Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[resolvido!]Problema com TDA7386


TEYLOR

Posts recomendados

e ae pessoal depois de dias eu consegui montar o meu amplificador com o TDA7386 o desse esquema aqui:

Amplificador4x30W-Resolvido.gif

o problema é que quando ligo ele não sai som nenhum apenas "chupa" os alto falantes para dentro como se a gente empurrasse com a mão...

usei componentes testados e a única alteração que fiz foi substituir o capacitor de disco de 0,47uF (C1) por um eletrolítico...

o que será q está acontecendo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Puxa, amigo... você abriu 3 tópicos para tratar do mesmo assunto. Fica difícil pra gente acompanhar o que já foi dito antes, correndo o risco de repetir tudo novamente.

Links para acompanhar:

http://forum.clubedohardware.com.br/amplificador-tea2025-tda7386/553909

http://forum.clubedohardware.com.br/siglas-esquema/554146?t=554146

Quanto a montagem, se está ''puxando'' o falante é sinal de que tem uma tensão DC nos terminais dos A.F. (vindo das saídas), o que não pode ocorrer sob o risco de danificar estes auto-falantes. Só você pode conferir a montagem, uma vez que o esquema parece de acordo com o recomendado pelo fabricante.

Verifica se o falante retorna a mesmo posição de desligado ou permanece ''puxado'' depois de ligado por alguns instantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que o problema esteja na substituição do capacitor cerâmico pelo eletrolítico. Ele está ligado no pino AC Gnd. AC ,nesse caso, acredito que seja corrente alternada. De repente vale a pena seguir o esquema com o capacitor cerâmico, já que os eletrolíticos não são indicados para corrente alternada. (http://www.letronet.com.br/psist/ppesq/ppesqlivcap/ppesqeb/ppesqebd4/ppesqeb4d2.htm)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso, vejamos:

  1. Você diz que utilizou componentes "testados". Imagino que eles sejam componentes usados (não são novos). Tem certeza que realmente estão bons? O Circuito Integrado foi testado de que forma?
  2. Tem certeza que a montagem está correta? Montou em placa de circuito impresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Ci foi retirado de um rádio de carro Pioneer que estragou o CD mas estava funcionando as 4 saidas e a placa é a do rádio também mas eu retirei todas as trilhas e fiz o circuito novamente e coloquei conectores soldados...

um detalhe:

depois que substitui o capacitor de 470nF eletrolitico pelo de disco, quando ligo ele "puxa" os alto falantes para dentro mas dá um som bem baixinho o que antes nem acontecia...sinal de que o CI está funcionando não??

e como não encontrei o capacitor de disco de 470nF eu coloquei um de 471nF...isso pode ser o problema??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

colega Teylor, sei que você trocou o 7 com o 4 e não queria falar 741 e sim 471Kpf...,

mas te pergunto: Será que este ci é tão sensivel assim?... você já conferiu tudo? me parece que você esta com o CI ruim ou muito mal polarizado!...

Boa sorte!

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ops...é 471k mesmo...mais o CI está perfeito, pois o rádio estava com as 4 saidas boas. vou verificar os outros coponentes novamente.

no esquema acima os pinos mute e st-by estão ligados ao +vcc por meio de resistores...

será que desse modo eles estão ativados???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK!, e sim o standby à 0 V desabilita a potência e se colocado no potencial de power habilitará a potencia do mesmo... agora o mute? não sei pois não verifiquei o datashet deste CI... vou estuda-lo e volto com opiniões atravessadas OK?...(Brincadeira) queremos resolver seu problema!...

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas sugestões:

  1. Você pode ter montado algo errado (disse que reaproveitou a placa de um rádio de carro... Mas fez alguma alteração, com certeza);
  2. Tem algum componente com o valor ou a polaridade errada;
  3. Tem algum componente queimado (você disse que eles estavam bons antes do início da tua empreitada... Mas será que não danificou algo, por exemplo, por excesso de calor com o ferro de solda? Um grande suspeito é o próprio TDA...)

Pra saber ao certo o que houve, so realizando testes... E a única pessoa que pode fazê-lo é você mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como faço para testar os capacitores?? eu só tenho um multimetro aqui..se tiver um modo, onde eu coloco o seletor do multimetro para testar?

o TDA eu irei testar em outro rádio de carro que tenho aqui e está sem CI (saida).

os resistores ja foram testador e estão perfeitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Taylor, não se pode trabalhar com componentes duvidosos, principalmente os iniciantes em eletrônica.

Se já é complicado trabalhar com componentes novos, sem conhecer eletrônica, imagina então com com usados sem ter certeza da condição deles.

Já pensou se a gente fosse tirar carta de motorista com um carro cheio de problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já viu este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-amplificador-tda7386/468481

Tente entrar em contato com o autor pois ele conseguiu fazer funcionar.

Quanto aos capacitores, dá uma olhada aqui:

http://www.geocities.com/sosmonitores_es/testecapacitores.html

E se perguntar pro professor google, terá muita coisa pra ler.

testecapns8.th.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[o esquema q voce postou esta certo, o q voce deve realmente ter pecado é nos capacitores q vão do pino 16 e pino 10 até o negativo da sua fonte.

seriam eles o pino 16 ao negativo poliester 470nF (474 é a marcaçao mais comum para voce nao se confundir)

e do pino 10 eletrolitico 47μF/16v (cuide a polaridade marcada pelo polo negativo normamente, e a tensão 16v a 35v)

no mais o seu mute e stand-by estão corretos.

para tirar uma duvida sobre o aparelho q esta usando na entrada, ligue o alto falante na saida e coloque as 4 entradas do ci no negativo (aterre as entradas) isso vai eliminar qualquer ruido q possa estar entrando.

verifique como o falante se comportou, alguma diferença poste aqui.

a alteraçao nesses capacitores causa realimentaçoes no integrado causando oscilaçoes em torno de 6v a 8v na saida de som, por isso seus falante se movem ao ligar. preste muita atençao pois seu integrado pode "fritar" em poucos segundos se voce deixar ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...