Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar XP por Vista? Ou instalar os dois?


mottora

Posts recomendados

Olá amigos, olhem minha assinatura e me digam se vale a pena eu trocar o XP pelo Vista x64 que ganhei de brinde, ou se devo instalar junto com o XP.

Uso basicamente para jogos, tanto pesados como leves e antiguinhos, meu medo é de não conseguir rodar todos os jogos no Vista, por incompatibilidade.

Meu HD está particionado em C: com 100G e D: com 195G onde C está o XP e D estão meus filmes e arquivos baixados(toda aquela tralha que eu não posso perder).

Já usei um pouco o Vista no note do meu irmão e achei meio complicado, assim como foi com o XP quando mudei do 98 pra ele, não é esse o problema, eu quero saber de vocês que são mais entendidos nesse assunto o que devo fazer, mudar radicalmente ou usar os dois?

Não tenho a mínima ideia de como instalar os dois sistemas no mesmo HD sem perder os meus arquivos do D:, se alguém souber por favor me ajude.

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse link deve ajudar:

http://www.pcguia.xl.pt/0807/especial/100.shtml#

O ideal seria você ter mais de um hd, pra facilitar td, caso haja algum problema, mas pode fazer com um só hd mesmo. E fica pr sua conta, se vai particionar um único hd em 2, 3 ou 4 unidades.

Após ver o tutorial do link, qualquer dúvida, posta aí, q a galera ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse link Paulojunior acho que vai me ajudar bastante, só que ainda não explica como eu tenho que fazer para adicionar mais uma parte no meu HD já que ele está dividido em 2 e quase cheio, sobrando 50G no C e 70G no D. O que está no C não me importo em perder mas o que está no D não posso perder de maneira nenhuma!

Mas valeu pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, explica sim, nesse tuto explica como usar o acronis partition, para particionar o disco.

Então, você deve medir a sua necessidade, e como não tem outro hd, e talvez não pretenda fazer backup dos dados, deverá mensurar qto vai precisar de espaço em cada unidade.

Uma opção seria passar todos os seus dados para a unidade C. Ver qto espaço ocupa, e calcular uma folga de espaço na unidade C para instalações posteriores no xp, de programas, e mesmo de alguns arquivos, e o q sobrar dessa unidade C, já fica disponível para particionar outras unidades(usando o acronis partition ou outro). Então, com o q sobrar da unidade C(se sobrar) e da D, você cria duas ou 3 partições, ficando a seu critério(Seria uma pro XP, outra pro Vista, e uma de dados; ou uma para cada sistema, e mais duas de dados, uma para cada sistema).

Particularmente, acho bem mais seguro arranjar um HD p fazer backup, ou alguma outra forma alternativa, nem q seja algo emprestado. Seria a forma mais prática e segura, para não correr riscos, pois o "obscuro" às vezes resolve acontecer nas melhores famílias..hehehe Então é melhor prevenir do que remediar, qd temos dados importantes q não pretendemos perder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu paulojunior, acho que vou comprar um HD de 160 Gb SATA II (R$ 125,00) particionar e instalar o Vista nele, acho que vai ser mais fácil até pra minha cabeça usar toda essa tranqueira, e vou poder utilizar os dois sistemas aproveitando o que cada um tem de melhor, me corrija se estiver errado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito q essa seja a melhor escolha, além de mais segura. Sistemas diferentes em hds diferentes.

Sugiro q você particione o novo hd em duas unidades, sendo uma pro Vista e outra para os seus arquivos relacionados ao Vista(deixando o hd com XP da mesma forma, sem mexer nele). Mas fica a seu critério.

Recomendo bastante q além desse tutorial q passei, você pesquise bastante sobre o dual-boot, p ficar bem familiarizado com tudo, e também p q esteja preparado p enfrentar possíveis problemas, ok.

Boa sorte com o dual-boot.

Logo, logo, vou fazer o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, sugestão minha: Com a máquina que você tem, vai para o Vista!!!

No inicio eu fiz o Dual boot, e o vista era muito complicado, todo diferente....

Tinha 512 de RAM, e o bichinho não tinha um desempenho satisfatorio.

Depois que coloquei 2GB, não quero outra coisa.... com ele todo atualizado, não tenho do que reclamar... não volto para o XP nem a pau!! Coloquei o Vista nos 4 micros de minha residencia e no meu notebook.... desde que instalei eles, nunca travaram e nem deram problemas, além de ter um desempenho melhor na rede.

Obs.: Todos os jogos e emuladores que tenho rodam sem problemas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Flávio, todos os tópicos que leio relatam problemas de compatibilidade de programas e jogos com o Vista, mas é bem verdade que que são tópicos antigos e acho que hoje a realidade é outra, mas sabe como é, ainda estou um pouco receoso de fazer um Kgada, pois fiquei um pouco perdido quando usei o Vista a 1ª vez, mas isso com o tempo vai passar. E os R$ 125,00 realmente não estão me sobrando. Acho que vou estudar a situação mais um pouco e ver se crio coragem pra mudança radical. De repente formato meu C: e instalo o Vista lá sem perder meus arquivos que estão no D:, caso não goste posso reinstalar o XP. Agradeço a todos que colaboraram!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!