Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over GA-G31M-S2L e Core 2 E7200


AbelR

Posts recomendados

pois é, como disse eu não manjo do pra que que serve essa parada, se eu fizer isso ele vai jogar mais tensão no NB ?

Meu NB ta com um dissipador Zalman, ele não sqenta, se for isso ta tranquilo acho que ele aguenta tensão mais alta.

Meu video é onboard sim, mas em breve colcarei uma BFG 9600GT que já está a caminho ^^

Isso... seria tensão do NB... Quanto mais tensão, mais ele tende a estabilizar, portanto, quanto mais estável for teu FSB menor poderá ser seu vcore, porque o FSB estara dando conta do excesso de energia que o CPU pede, isso é em teoria, aqui meio que deu certo, mas como quando eu fiz isso minha mobo estava apenas com o dissipador de fábrica ele começou a ficar instável, no seu caso acho muito improvável que algum problema... tenta isso e tenta baixar a velocidade das memos... um ótimo modo de testar o CPU é colocar tudo que você acha que influencia no over em valores seguros e aumentar só os valores do CPU, assim você não terá na impedindo o over, naturalmente que as memos, por exemplo, sobem junto com o CPU, ai você tem diminuir o mult das memo... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae galera, queria fazer um over pro meu querido GTA IV, alguem poderia me ajudar?

tipo vale a pena fazer over onde, nas memos, no processador, na Placa de Video ou em tudo? :lol:

Minhas Temperaturas:

Processador: idle 33º full 57º

Placa de Video: idle 52º full 74º

tipo qual over será o melhor risco/benefício??? :muro:

vlwsss :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae galera, queria fazer um over pro meu querido GTA IV, alguem poderia me ajudar?

tipo vale a pena fazer over onde, nas memos, no processador, na Placa de Video ou em tudo? :lol:

Minhas Temperaturas:

Processador: idle 33º full 57º

Placa de Video: idle 52º full 74º

tipo qual over será o melhor risco/benefício??? :muro:

vlwsss :D

FSB 333MHz

PCIex 100MHz

memo 1000MHz 5-5-5-18 2.1v (2.2v se a memo aguentar) =

_____________________

E7200 - 3.16GHz 1.175v "manual"

1333MHz FSB

memo 1GHz 2.1v

9600GT (estável) com over via "rivatuner"...

Assim deve ficar o suficiente... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FSB 333MHz

PCIex 100MHz

memo 1000MHz 5-5-5-18 2.1v (2.2v se a memo aguentar) =

_____________________

E7200 - 3.16GHz 1.175v "manual"

1333MHz FSB

memo 1GHz 2.1v

9600GT (estável) com over via "rivatuner"...

Assim deve ficar o suficiente... Falou... :)

eae, fiz o over mais depois de uns 2 minutos o pc reiniciou (estava testando ele no gta iv :lol:) ai a bios setou tudo para o padrão de novo, o que fiz errado? (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae, fiz o over mais depois de uns 2 minutos o pc reiniciou (estava testando ele no gta iv :lol:) ai a bios setou tudo para o padrão de novo, o que fiz errado? (_(

Diminui a velocidade das memo's... Acho que vai ficar em 889MHz ou coisa do genero e deixa os timing's em 5-5-5-18!!! Acredito que seja as memos, pois se fosse outro componente ele teria dado problema de primeira... depois posta o resultado... Falou...:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diminui a velocidade das memo's... Acho que vai ficar em 889MHz ou coisa do genero e deixa os timing's em 5-5-5-18!!! Acredito que seja as memos, pois se fosse outro componente ele teria dado problema de primeira... depois posta o resultado... Falou...:)

vou tentar agora!:lol:

Diminui a velocidade das memo's... Acho que vai ficar em 889MHz ou coisa do genero e deixa os timing's em 5-5-5-18!!! Acredito que seja as memos, pois se fosse outro componente ele teria dado problema de primeira... depois posta o resultado... Falou...:)

cara fiz o over deixei as memos em 833mhz 5-5-5-18, o processador em 3.16ghz pci em auto dei +0,2v pras memos e processador em 1.175v, deixei 10minutos no test do everest e quando fui por o gta IV deu tela-azul em 3 passos do cara :unsure: , o que deu errado, no everest foi de boa o processador não passou de 50º, mas só foi abrir o gta iv que deu tela-azul, será que é o pci??? o jogo não pode ser pois sem over ele roda de boa:wub:

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara fiz o over deixei as memos em 833mhz 5-5-5-18, o processador em 3.16ghz pci em auto dei +0,2v pras memos e processador em 1.175v, deixei 10minutos no test do everest e quando fui por o gta IV deu tela-azul em 3 passos do cara :unsure: , o que deu errado, no everest foi de boa o processador não passou de 50º, mas só foi abrir o gta iv que deu tela-azul, será que é o pci??? o jogo não pode ser pois sem over ele roda de boa:wub:

valeu.

Provavelmente, de acordo com as indormações que você disse é o PCIex mesmo... Tenta deixar em 100MHz e refaz o teste... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente, de acordo com as indormações que você disse é o PCIex mesmo... Tenta deixar em 100MHz e refaz o teste... Falou... :)

coloquei o pciex em 100mhz, fiz um teste do everest por 5 minutos(nenhum erro), joguei gta por 2minutos(com ganho de uns 5fps :lol:) mais ai deu tela azul :muro:, o que eu faço?ou o que eu fiz de errado?

e mais uma dúvida: essas telas azuis podem danificar meu pc? :(

vlwsss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei o pciex em 100mhz, fiz um teste do everest por 5 minutos(nenhum erro), joguei gta por 2minutos(com ganho de uns 5fps :lol:) mais ai deu tela azul :muro:, o que eu faço?ou o que eu fiz de errado?

e mais uma dúvida: essas telas azuis podem danificar meu pc? :(

vlwsss.

Faz assim:

Coloca tudo em stock, todos os valores deafult dos componentes... Faz o teste e ve se da erro do GTA IV... Se der algum erro o problema é alguma das peças, se não der erro, pode ser que sua fonte não esteja segurando sua config... Ai você pode tentar arrumar uma fonte emprestada, que seja boa de preferência, tipo uma da akasa, ocz, zalman ou qualquer uma de marca que disponha de pelo menos 350w reais... Ai você faz o teste de novo, com sistema em over... Se não der mesmo assim, provalvemente um dos seus componentes esta tendo problemas durante o uso em over clock, ai tem que testar componente por componente e descobrir qual deles esta causando as BSOD!!! Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz assim:

Coloca tudo em stock, todos os valores deafult dos componentes... Faz o teste e ve se da erro do GTA IV... Se der algum erro o problema é alguma das peças, se não der erro, pode ser que sua fonte não esteja segurando sua config... Ai você pode tentar arrumar uma fonte emprestada, que seja boa de preferência, tipo uma da akasa, ocz, zalman ou qualquer uma de marca que disponha de pelo menos 350w reais... Ai você faz o teste de novo, com sistema em over... Se não der mesmo assim, provalvemente um dos seus componentes esta tendo problemas durante o uso em over clock, ai tem que testar componente por componente e descobrir qual deles esta causando as BSOD!!! Falou... :)

sem over o jogo roda maravilhosamente, nunca tive nenhuma tela azul sem over no meu pc, minha fonte é uma seventeam de 350W reais, a culpa é da fonte?

pegar uma emprestada é osso, porque ninguem que eu conheça tem uma melhor que a minha -_-

vlwsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, Tenho 1 maquina postei algumas duvidas (vide: http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-over-g31m/613206) ja tive uns resultados e agora estou trabalhand com a maquina a 2.850 esta super estavel mas queria passar disto alguem pode me dar mais alguma ideia de como fazer pois to começando agora.

O AbelIR ate onde li o topico tem uma maquina parecida queria saber ate onde posso chegar para deixar a maquina trabalhando normal e em uso diario.

Segue abaixo config da maquina:

Placa Mãe: G31M-S2L – Bios F8 06/11/2008

Processador: E7200 com Cooler Original

Memória: 2x2 Gb Kingston Value Ram DDR2 800

Placa de Video: Point Of View 8600GT 1GB

Fonte: Ct3Tech

HD: Samsung 320Gb Sata HD322HJ

Monitor: Samsung 932 BWE Plus

Gabinete Bem Ventilado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, Tenho 1 maquina postei algumas duvidas (vide: http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-over-g31m/613206) ja tive uns resultados e agora estou trabalhand com a maquina a 2.850 esta super estavel mas queria passar disto alguem pode me dar mais alguma ideia de como fazer pois to começando agora.

O AbelIR ate onde li o topico tem uma maquina parecida queria saber ate onde posso chegar para deixar a maquina trabalhando normal e em uso diario.

Segue abaixo config da maquina:

Placa Mãe: G31M-S2L – Bios F8 06/11/2008

Processador: E7200 com Cooler Original

Memória: 2x2 Gb Kingston Value Ram DDR2 800

Placa de Video: Point Of View 8600GT 1GB

Fonte: Ct3Tech

HD: Samsung 320Gb Sata HD322HJ

Monitor: Samsung 932 BWE Plus

Gabinete Bem Ventilado

então cara... Para o teu sistema o ideal seria:

E7200 3.16GHz 1.175v FSB 1333MHz

memo 2GB x 2 DDR2 = 1000MHz CL5 2.1v ou "2.2v" se você quiser arriscar

PCIex 100MHz (nesse ponto você tem que dar uma atenção, se você não quer arriscar sua 8600GT é bom deixar em 100MHz o PCIex ou no máximo 105MHz)

Para fazer isso você vai ter que ativar as opções avançadas de over, presionando "CTRL + F1" na 1° tela de configuração do SETUP, ou seja, assim que você entrar no SETUP você deve precionar "CTRL+F1"... Tenta fazer essa configuração e se você não conseguir manda umas fotos do seu SETUP p/ podermos saber mais ou menos como estão as coisas por ai... Falou e boa sorte... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cara... Para o teu sistema o ideal seria:

E7200 3.16GHz 1.175v FSB 1333MHz

memo 2GB x 2 DDR2 = 1000MHz CL5 2.1v ou "2.2v" se você quiser arriscar

PCIex 100MHz (nesse ponto você tem que dar uma atenção, se você não quer arriscar sua 8600GT é bom deixar em 100MHz o PCIex ou no máximo 105MHz)

Para fazer isso você vai ter que ativar as opções avançadas de over, presionando "CTRL + F1" na 1° tela de configuração do SETUP, ou seja, assim que você entrar no SETUP você deve precionar "CTRL+F1"... Tenta fazer essa configuração e se você não conseguir manda umas fotos do seu SETUP p/ podermos saber mais ou menos como estão as coisas por ai... Falou e boa sorte... :)

Farei isto amanha bem cedo, agora uma coisa que estou achando estranho e que quando aperto ctrl+f1 ela não esta indo para as configs. avanç. e a maquina no windows so esta reconhecendo 3 Gb de memoria na bois reconhece os 4 Gb, amanha quando estiver com a maquina passo as fotos. ok. e brigadão pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farei isto amanha bem cedo, agora uma coisa que estou achando estranho e que quando aperto ctrl+f1 ela não esta indo para as configs. avanç. e a maquina no windows so esta reconhecendo 3 Gb de memoria na bois reconhece os 4 Gb, amanha quando estiver com a maquina passo as fotos. ok. e brigadão pela ajuda.

Fala amigo,

O CTRL+F1 precisa ser feito na tela inicial da BIOSm veja se não é esse o problema.

Quanto a memória isso é devido ao sistema operacional, todos os sistemas de 32Bits (WinXP e Vista 32Bits) reconhecem apenas 3GB.

Para começar a reconhecer os 4GB você precisará migrar para um sistema de 64Bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo,

O CTRL+F1 precisa ser feito na tela inicial da BIOSm veja se não é esse o problema.

Quanto a memória isso é devido ao sistema operacional, todos os sistemas de 32Bits (WinXP e Vista 32Bits) reconhecem apenas 3GB.

Para começar a reconhecer os 4GB você precisará migrar para um sistema de 64Bits.

Ok o CTRL+F1 funcionou vou providenciar o 64 Bis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um Celeron D420, estou pensando em pegar uma Gigabyte G31M-S2L, será quanto que posso conseguir em over com ela? Será que chego nos 3Ghz?

Acho um pouco difícil... vai precisar de um pouco a mais de vcore... Eu peguei um D 430 e pus a 3GHz, porém com 1.4v... Ai vai precisar de um bom sistema de refrigeração... Infelizmente aqui, eu não consegui fazer o D 430 trabalhar com as memos operando acima de 1000MHz, portanto o limite foi de 3GHz mesmo... No seu caso, acho que será de 2.66GHz, se as memos travarem o CPU...Na verdade isso vai depender exatamente da sua maquina... Cada peça reage de uma forma diferente, no meu caso eu não tive sucesso com o Cel D 430!!! Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Minha config é: E7200 (Cooler Box), GA-G31M-S2L (Vídeo Onboard Intel GMA 3100), um pente de 2GB Kingston@800MHz (6-6-6-18) e fonte Zalman 360B-APS.

Gostaria de saber se eu posso chegar a 3.0-3.2 GHz estável com essa config. Caso sim, como devo proceder? Caso não, até quanto eu posso chegar?

Grato desde já. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Minha config é: E7200 (Cooler Box), GA-G31M-S2L (Vídeo Onboard Intel GMA 3100), um pente de 2GB Kingston@800MHz (6-6-6-18) e fonte Zalman 360B-APS.

Gostaria de saber se eu posso chegar a 3.0-3.2 GHz estável com essa config. Caso sim, como devo proceder? Caso não, até quanto eu posso chegar?

Grato desde já. :)

O limitante da sua config é a memo, por ter alta latência... O ideal p/ você é o seguinte:

E7200 2.53GHz @ 3.16GHz

GA-G31M-S2L 1066MHz @ 1333MHz ou 266 x 4 @ 333 x 4

memo 800MHz @ "888MHz" (não tenho certeza) com o mult 2.66x

mas você pode ir até 400MHz de FSB ou seja 400 x 4 = 1600MHz

vai ficar assim:

E7200 2.53GHz @ 3.8GHz com pelo menos uns 1.3v de vcore

memo fica em 1066MHz com mult 2.66x, no seu caso acho que terá o mult 2.33x por usar um CPU de 45nm, mas não tenho certeza, se liberar o mult 2.33x p/ a memo então elas poderam ficar em 932MHz... se tiver mais dúvidas é só postar... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Então AbelR, eu subi o FSB (tá certo a sigla?) pra 333 e o multiplicador ficou em 9,5. Como resultado obtive 3.16 GHz com 1.175 (acho que é isso) de vcore. Mudei o multiplicador da memo de Auto/3.0 para 2.50 e subi o FSB, elas ficaram em 833 MHz com as mesmas latências e mesma tensão (1.8v). Então apertei F10 e salvei.

Após entrar no Windows, abri o Orthos e estressei por 10 minutos CPU e RAM. As temperaturas foram as seguintes (marcadas pelo Real Temp): Idle 37-42ºC e Full 57-60ºC. Tá, até aí tudo bem. O problema é que o SpeedFan marcou, quando o processador estava em full load, 57ºC da MoBo. :o

E aí, melhor voltar pra stock?

Tenho mais algumas dúvidas, caso seja possível você me responder...

Eu não tenho dissipadores na memória, e como elas estão em overclock, não é arriscado elas queimarem?

Eu deixo o gabinete aberto e só tenho um fan de 80mm da Spire, na parte de trás do gabinete, jogando ar pra fora. Seria melhor eu manter o processador em stock até comprar mais alguns fans?

Eu uso o PC 24/7, não há risco de queimar alguma coisa, em breve, caso eu mantenha este overclock?

Muito obrigado pela atenção. :)

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Então AbelR, eu subi o FSB (tá certo a sigla?) pra 333 e o multiplicador ficou em 9,5. Como resultado obtive 3.16 GHz com 1.175 (acho que é isso) de vcore. Mudei o multiplicador da memo de Auto/3.0 para 2.50 e subi o FSB, elas ficaram em 833 MHz com as mesmas latências e mesma tensão (1.8v). Então apertei F10 e salvei.

Após entrar no Windows, abri o Orthos e estressei por 10 minutos CPU e RAM. As temperaturas foram as seguintes (marcadas pelo Real Temp): Idle 37-42ºC e Full 57-60ºC. Tá, até aí tudo bem. O problema é que o SpeedFan marcou, quando o processador estava em full load, 57ºC da MoBo. :o

E aí, melhor voltar pra stock?

Tenho mais algumas dúvidas, caso seja possível você me responder...

Eu não tenho dissipadores na memória, e como elas estão em overclock, não é arriscado elas queimarem?

Eu deixo o gabinete aberto e só tenho um fan de 80mm da Spire, na parte de trás do gabinete, jogando ar pra fora. Seria melhor eu manter o processador em stock até comprar mais alguns fans?

Eu uso o PC 24/7, não há risco de queimar alguma coisa, em breve, caso eu mantenha este overclock?

Muito obrigado pela atenção. :)

Grato.

então... A sigla esta certa (:D) Quanto a mobo, não vejo necessidade de voltar para stock, 1° lugar: essa mobo foi feita preparada p/ trabalhar em 1333MHz, ou seja, aguenta numa boa os tais 57°c que o "speedfan" marcou e 2° lugar: provavelmente essa temp que o tal "speed fan" marcou não é da mobo, pois ela não tem controle de temperatura do chipset ou north bridge (NB), isso você pode ter certeza baixando o "easytune5" ou "easytune6", que é um programa feito pela própria gigabyte e tem controle de temperatura de tudo, porém nessa mobo ela não marca temp da mobo... Quanto as memo's, não há porque se preocupar, elas poderiam trabalhar em 1000MHz sem queimar, e mesmo que viessem a queimar acredito que ainda estão em garantia... como você não aumentou a tensão delas dificilmente elas irão esquentar muito, pois é principalmente a tensão que "super-aquece" os componentes, porém não ache que esta tudo ok, o ideal é mesmo você colocar cooler nelas, você não vai gastar mais de 30R$ em cooler's de alumínio, que já são suficiente no seu caso... Eu uso meu PC 24/1 sem parar e nunca tive nenhum problema, você não acha que o E7200 e o E8500 podem trabalhar na mesma frequencia (3.16GHz) o dia todo sem problema??? O fato do E7200 estar em 3.16GHz não significa que ele esta em overclock "literalmente", a intel apenas diminuiu o FSB dele de 1333MHz para 1066MHz, para poder vender mais E8500, que ja trabalha em 3.16GHz com 1333MHz e os mesmos 1.175v de vcore... você notou se a temperatura subiu muito quando você passou de 2.53GHz p/ 3.16GHz??? Infelizmente não tenho mais o E7200, porém quando eu tinha ele, me lembro que o aumento de temp foi em torno de uns 5°c máx... ou seja, ela estava dentro do padrão, mesmo que a intel diga que não... na minha única e exclusiva opinião acho que a velocidade original do E7200 é 3.16GHz ou até mesmo 3.8GHz com 1600MHz e 1.3v, pois com o cooler BOX[ta] ele não passa de 70°c full-load a 3.8GHz e 1.3v, portanto ele estara dentro do padrão limite estabelecido pela intel... se tiver mais duvidas é só por ai... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Primeiramente muito obrigado pelos esclarecimentos, AbelR. Valeu mesmo! :)

Então você acha que rola de usar o processador "overclocked" desta maneira no dia-a-dia?

Ah! Então é pra isso que serve o EasyTune. No CD que veio junto com a placa tem o programa para instalar, mas eu não sabia para o que servia. Agora que sei, vou instalar.

Cara, creio que ele tenha subido uns 2-7ºC depois de ter sido "overclocked" - na verdade não prestei muita atenção, eu tava morrendo de medo de dar alguma coisa errada e fiz os testes correndo, haha. ^_^

Quanto a memo, eu posso usá-la assim então, por enquanto, sem os dissipadores?

Sobre o SpeedFan, acho que a temperatura da MoBo estava certa, pois no Everest mostrava o mesmo, mas já que você disse que a placa agüenta os 57ºC, então tudo bem.

E mais algumas perguntas: Será que dá pra baixar as latências da memo e conseguir estabilidade?

E quais programas você recomenda pra testar o overclock? Se passar em 1 hora de Orthos (em prioridade 10) já tá bom?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Primeiramente muito obrigado pelos esclarecimentos, AbelR. Valeu mesmo! :)

Então você acha que rola de usar o processador "overclocked" desta maneira no dia-a-dia?

Ah! Então é pra isso que serve o EasyTune. No CD que veio junto com a placa tem o programa para instalar, mas eu não sabia para o que servia. Agora que sei, vou instalar.

Cara, creio que ele tenha subido uns 2-7ºC depois de ter sido "overclocked" - na verdade não prestei muita atenção, eu tava morrendo de medo de dar alguma coisa errada e fiz os testes correndo, haha. ^_^

Quanto a memo, eu posso usá-la assim então, por enquanto, sem os dissipadores?

Sobre o SpeedFan, acho que a temperatura da MoBo estava certa, pois no Everest mostrava o mesmo, mas já que você disse que a placa agüenta os 57ºC, então tudo bem.

E mais algumas perguntas: Será que dá pra baixar as latências da memo e conseguir estabilidade?

E quais programas você recomenda pra testar o overclock? Se passar em 1 hora de Orthos (em prioridade 10) já tá bom?

Grato

Pode usar no dia-a-dia sem problema e também as memos sem dissipador, apesar de recomendar com enfase, pelo menos improvise um FAN em cima delas... Quantos aos 57°c, eu aconselho a pôr um de FAN 6x6 em cima do dissipador, pode colar com super-bonder (:D)... Acho que ficaria legal em 833MHz e (4) ou 5-4-4-(11 ou 12)15-2-2-4-36-4-6-8 com 2v ou menos, levando em concideração que esta sem cooler, senão colocaria em 2.1v mesmo... o orthos por 10h (levando em concideração que ja fiz o teste e depois de 9h de teste deu um erro, então asumi que é necessário pelo menos 10h) e a prioridade não é muito problema, ela só serve p/ dar preferência ao orthos durante a execução dos processos, pode por prioridade em 1 mesmo, assim vai poder navegar na net enquanto o teste corre... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

Um fan de 6x6 onde, no NB você diz? Será que cabe? Não seria melhor trocar o dissipador do NB? À propósito, é fácil pra um iniciante trocar o dissipador do NB? :confused:

Na memo eu tentei 4-5-5-15@833MHz e 5-5-5-18@833MHz, mas só a segunda deu certo.

Bem, vou deixar em stock então, até comprar mais fans e o dissipador de memo (isso se eu não comprar novas memos c/ dissipadores). Não dá pra correr esse risco.

Muito obrigado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!