Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4850 - Review Técnico


Posts recomendados

  • Membro VIP

@alexzc vai no setup e desabilita o EIST e o C1E, para ver se seu processador fica direto em 2.13 Ghz. Vai no Painel de controle, parte de energia, e coloca o profile desempenho máximo. Tenta rodar os benchs de CPU do Everest que te pedi.

@punisher resultado normal esse do CPU test... alias, se deu alguma hora 5 fps tá além do normal, hehe. A média do AX2 é 2 fps a 3ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observei que essa fonte libera somente 17 amperes na linha de 12 V. Enquanto fontes de boa qualidade no mercado, também de 650W reais liberam em média 52 amperes na linha de 12v.

Dá pra desconfiar seguramente da fonte hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observei que essa fonte libera somente 17 amperes na linha de 12 V. Enquanto fontes de boa qualidade no mercado, também de 650W reais liberam em média 52 amperes na linha de 12v.

Dá pra desconfiar seguramente da fonte hein...

Ela tem 2 barramentos de 12V, com 17A cada um. Tudo bem, é pouco pra uma fonte de 650W, mas dá pra segurar tranquilo a configuração dele.

alexzc, antes de enviá-la pra garantia, tente reinstalar o SO, pode ser um problema com ele. Se ainda assim não resolver, tente uma troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela tem 2 barramentos de 12V, com 17A cada um. Tudo bem, é pouco pra uma fonte de 650W, mas dá pra segurar tranquilo a configuração dele.

alexzc, antes de enviá-la pra garantia, tente reinstalar o SO, pode ser um problema com ele. Se ainda assim não resolver, tente uma troca.

O problema é que essas fontes de origem duvidosa, tem o péssimo hábito de mentir nas especificações, se eles declararam que libera 17a, é bem provável que libere menos.

Mas o caso é simples, tá na garantia? Se estiver leva na loja, deixa com eles a responsabilidade de fazer os testes, e se for defeito na placa, eles trocam logo.

:)

abraços a todos

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... já solicitei a devolução da placa, a loja me pediu 2 dias para averiguar o caso.

Como eu ainda estou nos 7 dias da compra, a troca pode ser feita mesmo tendo ou não problema na placa.

Lá vou eu ficar mais um tempo com a 7300 GT velha de guerra...

Quer aproveitar e devolver a fonte também não? rs... Pagou quanto nela?

Eu sei que pode parecer uma pergunta *****, mas às vezes sem querer esquecemos das coisas evidentes.. rs.. Você ligou a fonte de alimentação da 4850 né? :huh:

Grande abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não acho que o problema seja com a HD4850, se for não é só ela, vide o score de CPU do 3dmark.

Bem, em algum post aí pra trás eu entendi que você tinha formatado alexzc, se não formatou já passou da hora de formatar... =)

Instala o SO do zero, põe os drivers da mobo, põe o Catalyst, o DX mais atual e instala o 3dmark/Everest e manda ver nos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá... já tirei a placa de vídeo e voltei a 7300 GT.

Só par rir eu rodei o 3D Mark e deu 1390. hehehehe

No entanto, pelo menos agora a leitura do Clock da placa de vídeo veio correta, com 351 e 300, diferente dos 19 e 8 que vieram na 4850.

Bom, vou trocar a fonte também, talvez esta não esteja alimentando direito mesmo... mas aí o resto também não ficaria capenga? Em termos de performance fora games tudo parece normal, o Office roda rápido, vídeos, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual modelo da Sapphire ?

Se for o modelo antigo, que batia nos 80...(90 ?) graus, compre o da XFX, sem dúvida.

Se for o modelo novo com o coolerzão "dualslot", compre o da Sapphire. O desempenho é semelhante e voce economiza 60 pilas.

Poxa alexzc, voce está com um problemão.

Troque a fonte. Se não for, aproveite que ainda está na garantia e troque a placa de vídeo.

Agora também estou intrigado com esse negócio. Quando comseguir resolver poste aqui pra galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lord_paladin,

rodei os testes do Everest, o arquivo do relatório está aqui:

Relatório Everest

Só para resumir:

CPU Queen: 3757

CPU PhotoWorxx: 3404

CPU Zlib: 9138 kb/s

CPU AES: 2523

FPU Julia: 1274

FPU Mandel: 645

FPU SinJulia: 319

Pelas comparações ali do relatório, a performance ficou bem abaixo do esperado... o que poderia ser? Fonte mesmo? Ou meu processador tá pedindo arrego? Ou a placa mãe nova que comprei junto com a placa de vídeo também veio "estranha"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece que o problema é em torno do processador/mobo, e o desempenho fraco do processador está gargalando a HD4850, que possivelmente está normal.

A fonte pode estar causando isso, eu li o seu relatório e vi que o processador está normal, com as caches ligadas e etc, só não sei se tá tendo algum problema com o EIST e o C1E e ele está ficando 1.6 Ghz durante o load ou se o FSB na mobo está correto, aparentemente tá.

Algo que percebi é que o processador está em 58ºC em stock, é verdade? Se for, acho que você tem que ver esse esquema de refrigeração ae, talvez o desempenho fraco no load venha da redução automática do FSB para evitar que seu processador torre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma pequena dúvida. Muitos haviam dito que a placa era barulhenta. eu nunca havia reparado nisso. independente da velocidade que coloco no CCC ela sempre fica silenciosa, porém passei a reparar em uma coisa: se eu desligo o PC com o fan da placa em 75%, quando ligo o pc o fan da placa faz um barulho enorme e dps fica silencioso de novo. Me parece que a velocidade do fan só está mudando quando eu ligo o PC. alguem sabe o que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma pequena dúvida. Muitos haviam dito que a placa era barulhenta. eu nunca havia reparado nisso. independente da velocidade que coloco no CCC ela sempre fica silenciosa, porém passei a reparar em uma coisa: se eu desligo o PC com o fan da placa em 75%, quando ligo o pc o fan da placa faz um barulho enorme e dps fica silencioso de novo. Me parece que a velocidade do fan só está mudando quando eu ligo o PC. alguem sabe o que pode estar acontecendo?

sim é simples.. e acontece também com as fans do meu sistema todo.... o que rola é que as ventoinhas são projetadas para rodar com 100% sempre, daí os programas que as controlam, tipo o CCC e/ou mobo, regulam as tensão que elas recebem, e quando a gente desliga ou até mesmo reinicia o pc os programas nao atuam sobre o controle da velocidade e por alguns segundos elas trabalham a 100% daí quando o sistema inicia ele volta a atuar no controle e diminui a tensão das fans...

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que rola é que as ventoinhas são projetadas para rodar com 100% sempre, daí os programas que as controlam, tipo o CCC e/ou mobo, regulam as tensão que elas recebem, e quando a gente desliga ou até mesmo reinicia o pc os programas nao atuam sobre o controle da velocidade e por alguns segundos elas trabalham a 100% daí quando o sistema inicia ele volta a atuar no controle e diminui a tensão das fans...

:D

Sim... e também por questão de segurança é prudente iniciar a ventoinha com 100% (ou pelo menos 75%) para fazer ela partir, pois ela pode ficar travada quando a placa está fria e o controlador manda, por exemplo 20% (que é o padrão mais baixo no caso da minha HD4850). A minha falecida Saphire HD4850 morreu no frio da semana passada porque eu desconfigurei o Spin Up da ventoinha dela pelo BIOS e a ventoinha não partiu...

Só foi partir quando era já tarde demais. :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim é simples.. e acontece também com as fans do meu sistema todo.... o que rola é que as ventoinhas são projetadas para rodar com 100% sempre, daí os programas que as controlam, tipo o CCC e/ou mobo, regulam as tensão que elas recebem, e quando a gente desliga ou até mesmo reinicia o pc os programas nao atuam sobre o controle da velocidade e por alguns segundos elas trabalham a 100% daí quando o sistema inicia ele volta a atuar no controle e diminui a tensão das fans...

Não é bem isso. Na verdade por padrão a ventoinha fica em 20% apenas. O que acontece é que logo que a placa inicia, ela executa uma série de testes para verificar se está tudo ok, e um destes testes é colocar a ventoinha em 100%. Mas mesmo antes de ligar o windows já cai pros 20%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

entendi, aqui o score do 3dmark SM 2.0 e SM 3.0 é igualzinho nos 3 sistemas, XP, Vista e 7.Mas no Vista e no 7, o CPU score cai um pouco, cerca de 500 pontos, vai entender.

Enfim, eu tô usando o 8.12 agora mas usei o 9.4 e não tive problemas com o 3dmark, apenas a perfomance ruim característica dos catalyst 9.x, voltei pro 8.12 porque cansei de ter stuttering no GRID e tô tentando tirar a licença S hehehe.

IuRST, sua banda PCI-E tá 16x? Tá com algum underclock? Qual a sua CPU score no 3dm06?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!