Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Se você pretende usar 2 monitores, fique com a segunda. Se pretende usar um monitor e uma TV, ou só uma TV, fique com a primeira.

Se não pretende usar nenhuma dessas configurações, essa discussão toda não faz sentido.

• Membro VIP
Postado

vocês estão meio doidos é?? Recomendar a placa peloq eu vem de adicional nela??? Tem de saber é qual o modelo certinho da placa. A Sapphire fabrica nada menos que 11 modelos de HD4850!!! Tem de ver quais sao os modelos das 2 placas, ai sim a gente pode dizer qual delas é vantagem pro amigo ali acima.

Postado

aqui ó galera

a diferença

uma é assim:

Especificações:

- Interface: PCI-E 16X

- Chipset: ATI HD4850

- Clock: 625MHz

- Resolução Máxima: 2560x1600

Memória:

- Quantidade: 512MB

- Clock: 1986MHz

- Barramento: 256-bit

- Tipo: GDDR3

RAMDAC:

- 400MHz x 2

Conectores:

- (1) DVI (1) VGA (1) HDMI

Suporte:

- DirectX 10.1 OpenGL 2.0

CrossfireX:

- Sim

Alimentação:

- (1) PCI-E 6-pin

Adicionais:

- (1) adaptador molex 4-pin p/ PCI-E 6-pin (1) conector CrossFire

Garantia

12 meses

Peso

718 gramas (bruto com embalagem)

e outra é assim:

Especificações:

- RAMDAC: 400MHz x 2

- Conectores: Dual DVI S-Video

- Suporte: DirectX 10.1 OpenGL 2.0

- CrossfireX: Sim

- Alimentação: (1) PCI-E 6-pin

Memória:

Adicionais:

- (1) adaptador VGA/D-Sub p/ DVI (1) adaptador molex 4-pin p/ PCI-E 6-pin (1) adaptador DVI p/ HDMI (1) adaptador S-Video p/ composto (1) conector CrossFire

Garantia

12 meses

Peso

ou seja para mim nao tem diferença, so os adicionais, estou certo? então é melhor ir com a mais barata ne?

valeu

Postado
aqui ó galera

a diferença

uma é assim:

Especificações:

Memória:

RAMDAC:

- 400MHz x 2

Conectores:

- (1) DVI (1) VGA (1) HDMI

Suporte:

- DirectX 10.1 OpenGL 2.0

CrossfireX:

- Sim

Alimentação:

- (1) PCI-E 6-pin

Adicionais:

- (1) adaptador molex 4-pin p/ PCI-E 6-pin (1) conector CrossFire

Garantia

12 meses

Peso

e outra é assim:

Especificações:

- RAMDAC: 400MHz x 2

- Conectores: Dual DVI S-Video

- Suporte: DirectX 10.1 OpenGL 2.0

- CrossfireX: Sim

- Alimentação: (1) PCI-E 6-pin

Memória:

Adicionais:

- (1) adaptador VGA/D-Sub p/ DVI (1) adaptador molex 4-pin p/ PCI-E 6-pin (1) adaptador DVI p/ HDMI (1) adaptador S-Video p/ composto (1) conector CrossFire

Garantia

12 meses

Peso

ou seja para mim nao tem diferença, so os adicionais, estou certo? então é melhor ir com a mais barata ne?

valeu

Se você não for usar os adicionais que a segunda placa fornece, fique, obviamente, com a primeira, que é mais barata.

Postado

Venho comunicar que uma placa de video Saphire HD4850 (dual-slot) que vivia em minha residência, veio a falecer neste mesmo local, às 06:00 hs do dia 2/05/2009 (nesta terça-feira).

Causa da morte: Ventoinha travada.

Motivo do tratamento: O usuário irresponsável fez um MOD BIOS para reduzir a velocidade da ventoinha usando uma versão do programa RBE (Radeon Bios Editor) que não tratava corretamente o SPIN UP da ventoinha e ainda criou uma curva de temperatura x velocidade inadequada. :muro:

Descrição detalhada do ocorrido: :priv:

Na modificação do BIOS, o usuário desenhou uma curva ruim para a ventoinha, não deixando a velocidade de 100% para o caso das temperaturas chegarem ao extremo. Embora o usuário tenha percebido que o SPIN/UP não estava funcionando corretamente (devido ao programa RBE) e que a ventoinha poderia travar, ele ignorou porque viu que a ventoinha sempre ligava antes das temperaturas chegarem a 70ºC. :looka:

:stupid: O usuário passou 1 mês usando a placa dessa maneira, até que num dia muito frio (2/05/2009), a falta do SPIN/UP fez com que a ventoinha não conseguisse partir e o atrito maior no eixo da ventoinha (devido ao frio) manteve a ventoinha travada até que a temperatura chegasse à extremos... como o usuário também havia limitado a porcentagem de ventoinha para os extremos... esta deve ter continuado travada, pois não tinha tensão suficiente para vencer o atrito do eixo. :blush:

Após o dano ocorrido, provavelmente em algum dos primeiros bancos de memória (pois o micro estava no desktop e parado, e porque as memórias são as primeiras a esquentarem), o driver de video força um SPIN/UP manual na ventoinha, ativando ela... e depois gera uma mensagem de erro. Mas o usuário estava distante do microcomputador e quando chegou, já era tarde demais... apenas viu a mensagem, desligou e religou o micro e deparou com alguns riscos persistentes no video. :ahh:

Agora a placa só funciona em modo VGA (640x480)... ao se redimensionar ou ativar a Aceleração de Hardware, aparecem alguns riscos na tela e em cerca de 20 segundos a placa trava. :unsure:

Sentença cabida ao usuário: O usuário permanecerá algumas semanas usando as "ruínas" da placa (modo VGA) para checar seus e-mails em 640x480 (aff). Não poderá jogar Crysis e nem mesmo Warcraft3 (Talvez Warcraft2 funcione). O usuário deverá terminar as provas da faculdade e ser contratado como efetivo em alguma empresa antes de comprar outra placa semelhante. Obs: Enquanto não for efetivado, será permitido ao usuário comprar uma placa PCI-Express no Mercado Livre por até no máximo R$ 50,00 (Nvidia 8500GT ?). :goff:

:help: Se alguém conhecer alguma outra solução (soldagem BGA), me avise. A placa está inteira, com todas as peças originais, sem sinais, riscos ou adaptações. Consegui inclusive voltar a BIOS original. Se alguém quiser aproveitar alguma peça, com certeza 99% das pessoas estão perfeitas. Ai que dó... :cry:

• Membro VIP
Postado

putz que azar hein!

eu costumo fazer over no meu processador... mas na placa eu fico quieto porque o investimento foi alto....

até acho que ela tá um pouco acima do original... mas é pouca coisa... e não fiz nada para reduzir o cooler hehehehehehe portanto, ela se mantem tranquila... da primeira vez que fiz over me apareceu uma cacetada de artefatos... tive que reduzir em muito a velocidade da memória... hehehehe atualmente ela tá na boa e não chega a 60º nem a pau... ainda mais nos dias frios que está fazendo na minha terra...

hehehehe até quero que ela esquente.. daí ela pode esquentar o ambiente também, melhor do que um aquecedor hehehehehe

• Membro VIP
Postado

FBpatyboy, na verdade o que mais interessa na Hd4850 é o cooler, se você tiver a foto delas manda que a gente da o veredito. Ter itens a mais ou a menos é indiferente pois se você comprar uma placa sem a saida VGA ou HDMI nata na placa, os adaptadores vem de brinde e funcionam 100%.

Postado
FBpatyboy, na verdade o que mais interessa na Hd4850 é o cooler, se você tiver a foto delas manda que a gente da o veredito. Ter itens a mais ou a menos é indiferente pois se você comprar uma placa sem a saida VGA ou HDMI nata na placa, os adaptadores vem de brinde e funcionam 100%.

Na verdade o cooler está intacto, perfeito. A zoada foi de software mesmo. Posso até arrumar uma máquina pra colocar as fotos, mas serão iguais as de uma placa zero. O espelho prateado de cima do cooler também está lisinho.

• Membro VIP
Postado

Hopehunter, eu me referia ao caso do partyboy que quer escolher qual 4850 comprar, a sua eu imagino que esteja intacta visualmente afinal apenas superaqueceu. Uma pena sua BIOSMOD ter ficado com falhas. Imagino o que seja ter de aturar cooler barulhento, eu também nao aguentaria. Mas aqui é super tranquilo visto que a TOXIC nao precisa operar acima de 60% para manter a placa abaixo do 65º mesmo no verão.Mesmo a 100% o VF900 é inaudivel. Alias ja tentou empurrar para a garantia? Desde que o tecnico nao leia essa pagina do forum você tem boa chance de um rma ai.

Partyboy ambas usam o otimo cooler dual slot, fica a seu criterio apenas escolher entre elas. Mas ao meu ver é indiferente ja que uma traz as saidas diversificadas e a outra, traz os adaptadores. Se fosse eu que tenho 2 monitores ficaria com a normal de 2 saidas DVI. Pois as vezes uso os 2 monitores ao mesmo tempo e nao tenho TV lcd, mas mesmo que tivesse, o adaptador está na caixa so esperando. Agora mudando de assunto, o preço está bem salgado ali na Kabum, comprei pra um cliente meu nesta segundda na Londritech (www.londritech.com.br) por 439 com frete gratis o modelo da XFX com OC (650\1050mhz) e ainda eles tem também a HIS la por 519.

Postado
Hopehunter, eu me referia ao caso do partyboy que quer escolher qual 4850 comprar, a sua eu imagino que esteja intacta visualmente afinal apenas superaqueceu. Uma pena sua BIOSMOD ter ficado com falhas. Imagino o que seja ter de aturar cooler barulhento, eu também nao aguentaria. Mas aqui é super tranquilo visto que a TOXIC nao precisa operar acima de 60% para manter a placa abaixo do 65º mesmo no verão.Mesmo a 100% o VF900 é inaudivel.

Ops... mal ae, foi a emoção forte...

Eu já tinha comprado essa HD4850 usada. Agora já era mesmo. Acho que vou usar ela como peso de papel XD...

Pelo menos aprendi alguma coisa pra próxima vez que eu mexer... afinal, não consigo ficar sem mexer mesmo... especialmente por causa do barulho... Você não imagina como tava legal, não se ouvia nada do PC ! Só em dias muito quentes que a minha fonte Seventeam acelerava um pouco e dava pra ouvir. Ou jogando Crysis que a ventoinha da CPU e da minha ex-placa modificada faziam um barulho de leve... e tudo monitorado (GPU no máximo a 75ºC em full e 40ºC em idle). Agora no inverno eu até tinha parado de monitorar, mas a ventoinha travou pelo frio e por falta do SPIN/UP.

O negócio é trabalhar pra ganhar dinheiro e comprar outra...

• Membro VIP
Postado

Poxa Hopehunter, eu sinto pela trágica notícia, minhas condolências em nome da irmã que roda aqui na minha config.

Mas velho, não entendi você... esse cooler já é silencioso o suficiente na minha opinião, você cutucou onça com vara curta mesmo. Mas relaxa, já já você encontra uma dessas 400- e não é tão preju assim, tendo garantia e tal.

Enfim, eu estava, ou estou não sei, pretendendo dar um up na refrigeração dessa Sapphire Dual Slot, mas estou com absoluta falta de tempo. Minha ideia é arrumar uns dissipadores zalman ou uns que sejam bons para as memórias, mas não quero cortar meu cooler original nem usar outro, como o VF900. Digo isso porque meu gabinete é pequeno (slim) e os coolers que posso usar são bem poucos... e o dual slot é tão bom quanto o VF900.

Quando eu tiver a oportunidade vou ver se compro uns dissipadores pra memos, que sejam bem low profile mas eficientes, e vejo se serro parcialmente as aletas destes para manter o cooler original dual slot.

Postado

Galera sobre o Catalyst:

Eu não curto nada usando minha memória à toa (e eu tenho pouca) rodando no Tray. Então assim que instalei o CCC 9.4, eu desabilitei ele pelo MSCONFIG. Sei que tem lá as configurações de anti-alizing e tal... mas nos jogos tb tem essas opções.

Pergunto a todos: estou perdendo alguma coisa (qualidade) optando por não usar o CCC?

Só mais uma coisinha: Qual a melhor maneira de ver os FPS em qualquer jogo? Vi tantas opções aqui no fórum que fique confuso...:confused:

Postado

Nao vai perder nada, sua placa vai trabalhar normalmente com o Catalyst desligado , ou ate mesmo sem ele instalado!No site oficial tem a opção de voce baixar apenas o driver de video.Na minha opinião o melhor programa pra ver FPS nos jogos é o FRAPS, pois ele ainda grava videos e tira SS.

Postado
Enfim, eu estava, ou estou não sei, pretendendo dar um up na refrigeração dessa Sapphire Dual Slot, mas estou com absoluta falta de tempo. Minha ideia é arrumar uns dissipadores zalman ou uns que sejam bons para as memórias, mas não quero cortar meu cooler original nem usar outro, como o VF900. Digo isso porque meu gabinete é pequeno (slim) e os coolers que posso usar são bem poucos... e o dual slot é tão bom quanto o VF900.

Cara na verdade, uma vez levei o computador para São Paulo capital, e lá o computador parecia silencioso, porque o barulho dos carros era forte... aqui no interior, essa placa parece barulhenta e chata... porque aqui é tudo silencioso... é realmente IMPRESSIONTE a diferença... Por isso que perguntar se uma placa é silenciosa em fórum é sempre RELATIVO.

Eu sempre reduzo ou até faço circuitos de redução com MOSFET (que não baixam toda a curva, mas inclinam a curva de temperatura x potência do FAN... ou seja, o 30% fica 10%, mas o 100% permanece 100% sacou ... isso serve para EVITAR esta tragédia que aconteceu... mas é que eu abusei e larguei ela daquele jeito sem SPIN/UP e reduzi o 100% - isso foi fatal)...

Então, tipo o computador fica tão silencioso que você até assusta, pensa que está desligado... e eu realmente "MEDITO" com o computador ligado, durmo todo o dia com ele ligado, coloca músicas e durmo com as músicas etc... é chato quando a música vai acabando e vai chegando aquele som de ventoinha... eu uso computador desde o tempo dos 8-bits (Z80A), e eles não usavam ventoinha... era lindo... (mas eles eram bem frios também).

Cara eu tinha trocado a pasta térmica original da minha por aquela Artic Cooling MX-2. Eu passei direitinho, até fiz aquele esquema de passar uma vez e depois limpar com o pano etc... cara eu achei que não ia mudar nada, que só estava perdendo tempo... mas me assustei... a minha placa esquentava muito, chegava a 95ºC... e depois de trocar a pasta, não passava de 78ºC... Fiz vários teste com a GPU em 100% e foi impressionante a diferença. Com isso EU TIVE A CERTEZA QUE JAMAIS IRIA TROCAR O COOLER. (desconfio que a pasta térmica da minha não estava boa ou estava mal colocada sei lá... mas é uma boa tentar isto antes de trocar de cooler). Se bem que colocar dissipadores nestas memórias também é uma boa... talvez se eu tivesse dissipadores nas memórias, elas não teriam queimado (porque o micro estava no desktop, parado)

Se eu não estivesse preocupado com as provas da faculdade, acho que eu não tinha largado a ventoinha daquele jeito e perdido todo o trabalho... mas beleza...

Postado
Galera sobre o Catalyst:

Eu não curto nada usando minha memória à toa (e eu tenho pouca) rodando no Tray. Então assim que instalei o CCC 9.4, eu desabilitei ele pelo MSCONFIG. Sei que tem lá as configurações de anti-alizing e tal... mas nos jogos tb tem essas opções.

Pergunto a todos: estou perdendo alguma coisa (qualidade) optando por não usar o CCC?

Só mais uma coisinha: Qual a melhor maneira de ver os FPS em qualquer jogo? Vi tantas opções aqui no fórum que fique confuso...:confused:

não perde nada. Aliás, só ganha. Catalyst é um lixo que não oferece nada de mais.

Opção muito melhor é o ATI Tray Tools, que é mais leve (apesar de que isso não faz muita diferença em pcs modernos) e oferece mais opções. Ele tb tem a opção de mostrar fps, mas não tira screenshot (eu acho...Nunca procurei opção pra ver se tira).

O ponto negativo pra mim do ATT (que nem é culpa dele) é que o Punkbuster (famoso lixo de sistema anti-cheater de alguns jogos) implica com ele. Por isso, toda vez que jogo o Battlefield 2 eu tenho que desativar o ATT.

As vezes é bom você ter um programinha para configurar opções da placa de vídeo porque existem jogos que não possuem configuração de AA por exemplo, mas suportam. Aí você ativa o AA pelo driver. É nessas horas que eu sinto falta do driver da nVidia que permite colocar configurações específicas para cada jogo.

Postado

Acho então que vou usar esse ATI Tray Tools...

Mais uma coisa: Quando eu fizer os ajustes no ATT e entrar em um jogo qualquer, terei que ajustar o jogo também? E se caso eu ajustar o jogo, quais configurações que realmente estarão valendo, do jogo ou do ATT?

valeu...

Postado
Acho então que vou usar esse ATI Tray Tools...

Mais uma coisa: Quando eu fizer os ajustes no ATT e entrar em um jogo qualquer, terei que ajustar o jogo também? E se caso eu ajustar o jogo, quais configurações que realmente estarão valendo, do jogo ou do ATT?

valeu...

Teoricamente, colocando no ATT, não precisa colocar no jogo. Vai valer o que tá colocado no ATT. porque as opções são, por exemplo no caso do AA, 2x, 4x, 8x e "controlado pelo aplicativo" (no caso, os jogos).

Mas no BF2 por exemplo, eu tenho que colocar pelo jogo porque se eu coloco o AA pelo driver, o AA fica desligado. Bug ou incompatibilidade do BF2 ou do ATT. Aí eu não sei.

Na minha 8800GT eu não tinha qualquer problema. Colocava tudo pelo jogo. quando o jogo não tinha ajuste de AA, mais ainda assim suportava, eu colocava ele no driver especificamente pro jogo. Maldito Catalyst... E maldito ATT que ainda não disponibiliza essa opção.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...