Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, fiz o OC...

E o pc ligou de cara...

Fiz o seguinte:

Passei o FSB para 333

A tensão para 1,175

Multiplicador das memos em 2,5

PCI EXP em 100

Agora vou deixar aqui as configs pelo EVEREST pra que vocês possam analisar se fiz TUDO certinho ou se tem algo errado...

O que eu tenho que fazer agora pra testar bem TODA estabilidade do sistema???

Falou!E Obrigado!

---

EDIT:

O PC reiniciou sozinho apenas uma vez quando forcei a barra pra ver q q dava...

Resolvi fazer o Stress Test do EVEREST por 17 minutos e nao deu problema nenhum... Acho que vou deixar umas 2 horas pra ver isso direito...

Alem disso, tenho uma duvida quando a latencia da memória, que como vocês podem ver na primeira figura, está como 5-6-6-17... Isto é normal? O certo não seria 5-5-5-16?

Qual software eu uso pra testar as memórias? Pois eu não quis mexer na tensão delas como todo mundo fez... Elas estão a 1,9V(q é o padrão dela pelo que vi no site da PATRIOT) e multiplicador de 2,5X

(to colocando a imagem do everst pra alguem conferir se é isso mesmo)

valeu

post-185542-13884948796115_thumb.jpg

post-185542-13884948797044_thumb.jpg

post-185542-13884948797779_thumb.jpg

Postado

É pessoal, ficou instável...

O pc passou 1 hora no teste do EVEREST mas depois que eu parei, estava usando o pc e comecei a fazer o teste do orthos e o pc reiniciou...

Será que o problema tá com a memo em 1,9V?

post-185542-13884948798338_thumb.png

Postado
Po goxtei mt do seu OC, o maximo q ja tentei é o ki estou utilizando agora na img abaixo, porém c quiser me da umas dicas pra eu poder aumentar meu OC desd ja grato!! :lol:

http://img162.imageshack.us/my.php?image=semttulowqe423142oy1.jpg

Precisamos de informações detalhadas do seu SETUP, se tiver como bater foto fica mais fácil... Mas a moral seria o seguinte: Manter o menor valor na tensão e trabalhar em cima do FSB, vai aumentando aos poucos o FSB até não conseguir aumentar mais, depois começa a trabalhar nas memos para tentar subir mais, por exemplo: Se eu subir o FSB a memo sobe junto, então quando chegar no limite da memo eu baixo o valor a velocidade dela, para poder continuar a subir no FSB... Tenta não aumentar a tensão do CPU, quanto mais baixa ela for melhor e se preocupa bastante com refrigeração... OK??? A principio é que posso lhe dizer, fico no aguardo de mais informações... Falou... :)

gente vi os requisitos minimos de grid e descobri que meu processador não guenta sem over!!!!!!

então qual o over mais seguro que vocês recomendam, tipo sem risco nenhum?

minhas temperaturas máximas no processador são 53º sem over.

eu queria saber pois fiz um over antes e o pc endoidou e tive que resetar a bios para recuperar :muro:

O que seria o "grid"??? (desculpe a iniciante[isse])... Com sua config, você pode por o FSB em 333MHz, o PCIex em auto até chegar a 9600GT e depois põe em 100MHz, memo em 2.5x (840MHz) com timing 5-5-5-18!!! A princípio isso seria bacana, porém se você quiser mais, você mesmo pode ir subindo devagar as frequencias, aos poucos você vai subindo (de 5 em 5MHz por exemplo), quando o PC travar você volta um pouco e muda outra coisa pra ver se resolve, por exemplo: Se o seu FSB esta em 350MHz e você passa para 355MHz e o PC trava, você pode voltar para os 350MHz e aumentar em 1MHz o PCIex e depois testar de novo os 355MHz de FSB... OK??? Falou... :)

valeu rvcezar depois eu testo.... esse 103 mhz nao pode fazer mal a vga off?

Então... você só deve aumentar o PCIex mediante necessidade... Se você colocar seu sistema em OC e não alterar o PCIex e tudo ficar estável, você pode deixar assim... Não há necessidade de aumentar o PCIex se seu sistema estiver instável... Faz assim, vai aumentado o FSB e deixa o resto nos menor valor possíveis, tipo se a memo é 800MHz deixa em 800MHz, se a tensão é 1.175v deixa em 1.175v (no seu caso aumenta para 1.175v, assim como ter uma fonte que não proporciona a devida potência, é ter um CPU que não recebe o mínimo de tensão exigida) e assim você vai indo... você provavelmente vai parar lá quando suas memos estiver perto dos 950-1000MHz, ai você começa aumentar as voltagens e os timings das memos, junto com o FSB e o vcore, caso seja realmente necessário, dessa forma você vai poder ver o quanto seus componentes aguentam, porque não adianta você se basear no sistema dos outros, todas peças tem imperfeições, ainda mais peças mid-low (como a GA-G31M-S2L) você pode acabar pegando uma peça com uma pequena imperfeição numa das trilhas de comunicação do FSB e isso vai fazer com que você não conciga ultrapassar os 333MHz por exemplo, então por isso eu digo, vai aumentando aos poucos e assim você pode ir conhecendo seu hardware também... OK??? Mas vai botando suas dúvidas ai, na medida do possível nós vamos lhe ajudando... Falou... :)

O pc passou 1 hora no teste do EVEREST mas depois que eu parei, estava usando o pc e comecei a fazer o teste do orthos e o pc reiniciou...

Nesse caso, você pode aumentar o timing de 5-6-6-17 p/ 5-6-6-18 ou deixar em 5-5-5-18, se não der aumente a tensão do seu FSB para ver se o sistema estabiliza, se não der, aumenta a tensão da memo para 2v (ela vai suportar, não se preocupe) se mesmo assim não der (o sistema ficar instável), aumenta os timings para 6-6-6-26 e se mesmo assim ficar ruim passa o PCIex para 101MHz e se mesmo assim não der você coloca o vcore em 1.18v - 1.2v!!! Se mesmo depois de tudo isso o sistema ficar instável, você pode colocar o sistema nos valores PADRÃO e faz todos os testes novamente, de forma bem severa (não perdoa, senta o sarrafo no PC, esmirilha o coitado, deixa 48h no orthos e desliga a refrigeração do gabinete) se der pau você pode reinstalar o sistema operacional e deixar somente os aplicativos de teste e driver's, faz novamente a bateria de teste e se ficar instável nos valores PADRÃO você leva o PC na garantia e pede troca... OK??? Falou... :)

• Membro VIP
Postado
gente vi os requisitos minimos de grid e descobri que meu processador não guenta sem over!!!!!!

então qual o over mais seguro que vocês recomendam, tipo sem risco nenhum?

minhas temperaturas máximas no processador são 53º sem over.

eu queria saber pois fiz um over antes e o pc endoidou e tive que resetar a bios para recuperar :muro:

Beto... o GRID vai depender da sua placa de video e não do processador....

para você ter ideia... eu já fiz testes de downclock com esse jogo e com a minha placa... coloquei o meu processador a 1.9 e o jogo rodou a 60 frames com TUDO ligado e AA em 8XX e 16AF ou seja... esse processador em STOCK dá e sobra para muuuuitos jogos...

Po goxtei mt do seu OC, o maximo q ja tentei é o ki estou utilizando agora na img abaixo, porém c quiser me da umas dicas pra eu poder aumentar meu OC desd ja grato!! :lol:

http://img162.imageshack.us/my.php?image=semttulowqe423142oy1.jpg

NEXUS o maior problema é que não conhecemos a sua BIOS... realmente para te ajudar precisaremos do maior número de fotos da bios possível... com todos os detalhes para podermos sugerir testes...

valeu rvcezar depois eu testo.... esse 103 mhz nao pode fazer mal a vga off?

lulahw esse esquema do PCIE é muito particular viu...

eu notei que no meu sistema eu não conseguia fazer mais over algum se não modificasse o valor do PCIE entende... o correto é manter ele a 100 mesmo e verificar qual over você consegue com isso... eu consegui 3.23 com ele em 100.... depois consegui 3.32 com ele em 103.. com ele em 106 vai para 3.42... já consegui colocar em 3.80 com pcie acima de 110... só que daí o meu HD é quem fica loucão.... por fim o mais estável que consegui foi esse atual com over a 3.32 e pcie em 103... mas isso para o meu sistema...

se o aumento for pouco no pcie o maior risco será de instabilidade... só isso... agora se for muito maior até poder acontecer alguma coisa pior... não passe dos 120

não acredito que o problema seja as memos em 1.9 mas também não custa tentar aumentar um pouco mais a tensão delas....

mas antes disso veja se não funciona colocar as memos em 2.0 ao invés de 2.5

EDIT: no início dos meus overs eu sempre colocava as minhas memórias em +2.. ou seja... de 1.8 para 2.0... depois cinsegui baixar essa tensão para +1... atualmente as minhas memos estão estáveis em +1 (1.9) e multiplicador a 2.5 passou em todos os testes... inclisive 5 horas de ORTHOS (só não deu mais para deixar o processador em 1.175.... tive que aumentar para 1.18x, não lembro do valor exato)

Postado

fala galera!! consegui o over ainda nao sei se estavel ou nao porque to sem windows, porém surgiu outrs duvidas....Antes do over no proc a memoria tava em 2.1 agora na bios em health status esta em 2.080, e na tensão ta +0.3 em qual confio... qual sao suas temps pra mim te uma ideia se ta boa ou nao? (meu gabinete nao é muito bom, isso q da i pelo olho, 80mm atras e 120mm na frente) to dexando ele aberto por enquanto..

eu dexei em auto a tensão e a do processador fico em 1.268 v (tá beemm alto pelo jeito) ta bom assim? sei q vocês ja falaram q depende placa para placa mas ta parecido com o de vocês?

• Membro VIP
Postado

nem um pouco parecido...

primeiro que você não tem como saber se o seu over está bom ou não sem rodar os programas para isso, como o ORTHOS

segundo que a tensão do seu processador está muito alta.... não vou te falar qual é a tensão indicada pois deve ter vários posts falando sobre isso aqui ou em outro tópico que é sobre over em 7200 também... procure que você vai achar... melhor... você sabe qual é a tensão porque já te falamos...

quando achar você poderá achar também as screns shots das configurações do pessoal. se guie por elas.... daí você verá que a tensão está alta e o que mais você tem que mudar....

a sua placa mãe é igual à minha e a do Abel então é só procurar mais pra trás e você verá a solução..... é só copiar.... memória nem precisa mexer muto não... coloca no menor multiplicador para poder dar a menor latência possível... ideal seria 4-4-4-12 e aumente a tensão só se necessário... nem precisa aumentar a tensão no seu caso na real... se precisar é pouca coisa... +1 ou +2

não deixe nada em automático...

e leia o que a gente já te respondeu e respondeu pro pessoal!!!!!

Postado

cara ja li todos esses posts umas 3 vezes (sério) por issso postei essa tensão, vou muda. É sem windows fica dificel, mas era so pra mim ter uma ideia isso da mem eu havia falado com o abel antes, a tensão correta dela é 2.1 eu havia posto isso mas agora nao aparece mais.....

Mudei 1.185 a memoria volto para 2.1.... q louco isso, tm alguma explicaçao?

Postado
cara ja li todos esses posts umas 3 vezes (sério) por issso postei essa tensão, vou muda. É sem windows fica dificel, mas era so pra mim ter uma ideia isso da mem eu havia falado com o abel antes, a tensão correta dela é 2.1 eu havia posto isso mas agora nao aparece mais.....

Mudei 1.185 a memoria volto para 2.1.... q louco isso, tm alguma explicaçao?

Assim... Se você tem memória com 2.1v de fábrica, ela será reconhecida com tendo 2.1v, então se você colocou +0.3v, ela irá ficar com 2.4v, isso se a mobo reconhecer direito a memo, se a mobo não reconhecer direito (reconhecer como sendo 1.8v ao envez de 2.1v) você deve por +0.3v, ai vai ficar como o de fábrica 1.8v + 0.3v = 2.1v, dessa forma fica tudo ok!!! temperatura ideal p/ E7200 é abaixo de 60°C nos núcleos e tensão ideal é 1.175v!!! Trabalha dentro desses padrões que tudo vai dar certo!!! OK??? Qualquer coisa é só dar um grito!!! Falou... :)

Postado

E ae gurizada, como vai??

Passei um tempo sem entrar no fórum, trabalhar e estudar não é fácil, isso não vem ao caso agora.

Estou com uma dúvida sobre minhas memórias, o timming default dela é 5-5-5-12, fiz o over que vocês me ensinaram e coloquei o mult. delas em 2.5x e o reto está em default. A latência ficou em 6-6-6-18, o que acham desses valores???

Sinto que ultimamente os jogos andam dando muito popup (objetos vão aparecendo enquanto você vai caminhando pelo cenário), com 4GB de DDR2 não era pra ocorrer isso, ou estou enganado??

• Membro VIP
Postado

Sinto que ultimamente os jogos andam dando muito popup (objetos vão aparecendo enquanto você vai caminhando pelo cenário), com 4GB de DDR2 não era pra ocorrer isso, ou estou enganado??

Esses objetos que você fala são artefatos?

Postado
Esses objetos que você fala são artefatos?

Não brother, acontece o seguinte, por exemplo o FarCry2, vou andando pelo cenário e vai surgindo a vegetação, as pedras, as caixas, etc.. isso ocorre muito quando você tem pouca memória, mas no meu caso tenho 4GB.

Off tópico:

Vi que você é de Sarandi... eu sou de Marialva vim pra Campo Verde tem uns 3 anos.

• Membro VIP
Postado
Não brother, acontece o seguinte, por exemplo o FarCry2, vou andando pelo cenário e vai surgindo a vegetação, as pedras, as caixas, etc.. isso ocorre muito quando você tem pouca memória, mas no meu caso tenho 4GB.

Off tópico:

Vi que você é de Sarandi... eu sou de Marialva vim pra Campo Verde tem uns 3 anos.

Certo então, tinha ficado na dúvida...

Terra da uva...

Abraço.

Postado

cara tipo, a mobo boto errado a memoria....

eu tinha posto a memoria a 2.1 v, depois de ja ter desligado o pc e ligado de novo fiz over, dai a memo caiu para 2 v sem mexer em nada..... isso com o vcore a 1.26, como tava muuito alto baxei para 1.18 ecom isso a tensão da memoria volto para 2.1v

• Membro VIP
Postado
E ae gurizada, como vai??

Passei um tempo sem entrar no fórum, trabalhar e estudar não é fácil, isso não vem ao caso agora.

Estou com uma dúvida sobre minhas memórias, o timming default dela é 5-5-5-12, fiz o over que vocês me ensinaram e coloquei o mult. delas em 2.5x e o reto está em default. A latência ficou em 6-6-6-18, o que acham desses valores???

6-6-6-18 é muita coisa...

ou volte para o padrão mesmo... 5-5-5-15 ou tente forçar a latência para baixo.... tipo 4-4-4-12....

mesmo colocando em 2.0 ao invés de 2.5 forçe a latência para 4-4-4-12 que vai ficar melhor.... é mais importante latência menor ao invés de velocidade das memórias ok?

Postado

CAros colegas, tenho uma configuração quase igual ao título do tópico:

MOBO: GA-31

CPU:E7200

DRAM: 2 PENTES DE 2GB kingston (CHIPSET KINGSTON 6400)

Está assim:

Há muito venho acompanhando este tópico e me balizando por ele. Agora meu OC está assim:

1. Deixei o multiplicdor em 9.5 (deixando em 8, não sei porque, o everest dá erro. Já fiz diversas tentativas)

2. FSB em 343 @3.25Mhz

3. Vcore em 1.26 (isso no SETUP, porque o EVEREST acusa consumo de 1.23. Vejam que consegui baixar bastante)

4. MEMÓRIAS SPD em 3, portanto a 1029Mhz e TIMINGIS em ???????????? esta é a dúvida: vejam em baixo!!!

5. tensão das memo: CONSEGUI DEIXA-LAS EM 1.9

entretanto, tenho uma dúvida em relação às memórias. Fiz alguns testes e consegui ESTÁVEL duas configurações. DAí mandei o EVEREST fazer BENCK de memória e Cache. Entretanto NÃO sei interpretar esses dados.

O primeiro com memórias a 1029Mhz (SPD 3) e Timings a 6-8-8-24 e o segundo 857Mhz (SPD 2.5) e Timings 5-6-6-16

A questão é: Lendo os DADOS DO BENCK, com qual configuração estarei tendo melhor performance? O fato é que não sei interpretar os dados do Benck!!!

BENCK 1: 1029Mhz (SPD 3) e Timings a 6-8-8-24 - 1ª FOTO

BENCK 2: 857Mhz (SPD 2.5) e Timings 5-6-6-16 - 2ª FOTO

http://rockmaniaco2006.fotoblog.uol.com.br/

Benck 1(857Mhz) ou Benck 2 (1029Mhz)?

Colegas por gentileza, interpretem esses dados para mim.... Qual configuração está levando melhor vantagem no que diz respeito

às MEMO?

Por fim.. Está bom este OC ou você mudaria?

Grato aos colegas que ajudarem..... e parabéns pelo tópico;)

EVEREST Ultimate Edition

--------------------------------------------------------------------------------

Versão EVEREST v4.60.1500/pt

Módulo de Benchmark 2.3.237.0

Homepage http://www.lavalys.com/

Tipo de relatório Relatório rápido

Computador KURTCOBAIN-PC

Gerador Kurt Cobain

Sistema operacional Microsoft Windows Vista Home Premium 6.0.6001 (Vista Retail)

Data 2008-10-31

Hora 17:33

Overclock

--------------------------------------------------------------------------------

Propriedades da CPU:

Tipo de processador DualCore Intel Core 2 Duo E7200

Alias da CPU Wolfdale-3M

CPU Stepping C0/M0

Engineering Sample Não

(CPUID) Nome da CPU Intel® Core2 Duo CPU E7200 @ 2.53GHz

(CPUID) Revisão 00010676h

CPU VID 1.2000 V

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 3258.5 MHz (original: 2533 MHz, overclock: 29%)

Multiplicador da CPU 9.5x

CPU FSB 343.0 MHz (original: 266 MHz, overclock: 29%)

Bus de Memória 514.5 MHz

DRAM:Proporção FSB 12:8

Cachê da CPU:

Código de cache L1 32 KB per core

Dados de cache L1 32 KB per core

Cache L2 3 MB (On-Die, ECC, ASC, Full-Speed)

Propriedades da Placa Mãe:

ID da Placa Mãe 08/20/2008-G31-ICH7-6A79OG0VC-00

Nome da Placa Mãe Gigabyte GA-G31M-S2L (2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)

Propriedades do chipset:

Chipset da Placa Mãe Intel Bearlake G31

Temporização de Memória 6-8-8-24 (CL-RCD-RP-RAS)

Command Rate (CR) 2T

DIMM1: Kingston 99U5316-033.A00LF 2 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (6-6-6-18 @ 400 MHz) (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz)

DIMM3: Kingston 99U5316-033.A00LF 2 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (6-6-6-18 @ 400 MHz) (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz)

Propriedades da BIOS:

Data da BIOS do sistema 08/20/08

Data da BIOS de vídeo 03/23/07

Tipo de BIOS Award Award Modular BIOS v6.00PG

Mensagem de BIOS Award G31M-S2L F7

Versão da BIOS - DMI F7

Propriedades do processador gráfico:

Adaptador gráfico Intel G31/G33 Chipset - Integrated Graphics 0

Número de código Bearlake-G (Integrated 8086 / 29C2, Rev 10)

Velocidade da GPU 400 MHz

post-373271-13884948873427_thumb.jpg

post-373271-13884948873964_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Robson faz um teste aí...

coloque a memória na menor configuração possível, no caso 2.0...

faça 2 overs.. um com FSB em 340 e outro com FSB em 350 para ver como vai ficar...

veja os valores que a memória em 2.0 vai te dar... veja na sua configuração atual, depois veja em 340fsb e depois em 350 fsb

depois forçe as latências... ideal sempre é mais pra baixo possível... o bom seria se você conseguisse colocar em 4-4-4-12 forçe para isso e se não der tente pelo menos 5-5-5-15 essa coisa de aumentar a frequencia da memo não dá tanto gás quanto baixar latências...

achei a tensão do teu processador meio alta....

use 1.175 ou aumente só mais umas casas... tipo não precisa nem entrar na casa do 1.19X.. 1.26 você está ultrapassando o limite do processador que é 1.25VMAX você corre o risco de mandar ele pro céu.... foi uma das primeiras coisas que o abel ressaltou... NUNCA ULTRAPASSAR O LIMITE DO PROCESSADOR DE 1.250V

ele pode não estar usando mas se ele precisar ele vai usar e daí pode ser que o teu processador vá pro saco...

faça os testes de estabilidade com o ORTHOS e não com o everest... o everest não é tão rígido... vários overs completamente instáveis meus passavam na boa pelo everest... passei pelo everest até com 3.86 hehehehehe e no ORTHOS não deu 14 minutos

Postado

Off tópico:

Acredito que estar dando efeito popup não seja culpa das memórias e sim da VGA... Até porque os gráficos são armazanados dentro das memos da VGA e não do sistema... Isso dificilmente irá parar, pois são milhares e milhares de texturas e filtros que ainda não são bem tratados, mesmo com uma HD4870 ou GTX280!!! Ainda não temos tecnologia que disolva esses problemas, mas em todo caso, talvez haja alguma configuração na opções de gráfico do jogo, para aumentar a distância da visão, isso irá baixar bastante os FPS mais vai fazer com a VGA calcule e desenvolva as imagens até o horizonte(ou até onde ela conseguir, minha 8600GT se bate um pouco para isso)... OK??? Falou... :)

CAros colegas, tenho uma configuração quase igual ao título do tópico:

MOBO: GA-31

CPU:E7200

DRAM: 2 PENTES DE 2GB kingston (CHIPSET KINGSTON 6400)

Está assim:

Há muito venho acompanhando este tópico e me balizando por ele. Agora meu OC está assim:

1. Deixei o multiplicdor em 9.5 (deixando em 8, não sei porque, o everest dá erro. Já fiz diversas tentativas)

2. FSB em 343 @3.25Mhz

3. Vcore em 1.26 (isso no SETUP, porque o EVEREST acusa consumo de 1.23. Vejam que consegui baixar bastante)

4. MEMÓRIAS SPD em 3, portanto a 1029Mhz e TIMINGIS em ???????????? esta é a dúvida: vejam em baixo!!!

5. tensão das memo: CONSEGUI DEIXA-LAS EM 1.9

entretanto, tenho uma dúvida em relação às memórias. Fiz alguns testes e consegui ESTÁVEL duas configurações. DAí mandei o EVEREST fazer BENCK de memória e Cache. Entretanto NÃO sei interpretar esses dados.

O primeiro com memórias a 1029Mhz (SPD 3) e Timings a 6-8-8-24 e o segundo 857Mhz (SPD 2.5) e Timings 5-6-6-16

A questão é: Lendo os DADOS DO BENCK, com qual configuração estarei tendo melhor performance? O fato é que não sei interpretar os dados do Benck!!!

BENCK 1: 1029Mhz (SPD 3) e Timings a 6-8-8-24 - 1ª FOTO

BENCK 2: 857Mhz (SPD 2.5) e Timings 5-6-6-16 - 2ª FOTO

Benck 1(857Mhz) ou Benck 2 (1029Mhz)?

Colegas por gentileza, interpretem esses dados para mim.... Qual configuração está levando melhor vantagem no que diz respeito

às MEMO?

Por fim.. Está bom este OC ou você mudaria?

Grato aos colegas que ajudarem..... e parabéns pelo tópico

EVEREST Ultimate Edition

Versão EVEREST v4.60.1500/pt

Módulo de Benchmark 2.3.237.0

Homepage http://www.lavalys.com/

Tipo de relatório Relatório rápido

Computador KURTCOBAIN-PC

Gerador Kurt Cobain

Sistema operacional Microsoft Windows Vista Home Premium 6.0.6001 (Vista Retail)

Data 2008-10-31

Hora 17:33

Overclock

Propriedades da CPU:

Tipo de processador DualCore Intel Core 2 Duo E7200

Alias da CPU Wolfdale-3M

CPU Stepping C0/M0

Engineering Sample Não

(CPUID) Nome da CPU Intel® Core2 Duo CPU E7200 @ 2.53GHz

(CPUID) Revisão 00010676h

CPU VID 1.2000 V

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 3258.5 MHz (original: 2533 MHz, overclock: 29%)

Multiplicador da CPU 9.5x

CPU FSB 343.0 MHz (original: 266 MHz, overclock: 29%)

Bus de Memória 514.5 MHz

DRAM:Proporção FSB 12:8

Cachê da CPU:

Código de cache L1 32 KB per core

Dados de cache L1 32 KB per core

Cache L2 3 MB (On-Die, ECC, ASC, Full-Speed)

Propriedades da Placa Mãe:

ID da Placa Mãe 08/20/2008-G31-ICH7-6A79OG0VC-00

Nome da Placa Mãe Gigabyte GA-G31M-S2L (2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)

Propriedades do chipset:

Chipset da Placa Mãe Intel Bearlake G31

Temporização de Memória 6-8-8-24 (CL-RCD-RP-RAS)

Command Rate (CR) 2T

DIMM1: Kingston 99U5316-033.A00LF 2 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (6-6-6-18 @ 400 MHz) (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz)

DIMM3: Kingston 99U5316-033.A00LF 2 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (6-6-6-18 @ 400 MHz) (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz)

Propriedades da BIOS:

Data da BIOS do sistema 08/20/08

Data da BIOS de vídeo 03/23/07

Tipo de BIOS Award Award Modular BIOS v6.00PG

Mensagem de BIOS Award G31M-S2L F7

Versão da BIOS - DMI F7

Propriedades do processador gráfico:

Adaptador gráfico Intel G31/G33 Chipset - Integrated Graphics 0

Número de código Bearlake-G (Integrated 8086 / 29C2, Rev 10)

Velocidade da GPU 400 MHz

1° você deve precionar CTRL+F1 na tela inicial do SETUP(configuração CMOS ou interface BIOS), assim você poderá mexer com as latências das suas memórias... O que acontece, quando você deixa em auto as opções de latência o sistema vai aumentar as latências conforme a velocidade das memórias, como no seu caso que estava em 5-8-8-24 enquanto era p/ estar em 5-5-5-18 ou até mesmo 6-6-6-26... Quanto menor a latência melhor e quanto mais velocidade melhor... Ou seja, se você tiver em 800MHz utilize no máximo 5-5-5-18 e recomendável 4-4-4-12 e se você estiver em 1066MHz utilize 6-6-6-26 e recomendável 5-5-5-18!!! E seu vcore esta realmente alto (na minha opnião muito alto) recomenda-se deixar sempre no padrão 1.175v, mas se tiver que aumentar (o sistema realmente não ficar estável) no máximo dos máximos em 1.3625v que é o limite estipulado pela Intel e também deve tomar cuidado com a temperatura, jamais deve ultrapassar os 74°c... OK??? Qualquer coisa é só gritar... Falou... :)

Robson faz um teste aí...

coloque a memória na menor configuração possível, no caso 2.0...

faça 2 overs.. um com FSB em 340 e outro com FSB em 350 para ver como vai ficar...

veja os valores que a memória em 2.0 vai te dar... veja na sua configuração atual, depois veja em 340fsb e depois em 350 fsb

depois forçe as latências... ideal sempre é mais pra baixo possível... o bom seria se você conseguisse colocar em 4-4-4-12 forçe para isso e se não der tente pelo menos 5-5-5-15 essa coisa de aumentar a frequencia da memo não dá tanto gás quanto baixar latências...

achei a tensão do teu processador meio alta....

use 1.175 ou aumente só mais umas casas... tipo não precisa nem entrar na casa do 1.19X.. 1.26 você está ultrapassando o limite do processador que é 1.25VMAX você corre o risco de mandar ele pro céu.... foi uma das primeiras coisas que o abel ressaltou... NUNCA ULTRAPASSAR O LIMITE DO PROCESSADOR DE 1.250V

ele pode não estar usando mas se ele precisar ele vai usar e daí pode ser que o teu processador vá pro saco...

faça os testes de estabilidade com o ORTHOS e não com o everest... o everest não é tão rígido... vários overs completamente instáveis meus passavam na boa pelo everest... passei pelo everest até com 3.86 hehehehehe e no ORTHOS não deu 14 minutos

Assim velho... Baixar latência só vai deixar as memos menos ociosas!!! OK??? Mais velocidade é melhor que menor latência, isso se tratando de velocidades altas, acima de 50MHz por exemplo!!! OK??? Por exemplo: Se eu tenho um par de memo em 800MHz com 5-5-5-18 em Dual Channel é PIOR que ter o mesmo par de memo em 1066MHz com 6-6-6-26!!! Eu sou a prova disso!!! Olhem as SS:

Configuração em Dual Channel 800MHz e timings 5-5-5-18:

800vq4.th.pngthpix.gif

Configuração em Dual Channel 1066MHz e timings 6-6-6-26:

1066xa9.th.pngthpix.gif

Como você(s) pode(m) ver, a velocidade traz maior banda de memória, ou seja, mais desempenho em todos os tipos de uso do sistema, até por que se velocidade alta não fosse melhor que latência baixa, nós ainda estariamos utilizando memória DDR 333 com timing 2-2-2-5!!! :D

Mais uma prova que velocidade alta é melhor que latência baixa e reparar que o E7200 e o FSB estavam mais altos com as memos em 800MHz do que em 1066MHz e mesmo assim a latência* (*tempo de resposta) das memos em 1066MHz foi mais baixa, ou seja, as memos em 1066MHz estavam respondendo mais rápido ao processador do que em 800MHz, deve-se levar em concideração, a condição de que, quanto mais alto o FSB e a frequência do processador, mais rápido será o acesso as memória, sendo assim, no caso das memos mostradas acima, pode-se notar que o acesso as memos em 1066MHz(E7200 3382MHz e FSB 356MHz) é mais BAIXO q em 800MHz(E7200 3400MHz e FSB 400MHz), mostrando que as memos em 1066MHz são mais rápidas ao responder, ler, escrever e copiar, portanto muito melhores...

E quanto ao vcore!!! O vcore limite máximo estipulado pela Intel p/ o processador Core 2 Duo E7200 wolfdale é 1.3625v... Talvez em algum momento eu tenha me precipitado e escrito de forma errônea o limite como sendo 1.26v e por isso lhe peço desculpas... Na primeira página deste tópico eu coloquei uma fonte (que eu acredito q seja confiável) onde mostra esse valor... Aqui esta:

screenhunter01jul122022if5.gif

w1280.png

FONTE: http://users.erols.com/chare/elec.htm

Então é isso... Não se precipite e saia dizendo aos outros coisas que TALVEZ você não tenha certeza e até mesmo TALVEZ nem tenha testado por si próprio... Eu não estou querendo ser professor aqui e sair dizendo o que deve ser feito ou como deve ser feito, só quero ajudar os outros, até porque não tive quase ajuda para aprender o que sei... Se eu tiver errado ou o conteúdo do que postei tiver algúm erro, por favor não exitem em dizer, aceito qualquer tipo de crítica construtiva que me ajude a melhor e melhorar os outros... É isso!!! Falou... :)

Postado

Qualquer coisa é só gritar... Falou... :)

Caro Abel, desde já agradeço a atenção.

Agora, sem querer abusar do seu conhecimento, o que você mudaria nesse OC? Ou deixaria como está?

Obs. Fiz um teste de 1h com o EVEREST E O MEMTEST E USANDO PROTETOR DE TELA, a fim de stressar o máximo possível o sistema, e após 1 hora e 05 minutos apareceu a tela azul. Resultado: aumentei o Vcore para 1.2847. Isso na BIOS. Mas na verdade, o que acontece é que o EVEREST MOSTRA O CONSUMO DE 1.24. você sabe POR QUÊ? Veja fotos aqui:

Agora, fosse você, deixaria como está ou ainda dá pra aumentar a performance?

p.s. A temperatura em Full tá 52!

Postado
Caro Abel, desde já agradeço a atenção.

Agora, sem querer abusar do seu conhecimento, o que você mudaria nesse OC? Ou deixaria como está?

Obs. Fiz um teste de 1h com o EVEREST E O MEMTEST E USANDO PROTETOR DE TELA, a fim de stressar o máximo possível o sistema, e após 1 hora e 05 minutos apareceu a tela azul. Resultado: aumentei o Vcore para 1.2847. Isso na BIOS. Mas na verdade, o que acontece é que o EVEREST MOSTRA O CONSUMO DE 1.24. você sabe POR QUÊ? Veja fotos aqui:

Agora, fosse você, deixaria como está ou ainda dá pra aumentar a performance?

p.s. A temperatura em Full tá 52!

A minha configuração esta assim:

E7200 **3.16GHz** **1.175v** vcore

GA-G31M-S2L FSB **1333MHz**

Dual DDR2 **1GHz** **5-5-5-18CAS**

XFX 8600GT PCIex **100MHz**

Aqui estão algumas fotos do SETUP, só os valores estão diferentes, nesse caso basta você colocar de acordo com os valor que coloquei acima...

dsc00008ql3.jpg

w1280.png

dsc00009ho6.jpg

w1280.png

o que eu faria para aumentar mais ainda o desempenho??? Eu faria assim:

E7200 **3.32GHz** **1.175v** vcore

GA-G31M-S2L FSB **1400MHz**

Dual DDR2 **1050MHz** **5-5-5-18CAS** se não der: **6-6-6-26CAS**

XFX 8600GT PCIex **105MHz** lembrando que a minha 8600GT limita o OC, por que fica muito instável ao aumentar o PCIex... Ele segura tranquilo somente quando esta ATÉ 105MHz de PCIex...

Nessa situação eu teria o máximo de desempenho sem exigir demais do sistema (nesse caso, exigir demais, significa que não haverá erros e "telas azuis da morte")... Acho que é isso... Coloca os timings das suas memo em manual e coloca em no máximo 6-6-6-26 e recomendável 5-5-5-18 e depois o vcore você baixa p/ 1.175 até 3.6GHz, depois você pode aumentar um pouco(UM POUCO)... Brincar com vcore pode acarretar em danos (muitas vezes irreparáveis), mas não se assuste, pode ir fazendo tranquilo, muito antes de você ter algum problemas real o sistema vai começar "dizer" que algo esta errado, isso significa que quando começar a dar erros demais (muitas "telas azuis da morte", a todo instante) e bom diminuir o ritmo e ver se para, se não parar de dar "erros fatais", instabilidade, travadas, artefatos e recorrentes, mesmo estando com o sistema em default, você deve acionar a garantia... OK??? Mas p/ ficar mais fácil de ajudar você, queria lhe pedir que coloca-se na sua assinatura a sua config. com cada uma das especificações dos componentes(mais ou menos como esta a minha), é que tem bastante gente acompanhando o tópico e fazendo perguntas q muitas vezes eu não tenho como me lembrar da config. de cada um e como esta a situação dos componentes e nem sempre eu tenho tempo p/ ficar procurando nas páginas anteriores as configurações sitadas, mas só se você quiser, é que realmente fica mais fácil p/ mim... Certo??? Abraço... E se precisar estamos ai, eu e todo o pessoal aqui do forum... Falou... :)

Postado

Brother, estou tentando baixar a latencia das memórias mas ta difícil, ao diminuir o pc reinicia 2x seguidas e depois volta para a config default, ta osso.

O que posso fazer?

Postado
Brother, estou tentando baixar a latencia das memórias mas ta difícil, ao diminuir o pc reinicia 2x seguidas e depois volta para a config default, ta osso.

O que posso fazer?

Em que latência ela se encontra no momento??? Como seus módulos devem ser do modelo value (seria tipo um modelo mid-low de memórias) eles devem estar configurados em 5-5-5-18 ou algo do gênero... Vai ser bem difícil diminuir as latências de fábrica e talvez um pouco perigoso... O que você pode fazer, é o siguinte: aumenta o ***vDIMM*** em ***+0.2v*** e a latência diminui para 4-4-4-12(11), depois passa o memtest e se não tiver problema durante pelo menos 30min de test esta OK, suas memos estarão com desempenho muito bom, caso não funcione, você pode tentar assim: aumenta o ***vDIMM*** em ***+0.3v*** e 4-4-4-12(11) nas latências, passa o memtest por 30min, se ficar OK, sem NENHUM erro beleza, suas memos estarão com desempenho muito bom, caso não funcione assim também, ai você terá que aumentar o ***vDIMM*** em ***+0.4v*** e latência deixar em 4-4-4-12(11), ISSO SERÁ MUITO PERIGOSO, visto que provavelmente suas memos não tem nem dissipador de calor, então você terá que fazer essa última alternativa para baixar as latências em último caso e se suas memos ainda estiverem na garantia, caso contrario, eu não recomendo de forma alguma fazer a última opção!!! OK??? Qualquer coisa bate ai!!! Falou... :)

Postado
Em que latência ela se encontra no momento??? Como seus módulos devem ser do modelo value (seria tipo um modelo mid-low de memórias) eles devem estar configurados em 5-5-5-18 ou algo do gênero... Vai ser bem difícil diminuir as latências de fábrica e talvez um pouco perigoso... O que você pode fazer, é o siguinte: aumenta o ***vDIMM*** em ***+0.2v*** e a latência diminui para 4-4-4-12(11), depois passa o memtest e se não tiver problema durante pelo menos 30min de test esta OK, suas memos estarão com desempenho muito bom, caso não funcione, você pode tentar assim: aumenta o ***vDIMM*** em ***+0.3v*** e 4-4-4-12(11) nas latências, passa o memtest por 30min, se ficar OK, sem NENHUM erro beleza, suas memos estarão com desempenho muito bom, caso não funcione assim também, ai você terá que aumentar o ***vDIMM*** em ***+0.4v*** e latência deixar em 4-4-4-12(11), ISSO SERÁ MUITO PERIGOSO, visto que provavelmente suas memos não tem nem dissipador de calor, então você terá que fazer essa última alternativa para baixar as latências em último caso e se suas memos ainda estiverem na garantia, caso contrario, eu não recomendo de forma alguma fazer a última opção!!! OK??? Qualquer coisa bate ai!!! Falou... :)

AbelR, tentei tudo que é configuração, aumentei o vDIMM também, mas a única latência que inicializou normal e ainda passou no teste foi o 5-5-5-18. Consegui colocar o 4-4-4-12 mas começou a aparecer artefatos na tela, e todos os jogos ficavam minimizando sozinho ou fechava do nada, o explorer a mesma coisa.

Vou usar o 5-5-5-18, melhor assim, pelo menos não vou ter problemas com instabilidade e não corro o risco de danificar meu hardware.

Obrigado pela ajuda

Abraços

Postado
AbelR, tentei tudo que é configuração, aumentei o vDIMM também, mas a única latência que inicializou normal e ainda passou no teste foi o 5-5-5-18. Consegui colocar o 4-4-4-12 mas começou a aparecer artefatos na tela, e todos os jogos ficavam minimizando sozinho ou fechava do nada, o explorer a mesma coisa.

Vou usar o 5-5-5-18, melhor assim, pelo menos não vou ter problemas com instabilidade e não corro o risco de danificar meu hardware.

Obrigado pela ajuda

Abraços

É isso ai cara... Se a instabilidade esta ocorrendo a todo instante não vale a pena... É muito arriscado!!! o que você pode fazer é tentar colocar um dissipador de cobre p/ ver se não é temperatura que esta atrapalhando!!! OK??? Falou... :)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!