Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, gostaria de indicações de fans, tenho um gabinete cougar archon, e por enquanto tenho um fan que veio nele e um shark de 12cm.

Desde já agradeço!!!

Postado

Bom dia, gostaria de indicações de fans, tenho um gabinete cougar archon, e por enquanto tenho um fan que veio nele e um shark de 12cm.

Desde já agradeço!!!

@Iagofbs

Tenho o mesmo gabinete. No meu coloquei 2 Akasa Apache de 12mm na frente, 1 Akasa Piranha de 12mm atrás como exaustor e nenhum na lateral. O original que veio com o gabinete coloquei em outro pc. Recomendo esses fans da Akasa, pois são bem silenciosos e com bom custo x benefício.

Já tive Cooler Master Sickleflow e Cooler Master xtraflo e eram bem mais barulhentos.

Dependendo do uso da máquina esses 2 que tu tens já estão de bom tamanho, pois os 3 que tenho na minha, na grande parte do tempo, estão em idle.

• Curtir 1
Postado

@guidadall obrigado pela sugestão, você colocou quantos fans na frente do gabinete? Estou querendo colocar 2 na frente e 1 na lateral e já contando com o que veio com o gabinete como exaustor.

Postado

@guidadall obrigado pela sugestão, você colocou quantos fans na frente do gabinete? Estou querendo colocar 2 na frente e 1 na lateral e já contando com o que veio com o gabinete como exaustor.

@Iagofbs

Coloquei os 2 Apache na frente e o Piranha atrás. Não coloquei na lateral.

Sugiro que coloque o que veio junto com o gabinete para ventilar (na frente ou lateral) e coloque como exaustor um mais forte, pois o que vem junto é fraquinho.

Sugiro também que vá acrescentando fans aos poucos, conforme necessidade, pois talvez 2 fans sejam o suficiente p refrigerar tua máquina, dependendo do teu uso. Vá monitorando as temperaturas. Assim tu também não gasta dinheiro desnecessariamente. 

Postado

Estou na duvida entre os seguintes fans, de 12 e 14cm:

A tabela tambem serve para fins informativos, fiz ela com a intencao de ser bem descritiva

12cm:

Cougar Hydraulic                Cooler Master Sickleflow                                      Aerocool Shark                      

Link                                       Link                                                                          Link

1200 RPM                             2000 RPM                                                               1500RPM

65 CFM                                 69 CFM                                                                   82 CFM

16,6dB                                  19dB                                                                        26dB

Pressão 1,74                         Pressão 2,94(Não acredito,ta no site da CM)        Pressão 1,27

Preço médio=R$40~45         Preço médio= R$25~32                                          Preço médio= R$30~40

14cm:

Cougar Hydraulic             Aerocool Shark

Link                                    Link

1000 RPM                          1500 RPM

73 CFM                              96,5 CFM

18dB                                  26,6dB

Pressão 1,4                       Pressão 1,0

Preço Médio=R$42~45     Preço Médio=R$40~45

Tenho um Shark 12cm, no topo do gabinete como exaustor nao fazia muito barulho, mas no assoalho do gabinete como intake faz um zumbido insuportavel..

Pretendo comprar 1 fan de 14cm, e 2 de 12cm..

O de 12 ficará na frente do gabinete, onde tem um filtro de ar, então acho que deve ter uma alta pressão.

O outro ficará na traseira substituindo o fan original. Este deve ter um CFM bom para ajudar tambem a tirar o ar quente dos VRMs

O de 14 ficará no topo do gabinete.

A pressao altissima do Sickleflow esta correta ? Se sim, ele ganha do Cougar Hydraulic em todos os aspectos, e nao sei porque o Cougar é estão caro apesar de eu gostar muito do visual dele..

Prezo pela boa ventilação, silêncio tambem mas nao precisa ser que nem uma biblioteca, só não pode incomodar muito(O Shark no assoalho incomoda bastante)

O que me recomendam ? Vamos discutir

Postado

Ainda estou montando meu computador, não testei meu shark ainda :( , mas aqui onde moro o verão é complicado, por isso essa preocupação com resfriamento kkkkkk, os sharks são barulhentos?

Postado

Ainda estou montando meu computador, não testei meu shark ainda :( , mas aqui onde moro o verão é complicado, por isso essa preocupação com resfriamento kkkkkk, os sharks são barulhentos?

@Iagofbs

Então cara, no topo do gabinete eu nem ouvia direito, mas na traseira ou no chão do gabinete acabava fazendo um zumbido bem chato

Postado

A pressao altissima do Sickleflow esta correta ?

Se o número de série do anúncio estiver correto, essa fan seria na verdade o Sickleflow X que é uma atualização do anterior.
Essa nova versão usa um rolamento de melhor qualidade.
Veja as especificações da CM aqui.

Esses 19 dba não são coerentes, mas essa especificação já deve ter uns 8 anos oriundo do antigo Sickleflow e que a CM deveria ter corrigido.

Eu pessoalmente confio nas especificações dos atuais dos produtos da CM.

Veja uma review aqui comparando o JetFlo, o Sickleflow X e o antigo Sickleflow.

Pela review, o CFM do Sickleflow X na verdade ultrapassa o da especificação.

A pressão estática não foi testada, mas considerando o resultado geral das atuais fans parecem ser um bom sinal para acreditar nos números que a CM divulga.
Postado

Vou dá uma sugestão a todos. Por experiencia própria. NUNCA comprem o fan AF120 da Corsair. Uma tremenda porcaria. Não tem força de nada. Comprei dois, paguei 42,00 em cada. Me arrependi. 

Depois comprei dois aerocool shark. Estes sim são ótimos, Tem força, tem um led bonito, e ainda vem com um cabo que quando usado diminuiu a força do fan (para que ele não funcione no máximo, e posteriormente, não faça barulho);

• mês depois...
Postado

Estou na duvida entre os seguintes fans, de 12 e 14cm:

A tabela tambem serve para fins informativos, fiz ela com a intencao de ser bem descritiva

12cm:

Cougar Hydraulic                Cooler Master Sickleflow                                      Aerocool Shark                      

Link                                       Link                                                                          Link

1200 RPM                             2000 RPM                                                               1500RPM

65 CFM                                 69 CFM                                                                   82 CFM

16,6dB                                  19dB                                                                        26dB

Pressão 1,74                         Pressão 2,94(Não acredito,ta no site da CM)        Pressão 1,27

Preço médio=R$40~45         Preço médio= R$25~32                                          Preço médio= R$30~40

14cm:

Cougar Hydraulic             Aerocool Shark

Link                                    Link

1000 RPM                          1500 RPM

73 CFM                              96,5 CFM

18dB                                  26,6dB

Pressão 1,4                       Pressão 1,0

Preço Médio=R$42~45     Preço Médio=R$40~45

Tenho um Shark 12cm, no topo do gabinete como exaustor nao fazia muito barulho, mas no assoalho do gabinete como intake faz um zumbido insuportavel..

Pretendo comprar 1 fan de 14cm, e 2 de 12cm..

O de 12 ficará na frente do gabinete, onde tem um filtro de ar, então acho que deve ter uma alta pressão.

O outro ficará na traseira substituindo o fan original. Este deve ter um CFM bom para ajudar tambem a tirar o ar quente dos VRMs

O de 14 ficará no topo do gabinete.

A pressao altissima do Sickleflow esta correta ? Se sim, ele ganha do Cougar Hydraulic em todos os aspectos, e nao sei porque o Cougar é estão caro apesar de eu gostar muito do visual dele..

Prezo pela boa ventilação, silêncio tambem mas nao precisa ser que nem uma biblioteca, só não pode incomodar muito(O Shark no assoalho incomoda bastante)

O que me recomendam ? Vamos discutir

Depois que desenvolvi o controlador de Fans, não quero mais saber de fan com baixo CFM.  A versatilidade proporcionada por ele é inigualável. Desempenho ou silêncio com o toque de um botão. Quem ainda não tem recomendo que faça (ou compre), pois vale muito a pena.

Eu particularmente gosto muito das sharks, em painéis onde não há filtros de ar muito espessos (como no caso do painel frontal do meu gabinete) elas são excelentes. Se essa situação ocorre seria melhor uma fan com maior pressão estática.

As fans da cougar são mais caras pelo tipo de rolamento utilizado (Rolamento de fluído Dinâmico), que proporciona menor ruído e maior durabilidade.

Abraço

Vou dá uma sugestão a todos. Por experiencia própria. NUNCA comprem o fan AF120 da Corsair. Uma tremenda porcaria. Não tem força de nada. Comprei dois, paguei 42,00 em cada. Me arrependi. 

Depois comprei dois aerocool shark. Estes sim são ótimos, Tem força, tem um led bonito, e ainda vem com um cabo que quando usado diminuiu a força do fan (para que ele não funcione no máximo, e posteriormente, não faça barulho);

Amigo, dizer que determinado produto de uma marca tão conceituada como a Corsair é uma "porcaria" eu acho um tanto equivocado. Talvez o que tenha ocorrido é que simplesmente a fan adquirida por você não encaixa na sua necessidade específica, por isso a importância de se pesquisar antes da compra, pois para cada situação, existe um produto mais adequado.

Abraço

• mês depois...
Postado

O Fan de 120mm que tenho com maior eficiência no fluxo de ar medido é o Thermaltake Blue-Eye LED Case Fan ( ref AF0026 ), esse fan possui 97.5CFM obtido com rotação à 2500 RPM, pela especificação sem dúvida ele não é o mais silencioso já que pode emitir até 38.8dBA, no meu caso o utilizo no dissipador como cooler do processador e no gabinete fechado não observo ruído.

16jf2om.jpg

O impressionante valor de 97.5 CFM o torna um dos fans com maior Cubic Feet per Minute of airflow do mundo, é importante salientar que ele possui um controle de ajuste de rotação.

1zb6kqs.jpg

Controle de rotação

Eu tenho também um Shark da Aerocool de 120mm, versão White Edition com a tecnologia de Fluid Dynamic Bearing ( Rolamento de Fluido Dinâmico ), é um produto com 100.000 horas de vida útil estimada, consumo de apenas 1.56W, 82.6 CFM e 26dBA em full load ( 1500RMP ), hoje já existem versões melhores do Shark.

Postado

Pergunta: tu precisa que o fan tenha algum tipo de controle de rotação?

Acho que não, até porque ele já faz isso automático? E sendo 2000RPM tá ótimo. Esse Viper deve ser bem superior ao Cougar Dual-X né? Sendo que o mesmo não deve chegar aos 1500 RPM... Aproveitando, tem algum bom de no máximo 40 reais que seja 140mm? Ah, o Blue Eye da Thermaltake é MUITO superior ao Viper? To indeciso entre estes dois caso não exista algo melhor nesta faixa de preço.

Postado

Acho que não, até porque ele já faz isso automático? E sendo 2000RPM tá ótimo. Esse Viper deve ser bem superior ao Cougar Dual-X né? Sendo que o mesmo não deve chegar aos 1500 RPM... Aproveitando, tem algum bom de no máximo 40 reais que seja 140mm? Ah, o Blue Eye da Thermaltake é MUITO superior ao Viper? To indeciso entre estes dois caso não exista algo melhor nesta faixa de preço.

O Viper é superior mas também é um pouco mais barulhento, e tem conexao PWM de 4 pinos, e pode ser que sua placa-mãe nao tenha uma conexão dessa livre, já que normalmente é usada pra Fan do processador.

O Cougar Dual-X tem uma pressão estática bem boa, que ajuda quando ele é instalado em locais com grade na frente, como na parte traseira do gabinete. Comprei ambos os tamanhos, 120 e 140mm, paguei cerca de 40 reais em cada. A construção dele e os leds tambem são muito bons.

Postado

O Viper é superior mas também é um pouco mais barulhento, e tem conexao PWM de 4 pinos, e pode ser que sua placa-mãe nao tenha uma conexão dessa livre, já que normalmente é usada pra Fan do processador.

O Cougar Dual-X tem uma pressão estática bem boa, que ajuda quando ele é instalado em locais com grade na frente, como na parte traseira do gabinete. Comprei ambos os tamanhos, 120 e 140mm, paguei cerca de 40 reais em cada. A construção dele e os leds tambem são muito bons.

Mesmo sendo mais lento teoricamente, ele tem maior fluxo não é mesmo? Ainda assim, queria mais opiniões sobre estes 3. E sobre ser 4 pinos, só usar adaptador que vem com o mesmo não é? Só que aí tem que ligar direto na fonte talvez...
Postado

Mesmo sendo mais lento teoricamente, ele tem maior fluxo não é mesmo? Ainda assim, queria mais opiniões sobre estes 3. E sobre ser 4 pinos, só usar adaptador que vem com o mesmo não é? Só que aí tem que ligar direto na fonte talvez...

Olá @charles

Conforme especificações que tirei do site Kabum (todos são 120mm). Pintei em azul os melhores:

Cougar Dual-X: 

- Velocidade: 1200 rpm

- Fluxo de ar:  64,37 CFM

- Pressão de ar: 1,74 mm H2O 

- Ruído: 16.6 dB

- Conector: 3 pinos (com adaptador molex)

- Preço: 34,77

Akasa Viper:

- Velocidade: 600 ~ 1900 rpm

- Fluxo de ar: 83.63 CFM

- Pressão de ar: 2,64 mm H2O

- Ruído: 6.9 ~ 28.9 dB

- Conector: 4 pinos PWM (com sensor de rpm)

- Preço: 36,46

Thermaltake Blue-Eye:

- Velocidade: 1300 ~ 2500 rpm

- Fluxo de ar: 97,5 CFM

- Pressão de ar: 4,65 mm H2O

- Ruído: 24,6 ~ 38,8 dB

- Conector: 4 Pinos (com adaptador molex)

- Preço: 46,66

O Thermaltake é superior aos demais, só não sei se vale pelo preço. Vai depender da tua necessidade.

Sobre os 4 pinos se tua placa-mãe tiver disponível algum conector com 4 pinos tu pode ligar o fan nele p ela fazer um controle da velocidade. Senão pode ligar direto na fonte usando um molex (que geralmente vem junto).

A minha placa-mãe, por exemplo, tinha o conector de 4 pinos do fan da cpu (cpu_fan) e um outro de 4 pinos sobrando (cha_fan), aí liguei todos os meus 3 fans nele usando um cabo adaptador (Akasa Flexa FP5). Assim, minha placa-mãe controla a velocidade dos fans (porém não individualmente).

Considera também um de 140mm... olha esse Akasa Viper:

- Velocidade: 600 ~ 1600 RPM

- Ruído: 12.5 ~ 26.01 dB

- Fluxo de ar: 110.61 CFM

- Pressão do ar: 3.12 mm-H2O

Menos RPM que o de 120mm na rotação máxima, porém bem mais CFM (mais até que o Thermaltake). Custando 29,00 no Guerra Digital.

https://www.guerradigital.net/fan-akasa-viper-140mm-ak-fn063.html

Postado

Olá @charles

Conforme especificações que tirei do site Kabum (todos são 120mm). Pintei em azul os melhores:

Cougar Dual-X:

- Velocidade: 1200 rpm

- Fluxo de ar: 64,37 CFM

- Pressão de ar: 1,74 mm H2O - Ruído: 16.6 dB

- Conector: 3 pinos (com adaptador molex)

- Preço: 34,77

Akasa Viper:

- Velocidade: 600 ~ 1900 rpm

- Fluxo de ar: 83.63 CFM

- Pressão de ar: 2,64 mm H2O

- Ruído: 6.9 ~ 28.9 dB

- Conector: 4 pinos PWM (com sensor de rpm)

- Preço: 36,46

Thermaltake Blue-Eye:

- Velocidade: 1300 ~ 2500 rpm

- Fluxo de ar: 97,5 CFM

- Pressão de ar: 4,65 mm H2O

- Ruído: 24,6 ~ 38,8 dB

- Conector: 4 Pinos (com adaptador molex)

- Preço: 46,66

O Thermaltake é superior aos demais, só não sei se vale pelo preço. Vai depender da tua necessidade.

Sobre os 4 pinos se tua placa-mãe tiver disponível algum conector com 4 pinos tu pode ligar o fan nele p ela fazer um controle da velocidade. Senão pode ligar direto na fonte usando um molex (que geralmente vem junto).

A minha placa-mãe, por exemplo, tinha o conector de 4 pinos do fan da cpu (cpu_fan) e um outro de 4 pinos sobrando (cha_fan), aí liguei todos os meus 3 fans nele usando um cabo adaptador (Akasa Flexa FP5). Assim, minha placa-mãe controla a velocidade dos fans (porém não individualmente).Considera também um de 140mm... olha esse Akasa Viper:

- Velocidade: 600 ~ 1600 RPM

- Ruído: 12.5 ~ 26.01 dB

- Fluxo de ar: 110.61 CFM

- Pressão do ar: 3.12 mm-H2O

Menos RPM que o de 120mm na rotação máxima, porém bem mais CFM (mais até que o Thermaltake). Custando 29,00 no Guerra Digital.

https://www.guerradigital.net/fan-akasa-viper-140mm-ak-fn063.html

Esse Viper 140mm gostei, até pelo excelente preço. Só que prezo mesmo pelo resfriamento, até porque irei usar como exaustor, porém não sei se no modo exaustor faz diferença algo acima dos 2000 RPM. Quanto a mobo, não tenho entrada sobrando. Assim ele não tem variação de velocidade automática? Fica sempre no máximo? Acho que vou no do Viper 140mm mesmo já que provavelmente não dará pra por 120 na traseira do meu gabinete.

***** que ta indisponível.

• Membro VIP
Postado

@Charles Decker, se ligar o fan direto na fonte, ele vai ficar sempre em rotação máxima (tenho dois vipers de 120mm aqui no meu gabinete e eles em rotação máxima o ruído é perceptível não que incomode muito, mas há.) 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...