Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over GA-G31M-S2L e Core 2 E7200


AbelR

Posts recomendados

consegui fazer o overclock mas tenho duvidas sobre as voltagens ja que a temperatura nao ficou tão baixa quanto achava que ficaria.

Estou postando a imagem da minha bios para poderem ver onde e quais os valores que posso colocar para o overcloke de 3.1 no processador e de 800 para 1000 Mhz da memoria!!!

1001878qc6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta aumentar o FSB de 266MHz p/ 333MHz, mas, se você tiver uma memória que trabalha a menos de 800MHz, talvez tenha que mexer nos timing das memo e até mesmo no vDIMM, isso será um pouco mais complicado, só que nem um pouco difícil, você vai ver que é bem fácil de configurar... Qual a velocidade das memo que você tem ou vai comprar e de que marca ela é???

Em 3.16GHz a temperatura do E7200 permanece baixa, como se estive-se em 2.53GHz!!! O E7200 e o E8500, são muito iguais (compartilham do mesmo núcleo de processamento, o penryn) e o E8500 trabalha a 3.16GHz e fica com praticamente a mesma temperatura do E7200... O hyper TX2 é muito bm (de acordo com relatos do pessoal do CDH), eu particularmente acho que você pode continuar com o cooler BOX[ta], a não ser que você realmente queira diminuir a temp. do processador, ai o hyper TX2 é uma boa pedida, até um buffalo da evercool já seria mais do que suficiente, sendo também barato, em torno de uns 50-60R$ no ML!!! OK??? Falou... :)

Oi Abel, fiquei com uma duvida simples e mais umas coisinhas, aumentando o FSB para 333, a memória será fator limitante de performance? Não né?

Tem como tu me dizer q temperaturas o seu processador chegava em stock e qt chega em 3,16Ghz?

(Eu vou comprar um gabinete com apenas um fan de 12 cm ou um gabinete com um de 12(intake) e outro de 8...Pelo que vi, seu gabinete é bem mais ventilado, por isso estou perguntando as temperaturas)

Você poderia me indicar outra placa-mãe que também fosse boa(ou melhor) e desse conta do recado?

Falou ae amigo! Obrigado!

---

(ah, tu ja experimentou colocar 353 MHz de fsb como o CdH fez? Deu certo?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou com uma duvida sobre os danos de overclock no caso do meu sistema...

Lendo um antigo tópico do forum, vi o seguinte

"Para quem não sabe, o FSB do processador é a freqüência com que o mesmo acessa outros componentes, como dispositivos PCI, IDE, memórias e dispositivo AGP. A porta IDE é conectada internamente ao barramento PCI. Ao se elevar o FSB de um processador, esteja ciente que você está levando "no vácuo" outros componentes do seu computador no overclock, algo que é na maioria das vezes indesejável. (...)Tenha em mente que o barramento PCI se elevará proporcionalmente, podendo acarretar efeitos colaterais importantes, como a corrupção de arquivos de sistema ou mesmo danos aos dispositivos em overclock indireto." [Neobius]

Quero montar o sistema abaixo e aumentar o FSB de 266MHz p/ 333MHz do E7200... Isto levaria a um clock de 3,16Ghz...

Isto seria muito prejudicial para o sistema como um todo?Ou seria um over apenas de processador? Eu sou novato nisso e ainda estou tentando me informar mais, se alguem conhecesse bons "tutorias" sobre overclock alem dos do forum, eu agradeceria! valeu MESMO!!!! MUITO OBRIGADO!

Processador - Intel Core 2 duo e7200

placa-mãe - Gigabyte GA-G31M-S2L

Memória - 2x1Gb DDR2 800 Kingston

HD - 160Gb Seagate ou Samsung

Fonte - Zalman ZM360B-APS

Placa de vídeo - Geforce 8600 GT(256Mb)

COOLER - Talvez + um Cooler Master Hyper TX2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

gaud e porque você não compra já um gabinete bem ventilado??????

eu tenho um gabinete que julgo bem ventilado... esse aqui ó...

http://forum.clubedohardware.com.br/gabinete-goldship-elegance/425393

só que o meu é preto e ao invés de 2 coolers de 8 na parte de trás eu tenho 1 de 12 e mais 1 de 12 na parte da frente.....

1 de 8 na tampa lateral e 1 de 8 na parte de cima do gabinete....

gabinete show que marca até a temperatura de dentro do gabinete

paguei aqui na minha cidade 140 reais por ele... ele veio com uma fonte de 600 dessas cachorreiras... mas eu acabei trocando e comprando a fonte que está na minha assinatura.... mas o gabinete é show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oc não prejudica o sistema o que danifica a CPU ou a RAM ou até mesmo a Motherboard são as altas temperaturas que estes componentes são espostos por isso para utilizar um sistema em OC tem que ter em mente uma boa solução de refrigeração, cooler para CPU, módulos de RAM com dissipadores de calor(Aluminio ou cobre) uma Motherboard com recursos para o OC(variação do VDIMM/Vcore/.....) e uma boa pasta térmica para ajudar a CPU a dissipar melhor o calor bom basicamente é isso.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oc não prejudica o sistema o que danifica a CPU ou a RAM ou até mesmo a Motherboard são as altas temperaturas que estes componentes são espostos por isso para utilizar um sistema em OC tem que ter em mente uma boa solução de refrigeração, cooler para CPU, módulos de RAM com dissipadores de calor(Aluminio ou cobre) uma Motherboard com recursos para o OC(variação do VDIMM/Vcore/.....) e uma boa pasta térmica para ajudar a CPU a dissipar melhor o calor bom basicamente é isso.

t+

Pra esse over, estou pensando em pegar um cooler de cpu da cooler master(hyper tx2) ou o buffalo da evercool...

Estava pensando em comprar 2x1GB DDR2 800 PDC22G6400ELK KIT EXTREME da PATRIOT apenas se for necessário...

MAS PELO QUE ENTENDI, aumentar o fsb de 266 pra 333 do processador, mantem a memoria funcionando dentro das especificações normais ainda, correto(pois elas só sairiam das especificações normais passando o fsb de 400Mhz:confused:)? Nao seria necessário uma memória melhor então não é?)

valeu AMIGO!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra esse over, estou pensando em pegar um cooler de cpu da cooler master(hyper tx2) ou o buffalo da evercool...

Estava pensando em comprar 2x1GB DDR2 800 PDC22G6400ELK KIT EXTREME da PATRIOT apenas se for necessário...

MAS PELO QUE ENTENDI, aumentar o fsb de 266 pra 333 do processador, mantem a memoria funcionando dentro das especificações normais ainda, correto(pois elas só sairiam das especificações normais passando o fsb de 400Mhz:confused:)? Nao seria necessário uma memória melhor então não é?)

valeu AMIGO!!

Isso aí...

3.1ghz no E7200 é moleza. Se bobear você consegue boas temperaturas até com o cooler box.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, andei pesquisando e juntei algumas duvidas...

Primeiro vou dar os dados

-O E7200 tem fsb de 266Mhz e tranfere 4 dados por pulso de clock, o que dá 1066 Mhz de barramento frontal ---OK!

-O E7200 transfere 64 bits por clock - Seria uma taixa de transferencia de 8.528 MB/s --OK

-Uma memória ddr2 800 tem clock real de 400 MHz, mas transfere 2 dados por pulso, o que dá 800Mhz

-Em single channel, é transferido 64 bits por clock, ou seja, (800x64)/8 = 6.400Mb/s

-Em dual channel, é transferido 128 bits por clock, ou seja, (800x128)/8 = 12.800Mb/s

O que dá e sobra pra transferência do E7200...

CERTO?

--

Agora, aumentando o fsb para 333, temos 1333 de barramento frontal e taxa de transferência de 10664 Mb/s, o q ainda é inferior a taxa de 12.800MB/s, LOGO, a memória não estaria em OC! CORRETO?

---

MAS se eu teóricamente passar o fsb de 400 MHz, o q dá 1600Mhz de barramento frontal, ae sim terei uma taixa igual ou superior a 12.800MB/s e ae sim a memória RAM estara em OC?

---

Outra coisa, se o q eu disse ta certo, usar o e7200 em stock, com ddr2 800 em single channel, automaticamente limita o funcionamento 100% do processador?Pois a taixa seria de 8.528 MB/s para o processador e 6.400Mb/s para a memória RAM? E, dessa forma, para aproveitar o processador usando single channel de ram, eu teria que fazer OC na memoria?

Eu sei q são muitas perguntas... Mas eu agradeço muito se alguma boa alma ter a paciencia de me responder! :lol:!!!

MUITO OBRIGADO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entra na BIOS, localiza as opções de OC e aumenta o FSB de 266 para 360MHz!!! Provavelmente não precisara mexer em mais nada(provavelmente)... Ajustes finos quase certo que não serão necessários, pois sua mobo tem suporte para FSB 1600MHz, isso significa que, se seu CPU estiver dentro dos 1600MHz o resto ela segura, tipo memo e VGA, sem ter que alterar nenhuma opção... Se você não entendeu é só dar um grito... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entra na BIOS, localiza as opções de OC e aumenta o FSB de 266 para 360MHz!!! Provavelmente não precisara mexer em mais nada(provavelmente)... Ajustes finos quase certo que não serão necessários, pois sua mobo tem suporte para FSB 1600MHz, isso significa que, se seu CPU estiver dentro dos 1600MHz o resto ela segura, tipo memo e VGA, sem ter que alterar nenhuma opção... Se você não entendeu é só dar um grito... Falou... :)

aee so conseguir coloca 3ghz, depois disso comeco instabilidade ou ele nao ligava ou então da um erro no meio do carregamento do windows.

você me disse que nao preciso mexe em nada ne, tipo eu mudei fsb ne que ficou 317 e tb mudei o do PCIE pra 100 taria errado? ou deixo no automatico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aee so conseguir coloca 3ghz, depois disso comeco instabilidade ou ele nao ligava ou então da um erro no meio do carregamento do windows.

você me disse que nao preciso mexe em nada ne, tipo eu mudei fsb ne que ficou 317 e tb mudei o do PCIE pra 100 taria errado? ou deixo no automatico?

deixa o PCIex em 100MHz mesmo, verifica as memo's, se elas estiver trabalhando mais do que o valor original delas é bom aumentar o vDIMM ou os timing's delas(nesse caso será necessário "ajustes finos"), um pouco mais complicado ou você pode diminuir a velocidade das memo's até o valor original delas(caso sua mobo permita isso)... Posta as fotos da sua BIOS, assim fica mais fácil ajudar... OK??? Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, seguinte: tenho a placa mãe da Gigabyte GA-G31M-S2L e o processador E7200. Fonte Seventeam ST420. Não sei que tipo de memória é boa para fazer over nessa configuração. Alguém me ajuda? Quero saber a marca e o modelo para comprar a memória correta. De preferência o melhor custoxbenefício.

Valeu!!:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, Abelr, estou com uma duvida no meu over(olha minha configuração na assinatura)sempre estou lendo a respeito(li e reli seu post sobre over umas 10x)no meu caso so mudeio o FSB para (333)e o multiplicador da memoria para 2.0 para ela ficar em 667, o resto nao mexi em nada

opção na bios ta assim:

cpu clock ratio-(9x)

cpu frequency-3.16GHZ(333x9)

cpu hostfrequency(333)

system memory multiplier(2.0)

tem que mudar + alguma coisa ?vi você falando de voltagen mas nao entendi essa parte,tem que mudar alguma coisa sobre isso? da uma olhada ai na SS que tirei, sobre a temperatura fica entre 29º e 34º com isso ta bom? e muito?tem que baixar ?

depeis coloco uma SS da minha bios como fico

everestob3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A responsabilidade de utilizar o processador, memória, placa mãe e demais componentes do computador, acima das medidas pré estabelecidas pelas suas respectivas fabricantes, é atribuida de forma integral ao usuário manipulador das mesmas. Peço que tirem todas suas dúvidas antes de se quer pensar em fazer um OverClock. Como já foi dito em tópicos anteriores, a utilização de um componente hardware sob efeito de OverClock diminui a vida útil do mesmo, assim como pode ocasionar perda parcial ou total das capacidades exercidas por ele.

Configuração utilizada durante os testes:

Processador: Intel Core 2 Duo E7200 (cooler BOX [boxta])

MoBo: GA-G31M-S2L (on-board)

Módulo RAM: Markvision 1GB 800MHz (temporizações e frequência varidas em cada teste)

VGA off-board: XFX 8600GT 540/1180/1400MHz

HD: Samsung 250GB 7200RPM interface IDE

Fonte: AKASA AK350P 350W reais c/ 75% de eficiência em carga máxima (de acordo c/ a fabricante)

E ai pessoal!!! Estou fazendo este tópico para esclarecer as dúvidas do pessoal sobre esse processador “mid-low” da Intel, lançado no 1° semestre desse ano. Gostaria de esclarecer que como este é o primeiro tópico voltado a discução de um compenente específico, no caso o Core 2 Duo E7200, peço desculpas por qualquer erro de documentação ou não esclarecimento das mesmas, qualquer erro encontrado neste tópico é aguardado “com esclarecimento” dos demais usuários que os encontrarem... Me isento de qualquer influência sobre os demais usuários que vierem a utilizar-se de configurações aqui sitadas.

Particularmente abri este tópico para levar ao resto dos usuários os resultados desta nova tecnologia da Intel, sob efeito de OverClock... Eu realmente gosto muito de fazer Over e recomendo a todos os demais usuários, porém não aposto em usar o processador no limite, faço isto única e exclusivamente por diverção... É uma aposta que pode sair cara ou não... No meu caso, espero que não...:)

A seguir colocarei as SS’s que tirei das config. utilizadas.

_________________________________________________________________

Está foi a config. mais estável a qual consegui chegar, levando em concideração o nível ao qual chegou o OC(OverClock). Tive dificuldades de ultrapassar essa frequência, em função do fato de estar utilizando uma MoBo on-board, o fato de “ainda não saber mexer com a frequência do PCIexpress” e meu módulo de memória “genérica”(concidero a markvision genérica, de acordo com o desempenho demontrado durante meus testes e reclamações de colegas deste fórum sobre esta marca, não ponho os link’s das reclamações porque não lembro!!! :D)

screenhunter02jul121750sm4.th.gif

_________________________________________________________________

Está foi a config. mais estável a qual cheguei, levando em conciderção o vcore, vdimm e vFSB... O único problema nesta config. foi a temp.(temperatura) do E7200, que bateu 95°C em full-load... Esta temp. foi alcançada aos 36min. de teste de estabilidade do everest... Algo que achei relativamente engraçado, foi o fato de estar com vcore e frequência mais baixas do que a config. acima citada e mesmo assim ter alcançado uma temp. mais alta... Acredito que tenha sido o tempo de teste, na primeira ocasião (4094Mhz e 1.456v) foram 10min. de teste e na segunda (4085MHz e 1.440v) foram 36min. a 51min.. O fato de estar utilizando cooler box (na minha opinião) está me impossibilitando de chegar a níveis mais altos de OC c/ estabilidade total.

screenhunter05jul112154qd1.th.gif

Imagem dos níveis das voltagens do sistema durante está config.:

screenhunter03jul112153zx4.th.gif

Imagem das estatisticas do teste durante está config.:

screenhunter04jul112153tu3.th.gif

Imagem das temp. do sistema aos 51min. De teste.:

screenhunter06jul112209qh7.th.gif

_________________________________________________________________

Está SS foi batida durante o mais alto nível de OC, ao qual cheguei c/ este PC. Infelizmente não consegui deixar estável. Acredito que o fato de estar usando cooler box, memo “genérica” e MoBo on-board (tudo) foi o que me empediu de ir mais longe... Nesta ocasião o Vcore também me barrou, tive que por 1.5***v(não lembro exatamente) para alcançar os 4104MHz...

screenhunter01jul111917hn4.th.gif

_________________________________________________________________

Este foi o maior nível de OC ao qual cheguei, com o menor Vcore (1.296v a 4009MHz) possível, p/ deixar o sistema super-estável... Não cheguei a bater SS do teste de estabilidade do everest, se eu não me engano chegou a passar de 30min., uma margem relativamente aceitável p/ este teste, levando em concideração (esta decisão eu tomei por mim mesmo) o fato de estar utilizando outros programas durante o teste, o que força o processador a utilizar realmente toda sua capacidade... não sei ao certo se o teste de estabilidade do everest é realmente confiável, porém é um dos únicos (ao meu ver) que é bem falado pela maioria dos usuários e inclusive sitado p/ download pelo fórum.

cpuidmy2.th.png

Continua... :)

Parabéns, excelente tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, Abelr, estou com uma duvida no meu over(olha minha configuração na assinatura)sempre estou lendo a respeito(li e reli seu post sobre over umas 10x)no meu caso so mudeio o FSB para (333)e o multiplicador da memoria para 2.0 para ela ficar em 667, o resto nao mexi em nada

opção na bios ta assim:

cpu clock ratio-(9x)

cpu frequency-3.16GHZ(333x9)

cpu hostfrequency(333)

system memory multiplier(2.0)

tem que mudar + alguma coisa ?vi você falando de voltagen mas nao entendi essa parte,tem que mudar alguma coisa sobre isso? da uma olhada ai na SS que tirei, sobre a temperatura fica entre 29º e 34º com isso ta bom? e muito?tem que baixar ?

depeis coloco uma SS da minha bios como fico

everestob3.png

SOBRE ####tensão### NA GA-G31M-S2L!!! É muito importante que quem tiver essa mobo preste atenção nisso, quando se faz OC no FSB dessa placa, aumentado a frequência do CPU ela aumenta automaticamente o vcore, se não for colocado em manual as tensão e posto o vcore em 1.175v(no caso do E7200) o vcore vai subir e automaticamente a temp. junto... Reparei isso agora, coloque o vcore do seu CPU em 1.175v( é a última opção na área de OC da BIOS dessa MoBo)... OK??? Se tiver dúvida é só perguntar... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, abel mudei o Vcore como você falo so que tenho uma duvida olhe a SS da bios como fico,tem que mudar + alguma coisa tipo na sua vi que você mudo + coisa ? e as memorias estão boa assim ou tem que aumentar alguma coisa nelas tambem, como aumentar as memo se tiver que fazer isso?desculpa mas nao entendo muito de bios e over to comesando agora(e ja to gostanto muito :D)

44764131yd4.jpg

como fico meu Vcore depois que mudei para 1.175 como você falo ta bom assim ou tem que abaixar +?

imagemmc0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, abel mudei o Vcore como você falo so que tenho uma duvida olhe a SS da bios como fico,tem que mudar + alguma coisa tipo na sua vi que você mudo + coisa ? e as memorias estão boa assim ou tem que aumentar alguma coisa nelas tambem, como aumentar as memo se tiver que fazer isso?desculpa mas nao entendo muito de bios e over to comesando agora(e ja to gostanto muito :D)

44764131yd4.jpg

como fico meu Vcore depois que mudei para 1.175 como você falo ta bom assim ou tem que abaixar +?

imagemmc0.png

O vcore esta bom... Se suas memo's estão passando no memtest por mais de 30min não será necessário aumentar o vDIMM!!! Esta tudo OK, não ficou instável o PC, passou no erthos ou no teste de estabilidade do everest??? Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo, deixei fazendo o teste no everest por 1hora, como vou saber se esta bom ou ruin ?o pc fico mei que com leg emquanto tava fazendo o teste e assim mesmo,quando vou saber que ta bom?e como e esse memtest de momerias isso e 1 programa?,como faz ele ?

Baixa o memtest aqui:

http://superdownloads.com.br/download/90/memtest/

É só seguir os passos de instalação do programa, é como instalar o winxp (avançar, avançar e avançar) hehehehehe :D !!!

você vai saber se esta bom ou ruim quando o pc falhar durante o teste... Quando ele falhar: vai travar o pc, vai reiniciar o pc, vai ficar vermelho o gráfico que mostra a temperatura dos componentes:

stabilitytesterrorpw7.th.png

vai aparecer processor test failed (onde na figura é mostrado "processor teste stopped")... Isso vai levar tempo ou não... Quando eu faço esse teste, deixo por 1h e se nada acontecer eu avalio como sendo favorável(EU faço assim), ai você deve criar um ponto de avaliação próprio... OK??? Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!