Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

Colega, eu cortei os LEDs de todos os meus R4 porque acho dar tratamento de beleza ao computador uma tremenda frescura. No final das contas esse monte de LED acaba até atrapalhando, porque eles são muito fortes. Dormir com um monte desses na sua cara deve ser impossível.

Como não tenho nenhum fan aqui com LED não posso te dizer isso com certeza, mas acredito que é possível ver a luz de qualquer lado do fan. Quando você comprar um e **-lo para funcionar vai entender o que estou dizendo.

No R4 os LEDs ficam realmente dentro de um casulo de plástico, iluminando diretamente as hélices. Como elas são parcialmente transparentes a luz as atravessa, criando em vez de quatro pontos (ou focos) de luz quatro traços (ou linhas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho 4 ZM F3 aqui (frontal, traseira, lateral e no teto do gabinete). SILÊNCIO ABSOLUTO.

Três delas a 900 RPM e uma a 1800 RPM. Agora consigo dormir em paz. Minhas antigas Evercool estavam extremamente imundas e barulhentas.

O que pesou na minha escolha? Simples: sem LEDs. Odeio Leds espalhafatosos.

Ainda estou pensando em comprar uma quinta ZM F3 para substituir a fan do iCE AGE 120 Prima Boss aqui que tem um led azul maldito.

Eu fico receoso de cortar os leds porque não sei de que forma eles estão ligados na fan. Se estiverem em série, adeus fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 4 ZM F3 aqui (frontal, traseira, lateral e no teto do gabinete). SILÊNCIO ABSOLUTO.

Três delas a 900 RPM e uma a 1800 RPM. Agora consigo dormir em paz. Minhas antigas Evercool estavam extremamente imundas e barulhentas.

O que pesou na minha escolha? Simples: sem LEDs. Odeio Leds espalhafatosos.

Ainda estou pensando em comprar uma quinta ZM F3 para substituir a fan do iCE AGE 120 Prima Boss aqui que tem um led azul maldito.

Eu fico receoso de cortar os leds porque não sei de que forma eles estão ligados na fan. Se estiverem em série, adeus fan.

Impossível um negócio desses. Há algum caso de fan com LED em série? Isso seria muito estúpido, porque se o LED queimasse (o que acontece com facilidade) o fan pararia de funcionar.

Além disso, como o circuito seria em série então a mesma corrente teria que passar no LED e no motor. Isso iria requerer fio mais grosso para os LEDs. Além disso eles "roubariam" tensão do motor, tornando o fan mais lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei 3 unidades desse cooler do tópico em meu gabinete, num PC novo que estava montando. No começo parecia estar rodando bem, mas, quando terminei de instalar o windows, eles começaram a girar em alta velocidade e a fazer um barulho insuportável. Tive até que desligar o PC pra terminar de montar outro dia, pois já era de madrugada e estava acordando a casa inteira de tão alto que tava (sem contar que o gabinete parecia que ia sair voando a qualquer momento, com aquelas "turbinas" em alta velocidade).

Alguém saberia me dizer o que houve? Liguei os coolers difretamente na fonte através dos adaptadores de 4 pinos que vêm na embalagem. Não liguei na placa mãe porque minha mobo só tem entrada para 1 cooler além do processador.

Tive que deixar o gabinete sem cooler provisoriamente até eu resolver esse problema, mas não faço ideia do que possa ter havido. :confused:

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei 3 unidades desse cooler do tópico em meu gabinete, num PC novo que estava montando. No começo parecia estar rodando bem, mas, quando terminei de instalar o windows, eles começaram a girar em alta velocidade e a fazer um barulho insuportável. Tive até que desligar o PC pra terminar de montar outro dia, pois já era de madrugada e estava acordando a casa inteira de tão alto que tava (sem contar que o gabinete parecia que ia sair voando a qualquer momento, com aquelas "turbinas" em alta velocidade).

Alguém saberia me dizer o que houve? Liguei os coolers difretamente na fonte através dos adaptadores de 4 pinos que vêm na embalagem. Não liguei na placa mãe porque minha mobo só tem entrada para 1 cooler além do processador.

Tive que deixar o gabinete sem cooler provisoriamente até eu resolver esse problema, mas não faço ideia do que possa ter havido. :confused:

Obrigado.

Cara, isso é estranho... Aqui também tenho 2 fans desses ligados diretamente na fonte e eles fazem barulho, mas não tanto a ponto de acordar o pessoal da casa como os seus! :D

Muito provavelmente seus coolers estão com problemas mesmo...

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, será? E esses coolers são carissimos XD

Será que não é algum problema de ligação? Por exemplo, tem problema ligar vários coolers num único conector de 4 pinos através de acessórios como este aqui?

Abraço.

Que eu saiba não tem problema nenhum. Até porque cada fan não gasta muita energia. Mas fique sabendo que esse adaptador não permite o controle da velocidade de rotação do fan pela placa-mãe.

Aliás, o fan desse tópico nem precisa de adaptadores como o citado porque ele já vem com adaptador para 4 pinos e uma "extensão" molex, que permite você conectar outra ventoinha com o adaptador dela. Aqui em casa eu liguei os dois R4-L2R-20CK-GP no mesmo cabo molex da fonte e funcionam direitinho na velocidade de rotação máxima e sem produzir um ruído muito alto.

Como já disse anteriormente, o ruído é razoável, mas não chega a incomodar, apesar de ser bem mais barulhento que o fan que veio junto com o gabinete, que também está ligado diretamente na placa-mãe (embora tenha fluxo de ar bem menor que o fan do tópico).

Caso você queira controlar a velocidade de rotação dos coolers, para que façam menos barulho, compre um controlador como esse:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_103_128&products_id=602&osCsid=82m6bbo1vcb77kdek2s321om61 (controla até 4 fans)

Ou esse:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_103_128&products_id=608&osCsid=82m6bbo1vcb77kdek2s321om61 (controla até 6 fans)

Ambos só precisam que seus fans tenham conectores de 3 pinos (o do tópico tem).

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal alguem poderia me dizer pra que lado o ar dele flui? Se é o lado do adesivo ou o lado de trás? Caso seja o lado de trás alguem poderia me passar um tutorial de como aproveitar o LED?

Eu nunca tinha visto parafusos tão mal projetados =O, alguem mais ai teve problemas pra usar os coolers?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa =(, eu fui usando uma chave philips e dos 16 parafusos que eu tinha 5 perderam a "cruz" no final tive que usar um alicate que arranhou meu gabinete em cerca de 0,8 cm, embora tenha sido tampado(cm 690,cooler superior) o gabinete é novo novo novo, tá até brilhando

A propósito, poderia me dizer se a seguinte "gambiarra" ira funcionar? Para alimentar 2 coolers no topo do meu Cm 690 eu pretendo levar apenas 1 cabo de 4 pinos, no caso eu iria atar 1 adaptador de 4 pinos a outro, e usar 2 coolers com o mesmo cabo. Algum problema em fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aiiii arranhou a criança

sacanajem isso =/

mas sinceramente isso foi porque fizestes algo errado mesmo... aqui nao tive problema com nenhum deles ;D

Bom, embora n vi eles funcionando ainda(falta chegar meu cpu, mb e ram) eles estão extremamente fixados, acredito que n havera vibração =D.

Ps. Poderia responder meu edit no post anterior por favor ? obrigado =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode usar os dois coolers no mesmo cabo fera

sem problema nenhum ;D

pode até botar todos no mesmo cabo, caso queira q todos funcionem 100% o tempo todo... só q como todo cooler ele faz um pouco de barulho quando se coloca tudo no maximo... (e isso nao importa o cooler q seja, no maximo sempre tu escuta algo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode usar os dois coolers no mesmo cabo fera

sem problema nenhum ;D

pode até botar todos no mesmo cabo, caso queira q todos funcionem 100% o tempo todo... só q como todo cooler ele faz um pouco de barulho quando se coloca tudo no maximo... (e isso nao importa o cooler q seja, no maximo sempre tu escuta algo)

Obrigado =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal alguem poderia me dizer pra que lado o ar dele flui? Se é o lado do adesivo ou o lado de trás? Caso seja o lado de trás alguem poderia me passar um tutorial de como aproveitar o LED?

Eu nunca tinha visto parafusos tão mal projetados =O, alguem mais ai teve problemas pra usar os coolers?

Opa, deu mole, colega! :D

Logo que recebi os fans eu percebi que os parafusos não entravam. Iniciei então uma empreitada para abrir os furos dos parafusos utilizando uma chave de fenda. u girei a ponta da chave em cada buraco de parafuso, como um lápis em um apontador. A diferença é que quem estava sendo comido não era o lápis (chave) e sim o apontador (buraco)! :D

Dá uma trabalheira enorme e minhas mãos doeram por dois dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive problemas com parafusos com esses fans não. Até achei que encaixaram bem facilmente. É estranho esse problema que vocês tiveram, será que os fans que vocês adquiriram são falsos ou alguma coisa assim? :confused:

[]s!

O meu não faz ruído. Não estamos acreditando aqui no tópico que os falsos (se existirem) são os que fazem barulho? :D

É muito claro que o parafuso não cabe nos buracos. Só entra um pedacinho dele se você não abrir o buraco antes. Se o seu fan fosse assim você perceberia. A não ser, é claro, que você seja o Superman, aí entra fácil, fácil :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um desse instalado como exaustor na traseira do gabinete, bem ao lado do cpu. Desativei na BIOS o controle da placa-mãe sobre a rotação dele, obrigando-o a rodar sempre a 100% (como diz na bios: FAN CONTROL > enable= controled, disabled= 100% all time).

Só que na guia Hardware Monitoring, na própria BIOS, ele acusa rotação máxima de 1560.

o que pode ser?

PS: os buracos malfeitos dos parafusos confere aqui também... A chave de fenda quase envergou pra entrar 1mm do parafuso no buraco...

SUFOCO AMIGO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses parafusos são terríveis mesmo. Também penei pra instalar aqui. Muito mal projetado isso. Podiam mandar parafusos menores com roscas ao invés desses enormes que parecem ser feitos pra fixar "destruindo".

Entretanto, como o colega acima falou, outros coolers também vêm com o mesmo parafuso, então não é um problema exclusivo desse modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!