sobe em menos de 10 segundos para 70º e fica nisso (nos 4 core's) ... no processador para em 66º

e isso que eu já uso 2 coolers de 120 no lado do gabinete jogando ar para dentro :-P

to pensando em deixar o coolandquiet ativado só para o processador ... para os fans do gabinete vou colocar rodando a uns 80 ou 90% para não fazer muito barulho... porque com o coolandquiet ativado to achando que eles nao rodam muito não

Postado

Pistolão, é melhor um cooler de 19cm na lateral ou 4 de 12cm?

Acho que a resposta vai ser a 2ª opção, mas só pra confirmar. ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...